A Pearson Higher Education esteve presente no 28° CIAED apresentando um ecossistema de soluções digitais alinhadas com as últimas tendências educacionais.  


Entre os dias 15 e 18 de outubro aconteceu o 28° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), que retomou o tema Educação Híbrida e Hibridização do Ensino, discutido no último evento ocorrido em 2019.

A equipe da Pearson Higher Education esteve presente em um estande personalizado e pôde apresentar as principais soluções educacionais inovadoras para IES, que vão de encontro ao tema proposto no 28° CIAED. Acompanhe a matéria completa e conheça os principais destaques!

Por que a Hibridização do Ensino?

28°-CIAED-Hibridizacao-do-Ensino

A organização do CIAED resolveu retomar o tema, justamente pela quebra de paradigmas ocasionada pela pandemia. Durante o período de priorização do distanciamento físico, as instituições de ensino tiveram o desafio de readequar os processos de ensino-aprendizagem, bem como atualizar as metodologias e tecnologias.

Apesar dos desafios, muitas experiências foram acumuladas e muitas oportunidades foram descobertas. A relação entre as IES e o mercado de trabalho nunca esteve tão próxima. Hoje, as empresas e a sociedade em geral, compreendem a importância do home office e de priorizar competências específicas, do ensino a distância, da acessibilidade e democratização do ensino.

"A aprendizagem ativa, a sala de aula invertida, entre outras estratégias de ensino-aprendizagem, em especial as híbridas, nunca foram tão necessárias. Igualmente, nunca houve momento tão propício para disseminá-las, implantá-las, avaliá-las e aprimorá-las." – Romero Tori, presidente do conselho científico da Abed.

O fenômeno da Hibridização do Ensino começou a surgir durante o período de aulas remotas emergenciais. Muito diferente do tradicional Blended Learning, agrega outros conceitos como a flexibilidade da educação online simultânea com atividades presenciais, também chamada de Hibridismo, que aborda o quadrante híbrido, conceito cunhado por Celso Niskier, Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Com base nesse contexto, o tema Hibridização do Ensino trouxe o debate sobre a ressignificação do termo “presencial” nas instituições de ensino superior.

"Espaços e tempos de aprendizagem, físicos, virtuais ou híbridos, necessitam ser repensados, aprimorados e avaliados. Metodologias, ferramentas, conteúdos, experiências, estudos, teorias, inovações, desafios, propostas e visões precisam ser compartilhadas e discutidas." – Romero Tori, presidente do conselho científico da Abed.

Microcertificações para o “novo normal” nas IES

28°-CIAED-Hibridizacao-do-Ensino-palestra-microcredenciais

Kassandra Carvalho, da Pearson Higher Education, participou da programação especial do CIAED com o tema: As microcertificações no currículo, promovendo retenção e captação de estudantes.

O cenário educacional contemporâneo tem sido marcado por mudanças significativas nas metodologias de ensino e nas formas de aprendizado. Nesse contexto, as microcertificações têm emergido como uma poderosa ferramenta para promover a retenção e a captação de estudantes em diferentes campos de estudo.

"A microcertificação é uma oportunidade de inovar no currículo do Ensino Superior, para que a IES se diferencie no mercado educacional não convencional e ofereça aos estudantes mais ferramentas que os auxiliem no processo de se prepararem cada vez mais para uma oportunidade de trabalho. – Andre Barbosa Cabus, Sales Manager na Pearson HED.

Kassandra e Andre foram convidados para participar de um Podcast, que aconteceu durante o evento CIAED, para falar sobre a importância das microcertificações, o impacto na educação superior e também sanar algumas dúvidas pontuais. "A Voz do Conhecimento" é uma iniciativa da Mabet, ABED e Simplifica, que tem como objetivo transmitir conteúdos valiosos para o desenvolvimento educacional no ensino superior. Confira a gravação abaixo:

As microcertificações são credenciais menores, focadas em habilidades específicas, que os estudantes podem adquirir ao completar cursos ou programas de curta duração. Diferentemente dos diplomas tradicionais, as microcertificações oferecem uma maneira mais ágil e flexível de aprender, permitindo que os alunos se concentrem nas competências mais relevantes para suas carreiras.

Kassandra trouxe em sua palestra alguns dados do Fórum Econômico Mundial e da Pesquisa Pearson Skills Outloook que impactarão o futuro do trabalho e que as instituições de ensino precisam se atentar, confira:

  • Cerca de 1 bilhão de pessoas precisarão de requalificação até 2030 (reskilling).
  • As 3 principais habilidades citadas pelos brasileiros na pesquisa são: trabalho em equipe, liderança e habilidades de comunicação.
  • Em 5 anos, o mundo deverá presenciar a perda líquida de 514 milhões de posições de trabalho.
  • 83% dos trabalhadores acreditam que precisam se manter atualizados.
  • 82% concordam que as pessoas participam do aprendizado e da educação ao longo da vida (lifelong learning).
  • Principais áreas do conhecimento: Eletrônica, Computação, Software, Internet, E-commerce e Data Science.

Segundo Kassandra, cada vez mais cedo, as pessoas estão observando que elas podem suprir suas skills com as microcertificações. É crucial que as instituições de ensino ofereçam as oportunidades de microcertificações para complementar os currículos acadêmicos.  

"Não dá mais para esperar até o final do curso, até o final de uma jornada de formação. Ao longo da formação, as pessoas precisam buscar as microcertificações para um currículo profissional rizomático."

Nas palavras de Kassandra, um currículo profissional rizomático é aquele que supre os gaps de habilidades por meio das qualificações das microcertificações. Não é algo linear, o estudante pode construir, de forma independente ou a própria instituição de ensino pode construir um currículo acadêmico rizomático.

Sendo assim, as instituições que validam as habilidades por meio da Credly by Pearson, facilitam muito que os estudantes criem percursos, tudo isso vai além da aprendizagem adaptativa. 

Pearson Higher Education traz soluções tecnológicas efetivas para as novas demandas educacionais

28°-CIAED-solucoes-educacionais

No nosso estande do 28° CIAED, contamos com a presença ilustre do Grupo Ânima, Uniube, UniFECAF, UNIFOA, FABAT, dentre outros clientes. Isso reforça a presença da nossa marca no mercado e mostra o quão comprometidos estamos com a evolução e inovação das instituições parceiras.

Para Heloisa Avilez, diretora de Higher Education na Pearson LATAM, o CIAED é um evento de extrema importância que contribui para o avanço tecnológico e para a inovação nas IES.

"O tema deste ano foi providencial, já que o ensino híbrido é uma realidade nas instituições brasileiras e os dados do último censo seguem evidenciando o crescimento da educação à distância. Nós, como provedores de soluções educacionais, temos o compromisso de apoiar as instituições com as melhores soluções para atender essa nova realidade da educação superior brasileira."

A Pearson Higher Education é uma das cinco divisões estratégicas da Pearson, maior empresa de aprendizagem do mundo. É detentora da pioneira Biblioteca Virtual, vencedora do prêmio Top Educação de marcas mais lembradas no segmento de biblioteca digital. Com mais de 18 anos no mercado, presente em mais de 950 instituições, a plataforma oferece um amplo acervo com mais de 15 mil obras das editoras mais renomadas do país.

"Nossas soluções estão ligadas às últimas tendências e necessidades do ensino superior e isso nos favorece a concretizar novas parcerias." – Karina Preto Marques, Sales Manager na Pearson HED.

Além da Biblioteca Virtual, o ecossistema da Pearson Higher Education conta com soluções focadas em microcerficações:

1. Personabilities: modelo de treinamento, por meio de cursos de curta duração, que tem o objetivo de treinar e validar as 6 soft skills mais buscadas pelas grandes empresas no mercado de trabalho.

2. Certiport: é um dos principais e mais relevantes fornecedores de programas para exames de certificação profissional dos estudantes em áreas específicas relacionadas ao ambiente digital. É líder global na emissão de certificados de competência em tecnologia.

3. Credly by Pearson: é um programa de credenciamento digital que oferece uma solução inovadora para ampliar a oferta educacional da sua instituição de ensino superior. As credenciais digitais, também são conhecidas como microcredenciais ou badges digitais.

Vale ressaltar que as três soluções oferecem microcertificações de Credly by Pearson. Todas as soluções complementam a jornada de aprendizagem, permitindo que a sua instituição de ensino desenvolva as principais soft skills, ofereça um método de aprendizado eficiente e credenciais confiáveis para demonstrar, na prática, as competências dos estudantes.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores de Transformação Digital ou faça o download do infográfico abaixo para conhecer, em detalhes, o Ecossistema de Soluções da Pearson Higher Education.  👇

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados