O engajamento e a motivação dos estudantes são fatores utilizados, muitas vezes, como indicadores de qualidade do curso e das metodologias de ensino da instituição.


  1. 5 dicas rápidas para engajar e motivas estudantes no ensino superior virtual
    1.1 Construa um senso de comunidade
    1.2 Ajude os alunos a se sentirem bem-sucedidos
    1.3 Estabeleça maneiras de monitorar o progresso
    1.4 Metodologias ativas
    1.5 Relacione as aulas com a vida dos alunos

Quando falamos em aulas online, se não há engajamento nem interações, possivelmente haverá queda de desempenho do estudante. Por outro lado, se nas aulas presenciais esses fatores já apresentavam um certo desafio para os docentes, com o ensino remoto as preocupações aumentam.

Antes de mais nada, devemos levar em conta o ponto de vista dos estudantes para que possamos aplicar ações que realmente funcionam. Sabemos que é um pouco mais desafiador para eles se envolverem com os docentes, com os conteúdos e uns com os outros no ambiente online.

Além disso, eles têm algo novo para se envolver – a tecnologia. Essas 5 estratégias podem ajudar você a mantê-los mais motivados e no caminho certo para o sucesso. Acompanhe!

5 dicas rápidas para engajar e motivas estudantes no ensino superior virtual

motivar engajar estudantes ensino superior online framework do engajamento do estudante

Fonte: KUH, George et al. Connecting the dots: Multi-faceted analyses of the relationships between student engagement results from the NSSE, and the institutional practices and conditions that foster student success. Indiana University, Bloomington, p. 547-56, 2006.

1. Construa um senso de comunidade

Um desafio da aprendizagem online é que os alunos muitas vezes se sentem bastante isolados. Considere como você pode fazer contato direto, seja por meio de e-mails, mensagens instantâneas e vídeo, para o maior número possível de alunos, promovendo a interação entre eles.

Além disso, incentive maneiras de os alunos enxergarem o progresso do seu aprendizado com a ajuda de métodos como feedback por equipe e revisão colaborativa. Isso garantirá que os alunos encontrem pares ou grupos para estudar e realizar atividades.

2. Ajude os alunos a se sentirem bem-sucedidos

Quando os alunos sentem que são capazes de ter sucesso, eles são mais propensos a persistir. Considere estruturar atividades, as quais os alunos possam experimentar "conquistas rápidas" no caminho para desafios mais difíceis.

Além disso, acompanhar o progresso e as conquistas da equipe pode ajudar a motivar um aluno que de outra forma pode sentir algumas dificuldades. Aproveite o senso de comunidade e permita que algum aluno com mais experiência na aprendizagem do curso online compartilhe suas dicas e ideias para ter mais sucesso no curso.

3. Estabeleça maneiras de monitorar o progresso

Se os alunos não têm certeza de como estão indo, eles podem não se envolver produtivamente. Estabeleça e comunique metas explícitas para o curso. Vincule às atividades dos estudantes e volte a esses objetivos.

Algumas ferramentas de um ambiente virtual de aprendizagem por exemplo:

  • perguntas com feedback instantâneo;
  • cartões de estudos;
  • portfólios para permitir que os alunos reflitam sobre sua aprendizagem;
  • trilhas de aprendizagem para que os estudantes avancem o conteúdo em seu próprio ritmo.

Tudo isso pode ajudar os alunos a se manterem no topo de seu progresso e no controle do seu próprio desempenho acadêmico.

banner download apresentação brightspace d2l

4. Metodologias ativas

Quando falamos em metodologias ativas, devemos levar em conta que se trata de uma abordagem pedagógica que tem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na transdisciplinaridade e no uso dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que possibilita novas estratégias metodológicas.

Dentre as mais variadas, podemos destacar as principais atividades que podem ser aplicadas como metodologia ativa no ensino superior:

  1. Aprendizagem baseado em problemas ou projetos;
  2. Sala de aula invertida;
  3. Learning by doing;
  4. Gamificação.

Leia também: 👉 5 Estratégias metodológicas para aulas remotas na IES

5. Relacione as aulas com a vida dos alunos

Pode ser difícil para o estudante se manter motivado quando não enxerga o valor, a importância e o impacto do que está aprendendo na sua vida real. Uma importante fonte de valor para a aprendizagem acadêmica é a conexão com as nossas vidas cotidianas.

Como o meu estudante pode usar o que está aprendendo em sala de aula para avançar na sua carreira, alcançar seus objetivos ou ajudar seus amigos, família e comunidade? Principalmente quando falamos em aprendizagem online, tudo precisa ser mais prático e palpável.

A tecnologia avançada pode ajudar você a lecionar aulas virtuais com muito mais facilidade, praticidade e ainda manter os estudantes engajados e motivados. A IES a qual você pertence já conhece todas as soluções educacionais da Pearson Higher Education?

Aproveite para conhecer e veja como podemos ajudar você a planejar aulas mais interessantes e eficientes!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados