Hoje, muitos estudantes abandonam ou pulam a universidade para estudar sozinhos. Agregue valor à sua IES com a tecnologia educacional! 

  1. Por que é tão importante que as universidades integrem mais e melhor tecnologia educacional?
  2. Como usar a tecnologia educacional para manter os alunos mais engajados?
    2.1. Acesso ampliado a recursos educacionais
    2.2. Personalização da aprendizagem
    2.3. Colaboração e comunicação aprimoradas
    2.4. Automatização para uma avaliação e um feedback mais eficazes
    2.5. Preparação para o futuro de sua carreira
  3. Biblioteca Virtual Pearson traz aprendizado ativo universitário com tecnologia educacional de ponta!

Diante de um cenário em que a tecnologia digital tem tido um impacto inegável na forma como ensinamos e aprendemos, queremos aproveitar esta oportunidade para refletir sobre como essas ferramentas estão redefinindo a participação dos alunos no âmbito acadêmico e mudando paradigmas tradicionais.

Por que é tão importante que as universidades integrem mais e melhor tecnologia educacional?

universidades-integrem-mais-e-melhor-tecnologia-educacional

As soluções digitais oferecem uma experiência de aprendizagem mais envolvente e interativa, crucial para o engajamento e o sucesso acadêmico, mas também para a competitividade diante das novas realidades de trabalho. 

Embora muitas instituições de ensino e professores ainda não ousem ir além dos métodos clássicos, a realidade é que a inovação tecnológica como agregação de valor hoje é o principal diferencial que leva milhares de estudantes a investir na educação profissional formal, em vez de optar pela formação autônoma. 

De fato, no campo profissional, os recrutadores estão dando cada vez mais peso às competências técnicas especializadas que os candidatos podem demonstrar, bem como a uma série de soft skills, para além dos diplomas universitários. Ou seja, a universidade não é mais o único salvo-conduto oficial para o sucesso profissional, e as pessoas podem desenvolver perfis de trabalho muito atrativos com as milhares de opções – muitas delas gratuitas – que já existem no mundo virtual. 

Isso significa que as instituições de ensino superior precisam, mais do que nunca, acompanhar as vantagens do ensino independente, que, para além de ser mais acessível, também provou oferecer muita flexibilidade e bons níveis de empregabilidade e oportunidades de desenvolvimento de carreira. 

Como podemos fazer isso para que nossa universidade se mantenha competitiva e possa oferecer ainda mais valor do que outras opções? Isso é alcançado adotando a inovação e integrando ferramentas tecnológicas em uma infraestrutura digital robusta que os alunos não podem obter sozinhos em outro lugar. Também é muito importante que, como instituições de ensino, saibamos criar alianças fundamentais com os atores mais relevantes nas indústrias para as quais estamos preparando nossos futuros graduados. 
  
Só assim a formação universitária continuará relevante nas próximas décadas. A boa notícia é que abraçar a tecnologia digital educacional e começar a ganhar mais competitividade é algo que sua universidade pode alcançar com planejamento estratégico e escolha de ferramentas que realmente a façam se destacar em sua área.

CTA Banner Ensino Hibrido e Tecnologia Educacional

Como usar a tecnologia educacional para manter os alunos mais engajados?

Como-usar-a-tecnologia-educacional-para-manter-os-alunos-mais-engajados

A tecnologia educacional universitária refere-se ao uso de ferramentas e plataformas digitais para melhorar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem no campo da formação profissional. 

Podem ser ferramentas de código aberto, como sistema de gestão de aprendizagem (LMS) ou plataformas adaptadas a determinadas disciplinas ou metodologias de ensino, como cursos médicos de realidade virtual (RV) ou bibliotecas virtuais. 

Também é muito comum ver as universidades mais inovadoras adotarem tecnologias emergentes e adaptá-las a suas necessidades, como costuma acontecer com a inteligência artificial (IA) e o machine learning, que são usados para configurar trilhas de aprendizagem personalizadas, por exemplo. Alguns dos principais benefícios de priorizar a adoção da tecnologia educacional em sua instituição são os seguintes:

Acesso ampliado a recursos educacionais

As tecnologias educacionais universitárias devem fornecer a estudantes, professores e pesquisadores acesso a uma ampla gama de recursos acadêmicos atualizados, como e-books, artigos de pesquisa e materiais multimídia, disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Para que esse seja um fator de competitividade, é essencial que haja um acesso mais ágil, confiável e enriquecido do que o já proporcionado pela Internet ou por bibliotecas digitais públicas.

Personalização da aprendizagem

Ferramentas como a IA integrada a plataformas LMS possibilitam adaptar o processo educacional às necessidades individuais de cada aluno, oferecendo trilhas de aprendizagem personalizadas e adaptativas que se ajustam a seu ritmo e seus interesses. A personalização permite ao ensino que seja verdadeiramente relevante para cada aluno, aumentando assim as taxas de motivação e diminuindo as taxas de evasão.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

Colaboração e comunicação aprimoradas

As plataformas de colaboração on-line facilitam a interação entre alunos e professores, possibilitando o trabalho em equipe e a discussão em tempo real, mesmo em ambientes de ensino a distância.  

No entanto, a tecnologia educacional verdadeiramente de ponta vai além disso e permite a comunicação global com instituições em outras partes do mundo, para que os alunos possam acessar direta e imediatamente e aproveitar as inovações em sua disciplina que estão ocorrendo em outras partes do mundo.  

Automatização para uma avaliação e um feedback mais eficazes

Via de regra, professores e educadores gastam muito tempo em atividades repetitivas relacionadas à criação de materiais didáticos e de avaliação. As modernas tecnologias educacionais oferecem métodos inovadores para automatizar vários aspectos desses processos. Por exemplo, um LMS com boas ferramentas de análise integradas permite aos professores que tenham uma visão confiável e geral do desempenho de cada aluno e ocupem seu valioso tempo fornecendo feedback oportuno para aqueles que precisam de acompanhamento mais próximo. 

É importante mencionar que o feedback não é apenas sobre ajudar os alunos com suas dificuldades: hoje é, acima de tudo, uma oportunidade de identificar pontos fortes excepcionais e oferecer um ambiente no qual esses talentos possam realmente florescer além do esperado. Isso pode ser alcançado com tecnologia capaz de analisar o desempenho acadêmico de estudantes em diferentes áreas ao longo de sua carreira acadêmica.  

Preparação para o futuro de sua carreira

Ao integrar o ensino de tecnologias avançadas de alta demanda no currículo, as universidades podem preparar os alunos para o mercado de trabalho atual, no qual as habilidades digitais atualizadas são cada vez mais valorizadas. 

No entanto, também aqui é muito importante compreender que estamos em uma competição crítica e em tempo real com uma enorme indústria de certificações abertas, acessíveis e de fácil acesso (muitas delas são gratuitas e permitem obter competências para a empregabilidade em poucos meses), e para manter os alunos motivados é necessário oferecer-lhes a oportunidade de se formarem nas mais recentes tecnologias antes de qualquer outra pessoa.  

Portanto, esse aspecto depende muito das alianças que a instituição pode estabelecer com empresas que estão na vanguarda no desenvolvimento de software e tecnologia digital, tanto em sua região quanto em outras partes do mundo. Um exemplo pode ser um acordo para disponibilizar o treinamento em determinado software ou programa para seus alunos, em vez do público em geral.

Como você pode ver, a tecnologia educacional integrada, com a participação ativa nas indústrias relevantes para seus alunos, é sua melhor aposta a fim de manter os alunos engajados com sua formação universitária, pois enriquece a experiência de aprendizado e realmente os prepara ao mundo do trabalho em que vão se formar, oferecendo-lhes vantagens fundamentais para encontrar melhores empregos e desenvolver todo o próprio potencial.  

Leia também: 👉 IA e empregabilidade: rumo ao mercado de trabalho do futuro

Biblioteca Virtual Pearson traz aprendizado ativo universitário com tecnologia educacional de ponta!

Biblioteca-Virtual-Pearson-aprendizado-ativo-universitário-com-tecnologia-educacional-de-ponta

A Biblioteca Virtual Pearson é uma das tecnologias educacionais mais avançadas e eficazes que você pode adotar para aumentar o engajamento e o aprendizado ativo de seus alunos. É também uma ferramenta muito competitiva para seus professores e para suas áreas de pesquisa.  

Com acesso imediato a uma vasta coleção de recursos educacionais de alta qualidade, incluindo as publicações premiadas da Pearson em várias disciplinas da educação universitária, a biblioteca virtual pode se tornar uma de suas melhores propostas de valor para aumentar e manter suas matrículas e o envolvimento acadêmico contínuo dos alunos.

  • Mais de 15 mil títulos atualizados em diversas disciplinas.
  • Acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de dispositivos inteligentes.
  • Ferramentas avançadas de estudo e aprendizagem colaborativas, com funcionalidades-chave como a geração de referências bibliográficas e a criação de cartões de estudo.
  • Personalização da experiência de aprendizagem de acordo com necessidades específicas.
  • Integração perfeita com LMS.
  • Apoio a projetos de pesquisa e acadêmicos com novas metodologias de aprendizagem.

A melhor maneira de demonstrar seu compromisso educacional é oferecer uma experiência de aprendizagem mais rica e diversificada, investindo em tecnologia. Com a Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education, você melhora significativamente a qualidade do treinamento, preparando os alunos para os desafios do mundo profissional do século XXI. Vamos avançar juntos! 

ebook gratis case de sucesso biblioteca virtual e PUC minas

Referências

Business Insider España. ¿Es realmente necesario ir a la Universidad hoy en día? 2019. Disponível em: https://www.businessinsider.es/realmente-necesario-ir-universidad-hoy-dia-185936. Acesso em: 20 fev. 2024. 

Haleem, A.; Javaid, M.; Qadri, M.; Suman, R. Understanding the role of digital technologies in education: A review. 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666412722000137. Acesso em: 20 fev. 2024. 

Medium. Why do Students Drop Out of College? [s. d.]. Disponível em: https://medium.com/@kfretz1/why-do-students-drop-out-of-college-bc6c9472c0e5. Acesso em: 20 fev. 2024. 

TechReviewer. Technology Trends in Higher Education: Expert Overview. 2023. Disponível em: https://techreviewer.co/blog/technology-trends-in-higher-education-expert-overview. Acesso em: 20 fev. 2024. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados