Descubra como o Blended Learning pode transformar a educação e conheça os recursos on-line para enriquecer essa modalidade em sua universidade.  

  1. O que é o blended learning e como ele surgiu?
  2. Qual é a importância do blended learning nas universidades?
  3. 7 recursos on-line para promover o ensino híbrido em sua universidade
    3.1. Biblioteca Digital
    3.2. Laboratórios virtuais
    3.3. Repositórios on-line de Recursos Educacionais Abertos (REA)
    3.4. Sites interativos
    3.5. Ferramentas de colaboração on-line
    3.6. Gamificação
    3.7. Palestras TED-Ed
  4. Otimize sua proposta de valor e impulsione o aprendizado híbrido com as soluções Pearson HED

O blended learning, também conhecido como modalidade de ensino híbrido, tem ganhado grande popularidade no campo educacional pela possibilidade que oferece de combinar o melhor do ensino presencial e do ensino on-line, com um alto grau de adaptabilidade às necessidades de cada aluno. 

O B-learning permite configurar uma experiência de aprendizagem mais flexível e personalizada em praticamente todas as áreas do conhecimento, para que universidades como a sua possam otimizar sua proposta educacional e de valor agregado em comparação com outras instituições. 

No entanto, também sabemos que ainda existem muitas atividades voltadas ao ensino que parecem difíceis de migrar para o mundo virtual. Por isso, no artigo de hoje vamos analisar sete recursos on-line que são fundamentais para que sua universidade dê um grande salto rumo ao ensino híbrido com sucesso. 

O que é o blended learning e como ele surgiu?

que-é-o-blended-learning-e-como-ele-surgiu

O blended learning é uma metodologia educacional que combina o ensino presencial tradicional com o ensino on-line; ou seja, os alunos realizam grande parte de suas atividades acadêmicas on-line por meio de plataformas digitais, mas continuam participando de dinâmicas presenciais, geralmente mais focadas na prática e na colaboração em tempo real. Nesse sentido, o blended learning tem muitas semelhanças com a sala de aula invertida. 

Em seus primórdios, em meados dos anos noventa, surgiu como resposta à necessidade de integrar as tecnologias da informação e comunicação (TIC), especialmente os recursos multimídia e a internet, no processo de ensino-aprendizagem. 

Naquela época, o ensino on-line ainda era muito restrito, já que as plataformas digitais eram bastante rudimentares, a capacidade dos equipamentos de informática era muito menor do que a de hoje e, em geral, o percentual da população que tinha acesso a um computador com conectividade era muito baixo.  

Mesmo assim, o blended learning começou a ganhar popularidade rapidamente, em especial entre estudantes e professores universitários de países desenvolvidos, que encontraram na virtualidade uma excelente maneira de alcançar objetivos acadêmicos mais ambiciosos. 

À medida que a tecnologia avançou e os dispositivos inteligentes com conexão Wi-Fi se tornaram relativamente comuns para a maioria da população, o blended learning virou uma possibilidade real para cada vez mais instituições de ensino. No entanto, sua adoção permaneceu mais como um modelo alternativo para aqueles que, por um motivo ou outro, não conseguiam acessar o ensino 100% presencial. 

Atualmente, o blended learning vive um auge nunca antes visto em decorrência da pandemia, que obrigou as instituições de ensino a migrarem para um modelo emergencial totalmente on-line, e que, ao final da quarentena, não retornou ao esquema presencial, mas está se estabilizando em um ponto médio, ou seja, o ensino híbrido.

[Columna Inside HED] Blended Learning: Potencial para transformar a educação contemporânea

Qual é a importância do blended learning nas universidades?

Qual-é-a-importância-do-blended-learning-nas-universidades

As universidades foram as primeiras a adotar a modalidade semipresencial e, embora hoje cada vez mais instituições de Ensino Fundamental e Médio a estejam viabilizando, em parte graças ao fato de que as novas gerações já são nativas digitais, o ensino superior ainda é o nível que mais pode se beneficiar de uma modalidade híbrida eficiente.

A principal importância do ensino híbrido é que ele permite que mais pessoas acessem o ensino universitário e a formação técnica, o que impulsiona comunidades e regiões inteiras a alcançar um melhor padrão de vida. Algumas das vantagens adicionais que oferece são:

  • Personaliza a experiência educacional de acordo com as necessidades de cada aluno, proporcionando maior flexibilidade nos aspectos relacionados a tempos, ritmo, estilo e percursos de aprendizagem.
  • Familiariza o uso de ferramentas e plataformas digitais, o que prepara melhor os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado.
  • Permite o acesso a recursos e materiais educacionais atualizados e enriquecidos, independentemente de limitações geográficas.
  • Combina diferentes métodos de ensino que mantêm os alunos mais engajados e motivados.

7 recursos on-line para promover o ensino híbrido em sua universidade

recursos-on-line-para-promover-o-ensino-híbrido-em-sua-universidade

1. Biblioteca Digital

As bibliotecas digitais são um dos pilares do ensino híbrido, pois permitem aos alunos que levem um imenso acervo de recursos bibliográficos e acadêmicos para onde quer que vão e não restringem esses indivíduos aos livros digitais, incluindo também artigos científicos atualizados, revistas especializadas, material de pesquisa e recursos interativos. 

A Biblioteca Virtual Pearson, por exemplo, integra-se facilmente a diferentes sistemas de gestão de aprendizagem (LMS, learning management system) e, graças a seu extenso catálogo, já faz parte da estratégia de ensino híbrido de mais de quinhentas universidades no Brasil, sendo um recurso muito valorizado tanto por alunos quanto por professores, além de instituições que querem colocar os melhores recursos de qualidade ao alcance dos alunos, mas mantendo os custos acessíveis.

Leia também: 👉 7 Funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson para bibliotecários

2. Laboratórios virtuais

Eles são muito importantes para que o ensino híbrido em sua universidade não restrinja a parte do aprendizado virtual à teoria ou a materiais audiovisuais, mas também permita aos alunos que realizem exercícios práticos, experimentos e simulações das diferentes disciplinas em um ambiente digital.  

Isso é útil em particular para disciplinas como Ciência, Engenharia e Medicina, possibilitando a você que adquira habilidades práticas sem a necessidade de um laboratório físico e diminuindo substancialmente os custos dos materiais. 

Por exemplo, o Laboratório Virtual da Pearson Higher Education é uma ótima opção de inovação educacional que incentiva o aprendizado prático e colaborativo em uma variedade de disciplinas, em especial aquelas que normalmente exigem experimentos que antes só podiam ser feitos de maneira presencial, como Biologia, Química ou Física.

Leia também: 👉 A melhor experiência de aprendizagem com laboratórios virtuais

3. Repositórios on-line de Recursos Educacionais Abertos (REA)

REA são plataformas de acesso a recursos educacionais on-line em diferentes formatos que podem ser utilizados, adaptados e compartilhados sem risco de incorrer em violações de direitos autorais, de maneira gratuita e aberta. Alguns exemplos que você pode aproveitar são:

  • MIT OpenCourseWare: este projeto do Massachusetts Institute of Technology (MIT) oferece acesso gratuito a materiais de leitura, notas de aula e materiais multimídia.
  • OpenStax: um repositório de livros didáticos gratuitos e de alta qualidade para cursos preparatórios voltados a faculdades, de Ciências Sociais a Ciências Naturais e Matemática.
  • Khan Academy: oferece uma variedade de vídeos instrucionais, exercícios práticos e avaliações em tópicos como Matemática, Ciências, Programação e História.
  • OER Commons: reúne uma ampla gama de recursos educacionais abertos de várias instituições e organizações, em vários idiomas e disciplinas.
  • Coursera: algumas pessoas não sabem que esta plataforma também possui uma seção de cursos gratuitos na qual os alunos podem acessar materiais de alta qualidade sem nenhum custo.
Banner Ebook Tecnologia substituirá os professores

4. Sites interativos

São uma boa opção para disponibilizar aos alunos atividades e exercícios que complementem o conteúdo dos cursos. Essas plataformas permitem aos alunos que pratiquem e reforcem os próprios conhecimentos de maneira autônoma, criem as próprias trilhas de aprendizagem e descubram recursos adicionais relacionados aos tópicos de seu interesse. 

Por exemplo, o GNOD (Global Network of Discovery) é um projeto fascinante que gera mapas visuais com autores, artistas e produções visuais relacionadas, o que possibilita aprofundar um tópico específico, mas ao mesmo tempo diversificar as fontes.

5. Ferramentas de colaboração on-line

As ferramentas de colaboração on-line permitem aos alunos que trabalhem juntos em projetos, compartilhem documentos e façam edições em tempo real. Existem muitas opções gratuitas ou que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada instituição a um custo acessível. 

O melhor exemplo é o pacote Google Drive, que inclui o Google Docs, o Planilhas Google e o Apresentações Google, facilitando o trabalho em equipe em casa no modelo de ensino híbrido.

6. Gamificação

A gamificação consiste em utilizar elementos do jogo, como desafios, distintivos e recompensas para aumentar a motivação e o comprometimento dos alunos, recorrendo à diversão e à competição saudável consigo mesmo, entre colegas ou por equipes. 

Alguns pensam que a gamificação é apenas para crianças e adolescentes, mas a realidade é que jogos educativos on-line ou por meio de aplicativos personalizados podem ser usados para rever conceitos, resolver problemas e praticar habilidades típicas da educação universitária. 

Por exemplo, o Kahoot! permite aos professores que criem questionários interativos e quizzes para avaliar o conhecimento dos alunos e até mesmo gerar estatísticas.

7. Palestras TED-Ed

As palestras TED abordam temas atuais e relevantes que melhor preparam os alunos para o mundo do trabalho. O TED-Ed é uma plataforma que oferece palestras e aulas educacionais criadas por especialistas em cada assunto, pensadas especificamente para o campo educacional. 

O formato de vídeo das palestras TED-Ed é ideal para captar a atenção dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Além disso, a plataforma oferece ferramentas interativas para criar questionários e atividades relacionadas.

Otimize sua proposta de valor e impulsione o aprendizado híbrido com as soluções Pearson HED

Na Pearson Higher Education, sabemos que sua universidade precisa de soluções educacionais de ponta que se adaptem às novas realidades sociais, econômicas e trabalhistas, projetadas para se integrarem ao modelo de blended learning. 

Nossas plataformas de aprendizagem on-line e ferramentas para treinamento e avaliação fornecem aos professores e alunos tudo de que eles precisam para um aprendizado híbrido eficaz e enriquecido. Entre em contato conosco e descubra como otimizar sua proposta de valor e incrementar sua matrícula. Faça o download do nosso catálogo de soluções e saiba mais! 

banner solucoes educacionais pearson

Referências

RAMÍREZ MONTOYA, M. S.; RAMÍREZ RAMÍREZ, A. F. Blended learning, nueva estrategia para el desarrollo de competencias en el nivel superior. Revista de Pedagogía y Didáctica “e-Curriculum”, 2016.  

GARRISON, D. R.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. The Internet and Higher Education, 2004. 

GARCÍA ARETIO, L. Blended Learning: conceptos básicos. Revista de Educación a Distancia, 2011. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados