Conheça cinco estratégias práticas para promover a cultura organizacional de sua empresa e engajar seus colaboradores de forma efetiva. 

  1. Conceito sobre uma Biblioteca Virtual
  2. Conheça a Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson
  3. 5 formas de utilizar a Biblioteca Virtual para promover a Cultura Organizacional da sua empresa
    3.1. Construa uma cultura de aprendizagem e inovação 
    3.2. Incentive a leitura de obras que inspirem a cultura da empresa
    3.3. Crie espaços de discussão e compartilhamento de conhecimento ou dinâmicas
    3.4. Incorpore a Biblioteca Virtual aos programas de treinamento e desenvolvimento
    3.5. Reconheça a participação ativa dos colaboradores na Biblioteca Virtual

A cultura organizacional desempenha um papel essencial no sucesso e no crescimento de uma empresa. Ela representa os valores, as crenças e as práticas compartilhadas pelos colaboradores, influenciando sua forma de trabalhar, se relacionar e tomar decisões. Uma cultura organizacional forte e positiva pode impulsionar o engajamento dos funcionários, melhorar sua produtividade e fortalecer a identidade da empresa.  

Nesse contexto, a Biblioteca Virtual surge como uma poderosa ferramenta para promover e fortalecer a cultura organizacional, permitindo o acesso a materiais relevantes e incentivando a aprendizagem contínua. Acompanhe!

Leia também: 👉 Como a Biblioteca Virtual Corporativa promove a lifelong learning

Conceito sobre uma Biblioteca Virtual

Conceito-sobre-uma-Biblioteca-Virtual

A Biblioteca Virtual é uma plataforma digital que oferece acesso a uma vasta gama de conteúdo de diversas áreas do conhecimento, tudo em formato de e-books para potencializar a eficiência da aprendizagem e da autonomia do estudante.  

Ao contrário das bibliotecas físicas tradicionais, que armazenam seus itens em prateleiras físicas, uma biblioteca virtual permite que os usuários acessem e explorem seu acervo por meio da internet, utilizando dispositivos como computadores, tablets ou smartphones. Além disso, apresenta diversas vantagens, como a disponibilidade de conteúdo 24 horas por dia, sete dias por semana, a possibilidade de acesso remoto, o acesso simultâneo de múltiplos usuários, a atualização constante do acervo e a facilidade de busca e navegação por meio de recursos de pesquisa e categorização.  

Dentro da Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson, por exemplo, seus colaboradores possuem acesso a diversos recursos interativos, como cartões de estudo, anotações e comentários, função marca-texto, sincronização de páginas, entre outros. Características que tornam a biblioteca virtual uma opção conveniente e flexível para os entusiastas que buscam por informações e conhecimentos atualizados.

Leia também: 👉 A Biblioteca Virtual Corporativa Pearson como ferramenta de negócios

Conheça a Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson

Conheça-a-Biblioteca-Virtual-Corporativa-da-Pearson

A Biblioteca Virtual da Pearson é multidisciplinar e contém materiais de diversas áreas do conhecimento. Atualmente, nossa biblioteca contém mais de 15 mil exemplares disponíveis, tanto nacionais quanto internacionais. 
 
É possível encontrar livros sobre as seguintes áreas: Administração e Negócios; Agricultura e Agropecuária; Arte; Autoajuda e Esoterismo; Ciências Biológicas e Naturais; Ciências Exatas; Ciências Humanas e Sociais; Comunicação; Concursos; Culinária e Gastronomia; Direito; Economia; Educação e Ensino; Engenharia, Arquitetura e Tecnologia; Esportes e Lazer; Estética e Beleza; História; Geografia; Informática; Letras e Linguística; Matemática; Medicina e Saúde; Poesia; Propaganda e Marketing; Psicologia; Química; Religião; Romance; Teologia; Veterinária; Viagens e Turismo, entre outros. 

Conteúdo 100% acessível 

Nova call to action

A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson é 100% acessível para todas as pessoas, inclusive para deficientes visuais. Nossa plataforma oferece uma excelente experiência de usabilidade para deficientes visuais, pois desenvolvemos recursos específicos que facilitam e auxiliam no acesso aos materiais. Um dos recursos desenvolvidos é o “Text to Speech”, tecnologia que lê em voz alta o texto e permite que o usuário defina a velocidade da leitura e o pular das páginas, quando necessário.

A Biblioteca Virtual também pode desempenhar um papel importante na promoção da diversidade e da inclusão dentro da empresa. Afinal, nela existem materiais sobre temas como igualdade de gênero, inclusão racial e acessibilidade, permitindo que os colaboradores se informem e se sensibilizem sobre essas questões. Ao promover a diversidade e a inclusão, a empresa fortalece sua cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo, acolhedor e diversificado.

5 formas de utilizar a Biblioteca Virtual para promover a Cultura Organizacional da sua empresa

Biblioteca-Virtual-Cultura-Organizacional-da-sua-empresa

1. Construa uma cultura de aprendizagem e inovação  

Ter uma cultura organizacional que valoriza a aprendizagem contínua é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. A Biblioteca Virtual permite que seus colaboradores expandam conhecimentos e habilidades e, ao incentivar a busca pelo aprendizado, a empresa fortalece a cultura de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo o engajamento e a retenção de talentos.  

Além disso, a Biblioteca Virtual é uma ótima ferramenta para incentivar a criatividade e o pensamento inovador dos colaboradores, já que disponibiliza materiais inspiradores sobre diferentes segmentos. Ao promover o acesso a esses recursos, a empresa estimula a cultura da inovação e dá aos colaboradores as ferramentas necessárias para eles se manterem atualizados e competitivos.

Leia também: 👉 4 benefícios da Biblioteca Virtual Corporativa para engajar os colaboradores

2. Incentive a leitura de obras que inspirem a cultura da empresa

A Biblioteca Virtual pode ser utilizada como uma plataforma para disponibilizar obras que estejam alinhadas com os valores e a cultura da empresa. Por exemplo, se a organização valoriza a inovação, podem ser oferecidos livros que abordem o tema, como obras de autores renomados na área de gestão da inovação ou biografias de empreendedores visionários. Ao incentivar os colaboradores a lerem essas obras, a empresa promove a disseminação de ideias inspiradoras e fortalece a cultura organizacional.

3. Crie espaços de discussão e compartilhamento de conhecimento ou dinâmicas

A Biblioteca Virtual pode ser utilizada como plataforma para criar espaços de discussão e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. Pode-se criar fóruns de discussão, onde os funcionários podem compartilhar suas reflexões sobre as obras lidas, trocar ideias e experiências.  

Além disso, dinâmicas de grupo podem ser realizadas, como a formação de clubes de leitura ou a organização de debates temáticos. Essas atividades estimulam a interação entre os colaboradores, fortalecem os laços e contribuem para a criação de uma cultura organizacional participativa e colaborativa.

Leia também: 👉 Gestão do conhecimento nas empresas com a Biblioteca Virtual da Pearson

4. Incorpore a Biblioteca Virtual aos programas de treinamento e desenvolvimento

A Biblioteca Virtual pode ser integrada aos programas de treinamento e desenvolvimento existentes na empresa. Ela pode ser utilizada como uma fonte de materiais complementares aos cursos e workshops oferecidos.  

Os colaboradores podem acessar livros e artigos relacionados aos temas abordados durante os treinamentos, aprofundando seus conhecimentos e facilitando a aplicação prática do aprendizado. Essa integração entre a Biblioteca Virtual e os programas de treinamento contribui para fortalecer a cultura de aprendizagem e desenvolvimento na organização.

5. Reconheça a participação ativa dos colaboradores na Biblioteca Virtual

Incentivar a participação ativa dos colaboradores na Biblioteca Virtual é uma ação relevante. Uma forma de fazer isso é reconhecer e premiar aqueles que utilizam a plataforma de maneira regular e contribuem para o compartilhamento de conhecimentos.  

Dentro da Biblioteca Virtual Pearson todos os gestores possuem acesso a um painel para análise de dados que permite identificar os colaboradores mais engajados na Biblioteca Virtual. Com base nessas informações, a empresa pode conceder prêmios, certificados ou até mesmo oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional para aqueles que se destacam. Essa valorização incentiva a participação e o envolvimento dos colaboradores na cultura organizacional, além de reforçar a importância da Biblioteca Virtual como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Como você pode observar, a Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson representa uma ferramenta poderosa para promover a cultura organizacional de uma empresa. Afinal, permite o acesso a uma variedade de materiais que refletem os valores, incentivam o aprendizado, estimulam o compartilhamento de conhecimentos, promovem a diversidade e criam um espaço para a expressão cultural.  

Ao adotar a Biblioteca Virtual como parte integrante da estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional, as empresas podem fortalecer sua identidade, aumentar o engajamento dos colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo, inclusivo e inspirador. Portanto, aproveite todo o potencial da Biblioteca Virtual e explore as diversas formas de utilizá-la para promover a cultura organizacional da sua empresa. Faça o download da apresentação da solução! 

Nova call to action

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados