Conheça os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD e saiba como superá-los com a capacitação e compreensão dos estudantes.


  1. Quais são os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD?
    1.1 Problemas inesperados com a tecnologia
    1.2 Perfil específico de estudantes
    1.3 Autonomia total do estudante
  2. Como fazer avaliação da aprendizagem em EAD? 
    2.1 Não transponha diretamente o curso presencial para o EAD
    2.2 Priorize um acervo virtual de qualidade
    2.3 Implemente ferramentas de monitoramento
    2.4 Capacitação apropriada dos docentes 
    2.5 Protagonismo do estudante

Em geral, o processo de avaliação da aprendizagem no Ensino Superior progrediu muito nos últimos anos. Provas dissertativas deram espaço para testes de múltipla escolha. Depois, vieram os trabalhos expositivos. Atualmente, a sala de aula invertida e recursos inovadores são tendências que vieram para ficar.

As metodologias educacionais precisam acompanhar as mudanças tecnológicas e tendências do mercado. Quando falamos no EAD existem muitas particularidades que precisam ser levadas em conta para tornar a experiência do estudante muito mais dinâmica e efetiva. Continue a leitura para saber quais são os desafios da modalidade e como superá-los!

Quais são os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD?

avaliacao da aprendizagem no ensino superior

Em uma aula EAD, existem muitos desafios para os professores avaliarem a real participação dos alunos quando comparamos às aulas presenciais.

Por exemplo, os docentes não podem fazer uma pergunta e ver quem é o primeiro a levantar a mão. Da mesma forma, entendem como complexo a correção das provas junto aos alunos.

A seguir, separamos os principais desafios encontrados pelos profissionais da educação na metodologia de ensino EAD.

Problemas inesperados com a tecnologia

Mesmo quando todo o curso depende de tecnologia, podem surgir alguns empecilhos que acabam prejudicando o desempenho dos alunos e dos docentes nas aulas.

Por exemplo, em uma prova online, alguns alunos podem ficar sem internet. Outros podem não conseguir conectar a câmera ou o microfone. E alguns simplesmente não vão ter o conhecimento necessário para lidar com os recursos tecnológicos utilizados no curso.

Da mesma forma, a falta de preparo para lidar com a tecnologia é comum entre os professores. Ainda que existam formas diferentes e soluções inovadoras para avaliar os alunos, alguns docentes precisam de ajuda para utilizá-las.

Perfil específico de estudantes

Vale ressaltar que os alunos que escolhem cursos e disciplinas EAD apresentam um perfil padronizado.

Muitos já são mais velhos do que a faixa etária padrão no começo da faculdade. A maioria concilia estudos e trabalho. Alguns também cuidam das próprias casas e famílias. Nesse contexto, podemos dizer que a maioria dos alunos EAD não têm a educação como única prioridade.

Para eles, projetos de última hora, trabalhos que exigem muito tempo e mesmo avaliações em horário comercial podem se tornar um desafio. Em alguns casos, é até impossível para o aluno participar. Isso gera frustrações tanto para a instituição quanto para os estudantes.

Autonomia total do estudante

Esse é um dos pontos mais desafiadores para a avaliação da aprendizagem no EAD.

Em aulas a distância, o aluno tem muito mais autonomia para aprender quando e onde quiser. Ele não precisa esperar pelo professor para começar a explorar um tópico, por exemplo. Isso significa que pode estar um passo à frente ou atrás no momento da avaliação.

Portanto, a gestão da aprendizagem dos estudantes é um fator que precisa ser levado em conta. Todos os gestores e docentes devem ter controle sobre o progresso da turma.

banner mobile learning aplicacoes motivos para ies

Como fazer avaliação da aprendizagem em EAD? 

Como pudemos perceber, são muitos os desafios que os docentes encontram para aplicar uma avaliação de aprendizagem efetiva no EAD. Entretanto, todos eles podem ser superados. 

A seguir, confira 5 dicas para avaliar os estudantes de EAD da melhor forma possível, com o objetivo de facilitar o trabalho dos docentes e melhorar o desempenho dos discentes. 

1 - Não transponha diretamente o curso presencial para o EAD 

Para fazer uma boa avaliação da aprendizagem no EAD é preciso levar em conta que é um processo muito mais cuidadoso do que as avaliações presenciais. 

Por isso, não é indicado transpor a metodologia da sala de aula física para o ambiente virtual de aprendizagem. Tenha em mente que é um novo tipo de aprendizado, com perfis de alunos muito mais independentes e que exige um nível maior de engajamento. 

2 - Priorize um acervo virtual de qualidade 

como fazer avaliacao da aprendizagem no ead

Disponibilizar aos estudantes um vasto acervo virtual não só ajuda a melhorar o engajamento nas aulas como melhora o desempenho estudantil. 

O acervo online é um recurso indispensável para montar um plano de aula no ensino superior que oferece modelos de ensino híbrido e remoto. Os docentes poderão explorar conteúdos complementares para lecionar com excelência e os estudantes terão todo material que precisam para consultar e aumentar os conhecimentos. 

3 - Implemente ferramentas de monitoramento 

Em uma sala de aula física, é possível fazer avaliações diariamente. Isso porque os professores podem ver o quanto os alunos prestam atenção, participam e aprendem. Em um curso EAD, isso só pode ser feito com as ferramentas certas. 

Existem plataformas que podem ajudar os professores a acompanhar o progresso dos estudantes. Por exemplo, ferramentas que mostram quando o estudante entrou no sistema, quais atividades realizou, quais lições foram concluídas, quais livros consultou e interações em fóruns. 

As plataformas de aprendizagem ajudam os professores a avaliarem de forma objetiva e eficaz o desempenho individual de cada estudante. 

4 - Capacite os professores 

Os docentes precisam saber como aplicar métodos eficazes e a montar estratégias metodológicas para aulas remotas.  

Entretanto, além da capacitação tecnológica, é essencial focar na aplicação técnica. A administração acadêmica deve oferecer apoio aos docentes na utilização dos computadores, plataformas de aprendizagem, gestão de acervo virtual, recursos dinâmicos e outras ferramentas que facilitam as aulas a distância.  

Oferecendo a capacitação ideal para a aplicação desses recursos inovadores, o docente contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa e contextualizada. 

5 - Protagonismo do estudante 

Já mencionamos aqui no Blog sobre a importância da personalização do ensino para o protagonismo do estudante moderno. 

Com a necessidade de ensino a distância, o desafio de acompanhar o progresso do estudante se tornou maior. Nesse cenário, o ensino personalizado se tornou um diferencial para reter e captar alunos. 

banner solucoes de tecnologia na educacao

Sendo assim, oferecer diferentes tipos de métodos avaliativos e recursos de automação, por exemplo, faz muita diferença no engajamento dos alunos, além de facilitar o trabalho dos docentes.  

Além de oferecer opções dinâmicas de avaliação, a IES pode pensar na possibilidade de flexibilização de disciplinas que alia eficazmente com as plataformas de aprendizagem. Com maior flexibilização, o docente é capaz de avaliar de forma automática o objetivo e o progresso individual de cada estudante.  

A partir do momento em que o estudante escolhe as disciplinas essenciais para o seu desenvolvimento, fica mais fácil de desenvolver a autoavaliação, que pode ser outra estratégia aplicada no EAD.    

Como você pôde perceber, não há uma fórmula pronta para realizar uma avaliação da aprendizagem diferenciada nos cursos EAD. Na verdade, o ideal é a combinação do aprendizado contínuo e atualização dos docentes, as melhores plataformas de aprendizagem e aumento do engajamento dos estudantes.  

Aproveite para conhecer as Plataformas de Aprendizagem da Pearson Higher Education, a maior empresa de aprendizagem do mundo! 

Conheça as Plataformas de Aprendizagem!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados