Descubra as vantagens do M-learning no ensino universitário e como a integração com uma biblioteca virtual melhora a experiência de aprendizagem. 

  1. O que é M-learning e por que ele é essencial para sua instituição universitária?
  2. 7 Vantagens do M-learning no ensino universitário
    2.1. Enriquece sua oferta de ensino híbrido e EAD
    2.2. Cria experiências de aprendizagem gamificadas
    2.3. Promove a colaboração em tempo real de alunos e professores
    2.4. Prepara melhor seus alunos para o futuro
    2.5. Reduz custos
    2.6. Integra melhor todas as suas tecnologias educacionais
    2.7. Oferece um ensino mais acessível e favorável à diversidade
  3. Impulsione o M-learning de sua universidade com a Biblioteca Virtual da Pearson

O M-learning, ou aprendizagem móvel, estabeleceu-se como uma das tendências mais promissoras na educação, especialmente no ensino superior. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que a adoção de dispositivos móveis com conexão à internet na América Latina é cada vez maior, especialmente entre estudantes universitários. 

Ao contrário de outras ferramentas, como notebooks, os celulares ou tablets tendem a ser muito mais acessíveis para modalidades de ensino híbrido ou remoto. Portanto, conteúdos educacionais e trilhas de aprendizagem que se adaptam a esses tipos de dispositivo conseguem atingir uma população estudantil muito mais ampla, abrindo mais e melhores oportunidades de profissionalização. 

Neste artigo, vamos detalhar as principais vantagens do M-learning para universidades e como, ao integrá-lo a uma biblioteca virtual, sua instituição pode elevar substancialmente a qualidade e a abrangência de sua oferta educacional.

Leia também: 👉 Como aproveitar as trilhas de aprendizagem no ensino superior

O que é M-learning e por que ele é essencial para sua instituição universitária?

M-learning-e-por-que-ele-é-essencial-para-sua-instituição-universitária

O M-learning é a modalidade educacional que utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para o acesso a conteúdos acadêmicos e a facilitação do processo de aprendizagem, independentemente do local ou do horário no qual o aluno deseja ou possa acessar. 

Essa forma de aprender nos permite aproveitar a onipresença da tecnologia móvel, à qual os jovens já estão extremamente acostumados e na qual investem grande parte do próprio tempo. Na verdade, de acordo com o Digital 2023 Global Overview Report, as pessoas usam seus smartphones por até seis horas e meia por dia. 

Fortalecer o M-learning é uma ótima estratégia para que boa parte desse tempo seja investido em atividades produtivas de estudo. Algumas das características técnicas mais importantes do e-learning são: 

Portabilidade e conectividade: os dispositivos móveis são leves e fáceis de transportar, permitindo aos alunos que acessem conteúdo educacional em qualquer lugar, seja em um café, no transporte público ou no conforto da própria casa. Além disso, possibilita que muitos dos conteúdos educacionais sejam armazenados na memória interna, de modo que nem sempre é necessária uma conexão fixa com a internet para estudar a partir do celular. 

Interatividade e acessibilidade: a maioria dos dispositivos móveis atuais oferece telas sensíveis ao toque e também possui câmeras e microfones integrados, a partir dos quais é possível uma maior gama de interatividade, especialmente quando se trata de conteúdo gamificado ou avaliações que exigem que o aluno compartilhe áudio ou vídeos. Dessa forma, o M-learning permite criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e participativas.  

Além disso, graças ao software e ao hardware do smartphone, os aplicativos de M-learning geralmente têm recursos de acessibilidade, como leitura em voz alta, ajuste do tamanho da fonte e modos de contraste, para atender alunos com necessidades especiais. 

Integração multimídia: os conteúdos das plataformas educacionais podem ser apresentados em diferentes formatos multimídia, como áudio, vídeo ou infográficos dinâmicos. Adaptar esses formatos para telas móveis é relativamente simples, e não é necessário fazer um aplicativo inteiro do zero com o conteúdo – você pode replicar o LMS em um formato responsivo. 

Notificações e lembretes: uma das grandes vantagens dos aplicativos móveis educacionais é que eles podem enviar notificações em tempo real para lembrar datas de vencimento, anunciar novos conteúdos ou fornecer feedback instantâneo, mantendo os alunos informados e motivados. Na verdade, esses lembretes são muito mais propensos a serem levados em conta se forem enviados como notificações instantâneas do que se forem encaminhados apenas por e-mail.

[Coluna Inside HED] 👉 O ir e vir do processo de aprendizagem

7 Vantagens do M-learning no ensino universitário

Vantagens-do-M-learning-no-ensino-universitário

Graças às características tecnológicas do M-learning, as instituições podem oferecer uma experiência de aprendizagem mais rica e flexível, adaptada às demandas do século XXI. Algumas das principais aplicações da aprendizagem móvel que você deve aproveitar em sua instituição universitária são as seguintes:

1. Enriquece sua oferta de ensino híbrido e EAD

Uma das principais características do M-learning é a possibilidade de acessar conteúdos e recursos educacionais de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso permite aos alunos que integrem o aprendizado contínuo com suas atividades diárias e de acordo com suas necessidades individuais. 

