A preparação para um exame requer um plano eficaz. Conheça 5 técnicas de estudo desenvolvidas a partir de uma visão estratégica para que o estudante tenha bons resultados em qualquer prova on-line.

  1. Por que a maioria das técnicas de estudo não funciona?
  2. Técnicas de estudo com visão estratégica: a combinação perfeita
  3. 5 técnicas infalíveis garantir aos estudantes bons resultados
    3.1 Academia mental
    3.2 Peça aos alunos que preparem uma aula usando material de prova
    3.3 Ensine os a estudar por blocos com intervalos
    3.4 Mostre a importância do registro de progresso
    3.5 Elaboração de esquema com os resultados obtidos

A chave para passar com sucesso em qualquer prova on-line está na estratégia de da pesquisa, organização e gerenciamento das informações. Por isso, é importante apresentar métodos e técnicas de estudo eficazes para que os estudantes possam obter excelentes resultados.

Preparar-se com antecedência para uma prova é essencial a fim de garantir as melhores notas. Recomende a seus alunos as cinco técnicas de estudo mais utilizadas para nas grandes universidades de prestígio. Acompanhe!

Por que a maioria das técnicas de estudo não funciona?

imagem de caderno de estudante com anotacoes e post its

Muitos alunos se sentem frustrados porque, apesar da preparação intensiva, os resultados dos exames não melhoram. Se perguntássemos a um deles quais métodos de estudo são utilizados para os testes, provavelmente responderiam o seguinte:

  • “Revi as anotações que fiz na aula.”
  • “Fiz vários resumos do material que os professores me deram.”
  • “Usei organizadores gráficos como tabelas sinóticas e mapas mentais.”
  • “Procurei informações na internet relacionadas à prova.”

Embora essas abordagens sejam muito eficazes para a aprendizagem, a realidade é que nenhuma delas constitui uma verdadeira técnica de estudo que possa garantir uma boa nota em uma prova.

A razão é muito simples: uma técnica de estudo não está completa se não for acompanhada de uma estratégia, ou seja, um plano estruturado para medir o progresso e atingir metas de curto e médio prazo.

Podemos aplicar todas as técnicas de estudo que quisermos (anotações de revisão, resumos e organizadores gráficos), mas, sem um planejamento estratégico, é como ter um carro e começar a circular pela cidade sem mapa, ou pior, sem saber aonde vamos.

Agora ficou mais claro: técnicas e métodos de estudo, por si só, não trazem bons resultados. Eles exigem uma estratégia que, de maneira coordenada, possa funcionar como um recurso pedagógico de alto impacto.

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Técnicas de estudo com visão estratégica: a combinação perfeita

Antes de entrar totalmente no assunto, devemos ter clareza sobre os conceitos de técnica e estratégia:

  1. A técnica é definida como um conjunto de procedimentos que requerem certas habilidades para realizar qualquer atividade e que se aprimoram com a prática e a experiência.
  2. Uma estratégia também é um conjunto de procedimentos ou ações comumente chamados de táticas, mas que são projetados para atingir um objetivo específico, ou seja, atingir uma meta.

Resumindo: a fim de que os métodos de estudo realmente tenham um impacto cognitivo na preparação para as provas, é fundamental que sejam organizados.

5 técnicas infalíveis garantir aos estudantes bons resultados

estudante estudando no laptop em sua casa

Há uma grande diferença entre revisar anotações e realmente se preparar com técnicas de estudo eficazes para provas on-line. No primeiro caso, estamos apenas reforçando o conhecimento prévio. No segundo, estamos aplicando procedimentos focados em exercitar o nosso cérebro para um propósito específico.

É também oportuno salientar que nem todos os alunos aprendem da mesma forma, e cada um terá que experimentar diferentes métodos de estudo para encontrar as técnicas que melhor se adequam ao seu estilo de aprendizagem personalizada.

Como muitos professores, os alunos também estão cansados de navegar pela internet procurando informações sobre qual é a melhor forma de estudar e sempre encontrar as mesmas respostas: sublinhar o mais importante, fazer resumos e listas, ler em voz alta, fazer simulados de exames... Como se os estudantes universitários não soubessem fazer isso desde a escola primária!

É por isso que nesta ocasião os docentes precisam compartilhar com os estudantes algumas técnicas que realmente funcionam e que os ajudem a se planejarem melhor.

1. Academia mental

Vamos pensar em um atleta que se prepara para uma prova muito importante, mas começa a treinar ao meio-dia enquanto responde a mensagens no celular, também ouve música e até checa suas redes sociais. Quais resultados podemos esperar dele na prova?

O mesmo vale aos alunos que estudam para uma avaliação em meio a desordem e distrações diárias. É necessário que haja um espaço tranquilo para estudar, com os materiais organizados e sem distrações.

Ajude os estudantes a prepararem um espaço com as seguintes características:

  • Deve ser um local fixo, bem iluminado e longe de ruídos externos.
  • Deve ser usado no mesmo horário todos os dias, como uma verdadeira rotina para se tornar um hábito.
  • É preciso estudar em uma mesa, com um assento confortável, nunca deitado.
  • Detalhe importante: o espaço deve estar longe de ruídos e distrações.
É fundamental que essa “academia mental” esteja livre de estímulos externos que os distraiam, fazendo com que eles percam de vista o objetivo central que é se preparar para uma avaliação.

 

2. Peça aos alunos que preparem uma aula usando material de prova

professora ensinando alunos em um quadro com anotacoes

Atribui-se a Paulo Freire a teoria de que a melhor maneira de aprender é ensinando, e que melhor maneira de fazê-lo do que preparando as aulas? Essa técnica é muito eficaz por conta de sua dinâmica colaborativa, pois permite aos alunos que estudem com outros colegas, melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

Esse princípio é baseado em uma teoria elaborada pelo psiquiatra William Glasser, que demonstrou por meio de uma pirâmide que 95% do que aprendemos vêm do que ensinamos aos outros. Isso porque, durante o processo de preparação de uma aula para os outros, o aluno se compromete a reforçar o que vai ensinar a partir de 7 recursos:

  1. Explicar
  2. Resumir
  3. Estruturar
  4. Definir
  5. Classificar
  6. Ilustrar
  7. Provar

Todos sabemos que a pressão para passar em uma prova costuma gerar muito estresse, o que impede o aluno de se concentrar adequadamente. Em vez disso, ao mudar o foco para algo menos estressante (como preparar uma aula para seus colegas), o continua a aprender (ainda mais do que antes).

3. Ensine os a estudar por blocos com intervalos

Voltemos ao exemplo do atleta: se agora o submetermos a treinos de várias horas, com exercícios exaustivos e sem descanso, em vez de melhorar sua condição física, ele acabará exausto e com lesões de tanto esforço. Por isso, dividir o conteúdo de uma prova por blocos, estudar aos poucos e acrescentar pausas é uma das técnicas fundamentais de estudo, pois as pausas permitem ao cérebro que descanse e se prepare para receber mais informações.

Um exemplo bem-sucedido dessa técnica é o do filósofo Byung-Chul Han: ele afirma que conseguiu estudar toda a obra de Hegel (um dos pensadores mais complexos da história) lendo apenas algumas páginas por dia. Depois, ele saía para passear e refletia sobre o que havia lido.

Quando os alunos não planejam ou não dosam suas horas de estudo, a única coisa que fazem é revisar e memorizar suas anotações, algo que, na maioria das vezes, não oferece resultados eficazes, e isso se deve a dois motivos:

  1. Quando o aluno se concentra em querer “aprender” tudo, na realidade está apenas retendo informações apressadas que esquecerá imediatamente, pois não está exercitando a aprendizagem a longo prazo.
  2. Estudar horas e horas sem dividir os tópicos por blocos só fará o aluno perder de vista o que está aprendendo, e o esgotamento mental acabará desmotivando-o gradualmente.

4. Mostre a importância do registro de progresso

A consequência de estudar sem nenhuma técnica ou método é que o aluno nunca tem clareza sobre onde começa e onde termina o processo de preparação para as provas on-line na universidade.

Uma das técnicas mais poderosas para manter um hábito e seguir em frente é, justamente, riscar os dias do calendário em que trabalhamos para atingir nosso objetivo, além de registrar os progressos (ou retrocessos) durante o processo.

De acordo com Charles Duhigg, autor de The Power of Habit, quando registramos nosso progresso e resultados em qualquer atividade, estamos liberando nosso cérebro da incerteza e esclarecendo os objetivos pelos quais estamos lutando.

Sendo assim, ajude os estudantes a montarem um cronograma de estudos com análise de progresso de aprendizagem.

Leia também: 👉 Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

5. Elaboração de esquema com os resultados obtidos

Poucas coisas são tão agradáveis quanto ver os resultados obtidos por meio do esforço para conseguir algo. Neste caso, para o estudante é passar em uma prova com excelentes resultados. Esta última técnica consiste em ajudá-lo a fazer um diagrama que permita saber com precisão qual foi o progresso obtido em direção ao objetivo.

Em pedagogia, sabe-se que todo processo de aprendizagem deve ser mensurável, observável e quantificável. Isso significa que o aluno deve discernir onde começou a estudar para a prova, ser capaz de ver os resultados e – não menos importante – saber o quanto finalmente aprendeu.

Um exemplo clássico de um registro de resultados seria este:

  • Objetivo: passar no exame de certificação de inglês.
  • Meta semanal: estudar por 1 hora todos os dias os cinco verbos irregulares mais frequentes.
  • Técnica de estudo: preparar uma aula de 15 minutos sobre o assunto e gravar em vídeo para analisar acertos e erros.
  • Progresso: os cinco verbos irregulares foram conjugados no presente e no passado simples.
  • Resultados: dos cinco verbos irregulares, já é possível conjugar três deles no presente e no passado simples, embora ainda seja necessário aprender a fazê-lo em outros tempos verbais mais complexos.

Essas técnicas de estudo são pensadas para que os alunos possam autoavaliar o próprio progresso antes de uma prova de maneira progressiva e sistemática, com o resultado ajudando-os a adquirir maior confiança em seus conhecimentos e em si próprios.

O que você achou dessas informações? Você conhece outras técnicas de estudo que desejaria compartilhar? Gostaríamos de conhecer sua experiência. Deixe-nos seus comentários abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros docentes.

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Referencias

Enríquez Villota, M. F., Fajardo Escobar, M., & Garzón Velásquez, F. (2015). Una revisión general a los hábitos y técnicas de estudio en el ámbito universitario. Psicogente, 18(33), 166-187.

Luetich, A. (2002). Técnicas de estudio. Academia deficiencias luventicos. Argentina: Recuperado de http://www. luventicus. org/articulos/02A001/index.html.

Pérez, M. C. (2009). Técnicas de estudio. Alpha Editorial.

Sequeira, G. F. (2007). Las más eficaces técnicas de estudio. Imaginador.

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