Descubra alguns dos programas de inteligência artificial mais importantes que estão mudando a maneira como os alunos praticam a pesquisa universitária.

  1. Para que serve a IA na pesquisa universitária?
  2. 4 benefícios dos programas de IA na pesquisa universitária
    2.1. Identificar tendências e padrões complexos
    2.2. Melhorar os resultados na investigação química e sanitária
    2.3. Otimizar processos em pesquisa social
    2.4. Eliminar vieses cognitivos
  3. 5 programas de IA que transformarão a pesquisa universitária
    3.1. Research Rabbit
    3.2. Consensus
    3.3. DeepMind AlphaFold
    3.4. Watson for Research
    3.5. Scite.AI

Os programas de inteligência artificial (IA) tornaram-se um recurso indispensável no mundo do trabalho e da vida diária, mas também estão mudando a maneira como os estudantes do ensino superior entendem e conduzem os processos de pesquisa universitária. 

Convidamos você a descobrir qual é o objetivo da IA no campo da pesquisa universitária e uma lista dos 5 programas de IA mais importantes para a vida acadêmica e a pesquisa científica. 

Para que serve a IA na pesquisa universitária?

Para-que-serve-a-IA-na-pesquisa-universitária

Os programas de IA não representam mais apenas uma alternativa tecnológica; hoje, eles são uma ferramenta essencial no campo da pesquisa universitária por sua capacidade de automatizar e processar dados, mas também de produzir conhecimento. 

Quando se trata de pesquisa universitária, a IA reflete um grande recurso para a geração de modelos que explicam fenômenos científicos, além de detectar novas formas de contrastar informações e até mesmo formular hipóteses com variáveis que escapam às habilidades humanas. 

A IA facilita e otimiza a pesquisa universitária como nunca antes. Suas funções são cada vez mais diversas e nos permitem transformar processos complexos em tarefas relativamente simples, mas, acima de tudo, com resultados cada vez mais precisos. 

Qual é o objetivo da IA na pesquisa universitária? Simplificar o complexo e automatizar o mecânico: assim como alguns processos tendem a ser complexos, outros podem ser muito trabalhosos e repetitivos, demandando muitas horas de trabalho mecânico, como captura, processamento e contraste de dados.  

Nesses casos, a IA economiza muito tempo valioso ao manipular grandes quantidades de dados, sistematizando e informatizando grandes volumes de informações de maneira mais rápida e eficiente. 

Seja acelerando tarefas repetitivas ou realizando análises complexas, a IA está fazendo a diferença no campo da pesquisa universitária.

Leia também: 👉 7 paradigmas da inteligência artificial na educação superior

4 benefícios dos programas de IA na pesquisa universitária

benefícios-dos-programas-de-IA-na-pesquisa-universitária

Simplificar o complexo e automatizar o mecânico são apenas alguns dos benefícios dos programas de IA na pesquisa universitária, mas como isso é feito? Depende da área em que são usados, por exemplo:

1. Identificar tendências e padrões complexos

No campo da ciência de dados, se busca tirar conclusões significativas a partir de práticas nas quais matemática, estatística e IA são combinadas, a fim de identificar padrões tão complexos que são difíceis de serem detectados pelos humanos, especialmente quando se trata de grandes quantidades de dados. 

Como apontam vários especialistas, em um mundo onde predominam a digitalização e a virtualização, “por mais cético que você possa ser em relação a essa realidade”, os pesquisadores precisam repensar o uso eficiente da IA.

Leia também: 👉 IA e empregabilidade: rumo ao mercado de trabalho do futuro

2. Melhorar os resultados na investigação química e sanitária

Atualmente, os programas de IA são usados para identificar novas moléculas e saber como elas interagem entre si a fim de estabelecer suas propriedades. Isso ajuda os pesquisadores a “projetar novas moléculas e compostos com propriedades específicas, como a eficácia de um medicamento ou a resistência à corrosão de um material”. 

Na pesquisa farmacêutica, permite que sejam feitos diagnósticos “identificando doenças com alta taxa de mortalidade, como o diabetes, trazendo assim maiores benefícios sem precedentes para a humanidade”.

3. Otimizar processos em pesquisa social

Nas ciências sociais, parte do trabalho de pesquisa envolve a coleta de dados para serem tiradas conclusões. No entanto, o processo é muitas vezes muito tedioso sem o apoio da tecnologia certa. 

Com a IA, a pesquisa universitária pode acelerar a análise de dados e gerar cálculos mais precisos, resultando em hipóteses ou teorias mais acertadas.

Leia também: 👉 Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

4. Eliminar vieses cognitivos

Os programas de IA oferecem maior transparência nos processos de pesquisa universitária, especialmente quando há implicações éticas e sociais. Como a IA carece de um “corpus ético”, um fundo moral ou ideológico, o viés subjetivo do aluno ao conduzir uma análise de pesquisa é eliminado. 

É um fato que os programas de IA continuarão a crescer e a oferecer apoio às instituições de ensino superior (IES) na área da investigação universitária, mas que oferta existe atualmente para estudantes e instituições que querem integrar a IA a ela?

5 programas de IA que transformarão a pesquisa universitária

programas-de-IA-que-transformarão-a-pesquisa-universitária

A IA está evoluindo em todas as áreas, e a da pesquisa universitária não poderia ser exceção. É por isso que hoje selecionamos 5 programas de IA que estão mudando radicalmente a maneira como os estudantes realizam suas práticas e trabalhos de pesquisa.

Leia também: 👉 Liderança docente e mitos da inteligência artificial na educação

1. Research Rabbit

Esta plataforma on-line suportada por IA foi projetada para a busca de artigos de qualidade acadêmica. Se os estudantes do ensino superior precisam de conteúdo confiável de sites acadêmicos e revistas para uma pesquisa universitária, o Research Rabbit é uma ótima solução. 

Seus mecanismos de busca baseados em IA podem encontrar tudo sobre qualquer tópico acadêmico em uma velocidade impressionante, descartando fontes falsas ou pouco confiáveis e concentrando-se em artigos científicos, teses, livros de autores reconhecidos, relatórios e relatórios técnicos. 

O que mais o Research Rabbit faz?

  • Gera um mapa visual da pesquisa.
  • Organiza informações por coleções, tendências ou prioridade de pesquisa.
  • Cria alertas sobre o tema que está sendo investigado.
  • Compartilha as informações com a equipe, e até mesmo convidá-la a colaborar na pesquisa.
  • É grátis.

2. Consensus

Como seus criadores colocaram, o Consensus “é um mecanismo de busca que usa IA para extrair e destilar descobertas diretamente de pesquisas científicas”. Tecnicamente, é um programa de IA que funciona como o ChatGPT, mas focado inteiramente em conteúdo relacionado à pesquisa. 

O que o Consensus oferece?

  • Resultados científicos: seu mecanismo de busca só trabalha com fontes publicadas em sites e revistas científicas, revisadas por pares. Como apontam seus criadores, “mostramos resultados de cientistas, não de equipes de marketing”.
  • Análise de conteúdo otimizada: a IA “lê documentos” e recupera apenas as informações de que os alunos precisam para suas pesquisas usando palavras-chave.
  • É grátis.

CTA Banner Ensino Hibrido e Tecnologia Educacional

3. DeepMind AlphaFold

O AlphaFold é a poderosa IA da DeepMind que permite aos pesquisadores vislumbrar a estrutura tridimensional das proteínas, e o faz com alta precisão, já que possui um dos maiores bancos de dados do mundo. 

Estima-se que, em apenas um ano, as descobertas do AlphaFold possam ser comparadas com dois séculos de pesquisa, o que já nos dá uma ideia da relevância que pode ter para os estudantes universitários na área da biologia. 

Vantagens do AlphaFold:

  • Seu banco de dados: atualmente tem informações sobre mais de 200 milhões de proteínas.
  • Trabalha em colaboração com instituições reconhecidas em seu campo, como o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (European Molecular Biology Laboratory, EMBL).
  • Alta capacidade de análise de estruturas biomoleculares.

4. Watson for Research

Desde sua criação, o Watson chamou a atenção por sua incrível capacidade de emular as funções cognitivas dos humanos a partir do uso de Redes Neurais Artificiais (RNA), o que lhe permite desenvolver um aprendizado profundo e constante. 

O Watson for Research foi projetado para aprender em tempo real e responder a perguntas complexas com linguagem natural. Como ele faz isso? Com o suporte de big data e milhões de fontes confiáveis pré-carregadas. 

Seu processamento de linguagem natural e aprendizado automático permite aos pesquisadores que analisem informações no nível macro e obtenham conhecimento relevante de qualquer documento, especialmente se for científico. Em sentido estrito, o que ele faz é replicar as funções cognitivas humanas por meio da ciência de dados, otimizando radicalmente a velocidade e a eficiência da lógica humana.

5. Scite.AI

Quantas vezes quisemos encontrar a fonte de uma citação de que necessitamos para uma investigação? Isso pode ser alcançado em segundos com o Scite, um programa de IA projetado para detectar se o conteúdo e os resultados da pesquisa universitária são apoiados por estudos sérios ou endossados pela comunidade acadêmica e científica. 

Na era da hiperinformação, um dos aspectos mais comuns na pesquisa é o uso de conteúdo de fonte confiável. Entre os objetivos do Scite, está o de realizar uma busca abrangente utilizando 11 diferentes mecanismos de busca, identificando as referências de milhões de citações. 

Vantagens oferecidas pelo Scite:

  • Extrai o enunciado da citação, ou seja, a frase que contém a citação dentro do artigo.
  • Fornece o contexto da citação por meio das frases antes e depois do texto declarado.
  • Dados de localização do compromisso.
  • Tipo de citação, para saber sua intenção dentro do texto (se é para contrastar, refutar ou apoiar).

Leia também: 👉 5 exemplos de inteligência artificial aplicada ao ensino universitário

Sem dúvida, os programas de IA vieram para mudar radicalmente a dinâmica da aprendizagem, bem como os processos tradicionais de pesquisa universitária. É por isso que hoje as IES procuram adaptar-se à educação do futuro por meio de soluções inovadoras e de elevada qualidade. 

É o caso da Pearson Higher Education, um catálogo de soluções educacionais digitais que permite que sua IES encare as necessidades educacionais atuais, facilitando a integração inteligente de ambientes virtuais, que funcionam de maneira orgânica, tanto na modalidade presencial quanto a distância. 

A Pearson Higher Education tem uma plataforma de Biblioteca Virtual, pioneira e altamente intuitiva, com mais de 16 mil títulos reconhecidos globalmente, práticas de Laboratório Virtual, bem como sistemas de exercícios, práticas e avaliações projetados para um ambiente de aprendizagem verdadeiramente imersivo. 

Além disso, oferecemos um LMS robusto e ideal para metodologias de ensino híbrido. Convidamos você a conhecer nossas soluções e a tirar partido de suas características inovadoras no ensino superior por meio de uma verdadeira experiência de aprendizagem significativa aos estudantes universitários. Faça o download do infográfico e conheça o nosso ecossistema de soluções digitais para IES! 

banner solucoes educacionais pearson

Referências

RIVERO, J. J. L. Ciencia de datos e inteligencia artificial como apoyo para investigaciones cualitativas. Revista EDUCARE. UPEL-IPB. Segunda Nueva Etapa 2.0, v. 26, n. 2, p. 186-209, 2022. 

URBANO, M. D. O. La farmacia en la nueva era de la inteligencia artificial: la farmacia y la inteligencia artificial. Techno Review. International Technology, Science and Society Review. Revista Internacional de Tecnología, Ciencia y Sociedad, v. 13, n. 3, p. 1-11, 2023.  

UZQUIANO, Amaya Fernández de. Inteligencia artificial y química: la combinación perfecta para la innovación. Economia3. 10 May 2023. Disponível em: https://economia3.com/2023/05/10/575168-inteligencia-artificial-y-quimica-la-combinacion-perfecta-para-la-innovacion. Acesso em: 26 jul. 2023. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados