Sua IES precisa oferecer recursos que deixem os estudos on-line mais eficientes. Veja como a Biblioteca Virtual ajuda no sistema híbrido de ensino!


  1. Biblioteca Virtual é essencial para o sistema híbrido de ensino
  2. Busca avançada
  3. Cartões de estudo
  4. Anotações e comentários
  5. Marca-texto
  6. Sincronização de páginas
  7. Leitura off-line

Os estudos on-line já faziam parte da rotina de muitos estudantes do ensino superior. Com a pandemia de Covid-19, o sistema híbrido de ensino ganhou força e se tornou uma verdadeira tendência educacional.

Atualmente, é praticamente impossível dissociar essa inovação da rotina estudantil. Afinal, facilita a vida de quem estuda sozinho, trabalha durante o dia e é de grande ajuda para complementar as aulas presenciais.

Quando falamos em pesquisas acadêmicas, muitos estudantes preferem consultar livros raros e leituras especializadas na biblioteca da instituição. Durante o período pandêmico, a pesquisa em bibliotecas físicas se tornou um processo delicado.

Pensando nisso, a Pearson desenvolveu uma plataforma que auxilia muito tanto na organização de uma biblioteca física, quanto na praticidade do ensino remoto. A Biblioteca Virtual reúne publicações das mais importantes editoras do Brasil. Acompanhe tudo o que ela pode fazer para a sua IES!

Biblioteca Virtual é essencial para o sistema híbrido de ensino!

sistema híbrido de ensino

Todos os estudantes devem ser estimulados a aprender além da sala de aula, pois é fundamental para imersão nas disciplinas e para melhorar o desempenho. Nesse cenário, a Biblioteca Virtual se torna essencial, pois é uma plataforma que promove o hábito de leitura, agrega valor aos estudos e traz autonomia na hora de estudar.

Conheça 6 recursos essenciais da Biblioteca Virtual para o sistema híbrido de ensino!

1 - Busca avançada

Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes é que as pesquisas convencionais trazem resultados muito amplos e que nem sempre respondem às dúvidas de forma objetiva, o que atrasa o andamento dos projetos e estudos.

Nesse contexto, utilizar filtros de pesquisa para pode facilitar muito esse processo, até encontrar respostas que estejam de acordo com o esperado.

A Biblioteca Virtual Pearson conta com a busca avançada, uma ferramenta que ajuda a chegar ao conteúdo desejado por meio de palavras-chave, tópicos, temáticas, disciplinas ou conteúdos específicos.

2 - Cartões de estudo

Concurseiros e vestibulandos conhecem bem essa estratégia, que ajuda na memorização das informações mais importantes de um determinado conteúdo.

O mais interessante é que o próprio estudante pode criar seus cartões personalizados, com base no texto ou na disciplina que ele estuda no momento.

Para facilitar anotações durante as aulas remotas, a Biblioteca Virtual Pearson oferece esse recurso para a leitura.

Assim, enquanto estudam, os alunos podem marcar o que acham interessante e criar seus próprios cartões de memorização.

3 - Anotações e comentários

sistema hibrido de ensino como implementar metodologia ensino superior

Essas técnicas também são muito importantes, pois ajudam a resumir uma leitura, explicar determinado trecho, dissertar sobre um parágrafo importante, memorizar um conteúdo e, claro, a criar os cartões de estudo.

A Biblioteca Virtual Pearson conta com um recurso de anotações e comentários, para que o estudante possa marcar as páginas essenciais, copiar trechos e escrever diretamente nos livros.

A plataforma ainda permite que ele compartilhe as citações mais interessantes nas redes sociais, o que torna o estudo interativo e divertido.

Leia também: 👉 [Infográfico] 11 diferenciais da Biblioteca Virtual

4 - Marca-texto

A Biblioteca Virtual Pearson oferece o recurso para que os estudantes destaquem trechos importantes com cores vivas diretamente nas páginas.

O aluno pode evidenciar citações, parágrafos, palavras-chave, datas, referências, locais e tudo o que achar relevante.

Aliás, a ferramenta permite a utilização de até quatro cores diferentes de marca-texto. Assim, ainda é possível realçar os conteúdos por categorias, o que ajuda ainda mais na assimilação e memorização.

5 - Sincronização de páginas

Muitas vezes, o estudante começa a leitura no notebook e deseja continuá-la via tablet, por exemplo. Dependendo da plataforma, isso não é possível. Nesse caso, seria necessário salvar a página onde parou para não se perder.

Como a intenção da Biblioteca Virtual Pearson é facilitar os estudos on-line, ela também ajuda nesse quesito.

Com o recurso de sincronização de páginas, o aluno pode continuar a leitura de onde parou, independentemente do dispositivo que utiliza.

Portanto, se ele gosta de ler no computador em casa e no smartphone durante o trânsito, vai seguir do mesmo ponto, sem nenhuma dificuldade.

O estudante ainda pode conferir destaques, marcações e interações em todos os seus aparelhos — o que, além de facilitar as aulas remotas, contribui para a produção de trabalhos acadêmicos.

banner mobile learning aplicações e motivos para implementar na ies​​

6 - Leitura off-line

A Biblioteca Virtual Pearson está disponível para todo tipo de tela, ou seja, basta um dispositivo com conexão à internet para acessá-la.

Simples de navegar, a plataforma oferece uma excelente experiência do usuário para facilitar a vida do estudante. Mas não é apenas para os estudos on-line que a ferramenta é útil.

A Biblioteca Virtual Pearson é um sistema de acervo on-line completo, desenvolvido para potencializar a jornada de aprendizagem dos estudantes.

Portanto, permite estudos on-line e off-line: basta apenas que o aluno tenha o aplicativo e ative a funcionalidade de leitura de e-books sincronizada.

Assim, ele terá à disposição as publicações das principais editoras do Brasil quando e onde quiser.

Pronto para oferecer a Biblioteca Virtual como complemento do sistema híbrido de ensino na sua IES? Para saber mais, entre em contato com a Pearson e fale com um especialista!

Aproveite e faça um teste GRATUITO por 30 dias!

Teste Grátis!

 

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education icone linkedin pearson higher education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados