A gestão do conhecimento é um dos recursos mais importantes no mundo dos negócios. Descubra como aplicá-la com sua equipe de trabalho e obter melhores resultados.
- O que entendemos por gestão do conhecimento?
- Gestão do conhecimento: peça-chave para o sucesso empresarial
- Como aplicar a gestão do conhecimento em sua equipe de trabalho
3.1. Identifique as necessidades intelectuais de seu capital humano
3.2. Evite a sobrecarga de informações: apenas conteúdo de qualidade
3.3. Gerencie o conhecimento de maneira eficiente e centralizada: tudo em um só lugar
3.4. Otimize o tempo de capacitação de sua equipe: personalize o conhecimento
3.5. Crie um ambiente de desenvolvimento colaborativo
O segredo do sucesso de muitas empresas é a gestão do conhecimento, que se traduz na capacidade de selecionar e transmitir informações relevantes, de qualidade e com impacto real no desempenho de seus colaboradores.
A era digital é regida por uma constante evolução da tecnologia, o que tem feito o ambiente de trabalho dentro das empresas ser cada vez mais volátil, mudando mais rapidamente do que a capacidade de aprendizagem dos colaboradores.
Aprender melhor e mais rápido é a prioridade de qualquer empresa. E, como parte de suas ações estratégicas, a gestão do conhecimento tornou-se a ferramenta mais relevante para evitar o atraso profissional.
O que entendemos por gestão do conhecimento?
De maneira geral, a gestão do conhecimento é conhecida como o processo pelo qual as empresas ou organizações facilitam a administração, a transmissão e o processamento de informações, visando fortalecer as habilidades e as competências de seus colaboradores.
Dizemos que é um conceito geral porque vários autores têm outras definições: para Annie Brooking, autora de Intellectual capital (“Capital intelectual”), a gestão do conhecimento deve focar no “direcionamento das táticas e estratégias necessárias para a gestão dos recursos humanos intangíveis em uma organização”.
Para outros autores, a gestão do conhecimento consiste em “planejar, coordenar e controlar os fluxos de conhecimento que ocorrem na empresa em relação às suas atividades e seu ambiente”. E, em outros casos, o conhecimento é focado na “gestão do capital intelectual”, transformando a informação em um recurso de alto valor à empresa.
Embora as definições possam variar um pouco, no fundo seus objetivos são os mesmos: processar grandes quantidades de informações para identificar, distribuir e compartilhar conhecimento valioso, a ser transformado em resultados que podem ser medidos por níveis de desempenho.
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Gestão do conhecimento: peça-chave para o sucesso empresarial
Há apenas 20 anos, a gestão do conhecimento teve de aprender a se desenvolver dentro de um ambiente VUCA: sigla para se referir a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, onde tudo parece se mover tão rápido que não há tempo para aprender tudo e estabelecer alguma certeza sobre o futuro.
No início de 2020, o ambiente VUCA foi rapidamente substituído pelo ambiente BANI: um modelo que buscava simplificar conceitos para otimizar a gestão do conhecimento e, assim, acessar mais rapidamente respostas e soluções práticas em uma sociedade global que parece desfrutar de sua natureza caótica.
BANI é uma sigla em inglês para se referir a ambientes sociais caracterizados pelas características: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, que não oferecem soluções lineares, mas aproximações, e, consequentemente, o conhecimento que administra nem sempre é compreensível. Isso significa que, mesmo com todas as informações que temos, nem sempre é possível entender a magnitude do que está acontecendo a nosso redor.
A aceleração dos processos organizacionais nos obriga a permanecer em constante adaptação e foco na geração de conhecimento e no desenvolvimento de novas ideias que fomentem processos inovadores para responder às mudanças do ambiente.
No mundo dos negócios, a gestão do conhecimento desempenha um papel importante na otimização de processos que exigem agilidade, eficiência e habilidades profissionais em múltiplas áreas.
