A educação por competências ou educação baseada em competências (EBC) é um modelo educacional inovador que visa enfatizar a figura do aluno ao invés do professor.

  1. 4 principais pilares de competências para cursos de graduação
    1.1 Competências de educação permanente
    1.2 Competências sociais e interpessoais
    1.3 Competências científicas e tecnológicas
    1.4 Competências humanísticas
  2. Como implementar uma metodologia de ensino por competências na IES
    2.1 Ferramentas tecnológicas
    2.2 Protagonismo do aluno
    2.3 Valorize a prática
    2.4 Estimule a colaboração

O ensino por competências foca em ajudar os alunos a adquirirem as principais capacidades para atuar no mercado profissional.

A maioria das instituições de ensino possuem dificuldades em medir o progresso do aprendizado no Ensino Superior. Nesse caso, a metodologia de ensino por competências pode ajudar, tendo em vista que se baseia no domínio das habilidades essenciais e nos resultados de aprendizagem.

Para sermos exatos, a educação por competências, ao invés de focar em teorias, tem como objetivo combinar conhecimentos, experiências, recursos, valores e estímulos. Acompanhe!

4 principais pilares de competências para cursos de graduação

ensino por competencias na educacao profissional

1 - Competências de educação permanente

  1. Lifelong learning: capacidade de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de toda a vida.
  2. Compreensão do processo de formação como algo contínuo e individual.
  3. Desenvolvimento de atitude para pesquisas e estudos de melhoria na área de atuação.
  4. Capacidade para identificar oportunidades profissionais.
  5. Desenvolvimento da autonomia de aprendizagem.

2 - Competências sociais e interpessoais

  1. Domínio da comunicação interpessoal e intercultural.
  2. Capacidade de montar o seu próprio networking.
  3. Capacidade de liderança de equipe multidisciplinares.
  4. Resiliência e capacidade de adaptação às mudanças.
  5. Gestão de conflitos.
  6. Capacidade de adaptação à transformação digital.
  7. Cooperação e trabalho em equipe.

3 - Competências científicas e tecnológicas

  1. Domínio do raciocínio lógico, visão analítica, análise de dados e solução de problemas.
  2. Domínio de tomadas de decisões baseadas em fatos.
  3. Desenvolver, planejar, executar e gerenciar projetos.
  4. Capacidade de identificação de lacunas para antecipação de soluções e prevenção de crises.

4 - Competências humanísticas

  1. Consciência da importância do respeito sobre diversidade cultural, social e racial.
  2. Respeito à biodiversidade.
  3. Desenvolvimento de uma postura crítica, analítica e reflexiva, no que diz respeito à economia, história, política, cultura e biodiversidade brasileira.
  4. Entender e respeitar os princípios étnicos, culturais e humanísticos que estão presentes em todos os tipos de área de atuação.

Como implementar uma metodologia de ensino por competências na educação profissional

ensino por competencias pilares

A metodologia de ensino por competência respeita e reconhece as potencialidades e necessidades de cada estudante.

Além disso, traz muitos benefícios para o desenvolvimento sólido dos alunos como a motivação e engajamento. Veja, a seguir, como implementar o modelo de educação na instituição de ensino superior!

1 - Invista em ferramentas tecnológicas

Como vimos, a adaptação à transformação digital é uma importante competência para o futuro. Não apenas porque utilizamos muita tecnologia, mas porque isso pode determinar o domínio de outras habilidades complementares.

Portanto, quando sua IES investe em ferramentas tecnológicas, a evolução no desempenho é vista quase imediatamente.

Por exemplo, com o uso de uma Biblioteca Virtual, os alunos estudam e pesquisam de forma mais independente. Isso os ajuda a desenvolver pensamento crítico, promove a autonomia nos estudos e incentiva a pesquisa.

Da mesma maneira, tecnologias como o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem promove melhor experiência de aprendizado, melhora a gestão da instituição e estimula a inclusão, pois apresenta uma interface simples e própria para ser acessada de qualquer lugar.

A tecnologia digital na educação é responsável por simplificar e otimizar a jornada de aprendizado do aluno. Aliás, é um excelente suporte para as instituições para a sustentabilidade do ensino a distância e da educação híbrida.

Leia também!

👉 [INFOGRÁFICO] 11 diferenciais da Biblioteca Virtual da Pearson

👉 Como criar uma biblioteca digital com as exigências do MEC

2 - Incentive o protagonismo do aluno

Quando queremos desenvolver o EBC, não podemos colocar o professor na posição de protagonista. O estudante precisa se ver como o responsável pela construção do conhecimento.

Portanto, é necessário incentivar o ao protagonismo do aluno. Ele deve ter liberdade para se expressar, criar, solucionar problemas e tomar decisões importantes.

Isso inclui, entre outras coisas, dar espaço para os alunos agirem livremente e ter total autonomia para conduzir os estudos.

Com a Educação Baseada em Competências, os estudos não são focados nas cargas horárias. Aliás, o progresso no aprendizado dependerá, exclusivamente, do aluno. Nesse contexto, o docente terá total visão sobre as potencialidades e dificuldades de cada estudante.

3 - Valorize a prática

Para incentivar o ensino por competências, é preciso dar adeus às aulas em que os alunos só escutam, leem e respondem questões de acordo com o que aprenderam.

É necessário estimular a aprendizagem ao nível prático a todo momento. Dentro da sala de aula, é importante propor a pesquisa, os trabalhos em grupo e os debates.

No ensino remoto, a IES deve promover a aplicação da teoria, por meio de ferramentas tecnológicas e do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Além disso, priorize cursos de extensão, monitorias, voluntariados, eventos, roda de discussões, projetos e muito mais.

Complemente a sua leitura!

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4 - Estimule a colaboração

ensino por competencias ensino superior

O ambiente acadêmico pode ser muito competitivo e, por vezes, promove o desenvolvimento individual. Portanto, ajude os estudantes a manterem a mente aberta e um olhar social, de modo a melhorar a convivência entre todos.

Os trabalhos em grupo e os debates ajudam nesse sentido. Também abra espaço para que todos possam compartilhar suas experiências.

A iniciativa favorece o networking, mas ainda estimula uma visão mais ampla e inclusiva do mundo. Além disso, ajuda a desenvolver uma das competências mais procuradas no ambiente de trabalho: a colaboração em equipe.

Como você pôde perceber, não existe apenas uma forma de trabalhar o ensino por competências em uma IES. Podemos aproveitar muitas práticas e tecnologias para levar a IES a outro patamar e promover aos estudantes uma experiência de ensino satisfatória com foco na empregabilidade.

O importante é ter a consciência de que os tradicionais modelos de ensino-aprendizagem não funcionam mais, especialmente no cenário de retomada às aulas presenciais e expansão do ensino híbrido.

Os alunos precisam de espaço para aprimorar autonomia e responsabilidade para que possam se tornar cidadãos conscientes e profissionais altamente capacitados que o mercado busca.

A aprendizagem colaborativa pode ser um bom caminho para trabalhar o ensino por competências. Aliás, temos aqui no Blog um conteúdo completo que mostra 6 benefícios do método aplicado ao AVA!

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