Está à procura de criar práticas de aprendizagem mais eficazes na sua instituição de ensino? Veja como utilizar o método simulação!


  1. O que é ABS?
  2. Que tipo de aprendizagem gostaria de reforçar nos seus alunos?
    2.1. Aprendizagem da descoberta
    2.2. Aprender fazendo ou learning by doing
    2.3. Aprendizagem sensorial
    2.4. Aprendizagem situada
    2.5. Aprendizagem significativa
    2.6. Aprendizagem adaptativa
  3. Quais outros benefícios proporcionam as Simulações?

Um dos seus propósitos é inovar constantemente e encontrar um equilíbrio entre o tempo gasto e o aprendizado adquirido pelos seus alunos?

Se você é o tipo de professor que está constantemente pesquisando novas ferramentas digitais para tornar o seu ensino mais interativo, ou se procura novos métodos que possam ser adaptados à dinâmica de aula de cada grupo, convido você a descobrir os tipos de aprendizagem que você poderá fortalecer utilizando o método de aprendizado baseado em simulação (Simulation Based Learning - ABS).

O que é ABS?

estudante com óculos de realidade virtual num laboratório

Para falar em Aprendizagem Baseada em Simulação, é necessário definir o que é simulação. Proveniente do latim "similis" que significa semelhança e do sufixo "ion" que atribui ação, simulação poderia ser entendida como a ação de algo semelhante à realidade.

A Aprendizagem Baseada em Simulação, portanto, pode ser entendida como uma experiência imersiva que imita certos aspectos da realidade, levando em consideração uma intenção específica de aprendizagem em um ambiente controlado onde simuladores eletrônicos podem ou não estar envolvidos.

A simulação pode ser utilizada na educação a partir de duas perspectivas importantes:

  • Perspectiva analítica: a intenção é utilizar um sistema simulado que permita aos alunos experimentar e analisar as variações de acordo com as mudanças das condições utilizadas.
  • Perspectiva dedutiva: quase sempre são feitas por meio de jogos e sua principal intenção é aprender por meio das deduções que os alunos obtêm com o papel assumido na simulação.

A perspectiva utilizada dependerá da intenção educacional, do tema abordado e do simulador utilizado, o que também determinaria o tipo de aprendizagem que seria fortalecido.

Leia também: 👉 5 ferramentas digitais para a educação muito úteis a professores

Que tipo de aprendizagem gostaria de reforçar nos seus alunos?

estudantes universitários levantam a mão para participar nas aulas

1. Aprendizagem da descoberta

Quando um aluno está em uma simulação, ele tem a liberdade de experimentar em seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses, o tema atribuído, então ao invés de apresentar-lhe um produto final como seria feito em uma aula, a simulação permite descobrir o conteúdo por meio da observação, análise, comparação e tomada de decisão dentro de um ambiente controlado.

2. Aprender fazendo ou learning by doing

A metodologia Learning by Doing coloca o aluno no centro da aprendizagem, fomentando sua capacidade de refletir, investigar e contrastar ideias, razão pela qual as simulações são uma excelente opção para colocar em prática conhecimentos previamente adquiridos e permitir que aprendam fazendo.

Leia também: 👉 10 Vantagens do método de simulação no ensino superior

3. Aprendizagem sensorial

Promover a aprendizagem de nossos alunos através da seleção de materiais sensoriais de acordo com seu estilo pode ser ainda mais fácil com um simulador que combina cenários visuais com material auditivo que lhes permite interagir ou rever o assunto e experimentar em um ambiente que emula a realidade.

4. Aprendizagem situada

Este tipo de aprendizagem só ocorre quando o simulador selecionado parte de uma realidade muito próxima do aluno, o que implica analisar e refletir tanto sobre seus conhecimentos prévios quanto sobre a situação para chegar a uma resolução comum, comunicar seus resultados e transferir para o resto do grupo.

5. Aprendizagem significativa

As simulações têm a característica de levar os alunos a coletar informações, selecioná-las, organizá-las e estabelecer relações com seus conhecimentos prévios, modificando a estrutura cognitiva ao atribuir um novo significado à experiência emulada.

6. Aprendizagem adaptativa

Existem simuladores que apresentam diferentes cenários para cada aluno de acordo com as respostas ou escolhas que fazem, isso permite que eles desenvolvam as habilidades de que precisam de maneira específica, pratiquem apenas o que precisam e aprendam em seu próprio ritmo.

[PÍLULA DE CONHECIMENTO] 💊 5 dicas para engajar e motivar os estudantes ao ensinar online

Quais outros benefícios proporcionam as Simulações?

 

icone-otimizar-recursosAutorregulação: Um simulador permite que o aluno pratique quantas vezes forem necessárias e quantos exercícios forem necessários, independentemente daqueles indicados pelo professor, o que coloca em jogo sua própria administração de tempo, recursos e objetivos.

[COLUNA INSIDE HED] Autorregulação da aprendizagem é habilidade-chave em 2022

icone-habilidades-qualificacao-profissionalAutoavaliação: À medida que os alunos avançam nas simulações, eles desenvolvem habilidades e adquirem conhecimentos que gradualmente lhes permitem fazer uma autoavaliação de seu desempenho nos diferentes cenários, sem a necessidade de chegar ao momento do feedback do simulador.

icone-materiaisPrática ilimitada: Uma das grandes vantagens das simulações é que oferece aos alunos a possibilidade de praticar o mesmo experimento, exercício ou cenário quantas vezes forem necessárias para consolidar o conhecimento, além de solucionar a falta de compatibilidade de horários para atendimentos presenciais práticos e diminui o tempo gasto.

icone-certoSegurança de baixo custo: Um dos benefícios mais importantes de uma simulação é que, por ser um ambiente controlado, os alunos não correm o risco de exposição a substâncias nocivas ao organismo, queimaduras, cortes, reações perigosas decorrentes de imperícia, desperdício de materiais e/ou danos ao equipamento do laboratório.

icone-compaixaoSem crueldade: É possível usar flora e fauna simuladas para ver os resultados modificando as variáveis dos experimentos sem a necessidade de usar seres vivos reais.

Nova call to action

Referências

Álvarez, P. (2015). Aprendizaje significativo: dotando de significado a nuestros progresos. Psicología y Mente en ​Aprendizaje significativo: definición e importancia (psicologiaymente.com). [Consultado el 23 de octubre de 2022, 03:57pm]

Ciampagna, J. (2012). Metodología: “Aprender haciendo” Aplicado al estudio de los SIG (1). El Blog del profe José en Metodología: «Aprender haciendo», aplicado al estudio de los SIG (1) – El blog del profe José (elprofejose.com) [Consultado el 24 de octubre de 2022, 08:22pm]

De Miguel, R. (2022). Aprender haciendo, la metodología que aporta valor al conocimiento. Educación 3.0 en Aprender haciendo, la metodología que aporta valor al conocimiento (educaciontrespuntocero.com) [Consultado el 24 de octubre de 2022, 08:25pm]

Díaz, D. (s.f.). Aprendizaje por Simulación. Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano. En Aprendizaje por Simulación | lorena collazos - Academia.edu [Consultada el 24 de octubre de 2022, 08:18pm.]

Francia, G. (2021). Aprendizaje situado: qué es, fases, características, autores y ejemplos. Psicología-online en APRENDIZAJE SITUADO: qué es, fases, características, autores y ejemplos (psicologia-online.com) [Consultado el 23 de octubre de 2022, 05:07pm]

Vania Eliosa
Vania Eliosa

Licenciada em Comunicação e Informação pela Universidade Madero (UMAD); mestrado em Comunicação Estratégica na Benemérita Universidade Autônoma de Puebla; mestrado em Administração pelo Instituto de Estudos Universitários. Especialista em Aprendizagem Socioemocional e Resolução Construtiva de Conflitos pela escola da Universidade Aberta Interamericana de Argentina. Experiência em docência no ensino fundamental, médio e superior há mais de 7 anos, na área de Literatura e Redação, Metodologia da Pesquisa. Foi professora de língua estrangeira na Polônia. Atualmente é coach educacional na Pearson Higher Education no México.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados