Você sabe quais são as melhores estratégias para atrair novos alunos para cursos de pós-graduação? Então, conheça as 6 melhores estratégias!


  1. Análise de dados e de mercado
  2. Otimize o posicionamento digital
  3. Divulgue a taxa de empregabilidade
  4. Invista em um corpo docente de excelência
  5. Inovação e estratégias metodológicas competitivas
  6. Prepare seus alunos para o mercado de trabalho!

Se você é reitor de uma IES, sabe como os cursos de pós-graduação geram boas oportunidades no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. Afinal, grandes empresas sempre estão em busca dos melhores líderes, o mercado mira nesses profissionais.

No entanto, também é preciso saber como atrair mais alunos para os cursos. Por isso, elencamos as principais estratégias para iniciar um planejamento de captação de alunos na sua instituição de ensino superior. Acompanhe!

1. Análise de dados e de mercado

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Neste tópico, vamos falar um pouco mais sobre análise de dados e de mercado. Principalmente se você pretende chamar a atenção dos ex-alunos que já realizaram uma graduação, será crucial analisar o comportamento de diferentes grupos e as necessidades que tiveram no decorrer dos cursos.

Se a sua IES já implementa a personalização do ensino, ficará muito mais fácil esse processo de coleta de dados. Se não, a dica é treinar uma equipe para realizar pesquisas aprofundadas sobre o perfil de estudante que a sua IES deseja atingir.

Outro detalhe importante é quanto à faixa-etária. Em junho de 2019, o Quero Educação divulgou um Panorama do Ensino Superior Privado no Brasil. Segundo o site, a média de idade de alunos interessados em cursos de pós-graduação é de 22 anos e o pico ocorre entre os 28 e 30 anos.

Além disso, 63% pertencem ao público feminino e a média de salário é de R$ 1.970, o que significa que a renda é um pouco maior que a dos alunos de graduação. Sobre as áreas de atuação, os cursos mais procurados são de Gestão e Negócios, Esporte, Estética e Saúde.

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2. Otimize o posicionamento digital

Como você já deve saber, a IES que não concentra os seus esforços no Marketing Educacional, infelizmente é esquecida pelos estudantes ou deixada para trás pelas instituições de ensino concorrentes. Já ouviu aquela história de que quem não é visto não é lembrado? É bem isso.

Portanto, a partir do momento em que você tem os dados quantitativos de análise em mãos, descubra quais são os canais digitais que os perfis utilizam.

Geralmente, as principais redes de acesso são: o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Uma excelente estratégia de trabalho digital pode ser aplicada da seguinte forma:

  • Foque 60% do seu trabalho digital no Facebook.
  • 20% no Instagram.
  • 10% no LinkedIn.
  • 10% no site da sua IES.

O site institucional e o perfil do LinkedIn serão a sua vitrine. Portanto, mantenha os canais sempre atualizados com informações relevantes para os estudantes.

3. Divulgue a taxa de empregabilidade

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A educação do futuro terá foco total na empregabilidade! Por isso, mostre o quanto é importante para o futuro profissional dos estudantes escolher cursos de pós-graduação que lapidam capacidades e habilidades que o mercado de trabalho procura.

Além disso, lembre sempre os estudantes de que pessoas preparadas têm mais chances de conquistar cargos elevados e bem remunerados.

Nesse sentido, vale a pena divulgar histórias de ex-alunos bem-sucedidos e compartilhe depoimentos dos estudantes que tiveram excelentes oportunidades com os cursos de pós-graduação da sua instituição de ensino.

4. Invista em um corpo docente de excelência

Outra dica muito importante para atrair novos alunos para os cursos de pós-graduação é contar com um corpo docente diferenciado e de sólida experiência.

Estudantes que priorizam um ensino de qualidade para uma carreira profissional de sucesso, pesquisam detalhadamente o conhecimento dos docentes e o renome da instituição de ensino.

Por isso, além de investir em profissionais qualificados, monte um programa de capacitação de professores, principalmente no que diz respeito às plataformas educacionais e recursos tecnológicos.

5. Inovação e estratégias metodológicas competitivas

Assim como o diferencial de um corpo docente de excelência, a IES deve adotar metodologias inovadoras e diferenciadas para obter melhor posicionamento entre os concorrentes.

Aqui, podemos citar algumas soluções tecnológicas que poderão ajudar no planejamento de estratégias metodológicas e no aprimoramento dos processos educacionais. Veja só!

Disciplinas Pearson para cursos de pós-graduação

As Disciplinas Pearson permitem que as IES ofereçam para os seus alunos cursos completos em seus próprios ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, possibilita a personalização do ensino com disciplinas direcionadas aos objetivos profissionais de cada estudante.

Biblioteca Virtual

Em tempos de digitalização do ensino, obter uma Biblioteca Virtual na IES é uma inovação tecnológica muito importante. Com um acervo digital completo e com as maiores editoras do país, os estudantes contam com muito mais praticidade, dinamismo e eficiência no momento de estudar e adquirir novos conhecimentos.

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AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma solução tecnológica de extrema importância para que as IES possam colocar em prática estratégias metodológicas para aulas remotas.

Com uma plataforma de gestão da aprendizagem (LMS) é possível analisar dados quantitativos a respeito do progresso, das necessidades e potencialidades de cada estudante. Além disso, promove a universalização do ensino, o Mobile Learning, gamificação e outras metodologias ativas para o Ensino Superior.

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6. Prepare seus alunos para o mercado de trabalho!

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Até aqui, falamos muito sobre a importância de focar no mercado de trabalho ao montar um curso de pós-graduação. Mas e se a sua IES oferecesse soluções profissionais tecnológicas efetivas para treinar, avaliar e certificar as mais importantes habilidades para ingresso no mercado de trabalho?

É importante atender a essa demanda e ainda desenvolver um potencial competitivo para a instituição de ensino, considerando a individualidade dos alunos por meio do desenvolvimento de hard skills, com cursos específicos complementares à formação, e de soft skills, habilidades cada vez mais necessárias no mundo corporativo.

Por isso, conheça as Soluções Profissionais da Pearson Higher Education, a maior empresa de aprendizagem do mundo!

Como você pôde perceber, há várias maneiras de atrair novos alunos para os cursos de pós-graduação.

Lembre-se sempre de tornar a sua IES mais tecnológica e atrativa para engajar mais estudantes. Afinal, as pessoas buscam cursos que oferecem tudo que elas precisam: flexibilidade, praticidade, tecnologia, conhecimento de alta qualidade e oportunidades imediatas.

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Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

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