Aproveitar a tecnologia móvel possibilita a você aumentar a relevância da experiência do aluno de várias maneiras, adaptando o conteúdo a suas preferências, seus ritmos e seus estilos com caminhos de aprendizagem personalizados e recomendações com base no progresso e no desempenho individuais.

2. Cria experiências de aprendizagem gamificadas

O design interativo de aplicativos e plataformas de M-learning promove a gamificação, incentivando a participação ativa dos alunos e facilitando a compreensão e a retenção de conceitos por meio de desafios e recompensas. 

Na verdade, gamificar para dispositivos móveis pode ser ainda mais fácil do que gamificar para plataformas que rodam em PCs, principalmente por conta da facilidade de interação oferecida pelas telas sensíveis ao toque.

Leia também: 👉 Exemplos de plataformas de e-learning para a educação

3. Promove a colaboração em tempo real de alunos e professores

As mensagens instantâneas são atualmente o principal canal de comunicação não presencial entre os jovens. O M-learning facilita a colaboração entre os alunos, pois eles são muito mais propensos a participar de discussões on-line, projetos em grupo e troca de recursos e feedback de uma ferramenta que eles já estão acostumados a usar continuamente.

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

4. Prepara melhor seus alunos para o futuro

A aprendizagem móvel não só promove a autogestão e a responsabilidade dos alunos no próprio processo educativo, tornando-os protagonistas da própria aprendizagem, como também os prepara a um mundo digitalizado no qual a capacidade de aprender e trabalhar de maneira autônoma e por meio da utilização de tecnologias móveis é crucial.

5. Reduz custos

Por não necessitar de infraestrutura física, o M-learning pode representar uma redução de custos para as instituições de ensino. Além disso, os conteúdos em plataformas virtuais de aprendizagem são facilmente atualizados e adaptados ao design responsivo de dispositivos móveis. 

Ao mesmo tempo, ao ter acesso a centenas de livros digitais graças a uma biblioteca virtual no celular, os alunos podem economizar muito em títulos e cópias físicas.

6. Integra melhor todas as suas tecnologias educacionais

O M-learning complementa perfeitamente outras ferramentas educacionais digitais. Ele pode se integrar com sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), bibliotecas virtuais, laboratórios práticos, simulações de realidade virtual e outras plataformas, criando um ecossistema educacional robusto.

Leia também: 👉 4 Práticas recomendadas para implementar um LMS na universidade

7. Oferece um ensino mais acessível e favorável à diversidade

Graças aos recursos de acessibilidade e tradução para vários idiomas, estudantes de diferentes origens, culturas e habilidades podem acessar conteúdo educacional de modo eficaz. Esses tipos de recursos podem fazer toda a diferença para minorias e comunidades vulneráveis.

Impulsione o M-learning de sua universidade com a Biblioteca Virtual da Pearson

M-learning-de-sua-universidade-com-a-Biblioteca-Virtual-da-Pearson

Grande parte do futuro da aprendizagem está nos dispositivos móveis. As vantagens do M-learning no ensino universitário são inegáveis e representam uma oportunidade para seus alunos e sua universidade se manterem competitivos. Na Pearson Higher Education, continuamos na vanguarda dessa revolução, oferecendo ferramentas e recursos que facilitam e capacitam o aprendizado móvel. 

Ao integrar a Biblioteca Virtual da Pearson na sua IES, você amplia ainda mais o acesso móvel de seus alunos e professores a recursos acadêmicos de qualidade, já que a plataforma oferece um aplicativo de acesso exclusivo e é 100% responsiva. 

Dessa forma, você preparando os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado, com recursos interativas, atualizações constantes do acervo e uma experiência do usuário otimizada para dispositivos móveis. 

Com uma coleção de mais de 16.000 títulos atualizados de 35 editoras renomadas e para diferentes disciplinas universitárias, a Biblioteca Virtual da Pearson não apenas complementa, mas aumenta o sucesso acadêmico em sua instituição de ensino superior. Faça o teste grátis e confira, em detalhes, as funcionalidades da plataforma! 
banner blog home biblioteca virtual teste gratis

Referências

FOMBONA CADAVIECO, J.; PASCUAL SEVILLANO, M. Ángeles. Beneficios del M-learning en la educación superior. Educatio Siglo XXI, n. 31, v. 2, p. 211-234, 2013. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/view/187171. Acesso em: 5 out. 2023. 

RODRÍGUEZ ARCE, R.; COBA JUÁREZ, J. Impacto do M-learning no processo de aprendizagem: habilidades e conhecimento. Revista Iberoamericana de Investigación y Desarrollo. 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-74672017000200363&script=sci_arttext. Acesso em: 5 out. 2023. 

SARRAB, M.; ELGAMEL, L.; ALDABBAS, H. Mobile Learning (M-Learning) and educational environments. International Journal of Distributed & Parallel Systems, 2012. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados