As vantagens das bibliotecas virtuais não são apenas para os estudantes. Toda a equipe administrativa também poderá usufruir dos recursos da ferramenta.

  1. O que é uma biblioteca virtual?
  2. Quais são as vantagens das bibliotecas virtuais para a comunidade acadêmica?
    2.1 Acesso mais fácil e rápido, de qualquer lugar
    2.2 Um acervo maior, atualizado e diversificado
    2.3 Ferramentas digitais para facilitar o estudo
    2.4 Integração fácil com diferentes LMS e com sua coleção física
    2.5 Formato de leitura interativo e multimídia
    2.6 Acessibilidade e inclusão
    2.7 Custos menores para todos os envolvidos
    2.8 A forma mais fácil de obter o conceito 5 do MEC
    2.9 Mais materiais aos professores para o plano de estudos
    2.10 Concentração dos bibliotecários em outras atividades

Todas as vantagens das bibliotecas virtuais são transversais, ou seja, além da plataforma ser útil para os estudantes consultarem a bibliografia dos cursos, também oferece muitos benefícios de gestão para o corpo administrativo, para os professores e até mesmo para a área financeira da instituição. Acompanhe! 

O que é uma biblioteca virtual?

É uma plataforma de aprendizagem na nuvem que contém um acervo de livros e publicações digitais que podem ser consultados de qualquer lugar do mundo, desde que o usuário tenha acesso à biblioteca e conexão com a internet.

Por décadas, as bibliotecas virtuais têm sido um recurso educacional amplamente utilizado nas universidades de todo o mundo. Entretanto, como resultado da pandemia e da necessidade de se continuar aprendendo 100% remotamente, elas se tornaram uma ferramenta essencial para qualquer instituição de ensino superior (IES).

Conteúdo complementar: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

Quais são as vantagens das bibliotecas virtuais para alunos, professores e o corpo administrativo?

quais sao as vantagens das bibliotecas virtuais

A seguir, faremos um tour geral pelas 10 vantagens mais importantes das bibliotecas virtuais. Como você poderá ver, não apenas os alunos conseguem tirar proveito dessa ferramenta, mas também professores, bibliotecários, gestores acadêmicos e responsáveis por decisões orçamentárias. Veja!

1. Acesso mais fácil e rápido, de qualquer lugar

Sem dúvida, as bibliotecas virtuais são um elemento-chave na transição definitiva do ensino presencial para o ensino remoto ou híbrido. Graças a essas plataformas, os alunos podem consultar em qualquer lugar do mundo e por qualquer dispositivo móvel uma enorme coleção de publicações básicas e complementares para sua formação universitária.

Além disso, não ficam mais limitados pelo número de exemplares físicos que a instituição possui, pois o acesso simultâneo à mesma obra é ilimitado. Eles também não precisam se preocupar em devolver o livro dentro do prazo estipulado.

Algumas bibliotecas virtuais, como a da Pearson Higher Education, contam com recursos como leitura off-line, que permite baixar o livro no aplicativo do smartphone ou tablet e fazer a leitura quando quiser, sem gastar dados de internet.

[DEPOIMENTO] 👉 Como alcancei meus objetivos de aprendizagem com a Biblioteca Virtual

2. Um acervo maior, atualizado e diversificado

Assim como uma biblioteca física, uma biblioteca virtual possui uma grande variedade de títulos acadêmicos e literários, além de outros tipos de publicações (por exemplo, teses, revistas e textos especializados). A diferença é que seu acervo não é limitado pela quantidade de espaço nas prateleiras ou pelo desgaste das obras.

Essas plataformas podem integrar novos temas, postagens e edições muito mais rapidamente do que bibliotecas físicas. Isso porque contam com o apoio de uma equipe de especialistas em várias áreas do conhecimento, além de diversas editoras, o que permite que o acervo seja constantemente atualizado e ampliado.

Por exemplo, a Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education é uma das maiores e mais atualizadas do mundo. Possui mais de 13.000 publicações para o Brasil, de editoras renomadas em mais de 40 áreas do conhecimento e – o melhor de tudo – em formato de livro digital interativo.

Além disso, muitos dos livros digitais da Pearson estão disponíveis em inglês. Por isso, também são uma ótima ferramenta para complementar seus cursos de idiomas ou receber intercambistas.

banner inovacao em bibliotecas no ensino superior

3. Ferramentas digitais para facilitar o estudo

Quando os alunos emprestam um livro físico da biblioteca, suas ferramentas de estudo são limitadas à caligrafia porque não podem sublinhar ou fazer anotações diretamente no trabalho original.

Com os livros digitais, acontece o contrário. Como cada cópia está vinculada a um arquivo de notas individual atrelado à matrícula do aluno, ele pode realizar diretamente ações estratégicas para o aprendizado, tais como:

  1. Realçar passagens ou dados de interesse com até quatro cores de marcadores por categoria e, em seguida, consultá-los separadamente.
  2. Fazer uma busca avançada no livro por palavra-chave, tema ou conteúdo específico.
  3. Criar flashcards de aprendizado ou cartões de estudo com perguntas ou conceitos-chave ao se preparar para um teste ou uma apresentação.
  4. Retomar automaticamente sua leitura de onde parou.
  5. Marcar ou etiquetar páginas, capítulos ou tópicos para referência posterior.
  6. Adicionar notas e comentários.
  7. Definir metas de leitura e listas de estudo personalizadas.

4. Integração fácil com diferentes LMS e com sua coleção física

Qualquer que seja o sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que sua instituição de ensino utiliza, os protocolos da Biblioteca Virtual são projetados para serem compatíveis com a maioria das plataformas educacionais virtuais. Portanto, integrar essa ferramenta com o restante de seus sistemas não representa nenhum problema para seu departamento de TI.

Além disso, se você já possui uma biblioteca física, ficará feliz em saber que as bibliotecas virtuais que usam o formato de catalogação MARC21 também se conectam diretamente a seu catálogo atual ou software de gerenciamento de obras físicas. Dessa forma, seus alunos ou funcionários administrativos podem saber, a partir de uma mesma pesquisa, se o livro está disponível em formato físico, digital ou ambos.

5. Formato de leitura interativo e multimídia

vantagem das bibliotecas virtuais para leitura

Um livro digital não é o mesmo que um livro físico digitalizado, nem é um documento de texto simples. Os livros digitais são ambientes de aprendizagem praticamente completos, e muitas vezes, incluem conteúdo multimídia ou atividades interativas, como autoavaliações, testes e exercícios diversos.

Além disso, em um livro digital o estudante pode alterar o tamanho da fonte, ampliar as imagens etc. Isso possibilita aproveitar melhor os diferentes estilos de aprendizagem e uma experiência de leitura com muito menos desgaste cognitivo e visual.

ebook gratis case de sucesso biblioteca virtual e PUC minas

6. Acessibilidade e inclusão

Uma das vantagens mais óbvias das bibliotecas virtuais é que elas facilitam a inclusão educacional de alunos que, por diversas questões de mobilidade, distância ou recursos, não podem se deslocar fisicamente até as instalações da universidade.

Bibliotecas virtuais de ponta, como a da Pearson Higher Education, também são projetadas para promover a integração de alunos cegos ou deficientes visuais por meio de recursos como conversão de texto em fala, alteração da cor do fundo da tela, ampliação do tamanho da fonte e ajuste do espaçamento entre as linhas.

Além disso, possui integrações diretas com alguns dos leitores de tela mais populares, como JAWS, NVDA e DOSVOX. Isso o ajuda a cumprir os requisitos legais da Lei Brasileira de Inclusão.

[COLUNA INSIDE HED] 👉 Aprendizagem Inclusiva: reconheça e gerencie vieses implícitos

7. Custos menores para todos os envolvidos

As bibliotecas virtuais oferecem a seus estudantes a oportunidade de consultar obras fundamentais para a formação deles – o que pode ser muito caro –, sem a necessidade de um investimento adicional. Isso pode representar um grande alívio para as finanças pessoais e familiares.

Mas a plataforma também apresenta economias consideráveis para a instituição de ensino, já que não necessita de manutenção física, não há a necessidade de substituir obras desgastadas e, sobretudo, não é preciso substituir publicações à medida que surgem novas edições.

Se algum de seus alunos ou professores exigir a impressão física de determinadas páginas, com a Biblioteca Virtual Pearson eles também podem fazê-lo sem incorrer em violação de direitos autorais. Com o recurso de créditos de impressão, eles podem imprimir até 50% dos livros mediante compra parcial.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

8. A forma mais fácil de obter o conceito 5 do MEC

O Ministério da Educação (MEC) determina que toda IES deve ter uma biblioteca universitária que inclua todas as leituras obrigatórias e complementares dos cursos que ministra, mas as leituras complementares podem ser em formato digital.

O MEC estabelece três níveis ou conceitos para categorizar a disponibilidade de trabalhos em relação ao número de alunos. Uma instituição que possui apenas biblioteca física deve ter um exemplar de cada livro para cada 10 a 15 alunos a fim de obter o conceito mínimo aceitável.

Com uma Biblioteca Virtual complementar, o conceito 3 é obtido com um exemplar físico a cada 19 alunos, e para obter o conceito 5 basta que o acervo virtual ofereça pelo menos 5 títulos por unidade curricular de cada curso. Isso significa que, com uma biblioteca virtual complementar, o número de cópias físicas de materiais básicos de estudo exigidos pelo MEC é muito menor.

[COLUNA INSIDE HED] 👉 Dicas práticas para adequação da biblioteca universitária para avaliação in loco do MEC

9. Mais materiais aos professores para o plano de estudos

Outra vantagem das bibliotecas virtuais é que também são uma excelente ferramenta para os professores. Elas não apenas facilitam imensamente a pesquisa e o planejamento de aulas, como também permitem que se esteja sempre informado quanto à área de estudo, graças às constantes atualizações.

Não há melhor maneira de promover a cultura da aprendizagem ao longo da vida entre os professores do que oferecer a eles uma Biblioteca Digital que está sempre integrando novos conteúdos de interesse. O bibliotecário será responsável por incentivar os professores a explorar constantemente novos trabalhos para melhorar o ensino.

Leia também: 👉 5 Desafios para o bibliotecário responsável por uma Biblioteca Digital

10. Concentração dos bibliotecários em outras atividades

beneficios das bibliotecas virtuais leitura dinamica

A última das vantagens das bibliotecas virtuais é que muitos pensam que o papel do bibliotecário é manter os livros nas estantes organizados e categorizados, mas a gestão bibliográfica integral vai muito além. O ideal é que o papel principal do bibliotecário seja orientar os estudantes, fazer recomendações personalizadas de acordo com os interesses e as necessidades deles, bem como promover a leitura na instituição.

Com uma biblioteca virtual com recursos estratégicos expandidos, como a da Pearson Higher Education, os bibliotecários podem se concentrar nas seguintes atividades:

  1. Conhecer detalhadamente a atividade geral dos alunos na plataforma, desde as obras que consultaram ao número de páginas impressas por eles.
  2. Gerenciar toda a coleção da biblioteca a partir de um painel intuitivo com muitas opções de pesquisa.
  3. Obter uma visualização rápida de cada título.
  4. Gerenciar as permissões dos usuários e importar diretamente do banco de dados a lista de alunos e funcionários que devem ter acesso.
  5. Sugerir leituras e responder a perguntas e mensagens dos alunos no sistema de comunicação da biblioteca virtual.
  6. Receber notificações de novos títulos na biblioteca. Dessa forma, é possível recomendá-los como parte da bibliografia obrigatória ou complementar dos cursos da instituição.
  7. Detectar más práticas ou violações de direitos autorais e restringir o acesso. 

A Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education já foi adotada por mais de 500 IES no Brasil e possui mais de três milhões de usuários ativos. Aproveite e faça um teste gratuito por 30 dias e descubra todas as vantagens competitivas que ela pode oferecer para a sua universidade.

Teste Grátis!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados