A gestão do conhecimento é um dos recursos mais importantes no mundo dos negócios. Descubra como aplicá-la com sua equipe de trabalho e obter melhores resultados.

  1. O que entendemos por gestão do conhecimento?
  2. Gestão do conhecimento: peça-chave para o sucesso empresarial
  3. Como aplicar a gestão do conhecimento em sua equipe de trabalho
    3.1. Identifique as necessidades intelectuais de seu capital humano
    3.2. Evite a sobrecarga de informações: apenas conteúdo de qualidade
    3.3. Gerencie o conhecimento de maneira eficiente e centralizada: tudo em um só lugar
    3.4. Otimize o tempo de capacitação de sua equipe: personalize o conhecimento
    3.5. Crie um ambiente de desenvolvimento colaborativo

O segredo do sucesso de muitas empresas é a gestão do conhecimento, que se traduz na capacidade de selecionar e transmitir informações relevantes, de qualidade e com impacto real no desempenho de seus colaboradores.

A era digital é regida por uma constante evolução da tecnologia, o que tem feito o ambiente de trabalho dentro das empresas ser cada vez mais volátil, mudando mais rapidamente do que a capacidade de aprendizagem dos colaboradores.

Aprender melhor e mais rápido é a prioridade de qualquer empresa. E, como parte de suas ações estratégicas, a gestão do conhecimento tornou-se a ferramenta mais relevante para evitar o atraso profissional.

O que entendemos por gestão do conhecimento?

o que é gestão do conhecimento

De maneira geral, a gestão do conhecimento é conhecida como o processo pelo qual as empresas ou organizações facilitam a administração, a transmissão e o processamento de informações, visando fortalecer as habilidades e as competências de seus colaboradores.

Dizemos que é um conceito geral porque vários autores têm outras definições: para Annie Brooking, autora de Intellectual capital (“Capital intelectual”), a gestão do conhecimento deve focar no “direcionamento das táticas e estratégias necessárias para a gestão dos recursos humanos intangíveis em uma organização”.

Para outros autores, a gestão do conhecimento consiste em “planejar, coordenar e controlar os fluxos de conhecimento que ocorrem na empresa em relação às suas atividades e seu ambiente”. E, em outros casos, o conhecimento é focado na “gestão do capital intelectual”, transformando a informação em um recurso de alto valor à empresa.

Embora as definições possam variar um pouco, no fundo seus objetivos são os mesmos: processar grandes quantidades de informações para identificar, distribuir e compartilhar conhecimento valioso, a ser transformado em resultados que podem ser medidos por níveis de desempenho.

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Gestão do conhecimento: peça-chave para o sucesso empresarial

colegas de trabalho conversando

Há apenas 20 anos, a gestão do conhecimento teve de aprender a se desenvolver dentro de um ambiente VUCA: sigla para se referir a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, onde tudo parece se mover tão rápido que não há tempo para aprender tudo e estabelecer alguma certeza sobre o futuro.

No início de 2020, o ambiente VUCA foi rapidamente substituído pelo ambiente BANI: um modelo que buscava simplificar conceitos para otimizar a gestão do conhecimento e, assim, acessar mais rapidamente respostas e soluções práticas em uma sociedade global que parece desfrutar de sua natureza caótica.

BANI é uma sigla em inglês para se referir a ambientes sociais caracterizados pelas características: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, que não oferecem soluções lineares, mas aproximações, e, consequentemente, o conhecimento que administra nem sempre é compreensível. Isso significa que, mesmo com todas as informações que temos, nem sempre é possível entender a magnitude do que está acontecendo a nosso redor.

A aceleração dos processos organizacionais nos obriga a permanecer em constante adaptação e foco na geração de conhecimento e no desenvolvimento de novas ideias que fomentem processos inovadores para responder às mudanças do ambiente.

No mundo dos negócios, a gestão do conhecimento desempenha um papel importante na otimização de processos que exigem agilidade, eficiência e habilidades profissionais em múltiplas áreas.

Essa necessidade tem alertado as áreas relacionadas a recursos e capital humano, responsáveis pela gestão do conhecimento como elemento de valor, que tem alto impacto nos resultados das empresas. Então, por que é importante gerenciar constantemente o conhecimento? Para evitar atrasos no desempenho e a falta de competitividade.

Para uma ideia mais clara, vejamos um exemplo: como resultado da pandemia global de Covid-19, o comércio on-line cresceu mais de 90% em todo o mundo. Isso significou que todas as empresas tiveram de reconfigurar seus protocolos de vendas e reaprender tudo sobre as novas estratégias de negócios no mundo do e-commerce.

Com o intuito de se manterem competitivas e não perderem a enorme oportunidade do comércio on-line, muitas empresas implementaram rapidamente protocolos de gestão do conhecimento para que seus colaboradores pudessem ser formados nessa nova modalidade de vendas.

Em resumo: hoje, a gestão do conhecimento é o elemento-chave para que as empresas consigam se adaptar à aceleração do mercado, ter colaboradores cada vez mais profissionais e mais bem preparados com o intuito de enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais competitiva.

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Como aplicar a gestão do conhecimento em sua equipe de trabalho

Se a sociedade mudou radicalmente, as empresas se transformaram ainda mais: como podemos ver no exemplo anterior, atualmente todas as relações comerciais são de natureza global, e o desenvolvimento tecnológico deu origem a nichos de negócios que nunca havíamos imaginado antes.

No entanto, qualquer inovação nos processos de uma empresa implica um investimento de recursos intelectuais, que vai desde o estabelecimento de períodos de formação permanente, tendo um departamento de investigação para várias áreas (marketing, publicidade, recursos humanos), ligado à concepção de estágios e cursos focados na transmissão de novas ideias e conhecimentos.

Nesse sentido, a gestão do conhecimento tem a qualidade de transformar a gestão empresarial baseada em protocolos e estruturas rígidas em contextos flexíveis e adaptáveis às necessidades do ambiente atual.

Mas como isso é alcançado dentro de uma empresa? Ou melhor: como torná-lo eficiente dentro de uma equipe de trabalho? Um erro muito comum é acreditar que a gestão do conhecimento consiste apenas em acumular e transmitir informações aos integrantes da empresa.

A gestão é a administração eficiente dos recursos e, nesse caso, a gestão do conhecimento requer processos sistemáticos e ordenados que evitem que a informação perca seu valor essencial e não ofereça os resultados esperados.

Portanto, como aplicar a gestão do conhecimento em um ambiente de trabalho no qual a informação é um recurso de alto valor? Veja a seguir!

1. Identifique as necessidades intelectuais de seu capital humano

gestão do capital humano nas empresas

Todos nós já ouvimos a história do profissional que tem três licenciaturas, dois mestrados e um doutorado, mas não é muito eficiente em seu trabalho porque não tem os conhecimentos específicos da área.

Essa é uma situação muito comum: contratar pessoal com muito conhecimento, mas que não está alinhado com as necessidades da empresa. É aqui que a gestão do conhecimento adquire grande valor, pois permite identificar o que nosso colaborador realmente precisa saber e aprender para atuar com eficiência dentro de sua área.

2. Evite a sobrecarga de informações: apenas conteúdo de qualidade

Na pedagogia existe uma frase muito poderosa: “menos é mais”. No mundo dos negócios essa regra é cumprida quando a qualidade está sempre acima da quantidade. O mesmo vale para a gestão do conhecimento.

O excesso de informação é prejudicial para qualquer equipe de trabalho. Muitas empresas acreditam que ter uma enorme biblioteca de guias, manuais e livros de procedimentos é sinônimo de gestão do conhecimento, mas sabemos que no final esses recursos costumam acabar esquecidos em algum escritório de Recursos Humanos, pegando poeira.

Para evitar essa situação, é aconselhável gerenciar o conhecimento por meio de conteúdos dinâmicos que atendam aos seguintes critérios:

  • Que sejam recursos atualizados e em diversos formatos, principalmente arquivos multimídia e e-books.
  • Verificar se os conteúdos são flexíveis, o que significa que podem ser editados, atualizados e manipulados de modo que os membros da equipe consigam selecionar apenas as informações relevantes para a própria área.
  • Utilizar recursos que tenham mobilidade, ou seja, arquivos que todos os integrantes da empresa podem consultar a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

3. Gerencie o conhecimento de maneira eficiente e centralizada: tudo em um só lugar

gestora palestrando para seus colaboradores na empresa

Os responsáveis pela gestão do conhecimento em uma empresa precisam selecionar, distribuir e facilitar o acesso a centenas ou milhares de títulos. Por isso, necessitam contar com uma biblioteca centralizada que lhes permitam administrar com eficiência a informação.

Sabemos que sempre é bom contar com uma edição física de um livro, mas hoje em dia muitas organizações e instituições educacionais estão migrando para as bibliotecas virtuais centralizadas, que são plataformas planejadas com o objetivo de criar um ambiente digital no qual todos os usuários podem interagir e compartilhar conhecimentos valiosos.

4. Otimize o tempo de capacitação de sua equipe: personalize o conhecimento

Muitos cursos de treinamento geralmente duram semanas ou meses, mas têm como ser reduzidos a alguns dias se as informações puderem ser otimizadas e compartilhadas de maneira inteligente. A chave para isso é a personalização da aprendizagem.

Nem todos os colaboradores têm os mesmos conhecimentos e nem todos têm que frequentar o mesmo curso pelo mesmo número de horas, ou ler o mesmo conteúdo.

Na gestão inteligente do conhecimento, o importante é personalizar o material para que os usuários possam acessar conteúdos focados em aprimorar o próprio desempenho, aproveitando melhor o tempo de treinamento.

5. Crie um ambiente de desenvolvimento colaborativo

grupo de colegas de trabalho participando de desenvolvimento colaborativo

Todas as empresas costumam solicitar um relatório de participação de seus funcionários em cursos e treinamentos. No entanto, isso não garante que a equipe tenha adquirido os conhecimentos, as habilidades ou as competências esperadas.

Em um ambiente eficiente de treinamento, a gestão do conhecimento não consiste apenas em fornecer aos usuários o conteúdo necessário, mas também gerar mecanismos de participação, fazendo que os recursos (vídeos, e-books) se tornem o fio condutor para gerar ambientes de discussão e criar novos conhecimentos.

Atualmente, os livros digitais representam uma enorme vantagem tecnológica, pois atendem a todos os requisitos para participarem de um sistema de gestão do conhecimento que incentiva as pessoas a se tornarem parte de uma mudança radical em seu ambiente de trabalho.

Pensando nas necessidades atuais das empresas, a Pearson Higher Education projetou uma Biblioteca Virtual Corporativa, ou seja, uma plataforma de livros digitais com capacidade interativa, focada em melhorar a experiência de aprendizagem dos colaboradores, independentemente da área de atuação.

A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson oferece acesso ilimitado de todo o pessoal de sua empresa a mais de 14.000 títulos, classificados em mais de 40 áreas do conhecimento, com informações constantemente atualizadas e com mais de 30 editoras.

Acesse o link abaixo e descubra por que milhares de usuários e grandes organizações escolheram a Biblioteca Virtual da Pearson como sua plataforma de gestão do conhecimento.

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Referências

Alfred Zollar, ejecutivo senior de IBM. Tomado de: Molina, J. L., & Serra, M. M. (2001). La gestión del conocimiento en las organizaciones. LibrosEnRed.

Barrios Hernández, K., Olivero Vega, E., Acosta Prado, J. C., Meñaca Guerrero, I., Cazallo-Antúnez, A. M., Medina-Carrascal, H., ... & Hernández Ariza, O. (2017). Gestión del conocimiento y capacidad de innovación: Modelos, Sistemas y Aplicaciones. Fuente: Statista: https://es.statista.com/estadisticas/1241516/porcentaje-de-compradores-online-por-region/

Bueno, E: Gestión del conocimiento, aprendizaje y capital intelectual, Boletín del Club Intelect, no. 1, enero. Madrid.

Wigg. K. (1997): Integrating Intellectual Capital and Knowledge Management, Long Range Planning, vol. 30, no. 3, pp. 399-405.

León Santos, M., Ponjuán Dante, G., & Rodríguez Calvo, M. (2006). Procesos estratégicos de la gestión del conocimiento. Acimed, 14(2), 0-0.

 

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