A cultura institucional das universidades está passando por uma profunda transformação rumo à mentalidade do ensino on-line.
- O papel do professor na superação da barreira tecnológica: 6 estratégias para a cultura institucional
1.1. Literacia digital especializada
1.2. Metodologias de ensino e avaliação de ponta
1.3. Uso prático de novas tecnologias na sala de aula virtual e presencial
1.4. Pesquisa on-line
1.5. Segurança, privacidade de dados e direitos autorais
1.6. Liderança e cultura institucional de aprendizagem contínua - Pearson: tecnologia educacional para a cultura institucional que você está procurando
2.1. Fomento à inovação pedagógica
2.2. Ideal para a formação contínua
2.3. Personalização da aprendizagem
As universidades e os centros de formação profissional têm um papel fundamental a desempenhar na sociedade, mas a cultura institucional deve se adaptar às realidades em constante mudança, especialmente no contexto da era digital, da informação e do ensino remoto.
Ao mesmo tempo que priorizamos a educação de qualidade, hoje é mais importante do que nunca promover um papel mais adaptativo, criativo e aberto dos professores às novas tecnologias e metodologias, uma vez que essa evolução se dá dentro da cultura institucional.
Hoje analisaremos estratégias específicas através das quais as universidades podem acompanhar melhor o próprio pessoal acadêmico para melhor se desenvolverem no complexo mundo do ensino on-line.
O papel do professor na superação da barreira tecnológica: 6 estratégias para a cultura institucional
Ajudar o corpo docente a superar a barreira tecnológica é um dos desafios mais significativos que as universidades enfrentam na transição para uma cultura institucional mais bem adaptada à educação virtual.
Com o objetivo de realmente ajudar os educadores não apenas a superar esse obstáculo, mas a estar na vanguarda da tecnologia, é necessário ter um calendário permanente de cultura institucional voltado para a educação continuada (isso pode incluir oficinas, webinars e cursos on-line) focado nos seguintes aspectos:
1. Literacia digital especializada
Sem a necessidade de ter conhecimentos aprofundados de programação ou sistemas tecnológicos, é uma realidade que a nova função do professor exige habilidades digitais acima da média para a empregabilidade hoje.
Estamos nos referindo ao domínio geral das plataformas de educação on-line LMS (learning management system) e todas as funcionalidades associadas, mas também à capacidade de usar ferramentas virtuais, como a inteligência artificial, a fim de criar conteúdo educacional de qualidade de maneira simples e ágil. Ferramentas colaborativas para gerenciar projetos interdisciplinares com outros docentes também são fundamentais.
2. Metodologias de ensino e avaliação de ponta
Esse ponto refere-se à oferta de formação em pedagogia digital que permita compreender como as metodologias de ensino podem ser adaptadas ou reinventadas para o ambiente virtual.
Entre outras coisas, inclui instruir os professores na criação e na aplicação de avaliações inovadoras, como testes adaptativos, e-portfolios e projetos colaborativos on-line, bem como familiarizá-los com a gamificação e como ela pode ser usada para aumentar o engajamento, a participação e a motivação dos alunos.
3. Uso prático de novas tecnologias na sala de aula virtual e presencial
No contexto do ensino híbrido, há também uma forte necessidade de integrar efetivamente a tecnologia na sala de aula física para melhorar o ensino e a aprendizagem, incluindo o uso de lousas interativas, realidade aumentada e virtual.
Com o novo papel do professor, ferramentas interativas como quizzes on-line, fóruns de discussão e softwares de resposta instantânea também podem ser aproveitadas em suas aulas para incentivar a participação ativa dos alunos, além de selecionar e criar recursos multimídia, como vídeos e podcasts, que enriquecem o conteúdo do curso e proporcionam diversas formas de acesso ao aprendizado.
4. Pesquisa on-line
Com o aumento vertiginoso das informações disponíveis para pesquisas on-line, orientar o papel do professor sobre como acessar e avaliar a qualidade das fontes digitais é algo que não devemos ignorar. Isso inclui ajudá-lo a se familiarizar com ferramentas de pesquisa on-line, como bancos de dados acadêmicos, bibliotecas digitais e software de gerenciamento de referência.
Além disso, não podemos perder de vista a urgência de promover o uso de plataformas colaborativas que permitam a pesquisa conjunta e o compartilhamento de conhecimento com colegas de todo o mundo.
5. Segurança, privacidade de dados e direitos autorais
À medida que os ensinamos a fazer melhor uso das ferramentas digitais, devemos promover um novo papel para os professores com base nos princípios básicos da cibersegurança, incluindo o emprego apropriado de materiais protegidos por direitos autorais e a promoção de recursos educacionais abertos.
Nossa equipe administrativa também deve ser clara sobre as políticas de privacidade e sobre como elas são aplicadas no ambiente educacional, especialmente no que diz respeito à coleta e ao uso de dados de alunos.
6. Liderança e cultura institucional de aprendizagem contínua
Promover uma cultura institucional que valorize e incentive a aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento constante significa oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional adaptadas às necessidades individuais dos professores, permitindo-lhes explorar áreas de interesse e aprimorar competências relevantes para suas práticas pedagógicas.
Uma ótima maneira de fazer isso é criar espaços seguros de reflexão e diálogo, nos quais os professores possam compartilhar suas experiências, seus desafios e seus sucessos, promovendo, assim, um ambiente de apoio mútuo e aprendizagem colaborativa. Os líderes educacionais devem modelar a mentalidade de crescimento e adaptabilidade, mostrando a própria vontade de aprender e se adaptar às mudanças.
Lembre-se de que adotar uma abordagem passo a passo para integrar novas tecnologias é menos assustador. Começar com ferramentas básicas e avançar a opções mais complexas pode ajudar a construir confiança e competência. Além disso, é fundamental que tenham alocado tempo dentro do horário de trabalho para praticar com as novas tecnologias, garantindo que a experimentação e o aprendizado tecnológico façam parte do próprio desenvolvimento profissional.
Outros aspectos importantes que você pode adotar em sua universidade para melhor estruturar o processo de educação continuada são os seguintes:
Feedback bidirecional: com o novo papel do professor, ele deve ter a oportunidade de dar feedback sobre as ferramentas tecnológicas que está usando e receber avaliações sobre o próprio desempenho com elas, o que pode ajudar a identificar áreas de melhoria e sucesso.
Mentoria e apoio entre pares: estabeleça um sistema de mentoria próxima no qual professores mais experientes em tecnologia possam orientar e apoiar os colegas menos experientes. Isso, além de tudo, pode fomentar um ambiente acadêmico muito mais colaborativo e reduzir a ansiedade tecnológica.
Fornecimento de recursos de fácil acesso: como manuais, tutoriais em vídeo e perguntas frequentes, que os professores podem consultar de modo independente para responder a perguntas específicas.
Suporte técnico: contar com uma equipe de especialistas na infraestrutura tecnológica da sua instituição, que consigam auxiliar rapidamente os professores com problemas tecnológicos, pode acelerar muito o processo de aceitação de novas tecnologias.
Incentivos: docentes que fazem uso efetivo da tecnologia em suas salas de aula, ou mesmo que vão além com aplicações criativas e inovadoras, devem ser reconhecidos pelo novo papel e podem motivar outros a seguir o exemplo deles.
A implementação dessas estratégias pode ajudar os professores a se tornarem mais confortáveis e proficientes com a tecnologia, o que, por sua vez, aumenta a qualidade da educação virtual que eles oferecem.
Pearson: tecnologia educacional para a cultura institucional que você está procurando
Na Pearson Higher Education, somos líderes em educação e inovação, e nossas tecnologias educacionais, bem como as soluções profissionais para formação profissional que colocamos a seu alcance, não estão apenas transformando o ensino on-line e a aprendizagem virtual em toda a América Latina, mas também estão remodelando a cultura institucional das universidades, preparando-as para enfrentar melhor os desafios de uma educação cada vez mais digitalizada e globalizada.
Fomento à inovação pedagógica
Nossas plataformas permitem aos professores que experimentem novas metodologias de ensino on-line, como aprendizagem invertida e gamificação, que aumentam a retenção e o engajamento dos alunos.
Ideal para a formação contínua
Com recursos especializados para o desenvolvimento profissional e cursos de treinamento on-line, a Pearson ajuda seus professores a se manterem atualizados com as últimas tendências educacionais e tecnológicas, o que é essencial a uma mentalidade de crescimento e adaptabilidade.
Personalização da aprendizagem
Com ferramentas interativas que tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes, as plataformas da Pearson permitem personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, especialmente em contextos de educação on-line.
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Referências
AONIA Learning. Tendencias en competencia digital docente en LATAM. 2023. Disponível em: https://aonialearning.com/competencia-digital-docente/tendencias-en-competencia-digital-docente-en-latam/. Acesso em: 20 nov. 2023.
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