Como o blog educacional impactou a educação universitária? Vamos conhecer as enormes vantagens que ele oferece hoje às instituições de ensino superior.

  1. O surgimento do blog
  2. Características principais de um blog
  3. Quão populares são os blogs hoje?
  4. Vantagens do blog educacional no ensino superior
    4.1. Distribuição inteligente dos conteúdos em sala de aula
    4.2. Criação de um registro interativo dos progressos em sala de aula
    4.3. Interação assíncrona
    4.4. Facilitação do processo de avaliação
    4.5. Fomento do trabalho colaborativo
    4.6. Criação de um repositório de conteúdos acadêmicos

Hoje o blog na educação representa uma das ferramentas mais poderosas para promover o processo de aprendizagem, principalmente em nível universitário. A praticidade de seu formato permite aos alunos que tenham uma melhor interação com professores e colegas, ampliando as possibilidades de realização de projetos escolares e outras atividades que exijam maior interação. 

Diante dos novos desafios desencadeados pela recente pandemia global, as instituições de ensino superior tiveram que fazer mudanças drásticas em seus processos de ensino-aprendizagem, o que implicou uma maior utilização das TIC, bem como uma reconfiguração de outros recursos que antes eram empregados de maneira alternativa, e hoje se tornaram uma prioridade na educação virtual. 

A produção e o desenvolvimento de conteúdos digitais é cada vez mais abundante, e nem sempre há tempo e experiência para gerir a imensa quantidade de informação que surge todos os dias. 

A consulta de informações acadêmicas pode se tornar complicada quando não há restrições em torno dos critérios de busca, o que em longo prazo pode levar a problemas de aprendizagem, como a conhecida síndrome da infoxicação, que é definida como uma espécie de intoxicação cognitiva por excesso de informação.  


Nesse sentido, os blogs têm um enorme potencial como ferramenta de gestão em ambientes universitários, permitindo que tanto os alunos quanto a comunidade em geral acessem informações mais confiáveis e verificadas. 

Como o blog educacional, ou edublog, está impactando as instituições de ensino superior? Para compreendê-lo, devemos fazer um breve passeio histórico por sua evolução.

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O surgimento do blog

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O blog é uma reinterpretação do termo “weblog”, que poderia ser traduzido como blog digital. Inicialmente, pretendia-se compartilhar todo tipo de informação em um formato básico de escrita, já que em meados dos anos 1990 a tecnologia multimídia na internet era limitada. 

Hoje, os blogs dominam grande parte do conteúdo da web: praticamente não há empresa, organização ou instituição de ensino que não tenha um recurso semelhante ao blog para interagir compartilhando as mais diversas informações. 

Mas onde surgiu o blog? Em 1995, Jorn Barger, matemático e entusiasta de tecnologias, criou um site chamado Robot Wisdom, no qual publicava de tudo, desde a tecnologia mais recente da época até ensaios sobre James Joyce. 

Em dezembro de 1997, Barger começou a publicar textos que ele chamou de “posts” em seu site. Era um site muito básico, semelhante a uma entrada de diário, mas tinha a peculiaridade de vincular linhas de texto com outras publicações dentro do mesmo site, e até mesmo encaminhar o leitor para outras páginas.  

Hoje esse recurso pode parecer muito simples e rudimentar, mas em 1997 representou uma enorme evolução na forma como os internautas se comunicavam.

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Características principais de um blog

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A versão antiga do blog como uma simples entrada de texto está hoje bem distante. Hoje, embora mantenha suas características básicas, foram acrescentados muitos recursos que o tornam um dos formatos mais atrativos para acessar informações relevantes na internet. Estes são os mais relevantes:

  • Permite fácil edição e atualização de informações: a configuração de um blog hoje é muito amigável para os usuários; ou seja, permite que estes modifiquem dados ou gerenciem conteúdo multimídia sem exigir habilidades específicas ou amplo conhecimento de programação de páginas web. Na verdade, você não precisa conhecer a linguagem de programação para manter um blog padrão funcionando.
  • É muito interativo: os leitores ou usuários não se limitam a adquirir informações de um blog; eles também podem participar emitindo opiniões, conselhos, sugestões e até, em alguns casos, interagir publicando dentro do mesmo blog, o que favorece a interação e o debate.
  • Seu ambiente também é fácil de editar e atualizar: nos últimos anos, os templates de blog personalizáveis oferecem uma enorme variedade de opções para projetar um espaço de acordo com as necessidades de cada usuário, seja para fins pessoais, educacionais ou comerciais.

Pode-se pensar que os blogs perderam popularidade e presença na internet, mas o fato é que nos últimos anos aconteceu o contrário: todos os dias um grande número de blogs é criado para diferentes fins, o que nos permite refletir sobre a seguinte questão:

Quão populares são os blogs hoje?

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Para nos dar uma ideia, é necessária a apresentação de alguns números atualizados que nos permitem aferir o nível atual de popularidade dos blogs. De acordo com alguns dados de 2022:

  • 41,1% dos sites do mundo usam o WordPress como principal sistema de gerenciamento de conteúdo.
  • 53% das empresas em todo o mundo usam blogs como principal janela de marketing de conteúdo.
  • 94% das pessoas compartilham conteúdo de blog porque o consideram útil para outras pessoas.
  • Posts de blog com imagens ou conteúdo multimídia recebem 94% mais visitas do que aqueles com apenas texto.
  • As postagens de blog geram cerca de 38% do tráfego geral da internet.

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Vantagens do blog educacional no ensino superior

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Uma boa estratégia para medir o enorme valor pedagógico que o blog tem no ensino superior é vê-lo como um gigantesco bloco de notas no qual alunos e professores podem inserir todo tipo de conteúdo em qualquer formato, seja textual ou multimídia, para enriquecer seu conteúdo a fim de formar um compêndio cada vez mais específico e de grande valia a todos os colaboradores. 

Sem dúvida, o impacto do blog no ensino superior está refletido nas múltiplas vantagens que as universidades estão aproveitando gradativamente, em especial na última década, quando vimos que a evolução do processo de aprendizagem tem apontado claramente para uma educação cada vez mais digital, desenvolvida a fim de aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis. 

Sabemos que não basta ter a tecnologia certa para impulsionar o desempenho académico; é necessário também ter um plano estratégico que permita às universidades fazer o uso correto dos recursos disponíveis. 

No caso do blog como ferramenta de aprendizagem, especialmente virtual, suas múltiplas vantagens podem ser divididas nos seguintes aspectos.

Leia também: 👉 5 ferramentas digitais para a educação muito úteis a professores

1. Distribuição inteligente dos conteúdos em sala de aula

Como professores, sabemos que às vezes o tempo de aula (presencial ou virtual) não é suficiente para abordar com sucesso todos os tópicos ou conteúdos da aula. Quando isso acontece, alguns professores recorrem à síntese das informações, deixando de lado conteúdos valiosos, além de dinâmicas ou exercícios, o que sem dúvida diminui a qualidade das aulas. 

Felizmente, o blog educacional serve como o recurso perfeito para ajudar o professor a redistribuir o conteúdo de sua aula, permitindo a ele que poste no blog os tópicos que não puderam ser desenvolvidos de maneira adequada em aula, deixando também um registro do progresso em determinado tema.

2. Criação de um registro interativo dos progressos em sala de aula

Como já sabemos, o termo “blog” refere-se ao registro que seria feito em qualquer plataforma física, mas com as vantagens oferecidas pela tecnologia digital. Dessa forma, tanto os alunos como o professor podem ter acesso aos conteúdos da aula e dar-lhe um seguimento pontual. 

Os alunos que por algum motivo faltaram a uma aula poderão recuperar anotações e conteúdos valiosos. Além disso, quem não conseguiu resolver uma dúvida durante uma aula pode recorrer aos registros do blog.

3. Interação assíncrona

Um bom blog educativo não seria completo se os interessados não pudessem interagir com seu conteúdo, e essa talvez seja uma das maiores vantagens que ele tem: aqueles alunos que deixaram uma questão pendente, ou que, durante as tarefas, tiveram alguma dúvida, poderão resolvê-la na entrada do blog correspondente. 

Da mesma forma, poderão emitir opiniões e sugestões, e com as permissões necessárias poderão contribuir com o blog, acrescentando informações relevantes. Desse modo, as aulas síncronas podem ser muito mais bem aproveitadas, deixando para o blog aquelas questões ou dúvidas que podem ser abordadas posteriormente.

4. Facilitação do processo de avaliação

Em razão da possibilidade de interagir com o blog educacional e fazer o upload de material por conta própria, os professores têm a possibilidade de revisar o progresso dos alunos dentro do site e contam com um espaço para oferecer feedback, propor melhorias ou modificações, bem como acompanhar projetos maiores que exigem mais tempo para serem concluídos.

5. Fomento do trabalho colaborativo

Mesmo sem a intervenção do professor, os alunos podem interagir dentro de um blog para se organizarem e trabalharem em projetos juntos, tornando-o um espaço de trabalho coletivo, no qual não só se organizam, mas também redistribuem papéis, acompanham suas tarefas e projetos, bem como solicitam assessoria ou apoio de seus professores sem ter que recorrer ao tempo de aula.

Leia também: 👉 3 formas de fomentar o trabalho colaborativo nas aulas universitárias 

6. Criação de um repositório de conteúdos acadêmicos

A universidade representa a etapa de aprendizagem na qual os alunos utilizam mais conteúdos bibliográficos. Embora saibamos que hoje em dia ter uma biblioteca digital é uma prioridade para qualquer instituição de ensino superior, também é importante que os conteúdos sejam muito bem organizados e delimitados. 

O blog educacional também funciona como um repositório bibliográfico: um espaço centralizado que permite aos alunos acessar de modo mais simples e imediato apenas o conteúdo de que necessitam para determinada área, assunto ou projeto, otimizando assim o tempo de busca. 

Desde sua criação, a relação entre o blog educacional e as bibliotecas virtuais é muito próxima, pois muitos dos blogs funcionam como repositórios que limitam a capacidade de busca. No entanto, para que essa relação entre ambos os recursos funcione, é necessário ter uma biblioteca com alta capacidade de títulos e recursos multimídia que atenda às expectativas de qualquer instituição de ensino superior. 

É por isso que nossa Biblioteca Virtual Pearson contém mais de 10.000 livros de todas os campos e especializações para o ensino superior, abrangendo mais de 40 áreas, entre Ciências Sociais, Ciências Exatas e Humanas, além de mais de 200 áreas profissionais. 

Se os professores de sua instituição já possuem um blog educacional, seria uma ótima ideia que usufruíssem dos benefícios da biblioteca digital mais importante da América Latina. Gostaria de acessar a Biblioteca Virtual da Pearson? Você pode fazer isso de graça agora mesmo. Experimente por 30 dias e veja por que mais de 500 universidades no Brasil a utilizam todos os dias com excelentes resultados. 

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