O Enade ocorre todos os anos e avalia minuciosamente os cursos oferecidos pelas universidades. Veja algumas dicas para a sua IES se destacar!


  1. Invista na infraestrutura híbrida
  2. Motivação do corpo acadêmico
  3. Tendências tecnológicas podem ajudar
  4. Acompanhe o processo de inscrição dos alunos
  5. Conceda benefícios para quem vai prestar o Enade
  6. Valorize o desempenho dos alunos na prova

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação oficial do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é analisar a qualidade dos cursos superiores no Brasil.

A prova do Enade é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também é o responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao medir o nível de aprendizado dos estudantes de faculdades e universidades, o Enade atua para melhorar a qualidade do ensino superior no Brasil.

Para os reitores, é importante buscar meios para que os alunos tirem boas notas no Enade. Afinal, esse é um atestado de que o ensino de uma IES tem qualidade e funciona como um chamariz para novos estudantes.

Passo a passo para preparar os alunos da sua IES para se destacarem no Enade

enade como melhorar a nota da instituicao mec

1 - Invista na infraestrutura híbrida

As salas de aula de uma instituição de ensino moderna devem ser muito bem planejadas, com equipamentos que permitam a exploração de recursos audiovisuais, por exemplo.

Em caso de cursos que tenham essa demanda, equipar os espaços com computadores também é uma ideia interessante.

No entanto, para que os alunos possam absorver melhor os conteúdos das disciplinas, a preocupação com a infraestrutura deve ir além da sala de aula física.

Bibliotecas físicas, laboratórios de experimentos, salas de informática e mesmo espaços de convivência e lazer devem ser valorizados.

Entretanto, a instituição de ensino também precisa investir em uma infraestrutura de educação online, por meio de recursos tecnológicos como a Biblioteca Virtual.

2 - Motivação do corpo acadêmico

Para alcançar as melhores notas no ENADE, o engajamento da equipe docente é fundamental. Todos devem estar motivados e preparados para as avaliações.

O posicionamento da sua IES no ranking do MEC diz muito sobre o processo educacional, gestão acadêmica e, principalmente, capacitação de professores. Por isso, o ENADE é um desafio que envolve diversas áreas da instituição e não apenas o conhecimento dos alunos. Podemos compreender que o desempenho dos universitários no exame é consequência da excelência da instituição.

3 - Tendências tecnológicas podem ajudar

As metodologias de ensino da universidade precisam ser inovadoras, usando de novas mídias e recursos tecnológicos para estimular o aprendizado e o engajamento dos estudantes.

Plataformas de aprendizagem, em que o aluno pode escolher as disciplinas do curso de acordo com o foco que deseja dar para a sua carreira, por exemplo, já são uma realidade.

Outro exemplo interessante é a aplicação de treinamentos e avaliações para o desenvolvimento de soft skills, habilidades cada vez mais procuradas no mercado de trabalho.

Além desses métodos, a instituição pode fazer simulados da prova do Enade anualmente, usando os cadernos de perguntas dos anos anteriores. Assim, os alunos que prestarão o exame terão uma noção mais aprofundada sobre como é a avaliação.

4 - Acompanhe o processo de inscrição dos alunos

enade como melhorar a nota da instituicao reconhecimento

É muito importante que a IES acompanhe o processo de inscrição dos estudantes no Enade.

Primeiramente, selecione profissionais para controlar os registros dos inscritos e, se necessário, cobrar as regularizações.

Aproveite os meios de comunicação e o corpo docente da instituição para divulgar a aplicação da prova de várias maneiras, de forma dinâmica, ágil e facilitada.

Oferecer laboratórios de informática com uma pessoa à disposição para ajudar a realizar a inscrição também é uma alternativa interessante.

Essa ainda pode ser uma oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas que os alunos tenham sobre a prova do Enade em si.

5 - Conceda benefícios para quem vai prestar o Enade

O Enade ocorre anualmente, mas não avalia todos os cursos de uma só vez. O processo é organizado em ciclos, que permitem que cada um seja avaliado a cada três anos.

A realização do Enade é obrigatória para os concluintes dos cursos avaliados em determinado ano. Em algumas edições, o MEC também convoca ingressantes no Ensino Superior para fins de comparação dos resultados.

Em 2021, por exemplo, uma das graduações avaliadas foi a de Medicina. Ou seja, todos os médicos que se formaram no decorrer do ano prestaram o exame.

As instituições de ensino podem conceder benefícios para os alunos que vão prestar o Enade, tais como:

  • gratuidade na matrícula para uma pós-graduação;
  • horas de atividades complementares;
  • transporte até o local da prova;
  • pontos extras nas disciplinas;
  • descontos na mensalidade.

Isso tudo motiva os estudantes a se dedicarem mais e conquistar boas notas nas provas.

6 - Valorize o desempenho dos alunos na prova

O bom desempenho dos alunos no Enade precisa ser comemorado pela IES.

Caso a sua instituição atinja uma boa nota no Enade todos os participantes devem estar cientes da conquista. Por isso, divulgue os resultados nos canais de comunicação da instituição, espalhe faixas pelos corredores da instituição, etc.

Essa valorização fará com que os alunos tenham um sentimento de pertencimento. Dessa forma, continuarão se dedicando aos estudos e colocando a sua instituição entre as melhores.

Por fim, como pudemos perceber, muitas medidas não são de curto prazo, pois a avaliação do ENADE leva em conta a qualidade da IES em geral.

Investir na preparação da instituição para os desafios da educação superior do futuro é o melhor caminho para o destaque no mercado educacional. Aproveite para conhecer as Soluções Educacionais da Pearson Higher Education e invista na transformação digital na sua IES!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados