Uma certificação profissional pode fazer toda a diferença na carreira dos estudantes. Veja quais os benefícios e como o Certiport pode ajudar sua IES! 


  1. Por que certificar os estudantes em habilidades específicas? 
  2. 6 benefícios da certificação profissional na IES 
  3. O que é o Certiport? 
  4. Quais são as certificações profissionais Certiport?
  5. 5 diferenciais que o Certiport oferece para sua IES  

Um dos principais desafios durante a graduação é conseguir um estágio. Por mais prestígio que uma IES tenha, a concorrência é grande. Portanto, recursos como a certificação profissional podem fazer toda a diferença para o estudante obter grandes oportunidades de carreira. 

Oferecida por grandes empresas, essa é uma forma de oferecer ao aluno um ensino complementar bem-visto pelo mercado e demonstrar os conhecimentos reais. Se você ainda não oferta, entenda quais são as vantagens da solução e por quê o Certiport é a escolha certa! 

Por que certificar os estudantes em habilidades específicas? 

banner-of-virtual-human-silhouette-on-laptop-screen-picture-id1271247606

Habilidades e competências se tornaram uma moeda global do século XXI. Em um mundo onde a competição por empregos, aumentos salariais e o sucesso acadêmico continuam a aumentar, a certificação profissional é sinônimo de oportunidade pois traz a garantia das habilidades e conhecimentos para determinada área. 

A certificação especializada também oferece benefícios específicos aos alunos. Segundo um estudo da Florida CAPE, a certificação fornece melhorias tangíveis no desempenho acadêmico.  

Além disso, estudantes certificados agregam valor às organizações onde serão empregados. Muitas companhias, principalmente aquelas com foco em inovação, relatam falta de trabalhadores qualificados. 

Embora os empregadores tenham muitas vagas disponíveis, existem muitos desafios para encontrar candidatos com as skills diferenciadas para preencher essas vagas. A certificação ajuda a fechar essa lacuna. 

A seguir, veja alguns benefícios de oferecer essa possibilidade e como é uma estratégia fundamental para a carreira do estudante e, consequentemente, para melhorar a reputação e posicionamento da instituição de ensino. 

6 benefícios da certificação profissional na IES 

certiport-certificacao-profissional-para-ensino-superior

1 - Validação do conhecimento  

A certificação profissional é uma prova de capacidade, pois funciona como uma avaliação confiável de terceiros a respeito do domínio de um aluno sobre determinado assunto.  

Além disso, serve como um complemento ao que já é oferecido na grade curricular das IES, uma vez que certifica o saber do estudante antes mesmo do término da graduação. 

Citação cima

Isso pode fazer toda a diferença na hora de conquistar uma vaga de estágio ou trainee na empresa dos sonhos.  

Citação baixo

2 - Aumento do potencial competitivo  

Quando o estudante investe em capacitação, tende a ter melhores perspectivas salariais. Afinal, essa é a consequência natural de todo o investimento de tempo e recursos que colocou na construção da sua carreira.  

Com uma certificação especializada e totalmente personalizada para a sua área de atuação, o potencial competitivo no mercado de trabalho aumenta. 

Para a IES, a lógica é parecida: quanto mais cursos, aulas complementares e certificações oferecer — principalmente ligados a grandes empresas, como a Microsoft —, mais vantagens competitivas terá. 

3 - Aumento da notoriedade no mercado educacional  

Uma certificação profissional requer parceria entre a IES e organizações renomadas, que sejam especializadas em determinadas áreas do conhecimento.  

Isso traz mais credibilidade à instituição de ensino, porque demonstra a priorização da qualidade do ensino e a preocupação com o futuro profissional dos estudantes. 

As certificações contam com assinaturas e selos que atestam sua veracidade, ou seja, que o documento é válido e foi emitido por uma instituição de ensino confiável. 

4 - Melhora o desempenho acadêmico  

A escolha da certificação profissional deve estar atrelada aos cursos e disciplinas eletivas já oferecidas pela IES. 

É uma forma de garantir ao aluno conhecimentos exigidos pelo mercado. A partir do momento em que os estudantes alcançam essa conquista, a relação com os estudos e com o futuro de carreira melhoram. 

5 - Melhora a reputação da IES  

Geralmente, a certificação profissional é oferecida pelas melhores empresas do mercado, como Microsoft, Autodesk e Adobe.  

Essa relação melhora a reputação não apenas do estudante, que mostra seu conhecimento nas principais ferramentas utilizadas, mas também da IES, que oferece o melhor aos discentes. 

6 - Ganho de confiança e respeito dos estudantes  

Todos os estudantes com foco na empregabilidade e nos melhores cargos, procuram por uma IES que ofereça uma educação profissional diferenciada. Aliás, precisam saber que seus anos de estudo e investimento serão confiados a uma instituição de ensino séria, experiente e atualizada. 

Quando o estudante percebe que você investe além da sala de aula, sente-se mais confiante para fazer uma graduação, a investir em uma pós, além de recomendar aos amigos, familiares, colegas e conhecidos que queiram continuar a estudar. 

O que é o Certiport? 

certiport-certificacao-profissional-para-estudantes-do-ensino-superior

Fundado em 1997, é uma solução da Pearson VUE. Atualmente, é o principal fornecedor de programas para exames de certificação profissional e o líder global na emissão de certificados de competência em tecnologia.  

Os exames Certiport estão presentes em uma rede de mais de 14.000 Centros de Testes Autorizados em todo o mundo. Além disso, mais de 3 milhões de provas são realizadas a cada ano.  

O Certiport gerencia um sofisticado portfólio de certificações profissionais, que inclui:  

  • prazo de validade, garantindo que os participantes se mantenham atualizados; 
  • certificação profissional e oficial da Microsoft;  
  • certificados reconhecidos em todo o mundo;  
  • simulados gratuitos 100% online;  
  • provas oficiais presenciais. 

Quais são as certificações profissionais Certiport?  

1. IC3 Digital Literacy 

icone-habilidades-digitaisOferecida para o profissional multidisciplinar que deseja comprovar suas qualificações nas ferramentas digitais mais atuais e relevantes no ambiente empresarial. 

2. Adobe Certified Professional

icone-elearningComprova as habilidades no uso dos softwares da Creative Cloud, da Adobe, que inclui Photoshop, InDesign e Illustrator. É altamente recomendada para quem deseja trabalhar com design.  

3. Microsoft Office Specialist (MOS)  

icone-qualificacao-profissionalIdeal para quem pretende atuar em escritórios, atesta o conhecimento do profissional nos programas do pacote Microsoft Office.  

4. Microsoft Certified Fundamentals  

icone-analise-evolucaoUma introdução à computação em nuvem. Os exames Microsoft Certified Fundamentals são a porta de entrada para os exames de certificação baseados em funções mais avançados da Microsoft.  

5. Microsoft Certified Educator 

icone-educacao-virtualCertifica as habilidades do educador. A certificação MCE acaba com a lacuna de habilidades de tecnologia educacional entre as habilidades de tecnologia e de ensino inovador.

6. Autodesk Certified User (ACU)  

icone-estrategiaCertifica que o profissional entende de softwares Autodesk. Por isso, é muito importante para designers, arquitetos e engenheiros.  

7. Comunication Skills for Business - Professional Comunication   

icone-vocabularioO exame de Comunicação Profissional confirma que os candidatos que entram no mercado de trabalho compreendem os principais princípios de comunicação e as habilidades necessárias para serem eficazes no ambiente de trabalho.  

8. Information Technology Specialist 

icone-compartilhar-ideiasA tecnologia começa aqui! Information Technology Specialist são exames de certificação de especialista em TI.

9. Entrepreneurship and Small Business

icone-team-workPrepara os líderes de amanhã. A ESB valida a compreensão dos princípios fundamentais do negócio, incluindo o essencial para o lançamento e manutenção de uma empresa de sucesso

5 diferenciais que o Certiport oferece para sua IES

Além das certificações profissionais renomadas no mundo, o Certiport oferece uma série de benefícios para a instituição de ensino superior, tais como:  

  1. qualidade e chancela Pearson; 
  2. plataformas responsivas, que podem ser acessadas online por dispositivos móveis ou fixos;  
  3. experiência única para alunos, professores e gestores acadêmicos;  
  4. gerenciamento de resultados de maneira rápida, simples e eficaz;  
  5. solução completa pensada para as diferentes demandas;  
  6. adaptável às necessidades da IES.  

O que acha de começar a investir em certificações profissionais confiáveis e de alto prestígio para os estudantes da sua instituição de ensino? Entre em contato com a Pearson e saiba mais sobre o Certiport! 

 

Conheça as soluções profissionais Pearson!

 

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados