A educação corporativa é um investimento que cada vez mais organizações estão optando por promover. Oferece vantagens para os colaboradores e para o negócio!
- O que é educação corporativa e quais são seus principais desafios?
- Quais são os benefícios da educação corporativa?
2.1. Aumenta a produtividade e melhora o ambiente empresarial
2.2. Aumenta a viabilidade de contratações internas
2.3. Impulsiona a liderança - 5 maneiras de promover a educação corporativa em sua empresa
3.1. Workshop para desenvolver soft skills
3.2. Reskilling
3.3. Workshops curtos ou aulas focadas em qualidade de vida
3.4. Colaboração com universidades e escolas de negócios
3.5. Biblioteca virtual corporativa
Uma sólida filosofia de lifelong learning em sua empresa implica um verdadeiro compromisso com a educação corporativa de seus colaboradores. Há muitas maneiras de ajudá-los a desenvolver seus talentos, com grandes benefícios para eles, mas também para o negócio.
O desenvolvimento de talentos é o conjunto de estratégias ou medidas realizadas por uma empresa com o objetivo de dotar seus colaboradores de habilidades para que possam desempenhar tarefas mais complexas e ocupar melhores cargos dentro da corporação.
Embora a educação corporativa tenha um efeito positivo direto na produtividade, também influencia os colaboradores a desfrutarem de maior satisfação, bem-estar e qualidade de vida em todas as áreas.
Na última década, o interesse pela lifelong learning dos funcionários cresceu mais do que nunca entre as empresas. De fato, um estudo recente do LinkedIn descobriu que mais da metade das empresas mais bem-sucedidas internacionalmente estão fortalecendo a própria estratégia de desenvolvimento de talentos, e algumas estão indo além da mera capacitação para oferecer treinamento contínuo em áreas muito novas.
Hoje vamos discutir os benefícios de ter uma boa estratégia de educação corporativa e cinco maneiras complementares de alcançá-la.
O que é educação corporativa e quais são seus principais desafios?
Antes de mais nada, é essencial sabermos distinguir entre capacitação e treinamento contínuo ou educação corporativa. Embora tenham muitos pontos importantes em comum, a capacitação tende a se concentrar exclusivamente na otimização das habilidades de que os funcionários precisam para realizar as tarefas de seu cargo atual.
Por outro lado, a formação contínua abrange um território de conhecimentos muito mais amplo. Embora seu foco principal seja que os colaboradores adquiram habilidades para ocupar outros cargos e assumir mais responsabilidades dentro da empresa, também está relacionada à inovação, à criação de processos mais ágeis, à busca de novas oportunidades de mercado e à autoaprendizagem em si.
Um dos pontos comuns que a capacitação e a educação corporativa têm são os desafios que as empresas enfrentam para a capacitação, dentre os quais se destacam:
- A falta de tempo dos colaboradores.
- Falta de orçamento.
- Dificuldade para criar uma estratégia abrangente que beneficie todos os colaboradores.
É claro que um colaborador sobrecarregado e com burnout não terá a energia ou a disposição necessária para continuar desenvolvendo o próprio talento, por isso um dos primeiros passos para criar espaços corporativos de aprendizagem é promover um equilíbrio real entre carga de trabalho e tempo livre.
Apesar dessas dificuldades, a capacitação é muitas vezes mais priorizada do que a educação continuada, uma vez que é interpretada como algo que é necessário de alguma forma para que os trabalhadores desempenhem adequadamente suas funções.
Conteúdo complementar: Gestão do conhecimento: o que é e como aplicar na empresa?
Quais são os benefícios da educação corporativa?
A lifelong learning sem aplicações imediatas aparentes é muitas vezes negligenciada. Embora todos concordemos com sua importância, quase sempre parece haver coisas mais urgentes nas quais investir tempo e dinheiro.
Por isso, a seguir, destacamos os muitos benefícios de alocar recursos para fomentar talentos e renovar constantemente o ciclo de vida deles na empresa. Veja
Aumenta a produtividade e melhora o ambiente empresarial
Um dos motivos que mais comumente levam os funcionários a ficarem insatisfeitos com o próprio trabalho e com a empresa é que eles não veem oportunidades reais de crescimento no emprego.
Ao contrário, quando a empresa investe recursos no desenvolvimento deles, os colaboradores assumem que estão sendo vistos como um recurso valioso, com projeções de crescimento de longo prazo, e isso os torna mais motivados e faz que cuidem mais de seu desempenho, bem como de suas relações com colegas e supervisores.
Leia também: 👉 7 razões para investir em uma Biblioteca Virtual para empresa
Aumenta a viabilidade de contratações internas
As empresas gastam muito tempo e dinheiro em cada nova contratação, principalmente no caso de posições estratégicas. Uma das queixas mais frequentes dos Recursos Humanos e dos gestores é a falta de talento ou das competências particulares de que o cargo necessita.
Ao treinar internamente nossos colaboradores, damos-lhes ferramentas de aprendizagem que lhes permitem ascender a posições mais desafiadoras. Isso implica uma grande economia no recrutamento e uma curva de aprendizagem muito mais acelerada, pois é utilizado o conhecimento que eles já possuem sobre os objetivos, os processos e os valores da empresa.
Impulsiona a liderança
Embora a liderança seja uma habilidade socioemocional transversal, a realidade é que cada empresa tem um clima organizacional diferente que exige o próprio estilo de liderança para obter os melhores resultados.
Encontrar líderes que aliem a capacidade de motivar seus colaboradores com as competências necessárias para realizar projetos ambiciosos não é fácil. A lifelong learning oferece ferramentas para nutrir ambos os aspectos em sinergia, tanto a confiança como a comunicação, bem como hard skills.
Cabe destacar que a educação corporativa é um elemento que aumenta a percepção positiva de qualquer marca empregadora, criando, assim, um círculo virtuoso de atração e desenvolvimento de talentos.
5 maneiras de promover a educação corporativa em sua empresa
Educação corporativa é qualquer estratégia que você coloca em prática para nutrir o talento, a vocação ou as habilidades de seus colaboradores, seja na área cognitiva, social ou emocional; e que melhore o desempenho, o bem-estar, a satisfação e/ou a elegibilidade deles para outros cargos internos.
Mesmo quando o orçamento é um fator a ser considerado, sua empresa pode fortalecer a própria cultura de lifelong learning com uma ou mais das seguintes ações específicas:
1. Workshop para desenvolver soft skills
Algumas das soft skills mais importantes que nos permitem otimizar nosso desempenho em praticamente todas as áreas, tanto as profissionais como pessoais, são as seguintes:
- Comunicação
- Assertividade
- Gerenciamento de estresse
- Liderança
- Pensamento crítico
- Responsabilidade social
- Autogestão
Por exemplo, imagine que você vai iniciar um workshop de comunicação assertiva e não está muito claro se é algo que vai ajudar certos colaboradores a fazerem melhor o próprio trabalho.
Mas e se esse workshop os ajudar a se comunicarem melhor com o parceiro ou com os filhos deles? Sem dúvida, mais harmonia pode fazer que eles façam o próprio trabalho com mais energia e menos distrações.
2. Reskilling
Diferentemente do upskilling, que é a atualização das competências e habilidades que um colaborador já possui, o reskilling visa desenvolver competências inteiramente novas.
Ambos são importantes na educação corporativa, mas o upskilling está mais próximo da capacitação, e o reskilling, da lifelong learning.
O reskilling mais satisfatório aos funcionários e mais útil às empresas costuma apontar para competências em alta demanda no mercado de trabalho atual, que está imerso em um contexto de constante globalização e digitalização. Por exemplo:
- Idiomas
- Programação
- Gestão de envios internacionais
- Marketing digital
Esse tipo de reskilling é mais eficaz quando se mostra coerente com os interesses individuais e com os planos de carreira. Por isso, é melhor permitir aos nossos colaboradores que escolham que tipo de cursos querem fazer e como querem colocar essas novas habilidades a serviço do próprio crescimento na empresa.
3. Workshops curtos ou aulas focadas em qualidade de vida
Uma pessoa que tem saúde, qualidade de vida e boa gestão do tempo livre tende a ser um colaborador exemplar.
Existem muitas opções de lifelong learning que aparentemente não têm nada a ver com suas atividades no trabalho, mas que podem ser ótimos gatilhos para o bem-estar e uma melhor atitude em geral.
Por exemplo, aulas, workshops ou clubes de:
- Culinária e nutrição
- Ioga ou pilates
- Meditação
- Jogos de tabuleiro
- Leitura
- Terapia em grupo
A promoção desse tipo de atividade também fortalece as relações interpessoais positivas entre os integrantes da empresa.
4. Colaboração com universidades e escolas de negócios
Muitos colaboradores, por um motivo ou outro, não puderam estudar sobre a carreira que desejavam ou não conseguiram concluir esses estudos. Como empresa, você pode criar alianças com universidades que tenham planos flexíveis e/ou on-line e apoiar seus funcionários com parte do valor da mensalidade ou com o total dela.
As instituições de ensino também costumam oferecer bons descontos e planos de pagamento para empresas que inscrevem diversos colaboradores, com o objetivo de concluir seus estudos ou explorar outras áreas do conhecimento.
O apoio à pós-graduação formal é uma aposta de médio e longo prazo, mas também pode ser um poderoso incentivo imediato para os colaboradores ou áreas com melhor desempenho.
5. Biblioteca virtual corporativa
De acordo com um relatório do Think Tank, o sistema de aprendizagem digital é a tendência de treinamento em que as empresas e os departamentos de Recursos Humanos estão investindo mais.
As plataformas virtuais de aprendizado são um recurso inestimável para a educação continuada, mas podem ser complexas de gerenciar. Em vez disso, uma biblioteca corporativa virtual permite a você que tenha à mão todos os recursos necessários sobre os principais tópicos e/ou disciplinas de seu setor.
Com a Biblioteca Corporativa da Pearson, seus colaboradores poderão escolher entre mais de 14.000 obras de diferentes especialidades e criar as próprias trilhas de aprendizagem, de acordo com a vocação e os interesses deles, e o melhor é que poderão gerenciar o conhecimento de maneira autônoma e no próprio ritmo.
A Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson é um dos recursos mais atraentes que você pode oferecer a seus funcionários, especialmente quando deseja construir uma forte cultura de educação corporativa em sua empresa.
Convidamos você a conhecer todas as suas vantagens!
Referencias
Eisman, L. B., Moreno, E. M. O., & Gijón, G. G. (2009). Lifelong learning: diferentes contextos, diferentes situaciones. Revista de Investigación Educativa, 27(1), 185-202.
Bustos, Alfonso. (2021). El futuro del trabajo y las capacidades humanas. Reskilling y Upskilling en las organizaciones.
Deixe um comentário