Estimular o desenvolvimento de soft skills com a sua grade curricular é essencial para transformar alunos em profissionais altamente preparados para o mercado de trabalho!


  1. Quais são as soft skills essenciais para o mercado de trabalho?
  2. Comunicação oral e escrita
  3. Trabalho em equipe e colaboração
  4. Autogestão
  5. Pensamento crítico
  6. Liderança
  7. Responsabilidade social
  8. Como o Personabilities pode ajudar sua IES a inserir soft skills na grade curricular
  9. Testes psicométricos
  10. Cursos online
  11. Certificado digital
  12. Conheça os três melhores testes para avaliar habilidades interpessoais
  13. 5 diferenciais que sua IES obtém com o Personabilities

Nem todas as competências necessárias para o mercado de trabalho (soft skills) estão presentes na grade curricular de um curso de graduação.

Capacidade de trabalhar em equipe, organizar o tempo e agir com princípios éticos são qualidades subjetivas, mas essenciais para um bom profissional.

Isso não significa, no entanto, que o aluno não possa ou não deva desenvolvê-las dentro da sua IES. Pelo contrário!

As chamadas soft skills são habilidades pessoais e sociais que ajudam um profissional a lidar com suas emoções, solucionar problemas e interagir em equipe.

Embora difíceis de mensurar, são facilmente perceptíveis. Portanto, fundamentais em uma empresa, até mesmo em regime home office.

Mas quais são as mais importantes? E como uma instituição de ensino pode criar uma grade curricular que promova essas características? Continue a leitura para descobrir!

Quais são as soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

personabilities desenvolve soft skills no ensino superior

1 - Comunicação oral e escrita

Essa é uma das soft skills mais requisitadas do momento. E não falamos da técnica, aprendida na graduação, mas na habilidade de expressar opiniões e convencer pessoas, tanto na parte escrita quanto na oral.

Disciplinas que desenvolvam a capacidade de dissertação e estimulem o aluno a defender seus pontos ajudarão o futuro profissional a se comunicar melhor e a argumentar quando discordar ou criticar alguma ação na empresa.

Leia também: 👉 [Infográfico] 11 diferenciais da Biblioteca Virtual

2 - Trabalho em equipe e colaboração

O aumento do home office permitiu o desenvolvimento de profissões que necessitam de autogestão.

Muitas delas são fases de um mesmo projeto, ou seja, o profissional Y precisa que o X termine a tarefa dele para passar para outra etapa.

Por isso, é muito importante contar com profissionais que tenham esse senso de equipe, ainda que em regime home office.

Os trabalhos em grupo estimulam a cooperação e até a liderança em indivíduos que não imaginavam ter essa qualidade.

Além disso, ajudam o estudante a ser mais organizado (pois os outros dependem da parte dele), solícito e, claro, responsável.

Na sua grade curricular, estimule os professores a promoverem trabalhos em grupo.

3 - Autogestão

Ninguém gosta de cobrar um profissional para que faça seu trabalho. Ao mesmo tempo, nenhum trabalhador deseja depender de ordens para começar suas atividades.

Por isso, a soft skill de autogestão é tão importante: é como se o colaborador fosse seu próprio chefe.

Quem tem essa habilidade consegue gerenciar seus próprios afazeres e organizá-los em ordem de prioridade, sem necessitar da cobrança de outros.

Ela também está alinhada a qualidades como organização, disciplina, responsabilidade e liderança.

4 - Pensamento crítico

É a habilidade de ouvir, pensar, juntar diferentes pontos de vista, argumentar e criticar. É uma soft skill que leva o cérebro a aprender por meio da ação.

Ou seja, o aluno não ficará na aprendizagem passiva, onde há apenas certo e errado. Ele precisará explicar os porquês, sem copiar de alguém.

Pessoas que têm pensamento crítico não aceitam tão facilmente qualquer resposta. Isso não significa teimosia, mas sim uma necessidade de entender os motivos por trás das coisas.

Na sua grade curricular, ofereça disciplinas e atividades que levem o estudante a observar por vários ângulos e a desenvolver sua capacidade de argumentação.

5 - Liderança

Algumas pessoas têm essa soft skill desenvolvida desde a infância. Outras não tiveram essa oportunidade e, por isso, não se enxergam como potenciais líderes.

Portanto, sua grade curricular deve ajudar a desenvolver essa qualidade — mesmo que, no fim das contas, o estudante perceba que tem um perfil mais técnico de trabalho.

Saber liderar é importante, tanto para quem trabalha em grupo quanto sozinho, pois é uma forma de tomar responsabilidades para si e coordenar as tarefas e os responsáveis por elas.

Um bom líder também é empático. Ele sabe ouvir cada participante de um time e usar essas sugestões para o desenvolvimento de um trabalho melhor.

6 - Responsabilidade social

É a competência que ajuda o profissional a enxergar o resultado de seu trabalho no mundo. A partir dela, empresas desenvolvem ações que ajudam a comunidade local, criam uma cadeia produtiva mais saudável e diminuem seu impacto no planeta.

Como o Personabilities pode ajudar sua IES a inserir soft skills na grade curricular

personabilities aplica soft skills no ensino superior grade curricular

O Personabilities é um modelo de treinamento da Pearson Higher Education que tem o objetivo de avaliar, treinar e validar as habilidades comportamentais mais importantes para o mercado de trabalho.

Para isso, utiliza ferramentas eficazes para desenvolver, testar e comprovar competências, como veremos em seguida.

Testes psicométricos

Muito populares em recrutamentos online, são avaliações psicológicas que medem a capacidade e a personalidade de um indivíduo para saber se ele está apto ou não a um determinado cargo. No campo acadêmico, ajuda a identificar o potencial dos estudantes.

Cursos online

A grade curricular pode ir além do que é oferecido durante o horário regular e o espaço físico da instituição de ensino.

O Personabilities conta com cursos que ensinam a desenvolver habilidades pessoais e sociais, de modo a proporcionar um melhor desempenho, tanto na vida acadêmica quanto na profissional.

Certificado digital

Após ter suas soft skills avaliadas, o estudante recebe uma microcredencial emitida pela Credly, que pode ser divulgada nas redes sociais.

No LinkedIn, por exemplo, ele tem a oportunidade de divulgar a inúmeros empregadores suas competências socioemocionais.

Conheça os três melhores testes para avaliar habilidades interpessoais

personabilities desenvolve soft skills no ensino superior testes

1 - WATSON-GLASER TEST™ III

Avalia a capacidade de pensamento crítico e três sub-habilidades: reconhecer asserções, avaliar argumentos e tirar conclusões.

2 - WORK STYLE LENS (WS-LENS)

Avalia quatro habilidades: liderança, responsabilidade social, trabalho em equipe e colaboração, e autogestão. O resultado identifica habilidades que o aluno possui e quais são necessárias para o desempenho da função almejada. Além disso, prediz a adaptação e a satisfação no trabalho.

3 - DIFFERENTIAL APTITUDE TEST™

Mede a capacidade de aprendizagem ou de ter sucesso em várias áreas, como raciocínio verbal e raciocínio indutivo. Além disso, avalia com clareza as habilidades básicas de comunicação.

5 diferenciais que sua IES obtém com o Personabilities

  1. Avaliação com validade internacional, de maneira eficaz.
  2. Cursos para desenvolvimento 100% on-line.
  3. Microcredenciais, que validam o conhecimento e engajam os alunos.
  4. Otimização de recursos complementando a grade curricular.
  5. Qualidade e chancela Pearson, a maior empresa de aprendizagem do mundo.

Quer desenvolver as soft skills dos estudantes com a grade curricular da sua IES? Entre em contato com a Pearson e conheça melhor o Personabilities!

Gere valor para sua instituição proporcionando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Entre em Contato!

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education icone linkedin pearson higher education

 

  
Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados