Desenvolver as soft skills no ensino superior é uma inovação educacional que ajuda os estudantes a prosperarem no mercado de trabalho e na vida profissional.


  1. Qual é a importância das soft skills?
  2. O que exatamente são soft skills?
  3. Quais são as 7 soft skills mais importantes?
    3.1 Proatividade
    3.2 Comunicação assertiva
    3.3 Trabalho em equipe
    3.4 Pensamento crítico
    3.5 Responsabilidade e compromisso
    3.6 Tolerância à frustração e resiliência
    3.7 Autorregulação emocional
  4. 21 soft skills essenciais para a nova era do trabalho

Quando falamos de inovação educacional no ensino superior, não falamos apenas de novas tecnologias e metodologias pedagógicas de ponta; nos referimos também à promoção do desenvolvimento e do reforço de soft skills essenciais para que nossos estudantes sejam competitivos no mercado de trabalho.

Hoje, as universidades enfrentam o desafio de formar profissionais capazes e competentes em sua área, mas também intrinsecamente motivados e altamente comprometidos com o trabalho que realizam diariamente e com um clima organizacional positivo.

A seguir, vamos rever a importância das soft skills em seus planos acadêmicos e quais são as mais exigidas pelas empresas atualmente. Acompanhe!

Qual é a importância das soft skills?

soft skills no ensino superior conceito

Na chamada indústria 4.0, as soft skills ganham a cada dia mais importância como um dos fatores decisivos na contratação, no sucesso e na permanência do colaborador na empresa a médio e longo prazo.

Embora sejam fundamentais em todas as áreas de nossas vidas, as soft skills são especialmente valorizadas em ambientes profissionais colaborativos. Por isso, fazem parte de inúmeros cursos de formação, liderança e coaching, uma vez que promovem:

  • Ambientes de trabalho mais produtivos.
  • Maior motivação intrínseca nos colaboradores.
  • Aumento da colaboração ativa.
  • Redução de conflitos interpessoais.
  • Mentalidade de inovação.
  • Satisfação no trabalho.

É um fato amplamente aceito que, sem as soft skills certas, o conhecimento, os talentos ou as competências técnicas, uma pessoa não alcançará todo o seu potencial. Entre outras coisas, elas nos permitem desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis, projetar confiança e influenciar positivamente os outros.

Sem dúvida, as soft skills estão mudando a forma como os profissionais se preparam para aumentar sua empregabilidade, e isso os leva a buscar opções de formação que integrem habilidades técnicas com o desenvolvimento da inteligência emocional e interpessoal.

A procura de certificações em soft skills está crescendo com a busca de outras certificações acadêmicas; o investimento feito de forma particular e por empresas no desenvolvimento de soft skills é cada vez maior. Aliás, os profissionais mostram uma clara preferência por trabalhar em empresas que ofereçam capacitação e coaching, bem como a aprendizagem autodidata, por meio de cursos especializados nessa área.

Tema complementar: 👉 Habilidades digitais: as 8 mais importantes para a empregabilidade

O que exatamente são soft skills?

Ao contrário das hard skills (ou habilidades técnicas), as soft skills integram habilidades cognitivas com habilidades emocionais e pró-sociais. Por sua natureza, orientam as habilidades e os talentos da pessoa para atitudes de empatia, respeito e responsabilidade.

As hard skills estão relacionadas às qualificações, habilidades técnicas e experiência de trabalho em determinado setor ou área de conhecimento. Por exemplo: o domínio de um idioma, software específico ou um processo logístico complexo. Por outro lado, as soft skills são muito mais gerais e transversais, ou seja, percorrem toda a organização e todas as áreas da vida de um indivíduo.

Apesar de sua grande importância, na maioria das instituições de ensino superior o reforço das soft skills é relegado a segundo plano, e os alunos e recém-formados dependem quase sempre de estratégias autodidatas, com o objetivo de desenvolver competências como comunicação assertiva, liderança e negociação, para citar apenas algumas.

Leia também: 👉 O que são hard skills e soft skills? Como desenvolver os estudantes!

Quais são as 7 soft skills mais importantes?

principais soft skills no ensino superior

Embora o cenário de trabalho e negócios tenha mudado muito nos últimos anos, há uma série de soft skills que permanecem imprescindíveis e que podem ser aprendidas ao longo da vida acadêmica, mais especialmente no nível superior. Entre elas, destacam-se:

1. Proatividade

Caracteriza-se por uma atitude geral de iniciativa e otimismo. As pessoas proativas se concentram mais em encontrar soluções do que responsáveis por problemas ou desculpas, e não precisam que alguém lhes diga o que fazer para começar a trabalhar.

Algumas pessoas têm um caráter mais proativo do que outras, mas todos podemos fortalecer esse traço de personalidade em ambientes acadêmicos, de trabalho ou sociais em que a iniciativa é recompensada e reconhecida.

De certa forma, a proatividade está no topo de suas soft skills porque aumenta a capacidade e a sensibilidade para desenvolver todas as outras. 

2. Comunicação assertiva

A comunicação é uma das soft skills mais importantes em todos os níveis. Depende de algumas hard skills, como raciocínio verbal, mas também de outras soft skills, como empatia e escuta ativa.

Graças à comunicação, podemos persuadir os outros, evitar mal-entendidos, agilizar todo o tipo de processo, reduzir a curva de aprendizagem das pessoas a quem queremos ensinar algo e, em geral, expressar nossas ideias de maneira adequada, tanto oralmente como por escrito.

Alguns dizem que todos os grandes líderes da história também foram grandes comunicadores. Segundo Warren Buffet, um dos mais famosos magnatas do mundo dos negócios, aumentar as habilidades de comunicação garante que o valor de um profissional cresça pelo menos 10% no futuro.

3. Trabalho em equipe

Nenhuma pessoa é “uma ilha”. Em praticamente todas as empresas somos obrigados a conviver, comunicar-nos e chegar em um acordo com outros indivíduos para que os objetivos sejam alcançados. Trabalhar em equipe significa ser capaz de se comunicar adequadamente, mas também ter a capacidade de confiar nos outros, ceder e, às vezes, sacrificar alguns interesses pessoais pelo bem comum.

Quem sabe trabalhar em equipe não impede as sinergias trabalhistas em seu desejo de buscar o reconhecimento individual, mas procura que sua participação potencialize e facilite as atividades do restante da equipe.

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4. Pensamento crítico

Significa ter a capacidade de entender uma situação de múltiplas perspectivas para encontrar melhores soluções, bem como separar fatos objetivos de suposições e vieses cognitivos.

Graças ao pensamento crítico, inúmeros conflitos interpessoais no trabalho, crises de imagem e problemas decorrentes de situações imprevistas podem ser evitados. Porém, não é só isso: de acordo com diferentes investigações, o pensamento crítico e a capacidade de “pensar fora da caixa” (ou seja, criatividade) para resolver problemas tendem a andar de mãos dadas.

Complemente a sua leitura: 👉 Como desenvolver o pensamento crítico dos alunos no Ensino Superior

5. Responsabilidade e compromisso

Sob a óptica das soft skills, a responsabilidade e o compromisso baseiam-se na capacidade de vincular o que fazemos com um sentido de vida que vai além da mera compensação econômica em nosso trabalho, e que está conectado com nossa identidade preferida e com o mundo que queremos construir.

Quando há um compromisso genuíno com o trabalho, aspectos como responsabilidade social, proatividade, criatividade e resiliência são potencializados. Da mesma forma, uma pessoa responsável e comprometida coloca suas habilidades e seus talentos a serviço de algo maior do que ela, e isso geralmente é positivo para a sociedade.

6. Tolerância à frustração e resiliência

Aqueles que não desanimam com a primeira falha ou o primeiro problema, e continuam tentando até atingir seu objetivo, são colaboradores altamente valorizados pelas empresas, principalmente em ambientes de trabalho VUCA (Voláteis, Incertos, Complexos e Ambíguos), e que demandam constante adaptação para enfrentar desafios cada vez maiores.

Resiliência, por sua vez, significa ser capaz de se adaptar e se recuperar das adversidades externas. Deve-se notar que a capacidade de tolerar adequadamente a frustração e a resiliência devem andar de mãos dadas com a criatividade e a responsabilidade consigo mesmo e com os outros. Dessa forma, fomenta-se a clareza mental necessária para construir melhores sistemas, metodologias e soluções.

7. Autorregulação emocional

Finalmente, a autorregulação ou inteligência emocional engloba a capacidade de não nos deixarmos levar por nossas emoções negativas, mas também de não as reprimir. Ou seja, gerenciá-las adequadamente, por meio da empatia, da assertividade e do respeito.

Embora não se fale muito em autorregulação emocional no trabalho por ser considerada um aspecto que tem mais influência em outras áreas da vida, a realidade é que uma pessoa capaz de se autorregular pode manter suas esferas de vida muito mais equilibradas, e isso implica um ótimo desempenho no trabalho.

Como você pode ver, as soft skills, em sua maioria, estão intimamente relacionadas umas com as outras e apontam para o perfil de um colaborador autogerenciado, confiável, comprometido e eficiente, mas também caloroso, empático e humano. 

Tema complementar: 👉 Autorregulação na aprendizagem é habilidade-chave em 2022

21 Soft skills essenciais para a nova era do trabalho

soft skills na educacao superior digital

Embora as soft skills que acabamos de mencionar venham ganhando relevância há várias décadas como elementos decisivos nas organizações, a digitalização do trabalho e a expansão da modalidade remota fizeram algumas outras serem adicionadas à lista básica de soft skills, especificamente voltadas para as habilidades tecnológicas.

De acordo com o Future of Jobs Report 2020, as competências mais procuradas no mercado de trabalho da próxima década serão as seguintes:

  1. Liderança e influência.
  2. Pensamento crítico.
  3. Inovação.
  4. Aprendizagem ativa.
  5. Resolução de problemas complexos.
  6. Criatividade.
  7. Iniciativa.
  8. Resiliência e flexibilidade.
  9. Consciência social.
  10. Tomada de decisões.
  11. Gestão de projetos.
  12. Visão projetiva.
  13. Autoformação.

    Para complementar essa lista, queremos incluir outras soft skills especialmente relevantes para ambientes de trabalho remoto e equipes autodirigidas de alto desempenho:

  14. Autogestão.
  15. Gestão da informação.
  16. Comunicacão digital.
  17. Trabalho colaborativo virtual.
  18. Visão digital estratégica.
  19. Liderança digital.
  20. Seguridade digital.
  21. Autocuidado.

Agora, é hora de nos fazermos uma pergunta-chave: Como estamos promovendo e fortalecendo todas essas habilidades sociais em nossa instituição de ensino superior ou universidade?

Recordemos que as soft skills são transversais, ou seja, são igualmente importantes, independentemente de estarmos formando um aluno na área das Ciências Humanas ou Exatas. Elas são relevantes tanto para um analista de dados quanto para um futuro professor.

Para que sua instituição seja ainda mais competitiva e sua proposta de valor se destaque ainda mais, certifique-se de tornar visível a importância que você dá às soft skills nos planos de ensino. Na Pearson Higher Education, temos uma solução essencial para ajudar a sua instituição a alcançar esse propósito. Entre em contato conosco e conheça Personabilities! 👇

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Referências

Goleman, D. (2011). Inteligencia Social: La nueva ciencia de las relaciones humanas (Ensayo) (1.a ed.). Editorial Kairós, S. A.

Ph D, G. D. (2018). La Inteligencia Emocional: Por Qué Es Más Importante Que El Cociente Intelectual / Emotional Intelligence. B de Bolsillo.

Jennifer R. Burnett & Timothy C. Lisk (2019) The Future of Employee Engagement: Real-Time Monitoring and Digital Tools for Engaging a Workforce, International Studies of Management & Organization.

Danielle Hart (2019). Soft Skills Training: Trends in Digital Learning and Emerging Technologies. Training Industry Blog. 

 

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