As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas em promover uma melhor experiência para seus alunos. Isso porque o comportamento e os interesses deles mudaram bastante nos últimos anos. Usar tecnologia na educação se tornou fundamental para aumentar a competitividade da IES no mercado.

A metodologia Mobile Learning, por exemplo, permite que os estudantes aprendam a todo momento e em qualquer lugar. Não existem barreiras, desde que a pessoa tenha acesso à internet e um dispositivo móvel para se conectar.

A Brightspace D2L é um ambiente virtual que contribui para a aprendizagem dos alunos. A seguir, você verá como essa solução funciona e quais são os benefícios de usá-la em sua instituição de ensino superior. Acompanhe!

Qual é a importância do Mobile Learning como tecnologia na educação?

M-learning é uma metodologia que permite que professores e estudantes utilizem o ambiente virtual em prol do processo de ensino-aprendizagem.

A principal característica desse recurso é que os alunos usam plataformas online para ter acesso aos conteúdos que os docentes compartilham por meio de dispositivos móveis.

Assim, smartphones e tablets dentro e fora de sala de aula deixam de ser um problema e sim uma verdadeira ferramenta educacional.

Para isso, no entanto, as instituições não podem continuar a empregar métodos antigos para lecionar.

É preciso adaptar os processos e adotar novas estratégias metodológicas para utilizar o Mobile Learning e tornar o ensino atrativo para os estudantes.

Nesse sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem surgem como aliados das instituições. A seguir, você vai conhecer a solução da Pearson Higher Education e entender como ela auxilia o M-learning.

Complemente a sua leitura!

👉 Como escolher o melhor Ambiente Virtual de Aprendizagem

👉 Plataforma digital de aprendizagem: 7 benefícios para o Ensino Superior remoto

O que é a Brightspace D2L?

Trata-se de um sistema de gerenciamento de aprendizagem que combina ferramentas, serviços e suportes avançados de que uma IES precisa para oferecer a melhor experiência para professores e alunos.

Na plataforma, docentes e discentes têm acesso a uma vivência de M-learning excelente, graças ao design 100% responsivo, que se adapta aos mais diferentes tamanhos de tela.

Ela conta ainda com recursos de acessibilidade, que permitem aos usuários navegarem com tranquilidade e praticidade. Além disso, oferece uma interface intuitiva e modelos integrados, que facilitam a gestão de cursos e conteúdos.

7 benefícios da Brightspace D2L para sua instituição de ensino superior

Em seguida, conheça algumas funcionalidades da plataforma e entenda por que ela é uma excelente opção para a IES que deseja investir em tecnologia na educação.

1 - Progresso e conquistas

Com a Brightspace D2L, a instituição de ensino promove a autoconfiança e o autodesenvolvimento dos alunos.

De forma simples e prática, os estudantes conseguem demonstrar o progresso do aprendizado e as conquistas aos seus colegas, professores e amigos.

Isso porque a ferramenta permite a construção de portfólios, que podem ser utilizados como históricos das atividades que os alunos realizaram e o que eles aprendem no momento.

Os dados ficam armazenados. Os estudantes podem usá-los como recursos motivacionais, mostrando o quanto evoluíram, ou como ferramentas para a participação em processos seletivos.

2 - Colaboração e interação virtual

Os alunos encontram um ambiente que facilita a comunicação.

Em tempos de pandemia, essa solução se tornou interessante para as instituições de ensino que precisaram manter a interação entre os membros de suas turmas.

Além de promover esse contato, a vantagem da Brightspace D2L é que a plataforma oferece um espaço seguro, onde todos conseguem colaborar.

3 - Gamificação no Ensino Superior

Pesquisas já mostraram os diversos benefícios que os jogos oferecem para o desenvolvimento humano. Portanto, a gamificação é uma alternativa cada vez mais popular de tecnologia na educação.

A Brightspace D2L mostra que esse recurso tecnológico não é só para crianças e adolescentes. Adultos também podem aproveitar as vantagens para a aprendizagem interativa.

Com mecanismos que simulam jogos e o pensamento lógico por trás deles, é possível estimular a memória, a concentração, o raciocínio e outras áreas do cérebro.

Sem dúvida, isso é fundamental para quem está no Ensino Superior, prestes a conquistar a primeira vaga de emprego. A possibilidade de desenvolver habilidades essenciais que demanda o mercado, certamente será um grande diferencial para a IES no momento de atração de novos alunos.

4 - Praticidade para realizar tarefas comuns

Para os gestores, além de ajudar a compartilhar os conteúdos das aulas de forma fácil, rápida e intuitiva, a Brightspace D2L oferece outros benefícios, em termos de tecnologia educacional.

O principal deles é a praticidade na condução de atividades do dia a dia. Por exemplo, montar cursos e dar feedbacks se tornam missões mais simples, que podem ser realizadas em poucos minutos.

Também é possível criar e usar rubricas, publicar comunicados e tarefas no feed, enviar mensagens automatizadas etc.

Assim, os professores ganham tempo para se dedicar a outras atividades mais estratégicas, como pensar no planejamento de aulas, auxiliar os alunos em necessidades específicas, personalizar atividades etc.

5 - Assistentes virtuais

Os estudantes contam, ainda, com assistência disponível a todo o momento para prestar o suporte necessário.

As comunicações dos assistentes virtuais são criadas pelos professores ou pela instituição de ensino, para auxiliar com as demandas mais recorrentes.

6 - Monitoramento do progresso dos alunos

Os docentes também podem acompanhar a evolução dos discentes em tempo real, de acordo com as atividades que entregam via plataforma.

Assim, diante de qualquer sinal de obstáculo para o aprendizado, eles são capazes de intervir e elaborar estratégias focadas na personalização do ensino.

Isso ajuda a manter os alunos motivados a se desenvolver cada vez mais, pois elimina as situações de estresse e mostra uma trilha de aprendizagem ideal.

7 - Experiências de ensino e aprendizagem de excelência

Por fim, a instituição consegue potencializar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Isso proporciona benefícios para a referência da IES, o que a ajuda a atrair mais estudantes e alavancar os lucros.

Além disso, aumenta a satisfação dos alunos por frequentar uma instituição que promove a evolução contínua por meio da tecnologia e inovação, fatores esses que contribuem para a retenção.

Quer aproveitar essas vantagens da Brightspace D2L? Baixe agora mesmo uma apresentação da solução e entenda como é possível oferecer um ensino de melhor qualidade para todos os seus estudantes.

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas redes sociais!    

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados