Descubra os diferentes tipos acadêmicos dos estudantes durante as férias e como eles aproveitam esse período. Confira nossa análise baseada em anos de experiência. 

As férias chegaram! A Biblioteca já não tem aquela movimentação dos meses de aula. Período de lazer, relaxamento e descontração, afinal, uma pausa temporária para os estudos. Mas será que todos os universitários encaram esse período da mesma forma em relação aos estudos? As atividades das férias são as mesmas para todos eles? Vamos conhecer os tipos acadêmicos que vão se apresentando com a finalização do semestre e com a chegada das férias e do próximo período.  

Nessa nossa análise destacamos três tipos acadêmicos de comportamento: os prevenidos, os descolados e os destemidos. Acompanhe a nossa percepção de cada um deles, considerando os anos de experiência à frente em bibliotecas de ensino superior.

Os prevenidos

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Os prevenidos são aqueles que buscam agir de forma antecipada para evitar situações problemáticas, no caso, enfrentar o desconhecido, ou seja, as disciplinas e os conteúdos do próximo semestre. Os prevenidos pensam assim: “Vou aproveitar as férias e me preparar!” 

Portanto, os prevenidos são os alunos que já estão de olho no próximo semestre. Eles recorrem à bibliografia do novo período a ser cursado e têm acessos aos livros, ou os tomam por empréstimo, indo pessoalmente à biblioteca, ou os acessam via biblioteca virtual. O acesso virtual é mais uma opção para o aluno prevenido que deseja se antecipar nos estudos. Essa postura é a garantia de iniciar já por dentro das disciplinas, acompanhando melhor as aulas, já tirando suas dúvidas decorrentes da leitura prévia. Com certeza, vão aproveitar bem as férias nesse sentido. 

Analisando essa situação, vemos indícios de duas linhas teóricas que permeiam os prevenidos, uma dentro da Administração e outra no segmento da Educação: planejamento estratégico e sala de aula invertida. Veja!

Os prevenidos e o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão empresarial, que visa definir as ações mais adequadas para alcançar determinados objetivos de acordo com o cenário de cada organização. 

Os prevenidos se planejam estrategicamente, a partir de um cenário futuro definido que desejam alcançar, buscando neutralizar as ameaças e mitigar seus pontos fracos, ou seja, as disciplinas desconhecidas. Daí, eles se fortalecem com a oportunidade de estudo nos livros disponíveis na Biblioteca e na Biblioteca Virtual Pearson. Oliveira (2010) ressalta que planejar estrategicamente corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, ou seja, novo semestre, novas disciplinas, novos professores.

Os prevenidos e a sala de aula invertida

Em relação ao conceito de sala de aula invertida, o estudante prevenido realiza atividades antecipando-se às aulas, fazendo leituras e estudando os conteúdos, para melhor aproveitamento em sala de aula (Colvara e Espírito Santo, 2019). Essa metodologia faz parte do conjunto de metodologias ativas, tão bem explorado hoje pelos PDIs das IES, amplamente aplicado pelos docentes.  

A sala de aula invertida é uma das metodologias mais conhecidas, que se constitui da inversão do processo de aprendizagem. O professor faz a indicação dos conteúdos que o aluno pode estudar antecipadamente, fora do ambiente escolar, para, mais tarde, já em sala de aula (física ou virtual), promover a discussão coletiva junto aos demais, construindo, dessa forma, o conhecimento.

Conheça os descolados  

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Em relação aos descolados, no sentido literal da palavra, temos: “Que descolou ou se descolou.” Já trazendo para o linguajar popular, temos: “Que é eficaz, hábil na resolução de situações complicadas ou inesperadas.” (Priberam, 2008, online). Portanto, o segundo significado é o mais apropriado para este post, é o que vamos adotar.  

Para os descolados nenhuma preocupação. O período das férias foi feito para se divertir, aliviar as ideias, repousar a mente, afinal, foi um semestre inteiro de muita dedicação, horas a fio de estudo. Seguindo essa premissa, os descolados pensam dessa forma: “No próximo semestre tem novidade, que bom, vou tirar de letra!”  

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Os descolados e o ócio criativo

Mas, se levarmos em conta o conceito de ócio criativo de Domenico De Masi, temática filosófica e atrelada à Sociologia, quando estamos livres de amarras, em tempo livre, podemos praticar o ócio criativo, situação em que lazer, estudo e trabalho se confundem (De Masi, 2012).  

Para esse autor, com o ócio criativo, ao tempo que trabalhamos, podemos estudar e ter lazer; ao tempo que estudamos, podemos ter lazer e trabalhar e ao tempo que nos divertimos, podemos trabalhar e estudar. Portanto, para os descolados, também há a oportunidade de crescer com esse comportamento descontraído, descobrindo novas frentes “apenas” com a curiosidade e o dia a dia das férias. De repente, em um passeio ou viagem, vem aquela ideia que faltava para realizar algo diferente, é a prática do ócio criativo. Dessa forma, eles estão mais próximos de exclamarem como Arquimedes: “Eureca! Como não pensei nisso antes!

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Os destemidos

os destemidos, preferem encarar o risco de cabeça, têm essa prática no seu dia a dia. Com isso, vemos que os destemidos retratam um pouco do comportamento do empreendedor. Para eles, a situação desconhecida, o risco, serve até de motivação. Ter motivo para enfrentar o semestre com entusiasmo, afinal tudo é novo, é uma oportunidade singular. Os destemidos falam sem medo: “Que venha o próximo semestre, estou pronto!

Os destemidos e o risco e a motivação

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Para Chiavenato (2001, p. 87), essa situação deve ser muito bem dosada, pois “o risco é sempre uma possibilidade de perda”. Por outro lado, o risco traz oportunidades, que não surgem nas condições normais. Enquanto empreendedores do próprio conhecimento, os destemidos devem estabelecer estratégias de ação para minimizar os riscos. Uma delas pode ser a própria motivação, pois “a motivação pessoal acaba sendo o diferencial da pessoa criativa.” (Sertek, 2012, p. 105). 

Essa análise não pretende privilegiar um comportamento sobre o outro, apenas retratar uma realidade vivenciada em ambiente acadêmico, onde prevenidos, descolados e destemidos, se misturam e movimentam as Bibliotecas das IES. Cada tipo, dentro da sua peculiaridade aqui citada, serve de exemplo para o outro durante todo o semestre letivo e os docentes podem tirar proveito disso. Sabendo lidar com essas diferenças comportamentais têm um cenário eclético e rico para novas discussões e geração de conhecimento, pois cada tipo pode contribuir para o crescimento do outro.  

Com certeza os bibliotecários que atuam em bibliotecas já se depararam com esses tipos durante o atendimento no período de férias. 

E você, aluno, conseguiu se ver em algum desses tipos? Você é prevenido, descolado ou destemido? E você, docente, já enfrentou prevenidos, descolados e destemidos em sala de aula? Deixe o seu comentário abaixo, ficarei imensamente feliz em ler a sua contribuição.  

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Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. 
COLVARA, Jonas dos Santos; ESPÍTIRO SANTO, Eniel. Sala de aula invertida: desafios para o ensino superior. Curitiba: Appris, 2019. E-book. 
DE MASI, Domenico. O Ócio criativo: entrevista à Maria Serena Palieri. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. 
DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024.  Descolado. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/descolado. Acesso em: 03 jul. 2024. 
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  
SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. Curitiba, PR: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 10 jul. 2024. 

Ana Luiza Chaves
Ana Luiza Chaves

Gestora de bibliotecas na Faculdade CDL; especialista em Pesquisa Científica, em Marketing Estratégico e em Gestão de Arquivos Empresariais. Exerce a função de Analista de Projetos de Arquivos, na Mrh Gestão de Arquivos, atuando como responsável técnica, e como auditora da qualidade. Focada no incentivo à leitura e ao uso de bibliotecas, na gestão de documentos, na aplicação da normalização em trabalhos acadêmicos e na gestão da qualidade. Mantém o blog de sua autoria Leitura e contexto.

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