Na educação, a Realidade Virtual é classificada em diferentes tipos de acordo com o grau de imersão e a tecnologia utilizada. Conheça suas aplicações!  

  1. Realidade Virtual: o conceito por trás de tudo
  2. Como a Realidade Virtual pode ser aplicada no cotidiano
  3. A realidade virtual no âmbito de ensino
  4. Tipos de realidade virtual educativa
    4.1. Realidade virtual imersiva
    4.2. Realidade virtual semi-imersiva
    4.3. Realidade virtual não imersiva
    4.4. Realidade virtual baseada em desktop 
    4.5. Realidade virtual móvel
    4.6. Realidade virtual em escala de sala
    4.7. Realidade virtual social
  5. A realidade virtual educativa na sua instituição de ensino superior
    5.1. Biblioteca Virtual da Pearson
    5.2. Virtual Labs – Laboratórios Virtuais Pearson

A Realidade Virtual veio para ficar. O que há poucos anos ainda era desconhecido, agora faz parte do nosso dia a dia em diversos cenários, desde os jogos e redes sociais até a medicina. 

Mas os segmentos englobados não param por aí: o turismo, a arquitetura, a cultura, a TV e o cinema também se adaptaram a essa revolução tecnológica, e a educação não poderia ficar de fora dessa transformação. Uma das áreas mais beneficiadas, o aprendizado evoluiu muito com a Realidade Virtual como aliada dos docentes e das instituições de ensino. 

Diante de tantos avanços, uma classificação foi criada para diferenciar os tipos de Realidade Virtual Educativa. Acompanhe!

Realidade Virtual: o conceito por trás de tudo

 Realidade-Virtual-conceito-por-tras-de-tudo

Antes de nos aprofundarmos na Realidade Virtual Educativa e em suas segmentações, é essencial reforçar o que é, por si só, esse conceito. 
 
A Realidade Virtual é uma tecnologia que permite ao usuário substituir sua verdadeira realidade por outra gerada por um aparelho tecnológico, como um celular, computador ou videogame. Sua principal característica é o envolvimento humano através da imersão sensorial, fazendo com o que o cérebro pense que aquilo que você está vendo é real, mesmo que por um curto período de tempo.

Como a Realidade Virtual pode ser aplicada no cotidiano

Apesar de parecer extremamente futurista, a Realidade Virtual não é tão recente como se pensa. Na verdade, os primeiros indícios da invenção são dos meados dos anos 50. Desde então, o desenvolvimento tecnológico garantiu evoluções cada vez mais significativas, chegando às que podemos observar hoje em dia. 

Confira algumas delas:

Medicina

Por meio da Realidade Virtual na medicina, é possível ver detalhes do corpo humano e treinar procedimentos. Para os pesquisadores, um ambiente cirúrgico virtual tridimensional pode permitir um planejamento e ensaio pré-operatório aprimorado. Desse modo, melhora os resultados do paciente, diminui as taxas de complicações e aprimora as habilidades técnicas.

Meios de comunicação

Já imaginou viver uma experiência em primeira pessoa de situações contidas nas notícias? O jornalismo imersivo permite que o usuário viaje para o lugar dos fatos com vídeos ao vivo em 360° transmitidos por streaming.

Entretenimento

Talvez essa seja uma das formas mais comuns de enc

ontrarmos a Realidade Virtual em nosso cotidiano. No videogame, os usuários podem entrar no cenário dos jogos, além de praticar esportes de risco sem sair de casa.

Arquitetura

Com a Realidade Virtual, os arquitetos podem estudar melhor o espaço e apresentar o projeto de forma totalmente imersiva aos clientes, que têm a sensação real de viver naquele espaço.

