As metodologias tradicionais para gestão da aprendizagem já não funcionam tão bem nas universidades modernas. Conheça 4 novas práticas pedagógicas!


  1. O que é gestão da aprendizagem?
    1.2 Tecnologia como aliada na gestão do aprendizado
  2. Como implementar a gestão da aprendizagem no ensino superior
    2.1 Inovação nos processos gerenciais
    2.2 Novas formas de aferir conhecimento
    2.3 LMS
    2.4 Metodologias ativas no ensino superior

O uso de tecnologia na educação permite novas formas de interação entre aluno e conhecimento. Com a implementação de métodos de ensino híbrido e 100% remoto, o plano de aula tradicional já não é mais suficiente para reter a atenção dos estudantes.

Na era digital, precisamos falar sobre a gestão da aprendizagem, que impacta tanto o desempenho individual de cada aluno quanto nos resultados da instituição de ensino.

A gestão do aprendizado no ensino superior não deve ser um simples conceito, e sim uma forma de proporcionar ao aluno uma aprendizagem centrada nos seus próprios objetivos de carreira. Isso, no entanto, implica mudanças fundamentais na forma de gerir e planejar seus cursos, além de levar em conta os objetivos como instituição.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o que é gestão da aprendizagem e como implementá-la na sua IES de forma prática e eficiente. Acompanhe!

O que é gestão da aprendizagem?

gestao da aprendizagem praticas pedagogicas

É a capacidade de aplicar e gerenciar estratégias de ensino que entregam resultados para os estudantes. Além disso, consiste na experiência positiva individual de cada um, o que auxilia a instituição de ensino na obtenção de dados analíticos importantes para tomadas de decisão.

Tradicionalmente, a IES foca sua grade curricular em uma quantidade mínima de matérias que devem ser concluídas a cada semestre. Por isso, a avaliação é também padronizada: leva-se em consideração que, como os alunos recebem as mesmas informações e tarefas, também têm o mesmo nível de conhecimento sobre cada disciplina.

O ponto de atenção nesse processo é que cada indivíduo tem um ritmo e uma forma diferente de assimilar uma informação e a transformá-la em conhecimento prático. A gestão da aprendizagem é, portanto, uma abordagem que foca no nível de aprendizagem dos alunos em vez de oferecer avaliações padronizadas.

Tecnologia como aliada na gestão do aprendizado

Uma das maneiras mais eficazes de implementar a gestão da aprendizagem é utilizar a tecnologia EAD. Aliás, oferece uma série de recursos que permitem que o aluno aprenda de diferentes formas. Por exemplo: uma mesma plataforma permite que o aluno aprenda assistindo a vídeos, ouvindo podcasts, lendo gráficos ou interagindo com um jogo pedagógico.

Leia também: 👉 LMS: invista em um sistema de gestão de aprendizagem

Como implementar a gestão da aprendizagem no ensino superior

gestao da aprendizagem praticas pedagogicas no ensino superior

1. Inovação nos processos gerenciais

Inovar não significa aplicar mudanças de equipe, gestor ou diretor em uma IES, e sim readequar/refinar o objetivo dela. A estrutura acadêmica de uma universidade do futuro deve ter o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e todas as metodologias devem ser adaptadas ao processo de aprendizagem individual.

Essa transformação, aliás, vai além do que é apresentado em sala de aula. A gestão financeira, a estrutura física, o relacionamento com os professores e até o secretariado demonstram a importância que a IES dá ao seu corpo discente. Portanto, repense integralmente a gestão para oferecer o melhor aos alunos.

2. Novas formas de aferir conhecimento

No ensino tradicional de uma IES, uma nota 7,0 significa tanto "eu passei" quanto "eu não entendi nada", dependendo do ponto de vista. Estudar para passar é uma lógica muito comum em escolas, colégios, vestibulares e até em concursos públicos brasileiros, mas quando falamos do Ensino Superior, isso pode custar até mesmo a carreira profissional do estudante.

Novamente, é preciso focar na real aprendizagem do aluno, repensando se o método quantitativo é a melhor forma de avaliar seu conhecimento. Por isso, é interessante aliar as necessidades do mercado de trabalho atual com as principais habilidades e capacidades da empregabilidade do futuro.

banner download de ebook gratuito desafios da educacao superior no brasil

3. Sistema de gestão de aprendizagem

Um Learning Management System (LMS) ou sistema de gestão de aprendizagem é uma plataforma de educação a distância com uma série de recursos, síncronos e assíncronos, que possibilitam a aprendizagem complementar.

A grande vantagem do LMS é a possibilidade de promover diferentes formas de estudo ao aluno, que vão além da sala de aula. Há recursos de aprendizagem por vídeos, áudios, imagens, e-books, aulas ao vivo, gravadas e muito mais. O aluno pode escolher qual a forma com a qual mais assimila os conteúdos, além de criar sua própria grade de aprendizagem de acordo com sua disponibilidade diária.

Por fim, é também uma forma de promover a gamificação na educação, ou seja, o estudo por meio de recursos semelhantes aos de jogos online que focam nos objetivos da área de atuação.

Veja 4 benefícios exclusivos do LMS Brightspace D2L para os estudantes:

  1. Acesso ilimitado aos conteúdos, por meio de qualquer dispositivo.
  2. Desenvolve habilidades importantes de forma dinâmica, mais leve e eficiente.
  3. Melhora o engajamento o desempenho dos estudantes.
  4. Torna a jornada de aprendizagem mais flexível.

banner plataforma de aprendizagem brightspace

4. Metodologias ativas no ensino superior

Outro fator importante é contar com metodologias de aprendizagem ativas e modernas, que tirem o aluno da passividade. Afinal, é justamente essa falta de "ação", principalmente na sala de aula virtual que geram o desengajamento e a desmotivação nos estudos.

Nesta nova forma de planejar a sala de aula, a IES deve adotar estratégias metodológicas que transformem o aluno no protagonista de sua jornada de aprendizagem. Para isso, precisa oferecer métodos de ensino que priorizem criatividade nas respostas, senso crítico, colaboração entre os colegas e interdisciplinaridade (uso de conceitos de diferentes matérias para a elaboração de um trabalho, projeto ou texto).

Agora você está muito mais preparado (a) para implementar a gestão da aprendizagem na sua IES, não é mesmo? Como vimos no decorrer deste conteúdo, a tecnologia é uma grande aliada na implementação da transformação digital. Sendo assim, aproveite para conhecer 5 soluções para atrair, converter e reter alunos!

Se interessou pelo sistema de gestão de aprendizagem? Faça o download gratuito da apresentação do Brightspace D2L e conheça todas as funcionalidades para o ensino superior!

Baixe a Apresentação!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados