Descubra como maximizar o envolvimento e os resultados dos alunos com a aprendizagem personalizada. Continue lendo para saber mais!

  1. Aprendizagem personalizada, quais as vantagens de implementá-la?
    1.1. Retenção de conhecimento aprimorada
    1.2. Promoção da autonomia na aprendizagem
    1.3. Maior motivação e engajamento
    1.4. Adaptabilidade a diversos estilos de aprendizagem
    1.5. Melhores resultados educacionais e melhor empregabilidade
  2. 4 estratégias institucionais para a personalização do ensino
    2.1. Desenvolvimento de currículos flexíveis
    2.2. Adoção de tecnologia educacional personalizável
    2.3. Formação contínua da equipe acadêmica
    2.4.  Conhecimento mais profundo de cada aluno 
  3.  4 estratégias de ensino para a personalização 
    3.1. Conhecer as motivações e interesses de cada aluno no início do curso
    3.2. Dominar métodos de ensino diversificados
    3.3. Desenvolver projetos personalizados 
    3.4. Dar feedback construtivo
  4. Pearson Higher Education: ferramentas de última geração para a personalização do ensino

Vivemos na era da informação, mas também, em muitos aspectos, vivemos na era da personalização. Comunicação, conteúdo e marketing em mídias digitais são o exemplo mais claro, mas a personalização do ensino também é uma tendência que, graças às novas tecnologias, está ganhando mais força do que nunca em nível global. 

No contexto da publicidade, a personalização das mensagens visa torná-las tão relevantes ao usuário para que permaneçam “marcadas” na mente dele e efetivamente o movam para a compra de um bem ou serviço. No contexto do ensino, a personalização também busca a relevância e a retenção de informações, mas com o objetivo de mobilizar o aluno a aplicar os conhecimentos que está adquirindo a fim de alcançar seu máximo desenvolvimento pessoal.  

Sabemos que personalizar o ensino é uma das estratégias mais eficientes para aumentar o engajamento e a participação acadêmica. Essa abordagem, que adapta os métodos de ensino e materiais de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno, provou ser eficaz em ambientes de aprendizagem de salas de aula físicas e virtuais. Hoje, vamos explorar como a personalização pode transformar a experiência educacional e oferecer estratégias concretas para instituições e professores.

Leia também: 👉 Personalização do ensino: 6 benefícios para o Ensino Superior remoto

Aprendizagem personalizada, quais as vantagens de implementá-la?

vantagens-de-implementá-la-prendizagem-personalizada

Ao contrário das abordagens tradicionais, a aprendizagem personalizada representa uma revolução na educação, focando nas necessidades, nas habilidades e nas preferências de cada aluno.  

Essa metodologia é uma resposta à diversidade de estilos de aprendizagem inerentes a qualquer grupo e uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho acadêmico e a motivação. Vamos dar uma olhada mais de perto em como o aprendizado personalizado impacta positivamente o processo educacional de seus alunos e os resultados gerais de sua instituição.

Retenção de conhecimento aprimorada

Os alunos sentem-se mais engajados e conectados ao material de estudo quando ele reflete os interesses e necessidades deles, levando a uma maior retenção de informações. Ao adaptar o conteúdo e o ritmo às habilidades individuais, o aprendizado personalizado também facilita uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos.  

Leia também: 👉 6 tendências na personalização do ensino

Promoção da autonomia na aprendizagem

Ao dar aos alunos algum grau de controle sobre os próprios caminhos acadêmicos, a abordagem personalizada promove responsabilidade e autonomia à medida que eles aprendem a definir as próprias metas, gerenciar o próprio tempo e buscar recursos – habilidades cruciais para o sucesso acadêmico e profissional.

Maior motivação e engajamento

Quando os alunos verificam como o material didático se relaciona com suas vidas e seus objetivos, seu interesse e sua motivação aumentam significativamente. O feedback personalizado e oportuno os ajuda a entender o próprio progresso e se sentir valorizados, o que aumenta o compromisso deles com os objetivos acadêmicos.  

Banner Ebook Tecnologia substituirá os professores

Adaptabilidade a diversos estilos de aprendizagem

A aprendizagem personalizada reconhece que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, e sua estrutura permite a inclusão de diversos métodos e recursos de ensino. Se um aluno é um aprendiz visual, auditivo ou cinestésico, os materiais acadêmicos podem ser adaptados para atender a essas preferências.

Melhores resultados educacionais e melhor empregabilidade

Os alunos que participam de programas de aprendizagem personalizados geralmente mostram melhora no resultado de suas avaliações e, especialmente, em suas áreas de oportunidade. Ao focar nas habilidades e nos conhecimentos que cada aluno precisa desenvolver, nós os preparamos melhor para os desafios futuros de suas carreiras profissionais.  

4 estratégias institucionais para a personalização do ensino

estratégias-institucionais-para-a-personalização-do-ensino

A personalização do ensino não recai apenas sobre os professores; na verdade, acima de tudo, é uma abordagem que requer um esforço coordenado no nível institucional. As universidades e faculdades podem adotar uma variedade de estratégias para promover um ambiente de aprendizagem mais personalizado e eficaz:

1. Desenvolvimento de currículos flexíveis

Projetar currículos que acomodem diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, permitam um foco flexível em áreas de interesse ou necessidade e ofereçam uma variedade de cursos, módulos e workshops eletivos para os alunos moldarem grande parte da própria trajetória educacional pode parecer um trabalho assustador para designers instrucionais. 

Em muitas ocasiões, isso implica uma profunda mudança de paradigma nas instituições e uma vontade real de “começar do zero” com uma abordagem muito mais dinâmica e modular. No entanto, uma vez que essa mentalidade é integrada ao planejamento curricular, é muito mais fácil fazer ajustes sobre a trajetória.  

2. Adoção de tecnologia educacional personalizável

Isso inclui a implementação de sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que oferecem caminhos de aprendizagem adaptáveis e recursos interativos, bem como o uso de ferramentas que coletam e analisam dados sobre o desempenho e as preferências dos alunos a fim de orientar a personalização.

Leia também: 👉 LMS: invista em um sistema de gestão de aprendizagem

3. Formação contínua da equipe acadêmica

A estratégia de formação continuada deve incluir oficinas e cursos de desenvolvimento profissional em técnicas de ensino personalizadas focadas no uso de ferramentas digitais, mas também em como conduzir e projetar avaliações diferenciadas e flexíveis, como dar feedback eficiente aos alunos, como identificar seus estilos de aprendizagem e fazer conexões com suas áreas de interesse etc. Fomentar a colaboração entre professores para compartilhar estratégias e experiências bem-sucedidas também é uma boa ideia.  

4. Conhecimento mais profundo de cada aluno

É muito importante começar a implementar métodos para conhecer melhor o aluno ou candidato antes de iniciar as aulas na instituição, a fim de traçar os percursos acadêmicos de acordo com as necessidades e preferências desde o início. Como a trajetória acadêmica também envolve evolução pessoal, é necessário estabelecer sistemas para monitorar e ajustar a experiência educacional do aluno ao longo dela.

4 estratégias de ensino para a personalização

estratégias-de-ensino-para-a-personalização

A personalização do ensino é uma abordagem que também depende, em grande medida, da iniciativa e da criatividade dos professores, que podem adotar várias estratégias para promover um ambiente de aprendizagem mais próximo e eficaz em suas salas de aula:

1. Conhecer as motivações e interesses de cada aluno no início do curso

Dedicar tempo a entender os pontos fortes, fracos, interesses e estilos de aprendizagem de cada aluno permite aos professores que usem essas informações a fim de adaptar as aulas e atividades às necessidades e preferências individuais, mas também permite identificar alunos que têm interesses ou talentos complementares e organizar melhor as equipes para avaliações baseadas em projetos.

2. Dominar métodos de ensino diversificados

Empregar uma ampla gama de técnicas de ensino para atender a diferentes estilos de aprendizagem, bem como incorporar uma mistura de materiais tradicionais e digitais a fim de enriquecer a experiência, é uma missão prioritária a qualquer professor que realmente queira personalizar o ensino.  

Ou seja, hoje em dia não podemos fingir que um grupo inteiro vai tirar o mesmo proveito de uma disciplina com exatamente o mesmo foco para cada aluno. Por isso, o professor deve ter consciência de que é sua responsabilidade integrar tecnologias educacionais que facilitem a personalização, como aplicativos e plataformas interativas, além de saber utilizar sistemas que se ajustem automaticamente ao nível e ao progresso de cada aluno.

[Coluna Inside HED] O que alunos querem? A personalização do ensino através da tecnologia

3. Desenvolver projetos personalizados

Uma vez que os fundamentos teóricos do módulo tenham sido estabelecidos, uma ótima maneira de personalizar a aprendizagem e motivar a retenção é permitir aos alunos que escolham projetos ou tópicos que se alinhem com seus interesses pessoais e objetivos de aprendizagem, mas que priorizem a aplicação do conhecimento em projetos que reflitam situações reais e relevantes para os alunos.

4. Dar feedback construtivo

O feedback personalizado envolve dedicar tempo para oferecer comentários e sugestões que reflitam o progresso individual e orientem o aprendizado de cada aluno. Nesse sentido, a automatização de diversas tarefas pode ser de grande ajuda, já que deixa tempo para os professores oferecerem um acompanhamento mais próximo e direto a cada aluno. Por meio de uma mentalidade de crescimento, garantimos que o feedback seja construtivo, motivador e voltado ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. 

Essas estratégias, quando implementadas de maneira eficaz, também preparam os alunos para um mundo de trabalho que valoriza cada vez mais a adaptabilidade, a iniciativa pessoal e a especialização.

Pearson Higher Education: ferramentas de última geração que para a personalização do ensino

Na Pearson HED, entendemos a importância da personalização no ensino superior, e é por isso que nossas soluções digitais são projetadas para apoiar instituições e professores na implementação de estratégias que realmente têm sinergia com as necessidades e os interesses de cada aluno. 

De plataformas de aprendizagem adaptáveis a recursos digitais interativos, nossos especialistas de vanguarda projetam ferramentas que podem transformar a experiência educacional e realmente aumentar o envolvimento dos alunos, preparando-os para um futuro de sucesso e uma adaptabilidade em um mundo em constante mudança. 

Convidamos você a explorar nossas soluções e descobrir como a Pearson é a parceira perfeita para levar o ensino e a aprendizagem em sua universidade a um novo nível, ganhando competitividade e elevando seus resultados acadêmicos gerais. Faça o download do nosso catálogo de soluções! 

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

 

Referências

CASTILLO, Olvera et al. El rol del docente en el aprendizaje adaptativo. Revista Digital FILHA. Zacatecas, Universidad Autónoma de Zacatecas, n. 21, jul.-dez. 2019. Disponível em: www.filha.com.mx. Acesso em: 13 dez. 2023. ISSN: 2594-0449 

PEARSON Latam. 6 tendencias en la personalización de la enseñanza. Pearson Latam Blog. 2021. Disponível em: https://blog.pearsonlatam.com/educacion-del-futuro/6-tendencias-personalizacion-ensenanza. Acesso em: 13 dez. 2023. 

QUINTANAR-CASILLAS, Raúl; HERNÁNDEZ-LÓPEZ, M. Sandra. (2022). Modelos tecnológicos de aprendizaje adaptativo aplicados a la educación. Revista Tecnológica-Educativa Docentes. 2022. Disponível em: 2023.https://doi.org/10.37843/rted.v15i1.308. Acesso em: 13 dez. 2023. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados