O processo de ensino-aprendizagem mudou muito nos últimos anos. Sua instituição está atualizada com os avanços mais recentes em tecnologia educacional?
- Quais são as exigências de um processo eficaz de ensino-aprendizagem?
- 6 características do processo de ensino-aprendizagem atual
2.1 Educação a distância e conectividade (e-learning)
2.2 Colaboração e coconstrução da aprendizagem
2.3 Aprendizagem ubíqua (u-learning)
2.4 Abordagem personalizada e adaptativa
2.5 Professores com novas habilidades
2.6 Educação inclusiva - 5 tecnologias que estão mudando o processo de ensino-aprendizagem
3.1 Realidade aumentada e realidade virtual imersiva
3.2 Inteligência artificial
3.3 Programação e robótica
3.4 Design thinking
3.5 Gamificação
Não há dúvidas de que o processo de ensino-aprendizagem sofreu profundas modificações para se adaptar às novas oportunidades e exigências da era digital. A tecnologia é um elemento cada vez mais presente em todas as esferas de nossas vidas, e a educação não é exceção.
Desde o advento da Internet, os computadores pessoais e os dispositivos inteligentes, não só mudaram a maneira como ensinamos, como também a nossa relação com o aprendizado. Entretanto, muitas organizações educacionais e universidades ainda não estão alinhadas com esse novo paradigma.
As instituições educacionais precisam ter uma infraestrutura tecnológica que garanta a competitividade dos alunos na Indústria 4.0. Assim como a capacidade deles de pensar e desenvolver as soluções que a sociedade necessita.
Nesse contexto, vamos rever algumas das principais características das estratégias atuais de ensino e aprendizagem. Você já está aplicando algumas delas no modelo educacional da sua IES?
Quais são as exigências de um processo eficaz de ensino-aprendizagem?
Independentemente do nível de tecnologia disponível, existem certos critérios que são comuns a todos os métodos eficazes de ensino-aprendizagem. Esses critérios se enquadram nas categorias de “ambiente de aprendizagem”, “professor” e “aluno”. Veja!
1. Características relacionadas com o ambiente de aprendizagem:
- Trata-se de um ambiente seguro em termos físicos, psicológicos e emocionais.
- São incentivadas a inclusão e as relações interpessoais positivas.
- As expectativas do aluno e do professor são claras.
- É estimulado o aprendizado ativo.
2. Características relacionadas ao professor:
- É um facilitador da aprendizagem ativa, do uso adequado da tecnologia e do trabalho em equipe.
- Promove atividades e projetos nos quais os alunos podem realmente colocar seus conhecimentos em prática.
- Encoraja os alunos a aceitarem a responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem.
- Adapta-se aos talentos, interesses e estilos de aprendizagem de cada aluno.
- Cria conexões significativas de interesse, apreciação e respeito com os estudantes.
3. Características relacionadas ao aluno:
- Aceita a responsabilidade e a cocriação do próprio aprendizado.
- Pode conectar os conhecimentos teóricos que adquire aos projetos e problemas da vida real.
- Participa ativamente, colabora e assume compromissos em projetos de equipe.
- É capaz de assumir riscos com uma atitude de confiança em si mesmo, em seus pares e no facilitador.
- Utiliza a tecnologia de maneira ética e responsável.
6 características do processo de ensino-aprendizagem atual
Levando em conta as características gerais que acabamos de conhecer, vejamos algumas das tendências que já estão moldando os currículos atuais e que, sem dúvida, determinarão a direção da educação do futuro em todos os níveis.
1. Educação a distância e conectividade (e-learning)
Algumas IES já estavam aproveitando as vantagens do EAD, mas, depois da pandemia, se tornou um elemento central para a maioria das instituições educacionais.
O aumento da conectividade torna possível emular virtualmente muitas das atividades que costumamos fazer em uma sala de aula. Isso está sendo gradualmente substituído por “áreas de aprendizagem” desenvolvidas para que os estudantes criem projetos significativos, uma vez que tenham aprendido a teoria em casa.
A tendência do processo de ensino-aprendizagem é claramente a de que os alunos passem o tempo presencial na instituição de ensino em projetos colaborativos, nos quais possam aplicar seus conhecimentos resolvendo problemas da vida real.
Isso será particularmente relevante para as universidades, que precisam preparar seus alunos a um mercado de trabalho altamente competitivo.
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2. Colaboração e coconstrução da aprendizagem
Cada vez mais as instituições estão deixando de lado o processo tradicional de ensino-aprendizagem, no qual um professor dá instruções a um grupo de alunos, enquanto eles respondem passivamente.
Considera-se agora que os alunos devem ser ativos e cocriadores do próprio processo acadêmico, e o papel dos professores deve evoluir da direção para a orientação e a facilitação.
Foi constatado que o aprendizado significativo é mais bem consolidado através de experiências que levem à colaboração, à comunicação e ao trabalho em equipe.
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3 – Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Significa que um estudante pode aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenha um dispositivo inteligente à mão. A ubiquidade rompe muitas das barreiras típicas da educação e permite que mais pessoas em regiões remotas possam participar de cursos ministrados por instituições educacionais ao redor do mundo.
Embora essa seja uma das grandes conquistas educacionais da tecnologia, a ubiquidade ainda tem algumas limitações, especialmente relacionadas à linguagem. Essa é uma das razões pelas quais aprender inglês, a língua universal, como segunda língua é considerado essencial.
4. Abordagem personalizada e adaptativa
Assim como a maioria dos profissionais que oferecem um serviço personalizado a cada cliente, levando em conta suas necessidades, suas expectativas e o contexto, a educação está começando a se tornar cada vez mais centrada no aluno.
No modelo antigo, todos os alunos tinham que se adaptar ao mesmo programa rígido que os avaliava de acordo com critérios inflexíveis. Além disso, independentemente de suas habilidades particulares, todos tinham que realizar as mesmas atividades.
Hoje sabemos que essa é uma das principais causas de desinteresse e desistência. É por isso que agora estamos comprometidos com uma estratégia de ensino-aprendizagem que se baseia nos talentos, interesses e conhecimentos prévios de cada aluno. Com isso, damos lugar à aprendizagem personalizada e às novas metodologias.
5. Professores com novas habilidades
Os educadores do futuro precisarão, em primeira instância, ter fluência em ambientes híbridos de aprendizagem. Eles também deverão dominar técnicas pedagógicas capazes de capacitar os alunos, encorajando-os a assumir riscos, a ser inovadores e a resolver problemas da vida real.
Para que possam formar estudantes competitivos, os professores precisarão se familiarizar com todos os tipos de tecnologias que permitam uma educação mais personalizada. Por exemplo, análise de dados, planejamento de projeto, aprendizagem adaptativa, lean learning e até mesmo programação.
Ao mesmo tempo, a tecnologia facilita aos professores que assumam um papel menos diretivo durante as aulas, permitindo a eles que se concentrem em fornecer treinamento individual e desenvolver os talentos únicos de cada estudante.
Segundo Tricia McLaughlin, professora de educação na RMIT University:
Leia também: 👉 Como o acervo de e-books da Biblioteca Virtual apoia os professoresA tecnologia pode mudar para sempre a maneira como aprendemos, e é por isso que precisamos abraçá-la o mais cedo possível e manipulá-la a nosso favor.
6. Educação inclusiva
A inclusão continua ganhando terreno como uma das mais importantes metas de desenvolvimento em todos os tipos de instituições de ensino.
O acesso à tecnologia, a falta de oportunidades, as barreiras linguísticas e as diferenças culturais estão cada vez mais se destacando como prioridades para que o processo de ensino-aprendizagem seja apropriado.
A diversidade e inclusão na educação leva em conta as necessidades e o contexto de cada estudante, favorecendo ambientes de aprendizagem nos quais todos, independentemente de sua origem, etnia ou deficiência, possam desenvolver os próprios talentos para se tornarem membros ativos da comunidade.
5 tecnologias que estão mudando o processo de ensino-aprendizagem
1. Realidade aumentada e realidade virtual imersiva
Permite aos alunos que participem de experiências e atividades virtuais que não são fáceis de realizar no mundo físico por conta de questões de segurança, falta de equipamento ou orçamento. Como resultado, a realidade virtual está se tornando uma das ferramentas mais competitivas na educação e nas instituições de ensino superior em todo o mundo.
A realidade virtual ajuda os alunos a compreender conceitos científicos e tecnológicos complexos. De fato, estima-se que aqueles que aprendem com a realidade virtual obtêm resultados de 15% a 20% melhores do que aqueles que aprendem com métodos tradicionais.
2. Inteligência artificial
A IA tem muitas aplicações educacionais. Uma das mais importantes é a possibilidade de personalizar o aprendizado e fornecer uma solução imediata de tutoria individual.
Além disso, as inteligências artificiais podem coletar dados comportamentais em tempo real e fornecer aos professores informações valiosas sobre estilos de aprendizagem, interesses particulares, áreas de oportunidade e até mesmo humor.
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3. Programação e robótica
Ambas oferecem uma grande oportunidade para que os alunos se envolvam em projetos significativos de aprendizagem e de planejamento. Ao mesmo tempo, suas muitas aplicações se adaptam perfeitamente aos diferentes estilos de aprendizagem e fortalecem as habilidades tecnológicas fundamentais para a era digital e para a indústria 4.0.
Milhares de instituições de ensino superior estão incorporando disciplinas complementares de programação e robótica, inclusive em cursos nos quais não eram consideradas necessárias, a fim de diversificar as oportunidades de carreira para os estudantes, por exemplo, no campo da saúde.
4. Design thinking
Um dos novos paradigmas na educação é o de que os resultados não definem a classificação, mas a capacidade dos alunos de se adaptarem, melhorarem e buscarem constantemente novos modos de pensar e agir.
O pensamento projetivo ou “design thinking” é uma tecnologia educacional que conecta o aprendizado diretamente à solução de problemas ou desafios da vida real. Nesse modelo, os estudantes procuram por conta própria informações teóricas que permitam o alcance de um objetivo específico com o trabalho em equipe e a criação de protótipos que possibilitam aprender com os erros.
5. Gamificação
No mercado educacional, a gamificação significa transformar o aprendizado em um jogo. Nessa metodologia de ensino, tecnologias como aplicativos, plataformas de aprendizagem, videogames, programação e robótica são grandes aliadas.
A gamificação é uma metodologia complexa com base nas últimas descobertas em pedagogia e neurociência. Sua principal vantagem é que ela aumenta drasticamente o engajamento dos estudantes com as atividades acadêmicas.
Na Pearson Higher Education, queremos ajudar a sua instituição a oferecer um ensino superior mais inovador, para que seus alunos tenham mais oportunidades quando iniciarem no mercado de trabalho.
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