A mentalidade docente em muitos países ainda está em um período de transição para o ensino virtual. Você sabe quais áreas são mais importantes fortalecer? 

  1. O futuro da educação virtual: pós-pandemia e mudanças permanentes no paradigma de ensino
  2. Principais desafios docentes ao migrar do ensino presencial para o virtual
  3. 6 principais mudanças de mentalidade do professor para a educação virtual
    3.1. Literacia digital
    3.2. Criatividade no ensino
    3.3. Abordagem comunitária
    3.4. Mentalidade global
    3.5. Atualização permanente
    3.6. Personalização do ensino 
  4. Pearson: tecnologia educacional que transforma a mentalidade dos professores

A mentalidade docente é um tema muito comum no contexto de mudanças de paradigma na educação como a que estamos vivendo graças a fenômenos como a globalização e a digitalização do ensino. 

Atualmente, as instituições de ensino superior não só têm que se preocupar em estar na vanguarda da educação e manterem-se competitivas, como também precisam ajudar o próprio pessoal a fazer uma transformação da mentalidade docente que se adapte 100% às exigências de um território em constante mudança e evolução. 

A seguir, analisaremos o que essa nova abordagem implica e quais são as chaves para alcançá-la com êxito. Confira!

O futuro da educação virtual: pós-pandemia e mudanças permanentes no paradigma de ensino

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O ensino universitário virtual já era uma tendência crescente antes da pandemia. No entanto, ele funcionou como um catalisador que acelerou drasticamente a transformação educacional, forçando professores e instituições acadêmicas a adotar a virtualidade não como uma opção, mas como uma necessidade. 

Há muitos aspectos técnicos, humanos e metodológicos que precisam ser dominados para que se passe da sala de aula física à digital com sucesso. Na prática, não basta fazer ajustes, é necessária uma mudança profunda e qualitativa na mentalidade docente, que permita e estimule maior flexibilidade, personalização e adaptabilidade nos métodos de ensino e aprendizagem. 

De acordo com muitos especialistas, o que o futuro nos reserva nesse sentido é que a mentalidade de “sala de aula sem muros” provavelmente perdurará, com foco no ensino universitário híbrido, que combina o melhor dos dois mundos: presencial e virtual. 

Leia também: 👉 4 paradigmas que a educação disruptiva quebra nas universidades

Principais desafios docentes ao migrar do ensino presencial para o virtual

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A necessidade de mudar rapidamente do ensino presencial para o virtual demonstrou a importância da flexibilidade e da disposição a aprender e aplicar novas metodologias. Os educadores tiveram que reimaginar as próprias práticas pedagógicas, o que levou a uma maior abertura para a inovação e a experimentação de novas ferramentas e recursos digitais. 

No entanto, os professores ainda enfrentam desafios significativos nessa área, pois muitas das soluções implementadas foram mais emergenciais do que estratégicas: desde a falta de familiaridade com as ferramentas digitais até a necessidade de repensar estratégias pedagógicas que são âncoras do currículo, mas que foram pensadas para um ambiente físico e presencial. 

A gestão do tempo e a criação de um ambiente de aprendizagem on-line eficaz também são obstáculos comuns. Além disso, manter o engajamento e a motivação dos alunos em um ambiente virtual, mesmo em nível universitário, é uma tarefa complexa que requer novas habilidades e abordagens. 

Com tudo isso, podemos assegurar que, embora importantes avanços tenham sido feitos na área, ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma mudança real na mentalidade docente completamente adaptada às novas realidades da educação virtual. Algumas das áreas em que é prioritário aumentar o conhecimento e o interesse do pessoal acadêmico são as seguintes:

  • Ferramentas digitais para ensino on-line, não apenas plataformas virtuais LMS (learning management system), mas também outros recursos úteis como inteligência artificial, assistentes de pesquisa, ferramentas de criação de conteúdo, aplicativos móveis etc.  
  • Planejamento e criação de conteúdo digital que seja educacional, interativo e envolvente
  • Avaliação e monitoramento da aprendizagem em ambientes virtuais
  • Incentivo do envolvimento ativo dos alunos no ambiente on-line e das conexões interpessoais  
  • Identificação de sinais de estresse ou ansiedade em estudantes e intervenções de apoio
  • Segurança e privacidade digitais
Leia também: 👉 Mudança da mentalidade docente do ensino presencial para o virtual

6 principais mudanças de mentalidade do professor para a educação virtual

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O sucesso da adaptação à educação virtual envolve uma série de mudanças na mentalidade do professor que englobam não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também uma transformação na forma de conceber o ensino e a aprendizagem:

1. Literacia digital

Adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo quando se trata de tecnologia não é mais opcional; é uma competência essencial. Isso significa desenvolver uma curiosidade genuína sobre novas ferramentas e plataformas, que rapidamente substituem as antigas por melhores e por mais funcionalidades, e estar aberto a explorar e experimentar tecnologias emergentes.

2. Criatividade no ensino

A educação virtual abre muitas possibilidades para os educadores criarem os próprios materiais de apoio, mas, ao mesmo tempo, requer uma abordagem criativa à concepção de recursos, planejamento de aulas e, acima de tudo, avaliações que vão além dos exames lineares típicos. 

Os professores precisam estar dispostos a sair da própria zona de conforto e experimentar métodos de ensino inovadores, como gamificação ou projetos colaborativos e avaliações baseadas em competências, que podem ser mais eficazes e significativos em um ambiente virtual.  

Leia também: 👉 7 ideias para aplicar a realidade virtual na educação superior

3. Abordagem comunitária

Em um mundo atravessado pelo individualismo e pelo isolamento social, a mentalidade comunitária é crucial, especialmente no contexto da educação virtual. Os professores precisam aprender a fomentar um sentimento de pertencimento e colaboração entre os alunos, que, muitas vezes, não têm a oportunidade de interagir presencialmente, o que implica ressignificar a sala de aula virtual como um espaço comunitário no qual todos contribuem e aprendem juntos, apesar da distância física. 

Criar atividades baseadas em problemas que exijam a participação ativa dos alunos e o trabalho em equipe, com o uso de ferramentas colaborativas, é essencial não apenas para prepará-los ao mercado de trabalho atual, mas também para cultivar uma compreensão profunda da importância da colaboração à criação de sociedades mais justas e equitativas.  

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4. Mentalidade global

A educação virtual abre as portas para um público global. Os professores devem adotar uma perspectiva internacional, considerando a diversidade cultural e linguística de seus alunos e, sobretudo, como isso pode enriquecer o processo de aprendizagem

Por exemplo, eles podem projetar um currículo multilíngue que abranja estudos de caso e exemplos de diferentes partes do mundo, incluindo a colaboração com estudantes de universidades estrangeiras.

5. Atualização permanente

O campo da educação está em constante evolução, e a educação virtual não é exceção. O corpo docente deve comprometer-se com a atualização contínua (Lifelong Learning), buscando ativamente oportunidades de desenvolvimento profissional que lhe permitam manter-se atualizado com as melhores práticas e as pesquisas mais recentes. 

Leia também: 👉 Como o Lifelong Learning pode beneficiar o ensino na sua IES?

6. Personalização do ensino

Fornecer feedback personalizado e construtivo pode motivar os alunos a se envolverem mais, pois eles sentem que seu trabalho é individualmente valorizado e reconhecido. Isso é relevante em especial quando o facilitador e o aluno não têm uma interação frente a frente na sala de aula presencial. Também pode ser útil oferecer diferentes opções de avaliações, permitindo aos alunos que escolham projetos dentro da disciplina, mas que se alinhem melhor com os próprios interesses e pontos fortes. 

Como você pode ver, as mudanças de mentalidade necessárias para uma transição bem-sucedida à educação virtual são significativas, mas também oferecem grandes oportunidades de crescimento e satisfação na carreira. Ao adotar essas novas abordagens, os professores estão se preparando para os desafios da educação virtual e se posicionando a fim de liderar em um ambiente educacional que continua a se transformar.

Pearson: tecnologia educacional que transforma a mentalidade dos professores

As soluções digitais da Pearson para universidades são projetadas a fim de transformar a mentalidade dos professores e adaptá-la às demandas do século XXI. Nossas ferramentas criadas por especialistas na vanguarda da educação não apenas facilitam a transição do ensino presencial para o virtual, mas também promovem uma evolução na forma como os educadores abordam o processo de ensino-aprendizagem. 

A tecnologia educacional da Pearson Higher Education está impactando positivamente a mentalidade dos professores e dando a instituições como a sua uma proposta de valor muito mais competitiva. Convidamos você a conhecê-las. Faça o download do nosso catálogo de soluções e saiba como podemos transformar a sua instituição de ensino! 

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Referências

Punam, S. (217) Innovative methods of teaching potential to improve teacher learning process. Central University of Himachal Pradesh. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324783555_Innovative_Methods_of_Teaching_potential_to_improve_teacher_learning_process. Acesso em: 20 nov. 2023. 

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