Turismo

Visitar o Museu de História Natural, conhecer as Pirâmides do Egito e subir a Machu Picchu nunca foi tão fácil quanto desde que a Realidade Virtual chegou. Com óculos ou capacetes de imersão, essa experiência pode ser tão real quanto a verdadeira, com ambientes que simulam até mesmo cheiros e temperatura.

e-book transição de cursos presenciais para digitais

A realidade virtual no âmbito de ensino

Na educação, a Realidade Virtual proporciona muitos benefícios e pode transformar a qualidade do ensino. Essa tecnologia promove mais interação nas aulas e pode ser aplicada em várias disciplinas e metodologias de ensino, aumentando o interesse e a atenção do aluno. 

Agora, as aulas não se limitam mais ao espaço físico de uma sala de aula. Com a Realidade Virtual Educativa as possibilidades são ampliadas, permitindo aos estudantes experimentarem ambientes simulados tridimensionais e situações que seriam impossíveis ou mesmo perigosas se realizadas de outra forma.

Tipos de realidade virtual educativa

Como falamos anteriormente, a Realidade Virtual acompanhou as evoluções tecnológicas que vêm sendo aplicadas no setor de ensino. Para analisar seu desenvolvimento e aproveitar ao máximo suas possibilidades, foi necessária a criação de uma segmentação, como veremos a seguir.

Realidade virtual imersiva

Estar isolado do resto do ambiente pode ser produtivo para a concentração em diversos exemplos, tanto no âmbito acadêmico, quanto no profissional. O foco pode vir acompanhado do silêncio e da ausência de elementos distrativos. Contudo, a Realidade Virtual Imersiva proporciona uma nova experiência neste cenário. 

A imersão completa cria uma nova ambientação para o usuário - que pode ser o estudante ou o docente. Com essa tecnologia, é possível criar simulações detalhadas que levam a pessoa a um universo similar ao da vida real – com segurança, mas sem perder as dinâmicas. 

É possível realizar relatórios, simular laboratórios e até mesmo criar didáticas de aprendizagem de maneira virtual e imersiva, garantindo o foco do estudante e aumentando consideravelmente seu interesse pelo assunto. 

Leia também: 👉 Virtual Lab: conheça todos os laboratórios e como funcionam

Realidade virtual semi-imersiva

Esta experiência é menos imersiva do que a citada acima, mas ainda oferece níveis de aprofundamento que são extremamente úteis no processo de aprendizagem. Ainda que possa acontecer distrações por interferências externas, a Realidade Virtual Semi-inversiva é uma estratégia interessante para dinâmicas de ensino. 

Dentre as diversas possibilidades, mais comuns e aplicáveis, para o meio acadêmico são de simuladores e ambientes de treinamento por dispositivos projetores ou grandes telas. Um dos exemplos mais famosos neste tipo de tecnologia é a simulação de voos ou direção.

Realidade virtual não imersiva

Esta talvez seja a experiência mais tradicional e comum com Realidade Virtual. Diferente das apresentadas anteriormente, não isola o usuário do ambiente externo - nem completamente, nem parcialmente. 

A Realidade Virtual Não Imersiva, geralmente, é feita através de telas simples e controles. Os videogames são exemplos mundialmente conhecidos desta tecnologia. Também podemos citar a presença de simuladores de computador para esse tipo de dinâmica. 

Leia também: 👉 Influência das Soft Skills no desempenho acadêmico

Realidade virtual baseada em desktop 

Nesta tecnologia, a tela de um computador tradicional é a principal ferramenta de ensino. É neste sentido que a Realidade Virtual Baseada em Desktop trabalha. 

A utilização de moldes em 3D para que o usuário possa interagir e desenvolver sua dinâmica de aprendizagem é a principal referência neste modelo. Jogos interativos, cenários criados e movimentos ao toque do mouse fazem a diferença nesse cenário.  

Realidade virtual móvel

Realidade-virtual-móvel

É muito raro, para não dizer impossível, encontrar alguém que não possua um smartphone hoje em dia. Dos mais jovens aos mais velhos, independentemente da classe social, todos se renderam de alguma forma aos benefícios oferecidos pelo celular, o que torna a Realidade Virtual Móvel muito mais acessível. 

