Como criar uma biblioteca digital com as exigências do MEC

Tempo de Leitura: 4 minutos
mulher-madura-com-blusa-rosa-segurando-tablet-para-acessar-biblioteca-virtual-dentro-de-estrutura-fisica

Se você é bibliotecário que trabalha em instituições de ensino superior, já deve estar ciente das exigências do MEC a respeito de bibliotecas físicas e virtuais. Não 100%? Então, este artigo foi feito pra você. Saiba como criar uma biblioteca digital e, ao mesmo tempo, atender as diretrizes do órgão.

Vale lembrar que, desde 2018, uma instituição de ensino superior pode ter somente bibliotecas digitais, mesmo que o estabelecimento tenha apenas cursos presenciais.

Isso prova que, de acordo com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, os alunos têm suas necessidades plenamente atendidas com este modelo.

Desenvolvimento de novas tecnologias segue a todo vapor

As exigências do MEC são relacionadas aos conteúdos e não fazem distinção entre os acervos físicos e virtuais.

O que os gestores escolares, administradores e bibliotecários devem considerar é que o desenvolvimento de novas tecnologias digitais tem ocorrido de forma bem rápida e a necessidade da educação seguir tendências mais modernas aumenta a cada dia.

O avanço na forma de fazer negócios no segmento educacional, adotando não somente o  ensino a distância, mas também outras ferramentas que correspondam às expectativas dos estudantes da geração atual, agora é uma questão de sobrevivência no mercado. E você não quer ficar pra trás nesta corrida, certo?

Implementar uma biblioteca digital é um passo fundamental nesta trajetória de inovação e adaptação aos novos tempos que as escolas precisam seguir.

Ao disponibilizar um acervo virtual para seus alunos, o estabelecimento de ensino superior agrega valor aos serviços que presta, pois passa a oferecer uma série de facilidades que motivam e inspiram o aprofundamento nos estudos.

Quais são as exigências do MEC para uma biblioteca digital?

Para credenciar e autorizar o funcionamento de cursos em instituições de ensino superior, existe a exigência de disponibilizar a chamada Biblioteca Universitária. O MEC vai conferir os seguintes aspectos:

  • Se a biblioteca tem os projetos pedagógicos dos cursos;
  • Se a biblioteca acompanha as mudanças nas matrizes curriculares;
  • Se existe uma política de aquisição e atualização do acervo aprovada pelo NDE;
  • As referências passam por uma revisão do bibliotecário da IES e novamente pelo NDE.

Entenda melhor como é composto o acervo de uma biblioteca digital

O que fazer primeiro? É assim: o ideal é começar consultando criteriosamente quais são as obras essenciais para garantir que todos os estudantes terão acesso a toda bibliografia obrigatória de todas as disciplinas ministradas em cada um dos cursos oferecidos pela sua instituição.

O passo seguinte é levantar quais são as obras não obrigatórias ou complementares. E quais conteúdos serão úteis na jornada de aprendizado do aluno. Com isso, já será possível selecionar fontes de informação e pesquisa confiáveis para contribuir de forma significativa na formação educacional dos seus clientes.

A escolha da plataforma

Reparou que objetivando montar um acervo digital, você tem um plano de ação igual ao utilizado para implantar um acervo físico? O que vai fazer a diferença mesmo é contar com um parceiro especializado neste conhecimento.

Além de seguir as exigências do MEC, é crucial para a existência da biblioteca digital numa instituição de ensino contratar uma empresa consolidada no mercado. 

O raciocínio de negócio nesta hora é: adianta uma IES seguir todos os protocolos do MEC, mas não contar com uma plataforma eficiente e que garanta manutenção do acervo, acessibilidade dos alunos e total controle de acesso? Claro que não. 

Uma biblioteca digital só funciona adequadamente quando tem:

  • Uma boa plataforma;
  • Ferramenta de busca eficaz;
  • Uma série de facilidades que propiciem uma gestão eficiente sobre os repositórios digitais, armazenamento e preservação;
  • Visibilidade do acervo;
  • Atualização constante de documentos e de materiais multimídias como vídeos, livros, teses, imagens, publicações diversas e áudios.

Professores como aliados

Uma vez que sua IES já tem a plataforma definida, é chegado o momento de capacitar o corpo docente para o melhor aproveitamento possível da nova ferramenta. Ao criar uma biblioteca digital, os professores devem entender todo o potencial da solução.

São várias as possibilidades de utilização. Vão desde o planejamento das aulas, passando pela escolha do material do acervo que será utilizado até a disponibilidade da bibliografia aos alunos. Desta forma, os professores também se sentirão mais engajados com os objetivos da escola e melhor preparados para executar sua missão acadêmica.

Vantagens de uma biblioteca virtual

Os usuários da biblioteca digital não são apenas os estudantes. Coordenadores, professores e pessoal da equipe administrativa também podem ter seus trabalhos otimizados ao poderem acessar todos os tipos de materiais. E isso a qualquer hora, de qualquer lugar com acesso à internet.

Atualmente, a grande maioria da população tem dispositivos como notebook, desktop, tablet, celular ou smartphone para usufruir dos benefícios que as novas tecnologias permitem. Então, por que não a sua IES se decidir a implantar uma biblioteca digital?

Trata-se de uma iniciativa, inclusive, com grandes chances de reduzir custos, o que sem dúvida está entre suas metas de gestão.

Com a biblioteca digital, você minimiza gastos com pessoal, manutenção do espaço físico e do acervo, pagamento de aluguel de salões e compra de novos títulos.

E ainda aumenta sua receita porque você conquista uma vantagem competitiva atraindo novas matrículas.

Ou seja, vale iniciar um projeto e levantar o quanto pode ser adequado e vantajoso manter o acervo físico, migrar totalmente para o meio digital ou, numa terceira hipótese, oferecer os dois modelos simultaneamente pra sempre. Ou numa fase de transição estipulada.

O fundamental é garantir que a biblioteca tenha todos os elementos obrigatórios e complementares de cada disciplina dos cursos oferecidos pela IES.

Lembrando que a biblioteca digital carrega consigo o benefício do acesso simultâneo por parte de diversos estudantes ao mesmo tempo. Acaba aquela disputa acirrada em torno de cópias e mais cópias de determinadas obras requisitadas por uma disciplina específica.

Quer saber mais sobre digitalização de bibliotecas? Então entenda agora por que a Biblioteca Virtual é a escolha ideal para a sua IES!​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia analise preditiva ajuda a evitar evasão ies Plataformas de Aprendizagem

Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

14.out.2021

Entenda o que é a análise preditiva e como ela pode ajudar você a controlar a evasão escolar na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia learning analytics na instituição de ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

12.out.2021

Descubra o que é Learning Analytics e entenda como isso pode auxiliar professores e alunos na sua instituição de ensino superior! Conheça 5 vantagens!

Ler notícia tecnologia na educação Higher Education

Tecnologia na educação: 5 soluções para atrair, converter e reter alunos

30.set.2021

Quer modernizar a sua IES? Conheça algumas soluções de tecnologia na educação que ajudam a atrair, converter e reter alunos!