A Educação 5.0 promove novas ideias para desenvolver o potencial humano e equipar estudantes para a Quarta Revolução Industrial. 

  1. Raízes na Sociedade 5.0 do Japão  
  2. Ampliação do quadro da Educação 4.0 
  3. 6 pilares da Educação 5.0  
    3.1. Processo de ensino-aprendizagem personalizado e centrado no aluno 
    3.2. Tecnologia humanizada
    3.3. Currículo flexível e relevante
    3.4. Pesquisa, inovação e empreendedorismo 
    3.5. Responsabilidade social e ambiental 
    3.6. Colaboração entre universidade, indústria e governo
  4. Conclusão 

A sociedade está em constante evolução e a mudança está cada vez mais rápida. Nada mais previsível, portanto, do que surgirem novas ideias para promover aprendizagem e desenvolver a potencialidade do ser humano. A Educação 5.0 é um desses novos conceitos.  

Enraizada nos princípios da Sociedade 5.0 do Japão, representa uma mudança significativa em relação aos modelos tradicionais de ensino, equipando os estudantes com as competências necessárias para prosperar na Quarta Revolução Industrial.  

Raízes na Sociedade 5.0 do Japão  

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O conceito de Educação 5.0 tem suas origens na visão da Sociedade 5.0 do Japão, um plano ambicioso apresentado em 2016 pelo governo japonês no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. A Sociedade 5.0 representa uma nova fase da evolução societal, seguindo os estágios anteriores de sociedades de caça (Sociedade 1.0), agrícola (Sociedade 2.0), industrial (Sociedade 3.0) e de informação (Sociedade 4.0).  

Na essência da Sociedade 5.0 está a ideia de uma "sociedade super inteligente", onde a inteligência seria retratada pela integração harmoniosa entre o progresso tecnológico e o desenvolvimento humano (Engine, 2023). Em outras palavras, a Sociedade 5.0 entende que, à medida que avançamos para uma era de transformação digital acelerada, nossas estruturas sociais, econômicas e educacionais também devem evoluir.  

Um aspecto central da Sociedade 5.0 é a convergência entre o ciberespaço e o espaço físico. Dessa forma, a tecnologia estará integrada naturalmente na vida das pessoas. A IA e o IoT, por exemplo, são aproveitados para otimizar processos industriais, melhorar serviços públicos, personalizar cuidados de saúde e criar cidades inteligentes sustentáveis. Ao mesmo tempo, a ênfase está em garantir que esses avanços tecnológicos beneficiem toda a sociedade e abordem desafios prementes como envelhecimento da população e desigualdade (Content, 2020 e Fukuyama, 2018).  

Com tanta mudança, seria de se esperar que a Sociedade 5.0 necessite de uma abordagem educacional igualmente inovadora - e é aqui que entra a Educação 5.0 (Educacional.com.br, 2023). Alinhada com os princípios da Sociedade 5.0, a Educação 5.0 visa equipar os indivíduos com o conhecimento, habilidades e mentalidades necessárias para não apenas navegar, mas prosperar em um mundo definido por mudanças exponenciais e complexidade sem precedentes. Ela se caracteriza simultaneamente pelo “uso intensivo de tecnologias educacionais e pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais” (Educacional.com.br, 2023).  

Na essência da Educação 5.0 está um compromisso com o desenvolvimento humano que não estava essência da Educação 4.0, com foco mais específico nas possibilidades tecnológicas. Isso significa ir além da mera transmissão de conhecimento ou treinamento de habilidades específicas, para cultivar o potencial total de cada aluno. A Educação 5.0 reconhece que, em uma era de mudança acelerada, qualidades como adaptabilidade, resiliência, criatividade e inteligência emocional são tão vitais quanto a proficiência técnica.  

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Ampliação do quadro da Educação 4.0  

Para entender plenamente a mudança proposta pelos conceitos da Educação 5.0, é útil compreender as diferenças em relação à Educação 4.0, termo cunhado em resposta à Quarta Revolução Industrial e que representou uma mudança significativa em relação aos modelos educacionais tradicionais. Defendida por organizações influentes como o Fórum Econômico Mundial (WEF), a Educação 4.0 enfatizava a integração da tecnologia na aprendizagem, reconhecendo o papel crucial das ferramentas digitais na transformação das economias e sociedades.  

Com o objetivo principal de preparar os alunos para as demandas da Indústria 4.0, um termo abrangente para as tendências atuais de automação e digitalização a Educação 4.0 colocava uma forte ênfase nas habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), bem como nas competências digitais, como programação e análise de dados. Os estudantes alunos deveriam ser capacitados para prosperar em uma economia cada vez mais impulsionada pela tecnologia.  

Em retrospecto, é possível apontar uma lacuna nessa proposta, que é o desenvolvimento de competências intra e interpessoais que vieram a ser conhecidas como soft skills e é justamente esse aspecto no qual a Educação 5.0 vai além da proposta anterior, ao cultivar o potencial humano em todas as suas dimensões. Em outras palavras, a educação 5.0 reconhece que, mesmo em um mundo redefinido por novas possibilidades tecnológicas, habilidades técnicas por si só não são suficientes. Para prosperar, os indivíduos também precisam de competências transversais, como resiliência, empatia, criatividade, e a capacidade de aprender e se adaptar continuamente - o lifelong learning 

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6 pilares da Educação 5.0  

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A Educação 5.0 é construída sobre pilares fundamentais que a distinguem de modelos educacionais anteriores e a posicionam como uma alternativa muito atraente para a sociedade contemporânea.  

Como este conceito é muito novo, autores e fontes ainda divergem sobre quais seriam seus pontos fundamentais, mas os aspectos que seguem abaixo são amplamente mencionados como essenciais a esta nova forma de encarar a aprendizagem: 

1. Processo de ensino-aprendizagem personalizado e centrado no aluno 

A Educação 5.0 coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a personalização por meio de tecnologias como inteligência artificial e big data 

Isso permite adaptar os conteúdos às necessidades individuais dos estudantes, valorizando sua autonomia e liderança. O objetivo é criar experiências de aprendizado mais dinâmicas e que incentivem a criatividade, o pensamento crítico, e a resolução de problemas reais (Alharbi, 2023). 

2. Tecnologia humanizada 

A Educação 5.0 não se coloca contra o uso da tecnologia na aprendizagem, mas, isto sim, a favor do uso humanizado das ferramentas. Por exemplo, a realidade virtual pode ser utilizada para criar ambientes interativos, que mobilizem os estudantes não só para a aprendizagem, mas também a criação de conexões, tanto entre eles próprios, como entre estudantes e professores (PWC & ASSOCHAM, 2024). 

Microcertificação no ensino superior por Alexandre Gracioso

3. Currículo flexível e relevante 

Este pilar já vem sendo enfatizado há tantos anos que nos surpreendemos de ainda precisar ser destacado. Mas, a realidade é que currículos dinâmicos, flexíveis e alinhados às demandas do mercado de trabalho e da sociedade ainda não são facilmente encontrados. Pelo contrário, como relatei em meu mais recente artigo para a Revista Ensino Superior, infelizmente tenho visto até mesmo instituições que começaram a se mobilizar para oferecer flexibilidade ao estudante voltarem atrás (Gracioso, 2025).  

Lamento esse retrocesso, pois a Educação 5.0 busca justamente integrar habilidades do século XXI, como colaboração, empatia e responsabilidade social e isso é atingido mais amplamente por meio de currículos flexíveis (PWC & ASSOCHAM, 2024). 

4. Pesquisa, inovação e empreendedorismo 

A pesquisa e a inovação são incentivadas como formas de gerar novos conhecimentos e soluções práticas para problemas sociais.   

Como já afirmavam Light e Micari (2013), a pesquisa sob orientação do corpo docente é um dos instrumentos mais eficazes para promover aprendizagem significativa de competências as mais variadas. Pra Dadzie (2022), ao promover a aplicação do conhecimento a problemas reais e relevantes, a Educação 5.0 também promove o empreendedorismo, capacitando os estudantes a se tornarem criadores de empregos em vez de apenas buscá-los. 

5. Responsabilidade social e ambiental 

Consciência e responsabilidade social e ambiental são temas obrigatórios para o desenvolvimento da cidadania na sociedade contemporânea.  

Dadzie destaca que a Educação 5.0 traz em sua gênese a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, engajados com questões sociais e ambientais. Além disso, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe, é incorporado ao currículo por serem competências necessárias à resolução de problemas complexos. 

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6. Colaboração entre universidade, indústria e governo 

Este pilar é muito bem ilustrado no relatório sobre o ensino superior na Índia, desenvolvido pela PWC em colaboração com a ASSOCHAM (2024). Nele, os autores defendem a colaboração estreita entre estes três atores, com benefícios potenciais para toda a sociedade e, especialmente, para os estudantes, que irão desenvolver competências aplicáveis, conhecer tecnologia de ponta, se envolver em processos de inovação para a resolução de problemas reais e relevantes.  

Conclusão  

A Educação 5.0 vem para acelerar a evolução do ensino superior em sintonia com as necessidades da sociedade atual. Embasada na ideia da Sociedade 5.0, criada no Japão, esta proposta inova por se centrar no desenvolvimento completo do indivíduo.  IESs que adotem os princípios da Educação 5.0 se antecipam a mudanças sociais e preparam os estudantes com as habilidades essenciais para o século XXI.  

Com a Educação 5.0, o Brasil tem a oportunidade de impulsionar seu processo de desenvolvimento. Ao alinhar o sistema educacional com as demandas e desafios de um movimento global que poderia muito bem ser de Indústria 5.0, a Educação 5.0 capacitaria os estudantes brasileiros a competir mundialmente pelas melhores posições no mercado de trabalho. Não só isso, a ênfase da Educação 5.0 na pesquisa aplicada, inovação e empreendedorismo também contribui para a abertura de novos caminhos para o desenvolvimento econômico do país.  

Em suma, estamos falando de um movimento que pode aumentar a competitividade da indústria nacional. Com uma forte ênfase na colaboração entre universidades, indústria e governo, a Educação 5.0 incentiva a criação de polos de excelência em setores-chave, fortalecendo a posição do país em cadeias globais de valor.  

Adotar os princípios da Educação 5.0 é benéfico para todos os atores do ensino superior, desde os estudantes até a sociedade como um todo, passando pelas instituições e pelas empresas. Imaginemos que o Brasil poderia criar um ecossistema educacional de alto nível, impulsionando o progresso socioeconômico e posicionando o país na vanguarda da mudança global.  

Nova call to action

Referencias

Alharbi, A. M. (2023). Implementation of Education 5.0 in Developed and Developing Countries: A Comparative Study. Creative Education, 14(5), Artigo 5. https://doi.org/10.4236/ce.2023.145059

Content, D. por R., & BRK. (2020, fevereiro 10). Sociedade 5.0: Entenda por que precisamos avançar para essa nova era! Saneamento em Pauta. https://blog.brkambiental.com.br/sociedade-5-0/  

Dadzie, J. (2022, janeiro 12). Education 5.0 – Africa University shares milestones and strides made towards the continental innovation and industrialisation – Africa University News & Events. https://aunews.africau.edu/education-5-0-africa-university-shares-milestones-and-strides-made-towards-the-continental-innovation-and-industrialisation/  

Educacional.com.br. (2023, outubro 31). Educação 5.0: O que é e como se adequar à nova fase. https://educacional.com.br/gestao-escolar/educacao-5-0/  

Engine. (2023, dezembro 20). Já ouviu falar sobre Sociedade 5.0? Descubra o que é - Engine Br. https://enginebr.com.br/blog/sociedade-5-0-descubra-o-que-e  

Fukuyama, M. (2018). Society 5.0: Aiming for a New Human-Centered Society. Japan Spotlight, 27(5), 47–50.  

Gracioso, A. (2025, fevereiro 17). Construindo diferenciais estratégicos efetivos. Revista Ensino Superior. https://revistaensinosuperior.com.br/2025/02/17/construindo-diferenciais-estrategicos-efetivos/  

Light, G., & Micari, M. (2013). Making Scientists: Six Principles for Effective College Teaching. Harvard University Press.  

PWC, & ASSOCHAM. (2024). Navigating the shift to Education 5.0: Enhancing higher education in India. https://www.assocham.org/uploads/files/Final%20Knowledge%20Report.pdf  

Alexandre Gracioso
Alexandre Gracioso

Profissional com mais de 20 anos de experiência no ensino superior. Especializou-se em aprendizagem, desenvolvimento de competências socioemocionais e formação de líderes. De natureza inquieta, procura estar sempre atualizado das principais tendências referentes ao desenvolvimento humano e competências para o mercado de trabalho. Em suas atividades docentes, procura equilibrar a abordagem pessoal com as possibilidades tecnológicas. Recentemente, tornou-se sócio da Ideasense, empresa focada no desenvolvimento de Life Skills em organizações.

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