Isso porque, nesse caso, são utilizados dispositivos móveis para proporcionar experiências de Realidade Virtual, muitas vezes com visores projetados para smartphones. Dessa forma, qualquer pessoa com um dispositivo desses na mão pode vivenciar essa nova realidade. 

Leia também: 👉 Vantagens do M-Learning ou aprendizagem móvel no ensino universitário  

Realidade virtual em escala de sala

Também conhecida como Roomscale, a Realidade Virtual em Escala de Sala monitora o movimento do usuário em 360 graus e traduz para o mundo virtual em tempo real, o que permite que os alunos realizem tarefas, como atravessar uma sala ou pegar um copo, usando movimentos naturais. 

Essa é uma experiência totalmente imersiva, na qual os estudantes podem visitar lugares e estruturas que, na verdade, podem estar a quilômetros de distância. Já imaginou conduzir sua turma pelo Museu do Louvre ou até mesmo passear dentro de um vulcão sem sair da sala de aula?

Realidade virtual social

Talvez você já esteja acostumado com a experiência fornecida pela Realidade Virtual Social, mas isso não muda o fato dela ter revolucionado as interações sociais há alguns anos. Pelo nome, não é difícil de imaginar: ela foca no relacionamento, diálogo ou contato entre diferentes pessoas dentro de ambientes virtuais compartilhados, permitindo que os usuários interajam uns com os outros em tempo real. 

O principal exemplo desse tipo de realidade virtual são as redes sociais, por onde pessoas do mundo todo interagem entre si com diferentes finalidades. Na visão educativa, por sua vez, esses espaços podem ser de colaboração entre alunos e professores, possibilitando a solução de dúvidas a qualquer momento, de qualquer lugar.

Nova call to action

A realidade virtual educativa na sua instituição de ensino superior

São muitos os benefícios oferecidos pela realidade virtual ao âmbito pedagógico, como a interatividade, o engajamento, a autonomia, a motivação, a inclusão e a acessibilidade. Diante de tantas possibilidades, uma coisa é certa: as Instituições de Ensino que não se adaptarem a essa nova realidade ficarão para trás. 

Por isso, inserir soluções aos poucos é uma boa alternativa para quem quer modernizar seu negócio e acompanhar as mudanças do ensino. Com a Pearson Higher Education, esse caminho fica ainda mais fácil. Saiba como:

Biblioteca Virtual da Pearson

Ótima opção para implementar a realidade virtual na sua Instituição de Ensino Superior, a Biblioteca Virtual da Pearson é pioneira em acervo digital universitário no Brasil. Há 19 anos no mercado, possui acervo de mais de 15 mil livros digitais, que abrange mais de 40 áreas de conhecimento e tem parceria com mais de 80 editoras parceiras

Com a Biblioteca Virtual, sua instituição não dependerá de um espaço físico e terá um grande número de títulos organizados, atualizados e gerenciados de forma simples. Todo o acervo pode ser acessado ​​por meio de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, a plataforma de aprendizagem conta com o recurso de Inteligência Artificial, no qual sugere livros de acordo com o comportamento individual de cada aluno. 

Mais inovação tecnológica para a sua instituição de ensino! 
Teste Grátis!

Virtual Labs – Laboratórios Virtuais Pearson

Quer aprofundar ainda mais a transformação digital da sua instituição? A Virtual Labs é a solução ideal para otimizar recursos e custos das práticas laboratoriais, obtendo evidências de aprendizado multidisciplinar. 

Com uma plataforma de simulação para laboratórios de ciências, ela integra inúmeros experimentos para as áreas de biologia, física e química. Os alunos podem fazer simulações sem riscos e sem limite de tentativas e a instituição realiza uma economia considerável ​​de espaço e recursos humanos. 

CTA Banner Virtual Labs do Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados