Quer aprender como garantir uma transição bem-sucedida de uma graduação presencial para um curso EAD ou híbrido? Confira algumas dicas essenciais!


  1. Educação a distância X Ensino remoto
  2. Passo a passo para fazer uma transição de cursos presenciais para EAD ou híbrido
    2.1 Protagonismo do estudante e democratização do ensino
    2.2 Reestruturação pedagógica
    2.3 Prepare o corpo docente para os desafios
    2.4 Defina o formato do curso EAD
    2.5 Escolha as tecnologias educacionais apropriadas
    2.6 Diversifique o formato dos conteúdos
    2.7 Suporte exclusivo aos estudantes

Não é nenhuma novidade que a educação se volta, cada vez mais, para o ensino a distância. Se a sua IES quer se destacar da concorrência e fidelizar os alunos, precisa investir em soluções tecnológicas para tornar as aulas dinâmicas, flexíveis e engajadoras no curso EAD.

No entanto, é preciso ter um ótimo planejamento para garantir uma transição tranquila, sem contratempos nem impactos negativos no aprendizado dos estudantes. Afinal, transformar um curso presencial em EAD não é um processo simples.

Para ajudar você, separamos um guia essencial para complementar o plano de aulas para o ensino híbrido ou 100% remoto. Acompanhe!

Educação a distância X Ensino remoto

Segundo um estudo da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) existem alguns fatores que diferenciam as duas modalidades de ensino. EAD é uma modalidade de ensino baseada na teoria, com uma metodologia consolidada. Além disso, apresenta uma estrutura política e didático-pedagógica que vai além dos momentos síncronos e assíncronos que o ensino remoto apresenta.

O ensino remoto, por sua vez, tem foco total na flexibilidade da grade curricular, personalização do ensino, protagonismo do estudante, interação e colaboração. Para nos aprofundarmos mais no conceito, podemos compreender que o ensino remoto trabalha as metodologias educacionais baseadas na tecnologia.

Outro fator interessante é que o ensino remoto preconiza a transmissão de conteúdos em tempo real. A ideia é que docentes e discentes tenham interações próximas do que acontece em sala de aula.

Embora o EAD também utilize plataformas digitais, não oferece flexibilização curricular nem personalização do aprendizado.

Nesse ponto, podemos mencionar o ensino híbrido que, basicamente, é a junção do ensino remoto com o presencial. Com recursos exclusivos para ensino a distância, como plataforma LMS, Biblioteca Virtual e Disciplinas complementares, a IES pode investir no ensino híbrido para captar mais alunos e oferecer uma experiência de aprendizado única que trará muitos benefícios para a carreira profissional dos estudantes.

Passo a passo para fazer uma transição de cursos presenciais para EAD ou híbrido

curso ead transicao ideal do presencial para o remoto

1 – Protagonismo do estudante e democratização do ensino

O primeiro passo para garantir uma migração tranquila do curso presencial para o EAD ou híbrido é conhecer as reais necessidades dos diferentes tipos de perfis de estudante.

Essas são duas características primordiais do ensino remoto. O fato de possibilitar aos alunos o acesso à informação, independentemente da sua localização, gera muita autonomia e flexibilidade. Isso torna o estudante protagonista do próprio aprendizado.

O conceito de democratização do ensino superior pode ser compreendido por diferentes vertentes. Além da possibilidade da universalização do ensino em que todos podem ter acesso, podemos relacionar como uma forma de inclusão socioeconômica.

E quando falamos na expansão tecnológica e ensino híbrido os dois cenários podem ser implementados em novas metodologias estratégicas.

2 – Reestruturação pedagógica

É muito importante compreender que a transição de um curso EAD exige muita pesquisa, planejamento e investimento. Afinal, não basta gravar aulas expositivas e lançá-las em uma plataforma digital de aprendizagem.

Nesse sentido, é preciso reestruturar todo o planejamento pedagógico da sua IES. Preocupe-se, acima de tudo, com a qualidade dos conteúdos, tornando o ensino dinâmico, inovador e atraente.

Uma excelente alternativa, que reduzirá consideravelmente o tempo de lançamento dos cursos é optar por Disciplinas complementares que servirão como conteúdo atrativo e trará mais engajamento para os cursos.

banner disciplinas pearson beneficios

3 – Prepare o corpo docente para os desafios

Os docentes estarão na linha de frente nessa etapa de migração. Sendo assim, devem estar qualificados e capacitados para ministrar aulas com recursos tecnológicos.

O ensino remoto é muito distinto do tradicional; portanto, será necessário investir em treinamentos para que os docentes desenvolvam as competências digitais para trabalhar com excelência.

Além disso, é essencial fomentar a inovação, criatividade e a busca de soluções diferenciadas para as demandas do ensino a distância.

Mais do que dominar a sua área, será necessário que eles saibam como tornar o ensino eficiente em uma sala de aula virtual e, com isso, melhorar o desempenho dos alunos.

4 – Defina o formato do curso EAD

Outro detalhe a ser pensado na hora de garantir a transição do curso EAD para o remoto ou híbrido é a escolha do formato das aulas. Atualmente, existem três alternativas, e você deve selecionar a que se encaixa melhor na realidade da sua IES e dos perfis dos estudantes. São elas:

  1. ensino síncrono: quando as aulas são realizadas em formato de videoconferência, com a conexão em tempo real entre aluno e professor;
  2. ensino assíncrono: quando as aulas são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma. O professor interage por meio de fóruns e chats;
  3. ensino híbrido: utiliza tanto aulas online (no formato síncrono e/ou assíncrono) quanto encontros presenciais.

5 – Escolha as tecnologias educacionais apropriadas

Investir nas tecnologias educacionais adequadas é um dos maiores segredos para aumentar a captação e a retenção de alunos. Além disso, garante que os processos educacionais sejam migrados de forma prática e eficiente para toda a equipe acadêmica.

Então, opte por ferramentas que sejam intuitivas tanto para os alunos quanto para os professores. Dessa forma, a IES desenvolve cursos de alta qualidade, que proporcionam uma ótima experiência de ensino, priorizam conteúdos interativos, dinâmicos, multiplataformas e multidisciplinares.

Por exemplo, conheça as principais Soluções Educacionais da Pearson Higher Education:

6 – Diversifique o formato dos conteúdos

curso ead transicao do presencial para hibrido

Para captar o interesse dos alunos e garantir um ensino de qualidade e inovador, preocupe-se em variar o formato dos conteúdos digitais. Atualmente, existem diversas alternativas disponíveis.

As aulas precisam ser muito interativas e dinâmicas, pois é essencial que os universitários se mantenham motivados e engajados para aumentar o desempenho. Portanto, invista em materiais diversos, como:

  • vídeos;
  • infográficos;
  • storyboards;
  • podcasts;
  • e-books;
  • Mapas mental;
  • Games educativos.

Além disso, é importante propor atividades que realmente sejam adequadas à modalidade EAD, com conteúdos personalizados e trilhas de aprendizado para que os estudantes possam visualizar e compartilhar suas conquistas.

7 – Suporte exclusivo aos estudantes

O curso EAD exige suporte impecável ao estudante. A troca de informações entre aluno e professor precisa funcionar e ele deve ter as suas dúvidas resolvidas em tempo real.

Por isso, o suporte precisa ser ótimo em todos os setores — administrativo, financeiro, avaliações, notas etc. —, não somente na sala de aula.

Todas essas operações devem ser realizadas de uma forma intuitiva, rápida e fácil, garantindo a satisfação do estudante. Aliás, todas essas ações serão revertidas na melhoria de posicionamento no mercado em relação às instituições concorrentes.

Agora que você já sabe passo a passo como aplicar uma transição segura e complementar na sua instituição, o que acha de conhecer melhor as Soluções Educacionais da Pearson, a maior empresa de aprendizagem do mundo!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados