Confira dicas para aprimoramento profissional para se tornar um biblioteconomista atualizado e eficiente para instituições de ensino superior modernas!


  1. Identifique o seu maior objetivo
  2. Crie uma rede de contatos
  3. Participe de eventos da área
  4. Faça uma especialização
  5. Biblioteconomista com diferentes áreas do conhecimento
  6. Biblioteconomia remota
  7. Lifelong learning

Buscar aprimoramento é uma das tarefas mais importantes em todas as áreas de atuação. Uma área que está se destacando atualmente é a de Biblioteconomia. Dessa forma, o profissional biblioteconomista atualizado, que sabe inovar e busca se especializar, pode ir mais longe e trazer diferencial competitivo para a IES.

Essa é uma área que mudou muito nos últimos anos e continua a se transformar. Da organização de livros em prateleiras até a catalogação em softwares para ensino online, esse ramo é amplo e diverso.

Por isso, é importante para o biblioteconomista entender essas mudanças e buscar aperfeiçoamento constante. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar nessa etapa. Continue a leitura!

1. Identifique o seu maior objetivo

carreira biblioteconomista tecnologias

Em qualquer área de atuação, a busca pelo aprimoramento profissional é mais fácil quando sabemos qual é o nosso objetivo de expansão na carreira.

Quem começou a trabalhar com Biblioteconomia recentemente pode ter como objetivo entender melhor os caminhos possíveis na profissão. Por outro lado, quem está há alguns anos no mercado deve ter a iniciativa de buscar uma especialização e atualização.

A essencialidade do bibliotecário vai além da organização da biblioteca. O profissional é um mediador entre os estudantes e as informações. Por isso, vale a pena analisar todas as oportunidades da área e se especializar.

2. Crie uma rede de contatos

Contatos fazem mais diferença do que você imagina. Muitas vezes, eles são mais importantes do que experiências ou especializações. Por isso, merecem um espaço especial quando falamos no aprimoramento do biblioteconomista.

Bons contatos não significam apenas indicações para oportunidades. Mesmo quem está feliz na empresa em que trabalha se beneficia de uma rede sólida. Afinal, quem está no mesmo ramo pode ensinar e ajudar de várias maneiras.

Hoje em dia, é importante lembrar que o networking não precisa ser presencial. Você também pode criar uma rede de contatos forte pelas mídias sociais.

Ainda que isso seja possível no Facebook ou no Instagram, devemos salientar que o LinkedIn gera muitas oportunidades. Nele, além de conhecer outros profissionais, você pode compartilhar os seus próprios insights sobre a profissão e se tornar uma referência.

3. Participe de eventos da área

Uma das melhores dicas para biblioteconomista que quer se atualizar é participar de eventos. Congressos, palestras, workshops, treinamentos e mesmo feiras de tecnologia entram nesse quesito.

Neles, o profissional pode conhecer todas as novidades e tendências do ramo. Estudos e pesquisas sobre novas tecnologias e softwares são sempre discutidos nessas ocasiões.

A melhor parte é que não é preciso esperar até o fim da pandemia para começar a participar de eventos. Eles ainda acontecem, mas online. E muitos são gratuitos ou têm preços acessíveis.

Não se esqueça de que momentos como esses são também uma ótima oportunidade para fazer networking. Ou seja, você investe duplamente em aprimoramento profissional!

4. Faça uma especialização

carreira biblioteconomista especializacao

Fazer uma especialização não é apenas uma maneira de se manter atualizado. É também uma forma de aprender habilidades complementares para a sua profissão. Afinal, mesmo no dia a dia como bibliotecário, você pode se confrontar com questões de outras áreas.

Uma boa ideia é fazer um Master in Business Administration (MBA). Nesse tipo de curso, o foco da formação é na administração. Então, você aprende mais sobre finanças, recursos humanos e marketing, entre outros conhecimentos ligados a gestão.

Outra opção é fazer mestrado e doutorado na própria área de Biblioteconomia. No entanto, esse caminho costuma ser trilhado por quem quer seguir carreira acadêmica. Se pesquisa e construção de conhecimento são os seus objetivos, vá em frente!

5. Biblioteconomista com diferentes áreas do conhecimento

Como dissemos acima, saber uma série de habilidades que vão além da gestão de bibliotecas, será fundamental para a expansão da carreira. Por isso, além de fazer uma especialização da área, busque cursos complementares para fazer a diferença no seu currículo.

Atualmente, é muito importante compreender conceitos da área da tecnologia. Nesse caso, tire proveito de todos os treinamentos oferecidos pelo seu local de trabalho. No entanto, procure saber também da disponibilidade de outros cursos livres nesse segmento.

Cursos sobre recursos humanos, comunicação e liderança são outras possibilidades que agregam valor ao profissional. Afinal, o biblioteconomista costuma lidar com pessoas o tempo todo. Saber como fazer isso de maneira profissional, de modo a gerar resultados positivos na IES, é essencial.

E, como em todas as outras áreas, aprender idiomas é muito importante. O inglês é, sem dúvida, uma exigência para muitos cargos. Línguas adicionais, especialmente o espanhol, podem abrir portas e garantir oportunidades.

6. Biblioteconomia remota

A tecnologia está presente em todas as esferas das nossas vidas, mas especialmente no campo profissional. Ser um bibliotecário especializado e aprimorado significa saber utilizá-la.

O processo de ensino está mudando, com metodologias remotas, mais ágeis e dinâmicas. Nesse contexto, podemos citar a importância de aprofundar conhecimento em ferramentas educacionais tecnológicas.

Um bom exemplo é o software para bibliotecas.

Bibliotecas virtuais e repositórios institucionais, entre outros, são muito importantes para a profissão. Além de aprender como utilizá-los, você deve entender como analisar e colher os melhores resultados. Afinal, esses sistemas são excelentes meios de organização e planejamento tanto para biblioteconomistas como gestores acadêmicos.

7. Lifelong learning

Quando falamos sobre aprimoramento profissional, não queremos dizer acrescentar pontos no currículo. Aperfeiçoar-se enquanto profissional faz diferença, de fato, no seu dia a dia. Significa processos simples e eficientes. Resultados otimizados e satisfação dos estudantes. E, claro, mais realização pessoal e profissional para você.

Por isso, quem trabalha com Biblioteconomia deve investir em um aprendizado contínuo, o lifelong learning.

E isso não é sentido apenas por você, que vai colocar todos os seus conhecimentos em prática no local onde atua. Também muda toda a experiência de quem contar com o seu trabalho.

Um biblioteconomista atualizado pode significar mais pesquisa, mais leitura e, consequentemente, mais conhecimento nas instituições de ensino. E essa é a diferença que a sua profissão pode fazer no mundo!

Nos dedicamos a oferecer soluções eficazes para biblioteconomistas e outros profissionais do meio da educação. Aproveite para conhecer o acervo da nossa Biblioteca Virtual!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados