As instituições de ensino que não se atualizarem no uso das ferramentas tecnológicas na metodologia de ensino, podem enfrentar dificuldades na retenção e atração de novos estudantes!
- Mudança de cultura educacional
- Como identificar tecnologias e metodologias?
- A importância das parcerias
As formas de viver em sociedade estão sendo transformadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e vêm modificando muito a maneira de viver. Durante a pandemia de covid-19, essa realidade se acentuou com os adventos dos trabalhos e estudos remotos, além de mais comunicações sociais online.
Essa interação digital foi forçada devido às circunstâncias, mas já virou habitual e, por isso, reflete-se em dados de pesquisa como a da Comscore, que constatou que o Brasil é o maior consumidor de redes sociais na América Latina e o terceiro no ranking mundial, ficando atrás da Índia e da Indonésia. Segundo a pesquisa “Tendências de Social Media 2023”, cerca de 131,5 milhões de brasileiros estão passando mais tempo na internet.
Com isso, percebemos que as instituições de ensinos que não se atualizam no uso das ferramentas tecnológicas, como uma nova metodologia de ensino, correm sérios riscos de ficarem desatualizadas e até mesmo perderem seus alunos.
Não há como adiar a modernização, já que está acontecendo hoje. As tecnologias estão presentes no cotidiano dos estudantes e não dá mais para não utilizar esses modernos recurso didáticos na escola, promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
É uma tendência global que deve levar as escolas de todos os níveis educacionais a revisarem frequentemente suas metodologias e aprimorarem a rotina escolar. Afinal, os avanços tecnológicos permitem a criação de soluções que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, trazendo máxima disponibilidade de informação e recursos para os alunos, tornando o processo mais eficaz, inovador e dinâmico.
Mudança de cultura educacional
Transformação digital não se resume a aparelhamento tecnológico, exige mudança cultural. Para isso, as Instituições de Ensino Superior devem adotar um mindset inovador, que influenciará nas constantes atualizações educacionais e até mesmo na área administrativo-financeira das organizações educativas.
Com essas mudanças de pensamentos, comportamentos e atitudes sedimentada, os líderes poderão trabalhar com o desenvolvimento das habilidades dos profissionais da educação na implantação de uma metodologia mais moderna e digital. Cabe aos gestores não só derrubar preconceitos e resistências tecnológicas e a mudança em si, mas também dirigir e inspirar o corpo docente durante o processo de digitalização.
Nesse sentido, o uso dessas ferramentas na educação deve ser visto como uma nova forma de ensino, possibilitando a interação digital dos professores com os conteúdos, permitindo que os alunos interajam com diversos recursos que levem a utilização dos seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.
Por isso, na sala de aula, a mudança de cultura requer o uso de modelos pedagógicos flexíveis e ativos, com abordagens híbridas e um planejamento que leve a inclusão de novas ferramentas, admitindo interatividade digital, criatividade, iniciativa, práticas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), entre outras.
O uso de novas ferramentas tecnológicas – como Sistemas de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System – LMS), Bibliotecas Virtuais, entre outras, - tornará o ensino uma experiência enriquecedora, pois colocará o estudante como protagonista do processo, favorecendo a fluidez de novas ideias, surgimento de projetos e melhor colaboração e comunicação entre professores e alunos.
Como identificar tecnologias e metodologias?
Mesmo utilizando as melhores tecnologias, o professor não deve usá-las apenas como um recurso didático inovador, dentro de uma metodologia “neotradicional" de ensino, pois isso significaria um retrocesso aos avanços da modernidade. Nessa mudança de paradigma, é preciso entender onde e como esses novos artifícios poderão trazer uma verdadeira transformação metodológica e digital nas IES.
Lembrando que o mercado oferece, a todo momento, novas possibilidades, porém, é fundamental identificar aqueles que trarão mais resultado no projeto educacional da faculdade ou universidade. A princípio, é preciso investir no básico, que é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês) eficiente no acesso de diferentes dispositivos, como tablets, smartphones e computadores, permitindo também o acompanhamento da trajetória do aluno no decorrer das disciplinas aplicadas.
Com a transformação digital, as IES ganharão muito mais agilidade, com fácil adaptação e se tornarão igualmente flexíveis e personalizadas. Essa renovação tecnológica reestruturará a rotina e os procedimentos pedagógicos, assim como toda trajetória dos profissionais e aluno.
Leia também: 👉 Transformação Digital no Ensino Superior: 4 passos para implementar
A importância das parcerias
Diante de tudo isso, é inegável reconhecer a importância das inovações tecnológicas no contexto educacional e entender que não há como fazer tudo sozinho. Para a utilização destas modernas ferramentas, como forma de recursos didáticos na sala de aula, favorecendo o processo de ensino aprendizagem nos diversos setores da educação, é fundamental buscar parceiros que sejam especialistas. Eles serão importantes no desenvolvimento e valorização do negócio, potencializando o processo evolutivo das instituições de ensino.
Neste processo, não adianta querer subir todos os degraus de uma só vez, com afobação, pois há grande risco de pular etapas. Tanto o ensino como as soluções tecnológicas passam por frequentes mutações no ensino superior, por isso, faça gradualmente por etapas, por setor ou curso.
Dessa forma, a transformação alcançará a todos aos poucos, num ritmo que tanto professores como alunos consigam assimilar. Com isso, a tecnologia no aprendizado propiciará para todos uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais.
Na Pearson Higher Education, a sua IES terá acesso a especialistas e poderá conhecer ferramentas muito eficazes à aprendizagem, auxiliando a sua instituição a se destacar em um ambiente de educacional cada vez mais dinâmico e competitivo.
Entre as nossas soluções, você poderá conhecer o sistema de gestão de aprendizagem Brightspace D2L, um LMS robusto que oferece um ambiente virtual completo para seus estudantes, e também a Biblioteca Virtual Pearson, o maior acervo de conteúdo bibliográfico com alta qualidade, atualizado, acessível e dinâmico. Conheça nossas soluções!
Deixe um comentário