Você sabe o que são estratégias metodológicas? Apresentamos algumas opções para colocar em prática em aulas remotas do Ensino Superior.


  1. Por que investir em estratégias metodológicas para o ensino a distância?
  2. Quais são as principais estratégias metodológicas para aulas remotas?
    2.1 Mind Maps
    2.2 Acervo universitário digital
    2.3 Mobile Learning
    2.4 Metodologias ativas de aprendizagem 
    2.5 Team-based Learning

As estratégias metodológicas ajudam a coordenação pedagógica a definir quais são as melhores diretrizes para cada turma.

Por meio delas, é possível orientar os professores adequadamente e entender onde estão os principais desafios a serem enfrentados.

Por isso, devem ser adotadas não só no ensino presencial, mas especialmente nas aulas remotas. Afinal, os princípios são os mesmos para as duas modalidades.

A seguir, você vai conhecer cinco métodos essenciais para colocar em prática na sua IES. Confira!

Por que investir em estratégias metodológicas para o ensino a distância?

No início da pandemia, 78% das instituições migraram suas aulas para o online. É o que revela a pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Para muitos, essa foi uma mudança repentina, que exigiu uma adequação com a qual nem todos estavam preparados para enfrentar.

Por isso, inicialmente alguns processos foram morosos e diversos alunos apresentaram dificuldades de adaptação ao novo modelo.

Estudar em casa, depois de ter passado o dia todo trabalhando ou sem sair por muito tempo, não é fácil. Exige ainda mais concentração, disciplina e dedicação.

Por parte dos professores, além de ter que lidar com ferramentas tecnológicas, é preciso aprender a dar aulas em um novo formato.

Nesse sentido, as estratégias metodológicas inovadoras ajudam tanto discentes quanto docentes, pois facilitam o processo de ensino-aprendizagem.

Felizmente, no ensino a distância, a instituição não precisa se preocupar em buscar alternativas novas para aplicar. A adaptação dos modelos usados no presencial funciona muito bem.

Complemente a sua leitura!

👉 Plataforma digital de aprendizagem: 7 benefícios para o Ensino Superior remoto

👉 Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

Quais são as principais estratégias metodológicas para aulas remotas?

estrategias metodologicas para aulas remotas

1. Mapas mentais

São recursos interessantes para ajudar na organização de conceitos e ideias durante as aulas remotas. Os professores também podem utilizá-los para avaliar os encontros ou criar planejamentos.

Devem ser propostos quando o aluno tiver que ler um material. Com mapas mentais, fica mais fácil para ele sistematizar o seu conhecimento.

Outra forma de uso é a partir de uma pergunta ou questão que precisa ser resolvida. Assim, os estudantes conseguem relacionar conceitos facilmente.

2. Biblioteca virtual

Oferecer um acervo de e-books online ajuda a estimular a leitura e a pesquisa, pois facilita o acesso dos alunos a diversos conteúdos.

Com uma plataforma desse tipo, eles conseguem ler por smartphones, tablets e celulares de qualquer lugar. Consequentemente, não precisam reservar, emprestar ou carregar livros.

Além disso, para os estudantes que não podem investir na compra de materiais, essa é uma maneira de tornar a bibliografia das disciplinas mais acessível e promover a universalização da aprendizagem.

3. Mobile Learning

Esse conceito se refere ao aprendizado móvel, ou seja, por meio de dispositivos móveis.

Ou seja, o aluno consegue aprender com a ajuda de smartphones e tablets, que contam com aplicativos e outras ferramentas digitais para ensino superior.

Os professores também podem usar o recurso na preparação de aulas, atividades e avaliações, de modo a promover dinâmicas com as turmas.

Os conteúdos ficam disponíveis para o acesso dos estudantes a qualquer momento.​

banner mobile learning no ensino superior

4. Metodologias ativas de aprendizagem

Esses métodos facilitam o aprendizado ao colocarem os alunos como protagonistas do aprendizado. Ao mesmo tempo, o professor consegue atuar de forma mais produtiva e efetiva.

Existem diversas metodologias ativas que as instituições podem adotar no ensino a distância. Veja algumas a seguir:

  • sala de aula invertida: docentes e discentes "trocam" de lugar;
  • gamificação: recursos e mecânicas de jogos são usados nas aulas;
  • educação baseada em competências: nivela o estudante com base nas habilidades que ele já tem.

Os professores não precisam se limitar a uma metodologia ativa. Métodos e ferramentas diferentes podem ser adotados na mesma disciplina.

O único cuidado é implementá-los de maneira apropriada, de acordo com planejamento e estratégia, sempre voltados para os perfis e as necessidades dos alunos de Ensino Superior.

5. Team-based Learning

estrategias metodologicas para aulas remotas aluna asiatica tendo videoaula com colegas e professor

A aprendizagem baseada em grupo é uma estratégia metodológica que prioriza o aprendizado coletivo. Nesse método, o objetivo é desenvolver as habilidades interpessoais, como:

  1. argumentação
  2. trabalho em equipe
  3. autonomia
  4. senso crítico
  5. autodidatismo.

No entanto, para que tudo isso seja possível, é preciso implementar mudanças em relação à abordagem de ensino tradicional.

Assim, dá para ir além da memorização de conceitos-chave, pois os alunos conseguem compreender como eles serão aplicados em situações-problema reais.

Nesse modelo, o professor deixa de ter um papel totalmente dedicado ao ensino e passa a ser um mediador do conhecimento, gerenciando o progresso do grupo.

Os estudantes passam a ser responsáveis pela própria aprendizagem e atuam de maneira colaborativa, ajudando no desenvolvimento dos colegas, de forma direta e indireta.

O que as instituições de ensino ganham com essas estratégias metodológicas?

O aprendizado se torna mais fluido e natural. Os alunos aprendem com exemplos durante as aulas.

O modelo tradicional, em que o professor transmite seu conhecimento e os estudantes ouvem e absorvem, é cada vez mais ineficiente.

As trocas envolvem todos. Docentes e discentes compartilham as suas experiências e aprendem com as vivências dos demais.

No entanto, as instituições ganham apenas quando as novas metodologias são aplicadas de forma estruturada e estratégica, com foco no aumento do desempenho dos alunos.

É preciso ter um planejamento devidamente documentado no plano de ensino, que deve indicar os temas abordados e as ferramentas utilizadas.

Outro fator importante é que a coordenação pedagógica e os professores precisam avaliar o que funciona ou não. Afinal, nem todos os alunos e turmas vão se adaptar a todas as metodologias.

Portanto, testar modelos, observar como os estudantes interagem e analisar quais resultados são obtidos é fundamental para garantir a qualidade do Ensino Superior.

Também é essencial lembrar que nem sempre os alunos vão se adaptar a uma nova metodologia no início. Mudanças devem ser feitas a todo o momento para permitir que todos fiquem à vontade.

O que acha de aplicar alguma dessas estratégias metodológicas em sua instituição de ensino? Aproveite para conhecer todas as Soluções Educacionais da Pearson Higher Education! 👇

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados