Hoje é fundamental que as empresas tenham uma Biblioteca Virtual Corporativa para estimular o hábito da aprendizagem nos colaboradores.
- É realmente necessário criar uma Biblioteca Virtual Corporativa?
- Cursos de capacitação que podem ser uma leitura de sucesso
- Por que a leitura significativa produz resultados relevantes?
- Quero implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa: por onde começar?
4.1. Elaboração de uma estratégia de conteúdo que atenda à missão corporativa e de sua equipe
4.2. A organização inteligente oferece resultados eficientes
4.3. Adição de um fator de rastreamento ao progresso da leitura - Existem outras alternativas para implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa?
- Que vantagens competitivas a implementação da Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson oferece?
Os colaboradores de sua empresa parecem desmotivados? Os resultados são baixos e os cursos e treinamentos não oferecem os resultados esperados? É muito provável que o problema esteja na falta de gestão do conhecimento, e a solução pode estar na implementação de uma Biblioteca Virtual Corporativa.
A seguir, falaremos sobre os 3 passos fundamentais para implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa que atenda às necessidades tanto da empresa quanto dos colaboradores. Acompanhe!
É realmente necessário criar uma Biblioteca Virtual Corporativa?
Vivemos na era da informação. Praticamente um número infinito de livros pode ser acessado na internet. A possibilidade de digitalizar o conteúdo fez que muitas empresas transferissem toneladas de dados físicos para a nuvem, facilitando o uso deles.
Contudo, isso trouxe também consequências que devemos considerar e que nos fazem pensar: se há tanta informação no mundo, por que a leitura ainda é uma atividade que poucos praticam?
Há muitas razões para isso, talvez as mais preocupantes sejam a falta de tempo e de concentração: o tempo é limitado, mas a atenção é muito mais. Em seu livro Clicks against humanity, James Williams diz que atualmente vivemos grudados na tela do celular.
Na era da sobrecarga de informações, a atenção se tornou uma mercadoria rara e cobiçada.
Atualmente, dez minutos de leitura de qualidade valem por uma semana de cursos intensivos, e muitas vezes o excesso de estímulos faz as pessoas pularem de um conteúdo para outro, aprendendo um pouco de tudo, mas sem se aprofundarem em nada.
Ter todas as informações a seu alcance pode ser uma grande vantagem, mas de nada serve se não soubermos gerenciá-las e dar-lhes um uso prático, lucrativo, ou seja, que gere resultados positivos tanto em nossa empresa como para as pessoas que colaboram conosco.
Leia também: 👉 7 razões para investir em uma Biblioteca Virtual para empresas
Cursos de capacitação que podem ser uma leitura de sucesso
Isso aconteceu com muitos coaches: eles fazem perguntas básicas sobre o curso e, de repente, os participantes ficam sérios; há olhares de estupefação, risos nervosos e silêncios constrangedores. Surgem então respostas isoladas e, em suma, a realidade é que o coach não conseguiu transmitir o conhecimento potencial que tinha previsto.
Podemos pensar que o problema está no conteúdo do curso, na habilidade do formador ou dos participantes, mas às vezes a resposta está no formato: muitos conteúdos não são pensados para serem ensinados coletivamente, e sim por meio da leitura individual e pausada, permitindo a cada leitor aprender no próprio ritmo e se apropriar do conhecimento a partir de sua disposição cognitiva particular.
Por que a leitura significativa produz resultados relevantes?
É fato que a leitura amplia nosso conhecimento geral, além de podermos aprimorar muitas habilidades relacionadas à comunicação e ao pensamento crítico. Isso não é segredo, aliás; as pessoas mais proeminentes do mundo empresarial sabem disso perfeitamente.
O documentário Inside Bill’s brain nos apresenta uma faceta que poucos de nós conhecemos sobre o fundador da Microsoft: a do leitor voraz que pode dedicar dias inteiros à leitura sobre um tema pelo qual é apaixonado.
Bill Gates diz que pode ler até um livro por dia. Qual é o segredo dele? Ele usa uma técnica muito diferente da de muitos leitores hoje: ele abre um livro e se concentra nele sem qualquer tipo de distração.
É simples assim. Para Gates, deep learning é focar toda a sua atenção em um alvo, como se fosse uma lente que concentra toda a luz em um único ponto para melhor iluminá-lo.
Podemos dizer que uma Biblioteca Virtual Corporativa funciona de modo semelhante, concentrando as informações relevantes em conteúdos breves de alto valor para os membros da empresa, evitando dados desnecessários e a síndrome da fadiga por excesso de informação.
Os livros adquirem outro valor: deixam de ser uma alternativa de entretenimento para momentos de lazer, ou um simples objeto de aprendizagem semelhante a um manual, e tornam-se o recurso perfeito para nos identificarmos com nossos colegas de trabalho, compreendermos e nos familiarizarmos com nossas atividades na empresa, além de socializarmos nos âmbitos profissional e intelectual.
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Quero implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa: por onde começar?
É fato que o tempo e a atenção são limitados, mas o conhecimento é infinito. Vamos aproveitar esse recurso cada vez mais inesgotável para promover os objetivos da empresa e os objetivos de nossos colaboradores. Mas por onde começamos a construir nossa Biblioteca Digital personalizada? O processo é mais fácil do que parece, e os resultados são sempre excelentes. Veja!
1. Elaboração de uma estratégia de conteúdo que atenda à missão corporativa e de sua equipe
Um dos erros mais comuns em relação às bibliotecas empresariais é a desorganização estratégica, que consiste em acumular livros com grande diversidade de temas sem um objetivo específico. E isso é muito mais frequente quando se deseja implementar uma biblioteca virtual, em que a capacidade de armazenamento de livros eletrônicos é quase infinita.
Vejamos um exemplo: é claro que os livros de gestão empresarial podem ser úteis para qualquer organização, mas no ambiente corporativo existem muitas áreas que gerenciam as próprias centenas de atividades, todas muito diferentes umas das outras.
Por isso existe a gestão de recursos, processos ou capital humano, entre muitos outros. Então, não seria muito mais útil adicionar à nossa biblioteca virtual apenas os livros de gestão de que nossa empresa realmente precisa? Essa seria a melhor opção, mas por onde começar? Estas dicas serão muito úteis para você.
Consulte os especialistas em cada área sobre os livros mais importantes para a atividade deles
Por que fazer uma investigação exaustiva sobre cada assunto da biblioteca se podemos consultar os especialistas de cada departamento a respeito das necessidades de formação dos funcionários sob a responsabilidade deles? Muitos dos líderes de área ficarão encantados em poder compartilhar com os colegas os livros que os ajudaram em sua carreira profissional.
Defina os conteúdos que são atraentes para a equipe
Uma biblioteca não consiste apenas em livros tradicionais que atendem aos objetivos da empresa. Não esqueçamos que uma prioridade da biblioteca é motivar nossos colaboradores para a prática da leitura não somente com um intuito profissional, mas também para o entretenimento ou o lazer produtivo.
É por isso que é igualmente importante adicionar outros conteúdos em vários formatos atraentes para que o pessoal esteja mais familiarizado com eles, a fim de não nos limitarmos a um único formato quando podemos usar muitos, dos quais é possível destacar os seguintes:
- Revistas
- Dossiês
- Jornais
- Enciclopédias
- Catálogos
- Suplementos
Por fim, nesse ponto é essencial ressaltar que desenvolver um plano de conteúdos não significa que devemos limitar nossa biblioteca ao menor número de livros. Claro, todos os títulos que consideramos relevantes podem ser adicionados, mas a chave para evitar uma enorme coleção de livros desordenados é identificá-los e classificá-los estrategicamente, como veremos no próximo ponto.
2. A organização inteligente oferece resultados eficientes
O segundo erro que podemos cometer ao implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa é organizá-la sob um critério intuitivo: não é por acaso que no Brasil existem mais de 30 carreiras, cursos e diplomas em biblioteconomia, já que a administração do conteúdo escrito é uma das atividades mais complexas do mundo da informação.
No entanto, gerenciar uma Biblioteca Virtual Corporativa nem sempre precisa ser um trabalho de um bibliotecário experiente, quando podemos recorrer a algumas estratégias…
Faça a hierarquia dos livros com os usuários em mente
Vamos imaginar que entramos em um supermercado e vemos que os corredores de alimentos enlatados também contêm artigos esportivos, roupas e remédios. Além disso, os produtos mais caros estão misturados com os de menor valor. Visitaríamos esse lugar novamente? Obviamente não, e o mesmo aconteceria com uma biblioteca virtual desorganizada.
Nesse sentido, a hierarquia de títulos é essencial para dar ordem à biblioteca virtual, mas também – e isso talvez seja o mais importante – para que os usuários possam acessar as informações que realmente procuram no menor tempo possível.
Gere caminhos simplificados ou personalizados para o conteúdo da biblioteca
Se os usuários tiverem que abrir mais de 5 janelas em seus computadores ou seguir mais de 10 etapas em seus dispositivos para acessar o livro que procuram, a biblioteca virtual não está funcionando corretamente.
Uma característica essencial da administração de bibliotecas virtuais é ter um sistema de acesso simplificado aos conteúdos, o que implica que o design da plataforma digital conte com os recursos básicos de busca digital:
- Uma barra de pesquisa por autor, título, formato ou até mesmo associação de palavras.
- Registro do acesso do usuário na plataforma para otimizar as buscas, gerar registros individuais e sugerir títulos personalizados.
- Opção para salvar os conteúdos e as rotas de acesso para continuar leituras a qualquer hora.
3. Adição de um fator de rastreamento ao progresso da leitura
O terceiro erro mais comum em relação a uma biblioteca virtual corporativa é supor que, por si só, ela vai gerar os resultados esperados, ou seja, pensar que os usuários entrarão espontaneamente para procurar centenas de livros e ler em um só dia.
Lembremos que na América Latina os índices de leitura são muito baixos, e o Brasil não é exceção, com 5,5 livros lidos por ano, segundo os últimos relatórios. Portanto, não devemos perder de vista a importância de monitorar a atividade de nossos colaboradores na biblioteca, pois isso gerará enormes benefícios:
- Acompanhar a atividade de leitura e os usuários mais ativos.
- Analisar dados de registro para futuras estratégias de promoção de leitura.
- Gerar dinâmicas de interação, fóruns ou clubes de leitura coletiva, em que os usuários possam compartilhar as opiniões e os progressos deles.
Existem outras alternativas para implementar uma Biblioteca Virtual Corporativa?
Como podemos ver, a implementação de uma biblioteca virtual na empresa envolve vários processos, além de alguma experiência para torná-la um recurso de alto impacto e realmente efetivo.
No entanto, gerenciar treinamento e conhecimento não precisa ser algo tedioso quando você possui as ferramentas digitais certas, sobretudo se forem projetadas especificamente para esse fim.
A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson não é apenas pensada para cobrir todas as necessidades de uma empresa, mas também integra os recursos mais inovadores em sua plataforma, sendo projetada para corporações que estão em constante expansão e, por sua vez, precisam de pessoal treinado.
Que vantagens competitivas a implementação da Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson oferece?
- Acesso ilimitado a mais de 14.000 títulos, classificados em mais de 40 áreas temáticas, que proporcionarão ao usuário uma ampla variedade de opções de leitura, seja para desenvolvimento profissional, acadêmico ou entretenimento.
- Portabilidade, acessibilidade e conectividade total: a busca por um livro digital será muito fácil para os usuários por meio de seu sistema avançado de busca por autor, título ou palavra-chave. Além disso, os usuários poderão baixar os livros de sua escolha e lê-los off-line a partir de qualquer dispositivo digital, seja um PC, tablet ou smartphone.
- Personalização completa: todos os livros podem ser editados pelo usuário para terem um toque pessoal e se tornarem realmente seus; é possível criar listas personalizadas, sublinhar ou destacar compromissos importantes, salvar o progresso e fazer anotações.
- Medição de progresso: a empresa poderá analisar a atividade dos usuários, seja para fins estatísticos ou para descobrir os interesses deles e gerar maior empatia entre a comunidade leitora.
A gestão do conhecimento é o recurso mais valioso para enfrentar os desafios que as empresas e as corporações têm hoje. Aproveite os benefícios da revolução a favor da informação e do desenvolvimento constante.
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Referencias
Faba Pérez, C., & Nuño Moral, M. V. (2004). La nueva gestión en las bibliotecas virtuales. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, (74), 19-28.
Marchiori, P. Z. (1997). " Ciberteca" ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, 26, 115-124.
Torres Vargas, G. A. (2000). La biblioteca virtual, ¿qué es y qué promete?
Williams, J. (2021). Clics contra la humanidad. Ediciones GATOPARDO SLU.
Zamora Fonseca, R., & Cañedo Iglesias, C. (2008). La biblioteca virtual: reflexiones y consideraciones teóricas. Biblios, (33), 1-14.
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