A maneira como a IES organiza seus processos educacionais impacta diretamente no potencial dos alunos que irão para o mercado de trabalho. Por isso, é importante falarmos de Transformação Digital na educação.

Já na época de faculdade é possível ter acesso a várias soluções inovadoras que desenvolvem habilidades e capacidades únicas. Estas, certamente, serão exigidas no dia a dia profissional que agregam diferenciais aos empregadores.

Nesse cenário, quanto mais tecnológica a IES for, maior será o potencial de captação de estudantes que pensam na empregabilidade imediata. Portanto, saiba como usar as tecnologias em função do processo de ensino-aprendizagem!

Quais são os principais benefícios de ter uma IES tecnológica?

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que a Transformação Digital na IES não compreende somente os recursos tecnológicos, mas também todas as questões organizacionais e pedagógicas.

Existem bons motivos para você conduzir uma Transformação Digital da sua universidade ou faculdade. O primeiro deles é a possibilidade de flexibilização curricular.

Com a tecnologia, uma série de novas estratégias podem ser aplicadas. No Ensino Superior, isso diz respeito aos modelos presencial, híbrido e a distância.

Além disso, é preciso avaliar os impactos no próprio fluxo de trabalho.

As plataformas de aprendizagem, por exemplo, permitem o registro e armazenamento de dados. Além disso, traz recursos essenciais para otimizar o processo de ensino-aprendizagem e a gestão educacional.

Em relação ao engajamento dos alunos, a Transformação Digital também é importante, porque facilita o acesso e diversifica os formatos de materiais.

Ou seja, a sua IES trabalhará com um sistema robusto e mais avançado. E, mesmo sem sair de casa, o estudante pode encontrar o que precisa para dar sequência à sua jornada de aprendizado individual ou colaborativa.

Complemente a sua leitura!

👉 Plataforma digital de aprendizagem: 7 benefícios para o Ensino Superior remoto

👉 Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace D2L

4 passos para levar a Transformação Digital para o Ensino Superior

1. Faça uma análise de dados da instituição

Essa etapa é essencial. É preciso encontrar padrões na sua IES para, em função deles, possa ser realizadas mudanças de impacto e que trazem resultados a curto prazo.

Sendo assim, comece analisando os processos atuais e faça um levantamento de número de matriculados, inadimplentes, taxa de evasão e retenção de alunos.

A melhor maneira de conseguir isso é trabalhar com um sistema de gestão. Assim, é possível captar e armazenar dados importantes. Posteriormente, transformá-los em informações que podem ser convertidas em ações eficientes.

Se considerarmos os diversos setores da sua instituição, uma ferramenta mais robusta pode ser uma peça-chave para integrar dados e para ajudar no compartilhamento de informações.

Com ela, você terá como lidar de forma organizada com os processos e fazer disso um diferencial para a tomada de decisão.

2. Implemente uma transformação cultural

Para que esses esforços tragam resultados, é importante trabalhar na mudança de mindset de toda a equipe da sua IES. E, com isso, desmistificar alguns equívocos em torno da tecnologia como por exemplo: ser considerada um investimento que não gera retorno rápido.

Naturalmente, implementar o uso de soluções tecnológicas vai exigir da gestão comprometimento com um novo jeito de lidar com as atividades cotidianas.

Por isso, além de investir em um sistema, procure conscientizar sua equipe a respeito de como todos devem se adequar às novas exigências e boas práticas.

Os estudantes também devem ser preparados para essa Transformação Digital.

Nesse sentido, eles precisam ser devidamente orientados para extrair o máximo das novas ferramentas e plataformas. É essencial que participem dos projetos de implementação e colaborem com feedbacks para melhorias contínuas que vão resultar em uma experiência educacional ímpar.

3. Conheça os benefícios do AVA

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nada mais é do que o espaço onde as atividades escolares são conduzidas de forma personalizada, ágil e eficiente.

Quando a plataforma é responsiva — ou seja, acessível via diferentes dispositivos, como computadores, smartphones ou tablets —, a tendência é que gere maior engajamento e satisfação dos estudantes. Com isso, o desempenho estudantil também aumenta.

Outra vantagem do AVA é que professores e alunos podem acompanhar em tempo real a evolução nos estudos para que possam atuar em busca de aprimoramento.

banner-plataformas de aprendizagem da pearson education para ies

Por exemplo, em ambientes gamificados, que são aqueles que seguem a estética e a lógica dos jogos, o desafio tende a ser mais atrativo.

Não por acaso, os jovens costumam aceitar melhor as estratégias de ensino por trás dessa metodologia.

No caso da educação profissional, também é possível se beneficiar disso em algumas situações, como treinamentos e cursos exclusivos com disciplinas eletivas diferenciadas.

4. Capacite o corpo docente

Por fim, valorize os profissionais de educação. Professores adaptados às plataformas digitais representam o elo que a sua IES precisa ter entre os alunos e o desempenho impecável do AVA com foco em resultados.

Por isso, invista em treinamentos e entregue aos docentes as melhores condições para que o trabalho deles com os recursos tecnológicos adotados seja aprimorado continuamente.

Como pudemos perceber, a Transformação Digital é uma maneira de definir diferenciais únicos para a sua IES em um momento em que a tecnologia se apresenta como uma exigência cada vez maior.

Agora que você já compreendeu como é um fator primordial no Ensino Superior, aproveite para conferir quais são os principais benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA!

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados