Gestão da informação: o que isso tem a ver com o bibliotecário?

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A gestão da informação pode ser realizada por profissionais como o bibliotecário. Afinal, se antes o trabalho dele já tinha um viés informacional, com os avanços tecnológicos na área ele precisou se adaptar para suprir as demandas atuais.

Paralelamente a essas transformações, o bibliotecário se tornou uma figura indispensável desde a criação da Lei n° 12.244/2010, que prevê a existência de bibliotecas em todas as instituições de ensino públicas e privadas no Brasil até 2020.

De acordo com a legislação, as bibliotecas deverão ser geridas por bibliotecários comprometidos com a construção cultural do país. No entanto, para que o trabalho desses profissionais se torne de qualidade e seguro, é importante que eles tenham conhecimento em gestão da informação.

Para que você entenda o que a gestão da informação tem a ver com o bibliotecário, preparamos este artigo sobre o assunto. Quer conferir? É só continuar a leitura!

O que é a gestão da informação?

A gestão da informação é uma atividade que controla os dados de uma empresa ou IES. Ela engloba aspectos como processamento, identificação, organização, coleta, classificação, armazenamento e compartilhamento de materiais, tanto físicos quanto digitais.

É papel do gestor da informação garantir que todas as informações tenham o destino certo em tempo hábil. Ele também garante a integridade dos dados para que cheguem aos locais sem erros.

O gestor da informação pode atuar com pesquisas de dados estratégicos e análises de mercado. Ele também é capaz de mapear informações relevantes e elaborar relatórios que contribuam para o processo de tomada de decisão.

Outras funções do gestor da informação são implementar o uso de novas tecnologias, fazer o lançamento de novos produtos e expandir o nome da empresa. Ou seja, ele ajuda os demais profissionais da IES. Todos os setores analisam os dados apresentados antes de tomarem qualquer tipo de decisão na instituição.

Como a gestão da informação impacta o trabalho do bibliotecário?

A missão do bibliotecário é atender às demandas informacionais que surgem em seu local de trabalho. Ele também deve pensar em novos serviços diante de um mercado cada vez mais tecnológico. Esses desafios são superados pelo profissional e pelas instituições com a busca de inovações.

Assim, a gestão da informação é um processo que reúne soluções e tecnologias, além da dedicação de pessoas que são especializadas na área, como o bibliotecário. Portanto, esse profissional não se dedica mais apenas aos livros; o seu trabalho vai além.

Definitivamente, ele faz a diferença nas IES, pois ajuda na administração dos recursos informacionais e das redes de sistemas de informação.

Além disso, frente às transformações, o bibliotecário se tornou indispensável para a gestão da informação porque ele traz mais segurança e qualidade aos processos.

Como um bibliotecário gestor da informação pode ajudar uma IES?

Um bibliotecário com conhecimentos de gestão da informação pode ajudar uma IES de várias maneiras. Acompanhe as principais.

Atuar em repositórios

O profissional que trabalha com gestão da informação pode atuar em repositórios institucionais que ajudam as IES a compartilhar, em forma de acesso aberto, informações geradas por docentes e discentes.

Assim, os diversos tipos de aprendizagem são desenvolvidos e toda a produção intelectual é reunida em repositórios institucionais próprios.

O profissional também consegue dar mais visibilidade aos resultados de pesquisas e garantir a preservação da memória científica da instituição.

Trabalhar em ambientes digitais

O gestor da informação pode trabalhar em ambientes digitais, como uma biblioteca virtual, para auxiliar alunos e professores.

Essa solução deve seguir todos os requisitos legais do Ministério da Educação (MEC), com um acervo para compor bibliografias obrigatórias e complementares de todos os cursos ofertados pela IES.

Analisar dados digitais

O bibliotecário gestor da informação analisa todos os dados digitais da biblioteca, de modo que consiga auxiliar professores e alunos da IES de maneira mais eficaz.

Esse profissional também pode trabalhar em um laboratório virtual ou em qualquer outro setor da instituição que necessite de análise de dados.

Estar presente em centros de cultura

Inclusive, a gestão da informação pode ser levada para os centros de cultura da biblioteca.

O bibliotecário pode ser o profissional que colhe os dados, auxilia em projetos e oferece aos alunos a possibilidade de desenvolverem as suas iniciativas.

Afinal, tudo em qualquer IES deve passar pelo gestor da informação.

Recuperar e disseminar a informação em provedores de buscas

Outra atribuição do gestor da informação é recuperar e disseminar dados em provedores de buscas.

O profissional pode ajudar a resgatar dados que foram perdidos ou entregar aos profissionais da educação ou diretores da IES aquilo que eles precisam.

Auxiliar a instituição é um dos trabalhos do gestor da informação.

Desenvolver projetos sociais de disseminação de informação e cultura

Mais um importante trabalho do bibliotecário é desenvolver projetos sociais que disseminem a informação e a cultura.

Sabe aquela iniciativa para ajudar a comunidade? O gestor da informação pode contribuir para que ela se torne uma realidade.

Levar propostas e ideias para a direção da IES ou o departamento social são atribuições desse profissional.

Organizar cadastros de grupos de estudos

Por fim, o gestor da informação pode ajudar com o cadastro de grupos de estudos.

Por enquanto, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitas IES atuam apenas em ambientes virtuais. No entanto, depois que tudo normalizar, os estudantes terão a possibilidade de criarem grupos de estudos presenciais nas bibliotecas.

O gestor da informação pode ajudar com o cadastro desses grupos e orientá-los sobre quais salas ou materiais eles poderão utilizar.

Como você deve ter percebido, a gestão da informação é importante para qualquer IES. O gestor pode auxiliar estudantes que buscam materiais na biblioteca virtual, professores que montam planos de aula e até mesmo diretores que precisam de informações sobre a instituição. 

Atualmente, contar com um profissional que entende de informação e tecnologia é muito importante, concorda? Nesse sentido, o bibliotecário se apresenta como um dos mais capacitados para atuar como gestor. Portanto, é preciso se preparar para assumir essa função!

Quer ler outros conteúdos como este? Então, acesse o nosso próximo artigo e saiba como engajar alunos na biblioteca no Ensino Superior!

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