Essa necessidade tem alertado as áreas relacionadas a recursos e capital humano, responsáveis pela gestão do conhecimento como elemento de valor, que tem alto impacto nos resultados das empresas. Então, por que é importante gerenciar constantemente o conhecimento? Para evitar atrasos no desempenho e a falta de competitividade.
Para uma ideia mais clara, vejamos um exemplo: como resultado da pandemia global de Covid-19, o comércio on-line cresceu mais de 90% em todo o mundo. Isso significou que todas as empresas tiveram de reconfigurar seus protocolos de vendas e reaprender tudo sobre as novas estratégias de negócios no mundo do e-commerce.
Com o intuito de se manterem competitivas e não perderem a enorme oportunidade do comércio on-line, muitas empresas implementaram rapidamente protocolos de gestão do conhecimento para que seus colaboradores pudessem ser formados nessa nova modalidade de vendas.
Em resumo: hoje, a gestão do conhecimento é o elemento-chave para que as empresas consigam se adaptar à aceleração do mercado, ter colaboradores cada vez mais profissionais e mais bem preparados com o intuito de enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais competitiva.
Como aplicar a gestão do conhecimento em sua equipe de trabalho
Se a sociedade mudou radicalmente, as empresas se transformaram ainda mais: como podemos ver no exemplo anterior, atualmente todas as relações comerciais são de natureza global, e o desenvolvimento tecnológico deu origem a nichos de negócios que nunca havíamos imaginado antes.
No entanto, qualquer inovação nos processos de uma empresa implica um investimento de recursos intelectuais, que vai desde o estabelecimento de períodos de formação permanente, tendo um departamento de investigação para várias áreas (marketing, publicidade, recursos humanos), ligado à concepção de estágios e cursos focados na transmissão de novas ideias e conhecimentos.
Nesse sentido, a gestão do conhecimento tem a qualidade de transformar a gestão empresarial baseada em protocolos e estruturas rígidas em contextos flexíveis e adaptáveis às necessidades do ambiente atual.
Mas como isso é alcançado dentro de uma empresa? Ou melhor: como torná-lo eficiente dentro de uma equipe de trabalho? Um erro muito comum é acreditar que a gestão do conhecimento consiste apenas em acumular e transmitir informações aos integrantes da empresa.
A gestão é a administração eficiente dos recursos e, nesse caso, a gestão do conhecimento requer processos sistemáticos e ordenados que evitem que a informação perca seu valor essencial e não ofereça os resultados esperados.
Portanto, como aplicar a gestão do conhecimento em um ambiente de trabalho no qual a informação é um recurso de alto valor? Veja a seguir!
1. Identifique as necessidades intelectuais de seu capital humano
Todos nós já ouvimos a história do profissional que tem três licenciaturas, dois mestrados e um doutorado, mas não é muito eficiente em seu trabalho porque não tem os conhecimentos específicos da área.
Essa é uma situação muito comum: contratar pessoal com muito conhecimento, mas que não está alinhado com as necessidades da empresa. É aqui que a gestão do conhecimento adquire grande valor, pois permite identificar o que nosso colaborador realmente precisa saber e aprender para atuar com eficiência dentro de sua área.
2. Evite a sobrecarga de informações: apenas conteúdo de qualidade
Na pedagogia existe uma frase muito poderosa: “menos é mais”. No mundo dos negócios essa regra é cumprida quando a qualidade está sempre acima da quantidade. O mesmo vale para a gestão do conhecimento.
O excesso de informação é prejudicial para qualquer equipe de trabalho. Muitas empresas acreditam que ter uma enorme biblioteca de guias, manuais e livros de procedimentos é sinônimo de gestão do conhecimento, mas sabemos que no final esses recursos costumam acabar esquecidos em algum escritório de Recursos Humanos, pegando poeira.
Para evitar essa situação, é aconselhável gerenciar o conhecimento por meio de conteúdos dinâmicos que atendam aos seguintes critérios:
- Que sejam recursos atualizados e em diversos formatos, principalmente arquivos multimídia e e-books.
- Verificar se os conteúdos são flexíveis, o que significa que podem ser editados, atualizados e manipulados de modo que os membros da equipe consigam selecionar apenas as informações relevantes para a própria área.
- Utilizar recursos que tenham mobilidade, ou seja, arquivos que todos os integrantes da empresa podem consultar a qualquer momento, de qualquer dispositivo.
3. Gerencie o conhecimento de maneira eficiente e centralizada: tudo em um só lugar
Os responsáveis pela gestão do conhecimento em uma empresa precisam selecionar, distribuir e facilitar o acesso a centenas ou milhares de títulos. Por isso, necessitam contar com uma biblioteca centralizada que lhes permitam administrar com eficiência a informação.
Sabemos que sempre é bom contar com uma edição física de um livro, mas hoje em dia muitas organizações e instituições educacionais estão migrando para as bibliotecas virtuais centralizadas, que são plataformas planejadas com o objetivo de criar um ambiente digital no qual todos os usuários podem interagir e compartilhar conhecimentos valiosos.
4. Otimize o tempo de capacitação de sua equipe: personalize o conhecimento
Muitos cursos de treinamento geralmente duram semanas ou meses, mas têm como ser reduzidos a alguns dias se as informações puderem ser otimizadas e compartilhadas de maneira inteligente. A chave para isso é a personalização da aprendizagem.
Nem todos os colaboradores têm os mesmos conhecimentos e nem todos têm que frequentar o mesmo curso pelo mesmo número de horas, ou ler o mesmo conteúdo.
Na gestão inteligente do conhecimento, o importante é personalizar o material para que os usuários possam acessar conteúdos focados em aprimorar o próprio desempenho, aproveitando melhor o tempo de treinamento.
5. Crie um ambiente de desenvolvimento colaborativo
Todas as empresas costumam solicitar um relatório de participação de seus funcionários em cursos e treinamentos. No entanto, isso não garante que a equipe tenha adquirido os conhecimentos, as habilidades ou as competências esperadas.
Em um ambiente eficiente de treinamento, a gestão do conhecimento não consiste apenas em fornecer aos usuários o conteúdo necessário, mas também gerar mecanismos de participação, fazendo que os recursos (vídeos, e-books) se tornem o fio condutor para gerar ambientes de discussão e criar novos conhecimentos.
Atualmente, os livros digitais representam uma enorme vantagem tecnológica, pois atendem a todos os requisitos para participarem de um sistema de gestão do conhecimento que incentiva as pessoas a se tornarem parte de uma mudança radical em seu ambiente de trabalho.
Pensando nas necessidades atuais das empresas, a Pearson Higher Education projetou uma Biblioteca Virtual Corporativa, ou seja, uma plataforma de livros digitais com capacidade interativa, focada em melhorar a experiência de aprendizagem dos colaboradores, independentemente da área de atuação.
A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson oferece acesso ilimitado de todo o pessoal de sua empresa a mais de 14.000 títulos, classificados em mais de 40 áreas do conhecimento, com informações constantemente atualizadas e com mais de 30 editoras.
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Referências
Alfred Zollar, ejecutivo senior de IBM. Tomado de: Molina, J. L., & Serra, M. M. (2001). La gestión del conocimiento en las organizaciones. LibrosEnRed.
Barrios Hernández, K., Olivero Vega, E., Acosta Prado, J. C., Meñaca Guerrero, I., Cazallo-Antúnez, A. M., Medina-Carrascal, H., ... & Hernández Ariza, O. (2017). Gestión del conocimiento y capacidad de innovación: Modelos, Sistemas y Aplicaciones. Fuente: Statista: https://es.statista.com/estadisticas/1241516/porcentaje-de-compradores-online-por-region/
Bueno, E: Gestión del conocimiento, aprendizaje y capital intelectual, Boletín del Club Intelect, no. 1, enero. Madrid.
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