Descubra como as soft skills, como comunicação e autogestão, afetam o desempenho acadêmico da faculdade e preparam os alunos para o sucesso na carreira.
- O que queremos dizer com desempenho acadêmico na universidade?
- Promover as soft skills impulsiona o sucesso em sua instituição
- Como sua universidade pode melhorar o desempenho acadêmico por meio de soft skills?
- Personabilities: a melhor maneira de integrar habilidades interpessoais em seu currículo universitário!
O desempenho acadêmico universitário é um conceito que vai muito além das notas, e envolve múltiplas facetas interconectadas que contribuem, juntas, para a formação integral do aluno, permitindo-lhe não apenas alcançar bons resultados acadêmicos, mas também enfrentar com sucesso o mundo do trabalho e a sociedade.
Hoje, exploraremos em detalhes como o desenvolvimento de soft skills impacta positivamente o desempenho escolar de seus alunos universitários. Acompanhe!
O que queremos dizer com desempenho acadêmico na universidade?
Quando pensamos em desempenho acadêmico, quase sempre o relacionamos com as notas que um aluno obtém. Entretanto, o desempenho acadêmico na universidade não se refere apenas à capacidade dos alunos de atingir os objetivos de estudo e alcançar o sucesso em sua educação; trata-se de um conceito multidimensional que, além do cognitivo, também engloba aspectos sociais e pessoais.
A dimensão cognitiva envolve a compreensão e a aplicação efetiva do conhecimento em diferentes áreas de estudo e geralmente é medida por meio de notas, exames, tarefas e projetos, por meio dos quais os alunos podem demonstrar conhecimentos específicos.
Devemos também levar em consideração a dimensão social do desempenho acadêmico, que se refere à capacidade dos alunos de se integrarem com seus pares e participarem da vida universitária. Isso inclui trabalho em equipe, construção de redes com pessoas que pensam da mesma forma e a capacidade de motivar outras pessoas a inspirar. Está provado que os alunos que conseguem estabelecer relacionamentos pessoais positivos tendem a experimentar um melhor ajuste acadêmico e emocional.
A dimensão pessoal do desempenho acadêmico refere-se a aspectos como motivação, autogestão, equilíbrio emocional, organização do tempo e gerenciamento do estresse, essenciais para manter um desempenho escolar consistente. Os alunos que desenvolvem habilidades de autorregulação e resiliência tendem a lidar melhor com as pressões acadêmicas e pessoais, garantindo um desempenho mais equilibrado.
No geral, o desempenho acadêmico é um reflexo da integração dessas dimensões e de como o aluno lida com os desafios do ambiente universitário de maneira holística. Por exemplo, podemos ter um aluno com excelente desempenho cognitivo, mas com muitas dificuldades sociais e/ou pessoais que o impedirão de aproveitar esse conhecimento, e é aí que entra em jogo o desenvolvimento de soft skills.
Desempenho acadêmico universitário e sua relação com a empregabilidade
O desempenho acadêmico durante a fase universitária pode ter um impacto significativo na empregabilidade dos graduados, em especial quando eles enfrentam suas primeiras ofertas de emprego, pois é um elemento que permite aos recrutadores investigar o quão adequado um candidato será para o cargo, na ausência de experiência profissional anterior.
Os alunos com bom desempenho acadêmico tendem a se destacar não apenas por suas notas, mas também por sua capacidade de se adaptar aos desafios e se manter organizados sob pressão, o que é um indicador-chave de seu potencial sucesso no mercado de trabalho.
As empresas procuram candidatos com conhecimentos sólidos nas suas áreas de estudo, mas, ao mesmo tempo, valorizam cada vez mais determinadas soft skills, como a inovação, a autogestão e a capacidade de trabalhar em equipe, que também são desenvolvidas ao longo da carreira universitária.
Os empregadores geralmente percebem os alunos com excelente desempenho escolar como indivíduos engajados, com fortes habilidades analíticas e uma abordagem proativa para o aprendizado contínuo, o que os torna mais atraentes para serem contratados. Além disso, o desempenho acadêmico aumenta a empregabilidade por meio de programas de estágio, projetos de pesquisa e oportunidades de networking, permitindo que os alunos mais destacados desenvolvam experiência profissional relevante enquanto ainda estão na universidade.
Promover as soft skills impulsiona o sucesso em sua instituição
Vários estudos indicam que o sucesso acadêmico de um aluno não depende apenas de sua capacidade de dominar conteúdos técnicos e teóricos. As soft skills, também conhecidas como habilidades sociais, são competências interpessoais e emocionais que facilitam a interação efetiva em diferentes ambientes, incluindo ambientes acadêmicos, pois, entre outras coisas, permitem administrar o tempo de modo eficaz, resolver problemas complexos, comunicar-se de maneira assertiva e adaptar-se às demandas em constante mudança.
Muitas vezes, mais peso é dado às habilidades técnicas, ou “hard skills”, durante o ensino superior, mas estamos nos tornando cada vez mais conscientes de que as soft skills são igualmente importantes. Ao aprimorá-las, os alunos se sentem mais confiantes e interagem melhor com seus colegas e professores, o que aumenta sua motivação e comprometimento com as atividades acadêmicas.
O desenvolvimento de habilidades interpessoais favorece uma maior participação dos alunos em seu processo de aprendizagem, em que são protagonistas e não apenas receptores passivos de informações. Além disso, métodos de ensino mais dinâmicos e interativos, como a aprendizagem baseada em projetos e o trabalho colaborativo, geram um ambiente em que o conhecimento pode ser aplicado de maneira mais profunda e crítica.
Concluindo, se habilidades como comunicação, autogestão, trabalho em equipe, resiliência e pensamento crítico impactam diretamente o desempenho acadêmico, e isso, por sua vez, aumenta a empregabilidade, o fortalecimento das soft skills pode melhorar significativamente as oportunidades de seus graduados e a reputação de sua instituição.
Como sua universidade pode melhorar o desempenho acadêmico por meio de soft skills?
Para integrar as soft skills na rotina educativa e melhorar os resultados acadêmicos, a chave é integrar, de forma transversal e significativa, atividades que promovam o desenvolvimento dessas soft skills em simultâneo com os conteúdos curriculares. Algumas estratégias eficazes que afetam o desempenho escolar incluem:
- Avaliar por meio de metodologias que demandam trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico para a resolução de problemas complexos da vida real, como a aprendizagem baseada em projetos (PBL).
- Oferecer workshops e programas de desenvolvimento pessoal válidos para o currículo que se concentrem em habilidades como gerenciamento de tempo, liderança e autogerenciamento.
- Organizar discussões e debates orientados, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, a argumentação e a capacidade de ouvir ativamente.
- Permitir a autoavaliação e o feedback dos pares, para que aprendam a refletir sobre seu próprio desempenho e a dar e receber críticas construtivas.
- Incluir nas atividades extracurriculares oficinas de dramatização que simulem situações de trabalho ou sociais em que devem assumir papéis que exigem resolução de conflitos, liderança e tomada de decisão.
Além dessas estratégias, o uso de plataformas especializadas na avaliação e desenvolvimento de soft skills, como Personabilities, permite que os alunos identifiquem e fortaleçam diretamente essas soft skills, com alto grau de eficácia e visibilidade de suas habilidades após a formatura.
Leia também: 👉 Como ensinar soft skills para as novas gerações
Personabilities: a melhor maneira de integrar habilidades interpessoais em seu currículo universitário!
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Referencias
The Importance of Soft skills for Academic Performance and Career Development
Influencia del taller de habilidades blandas en el rendimiento académico
Soft skills Training: Trends in Digital Learning and Emerging Technologies
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