Você já parou para pensar em como o bibliotecário pode auxiliar o professor na elaboração do plano de aula? Venha com a gente e saiba mais sobre o assunto.
Que o plano de aula — roteiro utilizado para conduzir o aprendizado — já faz parte da rotina dos professores não é nenhuma novidade. O que talvez você ainda não tenha parado para pensar é que o bibliotecário pode ajudar na elaboração do documento. Afinal, quando ele é bem planejado, torna o ensino muito mais dinâmico.
Além disso, precisamos considerar que o perfil e o comportamento dos alunos mudaram, principalmente com a aceleração da transformação digital. Então, criar um roteiro que seja capaz de engajar os estudantes — que, muitas vezes, estudam em casa — é ainda mais importante.
Dessa maneira, para garantir uma ótima experiência para o aluno, o professor deve contar com a ajuda do bibliotecário. Esse trabalho conjunto é um dos maiores segredos para o sucesso do plano de aula. Vamos entender mais sobre o assunto? Venha com a gente!
Qual é o papel do bibliotecário na elaboração do plano de aula?
O bibliotecário tem, entre as suas funções, recomendar obras acadêmicas e organizar o acervo. Então, ele ajuda a conduzir o aluno pelo processo de aprendizagem e auxilia os professores na hora da escolha de determinada metodologia de ensino.
Seja qual for o curso, o professor precisa de um plano de aula para garantir o aprendizado. Esse documento faz com que ele busque bons fundamentos teóricos para ajudar os alunos a compreenderem os conteúdos de uma forma mais eficiente.
Nesse sentido, o bibliotecário pode indicar a bibliografia, tanto básica quanto complementar. Afinal, ele tem conhecimento para recomendar obras que realmente auxiliem os estudos e atinjam os objetivos e as metas de determinada disciplina.
Naturalmente, o acervo da universidade e o plano de aula precisam estar interligados. Isso ajuda o aluno a encontrar as fontes necessárias para estudar sobre determinado assunto e garante um aproveitamento muito maior, contribuindo para uma formação de qualidade.
Como o bibliotecário pode ajudar na elaboração do plano de aula?
Como vimos, o bibliotecário tem um papel essencial ao prestar suporte aos professores na elaboração do plano de aula. Vamos conferir como ele pode contribuir efetivamente com essa estratégia? Continue com a gente!
Proporcionando um rico suporte à elaboração do plano
Um bibliotecário pode ajudar na elaboração do plano de aula com informações, oferecendo, assim, um suporte personalizado ao professor.
Afinal, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o bibliotecário é um profissional da informação; documentalista e analista.
Nesse sentido, ele pode prestar um suporte incrível no que diz respeito a livros, artigos, manuais, plantas, periódicos e especificações técnicas, entre outros.
Resumidamente, ele pode compartilhar o seu rico conhecimento com os professores, tornando as aulas muito melhores.
Acompanhando as tendências do setor
De acordo com Bentes Pinto:
“O campo da Biblioteconomia, mais do que qualquer outro, é atingido pelas mudanças que afetam a sociedade contemporânea. Estas mudanças estão relacionadas, principalmente, às grandes transformações que interferem significativamente na vida da sociedade atual, quais sejam: o acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, a globalização e as chamadas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC)”.
Podemos considerar que nem sempre o professor tem tempo suficiente para acompanhar as tendências e transformações educacionais, sobretudo tecnológicas e comportamentais.
Por outro lado, o bibliotecário é expert no assunto e está sempre em contato com as inovações do setor, podendo contribuir de forma significativa para criar um plano de aula atualizado.
Diminuindo o tempo com a pesquisa
Por mais que um professor seja especializado em uma determinada área e tenha o Lifelong Learning em sua essência, ele simplesmente não tem um conhecimento tão aprofundado no acervo de uma IES quanto o bibliotecário.
Dessa maneira, ele pode acabar perdendo muito tempo para escolher quais são as melhores obras para indicar aos seus alunos.
Portanto, o bibliotecário pode reduzir esse tempo de pesquisa, indicando, de uma forma rápida, simples e prática, quais são as melhores obras que contribuem para o aprendizado de determinado conteúdo.
Se você gostou de saber como o bibliotecário pode ajudar na elaboração do plano de aula, que tal conferir também como montar um projeto de retenção de alunos no Ensino Superior? Boa leitura!
Deixe um comentário