A educação continuada é uma das formas mais eficientes de promover o crescimento de sua empresa e das pessoas nela. Saiba como você pode começar!

  1. O cérebro em constante aprendizagem: dez vantagens da educação continuada 
  2. Quais são os obstáculos para a educação continuada nas empresas?
  3. Como criar uma filosofia de educação continuada em sua empresa?
    3.1. Apontar para o conhecimento estratégico
    3.2. Criar e compartilhar uma estratégia significativa  
    3.3. Centralizar o conhecimento em uma fonte acessível

A educação continuada significa que não paramos de estudar quando nos formamos profissionalmente, e que a aprendizagem se torna uma aliada que nos acompanha em todas as fases de nossa vida.  A realidade é que, por conta de nossa própria natureza, nós, seres humanos, nunca paramos de aprender. Ou, pelo menos, nunca devemos parar de fazê-lo, em razão da saúde física, psicológica e cognitiva.  

O cérebro está sempre ativo, identificando e classificando novos estímulos do ambiente; mas, se não recorrermos mais a ele para aprender habilidades e conceitos, então é possível que algumas redes neurais comecem a se atrofiar e, acima de tudo, que nós tenhamos dificuldade de ver o mundo com novos olhos.  

Ao chegar à idade adulta, as pessoas se tornam responsáveis pela própria educação continuada, porque geralmente não há mais uma instituição acadêmica ou professores gerenciando nossa aprendizagem.  Isso traz certas vantagens e desvantagens (por exemplo, temos mais liberdade para escolher o que aprendemos), mas também temos menos tempo porque há outras obrigações.  

No entanto, é também uma realidade que as empresas e organizações podem ajudar a promover o lifelong learning de todos os seus colaboradores durante a carreira deles. 

Hoje, vamos falar sobre a importância de incentivar o aprendizado constante nas empresas e como isso não só auxilia os colaboradores a se sentirem mais realizados em nível pessoal, mas também a melhorar a competitividade de toda a empresa.

O cérebro em constante aprendizagem: dez vantagens da educação continuada  

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Centenas de estudos de desenvolvimento cognitivo adulto, andragogia e neuroplasticidade ─ para mencionar apenas algumas disciplinas ─ concordam que os cérebros que permanecem em aprendizado contínuo não apenas aumentam sua quantidade de conhecimento; o exercício de aprender e integrar novas informações de diferentes tipos também melhora nossa capacidade de atenção, análise e resolução de problemas.  

A aprendizagem contínua está estatisticamente relacionada a melhores hábitos de vida em todas as áreas, com diminuição dos níveis de estresse e até mesmo com aumento da empatia e interações sociais positivas.  

Entre muitos outros fatores, isso ocorre porque, ao perceber que estamos aprendendo, nosso cérebro libera hormônios que estão ligados ao bem-estar, à felicidade e à autoestima.  

A educação continuada não beneficia apenas os indivíduos, mas igualmente as organizações. As tendências indicam com clareza que cada vez mais empresas estão investindo em uma filosofia de lifelong learning, porque isso lhes traz benefícios como:

  1. Aumento da produtividade geral
  2. Melhoria do ambiente de trabalho
  3. Mais oportunidades para o desenvolvimento de talentos  
  4. Economia nos custos de recrutamento graças às contratações internas
  5. Aumento da satisfação dos funcionários com a empresa  
  6. Mais competitividade em sua indústria graças à inovação
  7. Identificação precoce de novas oportunidades de mercado
  8. Líderes com melhores habilidades interpessoais
  9. Melhora da percepção do salário emocional oferecido pela empresa
  10. Otimização da cultura de gestão do conhecimento  

Leia também: 👉 Educação corporativa: como promover lifelong learning na sua empresa

Quais são os obstáculos para a educação continuada nas empresas?

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Se a educação continuada traz tantos benefícios, por que é uma iniciativa que vemos em tão poucas empresas e organizações?  

Talvez a razão mais decisiva seja que muitas empresas não estão cientes das vantagens de continuar aprendendo, mas também existem alguns obstáculos muito reais que devemos aprender a antecipar e superar:

  • A falta de tempo dos colaboradores
  • Falta de orçamento para contratar formadores e cursos externos  
  • Dificuldade em criar uma estratégia integral que beneficie a todos
  • Burnout  
  • Falta de motivação intrínseca e extrínseca
  • Poucas oportunidades de crescimento na empresa  
  • Funcionários que não se sentem ouvidos e/ou valorizados

Por tudo o que foi citado, a educação continuada no local de trabalho só é possível quando a combinamos com boas estratégias de gestão do tempo, com condições de trabalho adequadas e com um profundo e genuíno respeito pelo trabalho e potencial de cada um de nossos colaboradores.

Como criar uma filosofia de educação continuada em sua empresa?

Investir tempo e recursos em educação corporativa sempre será uma boa ideia, mas sabemos que Roma não foi feita em um dia. Portanto, aqui deixamos três estratégias simples e acessíveis com as quais você pode começar agora a avançar para uma cultura organizacional de lifelong learning.

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1. Apontar para o conhecimento estratégico

A primeira coisa que devemos fazer é ter uma ideia clara de que tipo de conhecimento pode promover melhor o bem-estar de nossos colaboradores, mas também aumentar a capacidade de inovação e a competitividade de nossa empresa.  

Atualmente, existem cinco áreas principais para as quais a educação continuada deve ser focada em qualquer empresa:

  • Idiomas: a globalização trouxe mais oportunidades do que nunca para as empresas se expandirem internacionalmente, mas, a fim de aproveitá-las, precisamos nos comunicar de maneira adequada com pessoas que falam outros idiomas, em especial em inglês, que é a língua dos negócios em todo o mundo.  
  • Tecnologias digitais: algumas competências que são cada vez mais necessárias para todas as empresas são a programação, o marketing digital e a capacidade de escolher e integrar diversas ferramentas tecnológicas.  
  • Metodologias ágeis: são processos inteligentes que ajudam a melhorar os indicadores de produtividade e desempenho em todas as áreas.  
  • Soft skills: incluem comunicação, pensamento crítico, autogestão, liderança e responsabilidade social, e estão entre os fatores decisivos para o sucesso no trabalho.  
  • Qualidade de vida: referimo-nos a informações confiáveis relacionadas à saúde física, emocional, financeira e social. Essa área de conhecimento em educação empresarial continuada pode incluir coisas tão diversas como oficinas de jardinagem e aulas de culinária com baixo teor de colesterol.  

Além do exposto, é sempre uma boa ideia consultar seus colaboradores e os líderes de cada área, para que você faça uma lista das habilidades e dos aprendizados específicos que podem ajudar mais rapidamente todos a alcançar seus objetivos individuais e de equipe.  

Leia também: 👉 Como a Biblioteca Virtual Corporativa promove a lifelong learning

2. Criar e compartilhar uma estratégia significativa  

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Depois de saber que direção a educação continuada deve começar a tomar em sua empresa, é hora de transmitir esse entusiasmo a todos os outros, e para isso devemos ter em mente os principais obstáculos que vimos na seção anterior.  

Por exemplo, a falta de motivação, que é um problema generalizado, pode ser combatida quando damos a nossos funcionários boas razões para continuarem aprendendo, e boas razões são caracterizadas por serem acionáveis a curto prazo.  

Exigir que seus funcionários aperfeiçoem o próprio inglês ou façam um workshop de liderança pode parecer arbitrário se você não explicar que espera que eles consigam falar inglês com clientes internacionais ou liderar uma nova equipe dentro de alguns meses.  

A falta de tempo e o burnout também são dois grandes inimigos que temos de aprender a evitar. Não podemos esperar que nossos funcionários aprendam coisas novas se estiverem sobrecarregados, e definitivamente também não podemos forçá-los a investir o tempo livre deles em cursos de treinamento.  

A solução é entender que o aprendizado contínuo faz parte das atividades produtivas de nossa equipe e garantir horas de trabalho que possam ser reservadas para isso.  

Por exemplo, algumas empresas alocam metade de um dia durante a semana apenas para atividades de treinamento, cursos, workshops ou sessões de autoaprendizagem.  

3. Centralizar o conhecimento em uma fonte acessível

Quando seus funcionários têm metas claras, estão verdadeiramente motivados e também têm uma fonte confiável e atualizada de conhecimento, é muito mais fácil para sua filosofia de educação continuada entregar resultados tangíveis.  

Com uma biblioteca virtual corporativa, por exemplo, você adquire um repositório de conhecimentos que abrange todas as áreas-chave da formação contínua institucional, pronto para que sua equipe de desenvolvimento humano e seus colaboradores desfrutem:

  • Projetar e ministrar cursos internamente
  • Criar workshops para aprender habilidades estratégicas juntos
  • Formar clubes de leitura ou aprender individualmente
  • Escolher as áreas de conhecimento de que eles mais gostam com rotas de aprendizagem personalizadas
  • Manter-se atualizado sobre as ferramentas e tecnologias mais inovadoras de seu setor

Leia também: 👉 4 benefícios da Biblioteca Virtual Corporativa para engajar os colaboradores

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