Descubra o que é Learning Analytics e entenda como isso pode auxiliar professores e alunos na sua instituição de ensino superior! 


  1. O que é Learning Analytics?
  2. 5 vantagens do Learning Analytics para o processo de ensino-aprendizagem
    2.1 Fornece dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisão
    2.2 Ajuda a compreender o comportamento dos estudantes
    2.3 Identifica lacunas e dificuldades individuais
    2.4 Permite a personalização do ensino
    2.5 Garante feedback para cada estudante

A tecnologia aplicada ao processo de ensino-aprendizagem beneficia alunos, professores e instituições. E o Learning Analytics é um dos recursos tecnológicos mais recentes para o setor de educação.

Permite que a equipe entenda o desempenho dos estudantes como um todo. Assim, é possível gerar soluções mais inteligentes para auxiliá-los ao longo da jornada acadêmica. Acompanhe!

O que é Learning Analytics?

learning analytics para ies o que e

Trata-se do uso dos dados obtidos em ambientes virtuais de aprendizagem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Ferramentas com foco em Learning Analytics não apenas coletam informações: elas utilizam tecnologias como Inteligência Artificial, aprendizado adaptativo e teoria dos grafos para gerar análises compreensivas.

Para os estudantes, um dos benefícios é a reunião de dados para a autoavaliação. Eles podem aprender mais a respeito do próprio desempenho em todas as disciplinas que cursam.

Para os professores, no entanto, essa tecnologia vai além; fornece informações sobre a evolução dos alunos e gera insights para melhorá-la.

Algumas das possibilidades que o Learning Analytics traz são:

  1. acompanhar a aprendizagem do estudante em um determinado tópico;
  2. avaliar como os alunos respondem ao modelo de estudo proposto;
  3. identificar o perfil de aprendizado dos estudantes;
  4. compreender o grau de interesse dos alunos em determinados tópicos.

Resumidamente, a ferramenta ajuda a equipe escolar a entender os interesses e as necessidades dos estudantes. Assim, pode beneficiar a todos.

5 vantagens do Learning Analytics para o processo de ensino-aprendizagem

learning analytics para ies

Podemos afirmar, de maneira geral, que o Learning Analytics ajuda os professores a encontrarem as melhores maneiras de ensinar.

Mas como isso acontece na prática? Nos tópicos a seguir, vamos dar exemplos de como a tecnologia funciona em uma Instituição de Ensino Superior. Veja!

1 - Fornece dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisão

A primeira vantagem é que os professores e alunos não precisam se basear em apenas em opiniões.

Os docentes podem achar que a classe não compreendeu uma matéria ou sentir hesitações na hora da apresentação de seminários. Mas isso se baseia em percepção, o que pode enganá-los com facilidade.

Por outro lado, o Learning Analytics oferece dados concretos e assertivos. Eles são recolhidos diretamente do ambiente virtual de aprendizagem e, portanto, são 100% confiáveis.

Com isso, o processo de tomada de decisão se torna muito mais simples e eficaz. E quando falamos em informações baseada em dados, é mais provável que levem a instituição ao caminho do sucesso.

Complemente a sua leitura!

👉 6 benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA

👉 Mobile Learning: 22 aplicações + 7 motivos para implementar no Ensino Superior remoto

2 - Ajuda a compreender o comportamento dos estudantes

A atitude dos estudantes afeta muito no desenvolvimento das aulas. Quando eles estão desinteressados ou desmotivados, é comum que não consigam compreender inteiramente o conteúdo trabalhado.

Com o Learning Analytics, os professores têm uma visão geral sobre os interesses reais dos discentes. Assim, podem investir em modelos de aprendizado que chamam mais atenção e geram engajamento.

3 - Identifica lacunas e dificuldades individuais

Da mesma forma que o Learning Analytics contribui para compreender o comportamento dos alunos, ele auxilia a detectar problemas em potencial no processo de aprendizado.

No ensino remoto, os estudantes podem ter receio ao buscar ajuda e tirar dúvidas. Sendo assim, é importante que os professores prevejam algumas dificuldades.

Com as análises obtidas, é possível identificar essas lacunas e criar estratégias para preenchê-las.

4 - Permite a personalização do ensino

learning analytics para ies vantagens

Essa é uma grande tendência dos últimos anos: o ensino personalizado. O objetivo é tornar o estudante o centro de sua jornada de aprendizagem. Com isso, conseguimos ter alunos muito mais engajados e motivados para novos desafios.

No ensino remoto, a trilha personalizada se torna possível quando a tecnologia funciona a seu favor. E o Learning Analytics fornece dados cruciais que auxiliam em cada etapa da implementação de uma metodologia inovadora.

Afinal, tanto professores quanto alunos compreendem melhor as trilhas de aprendizagem na medida em que podem analisar seus interesses e suas dificuldades.

5 - Garante feedback para cada estudante

Por fim, a ferramenta ajuda a oferecer retorno constante e confiável para os alunos.

As avaliações dos professores são periódicas e, muitas vezes, não são precisas. Já os dados fornecidos pela tecnologia são mais diretos e detalhados.

Por exemplo, o Learning Analytics pode mostrar ao estudante os tipos de materiais que ele evita ou adota.

Ainda revela em quais conteúdos o aluno tem mais dificuldades. Isso permite que ele decida onde investir seu tempo de estudo.

Como você deve ter percebido, o Learning Analytics traz muitos benefícios para uma IES. Portanto, comece a utilizar essa tecnologia na sua e veja resultados claros e eficientes!

Vale ressaltar que para começar a utilizar é essencial escolher um bom ambiente virtual de aprendizagem, que ofereça essa possibilidade.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!  icone do facebook  icone do linkedin

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados