Quando seus alunos, professores e funcionários administrativos sabem como gerenciar o próprio tempo, toda a sua universidade obtém melhores resultados.

  1. O que é gestão do tempo e por que ela é um importante pilar formativo?
    1.1. Aumentar a produtividade e a eficiência
    1.2. Melhorar a qualidade do trabalho ou dos resultados
    1.3. Reduzir o estresse e todas as suas consequências associadas
    1.4. Aumentar as oportunidades dos indivíduos e melhorar a reputação das organizações
    1.5. Melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  2. Gestão adequada do tempo, desempenho acadêmico e empregabilidade na era digital
  3. 5 estratégias para conseguir uma melhor gestão do tempo em sua universidade
    3.1. Incentivar a autoavaliação da gestão e oferecer flexibilidade
    3.2. Esboçar seus planos curriculares com metas e prioridades claras
    3.3. Adotar ferramentas digitais que possibilitem produtividade e automação
    3.4. Compartilhar técnicas de estudo eficazes
    3.5. Promover o equilíbrio entre o estudo e o descanso
  4. Pearson: ferramentas profissionais que promovem uma melhor gestão do tempo em sua faculdade 

Algumas pessoas conseguem espremer cada minuto do dia para alcançar metas muito ambiciosas e até mesmo desfrutar de um pouco de tempo livre, enquanto outras ficam presas em um turbilhão de atividades confusas sem sentir que estão fazendo progressos significativos. Há diversos fatores que levam alguns a se organizarem muito melhor, mas o ambiente acadêmico, no qual alunos e professores enfrentam o desafio de equilibrar estudos, trabalho e vida pessoal, deve ser projetado para desenvolver a gestão do tempo como uma habilidade-chave. 

Está comprovado que a gestão eficaz do tempo permite não apenas que os alunos obtenham melhores notas, mas também que reduzam o estresse e a evasão nos primeiros anos de carreira, o que é um indicador crítico da viabilidade educacional em muitas universidades. Para os professores, otimizar o tempo significa poder se dedicar às aulas, pesquisas e outras responsabilidades sem sacrificar a qualidade do ensino ou da vida pessoal. 

Hoje vamos explorar como a gestão eficiente do tempo pode transformar a experiência educacional e profissional, fornecendo estratégias e ferramentas para a criação de uma verdadeira cultura de alavancagem desse recurso precioso e limitado.  

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O que é gestão do tempo e por que ela é um importante pilar formativo?

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A gestão do tempo é uma habilidade elementar que permite às pessoas que trabalhem de maneira mais inteligente em vez de mais difícil, para que possam realizar mais em menos tempo, mesmo quando o tempo é limitado e você está trabalhando sob pressão.  

Está provado que a gestão do tempo não se trata apenas de atingir metas no prazo esperado, mas também pode ser uma dimensão importante do bem-estar e da paz de espírito das pessoas. Entre outras coisas, ajuda a:

1. Aumentar a produtividade e a eficiência

Ao ter um plano claro e priorizar tarefas de acordo com a importância delas e seguir uma sequência lógica, as pessoas podem focar nas atividades elementares de qualquer projeto, evitando perda de tempo em tarefas menos críticas.  

Por exemplo, gerenciar um projeto que envolve fazer pesquisa de campo com entrevistas requer a criação de um cronograma inicial, o esboço da metodologia de pesquisa e o agendamento das entrevistas antes de ir a campo e correr o risco de que os questionários não estejam devidamente alinhados com os objetivos da pesquisa ou que seja necessário duplicar o trabalho e o tempo investido.  

2. Melhorar a qualidade do trabalho ou dos resultados

Com a gestão adequada do tempo, a necessidade de trabalhar com pressa é reduzida, o que pode melhorar a qualidade do trabalho realizado. Por exemplo, um aluno confrontado com a entrega de um trabalho final pode dividir o projeto em tarefas menores e mais gerenciáveis, alocando tempo específico para pesquisa, redação, revisão e edição.  

Isso não apenas garante que cada seção do trabalho receba a devida atenção, mas também evita o estresse e a correria de última hora, o que muitas vezes leva a erros e a ter que se contentar em entregar um trabalho de qualidade inferior. 
 

3. Reduzir o estresse e todas as suas consequências associadas

Sentir que o tempo está acabando pode ter um efeito devastador no humor e, em muitos casos, é gatilho para episódios graves de ansiedade, depressão ou até ataques de pânico entre estudantes universitários.  

Ao organizar adequadamente nosso tempo e tarefas, evitamos a sensação de que não conseguiremos entregar tudo, e isso nos permite trabalhar de maneira mais calma, agradável e focada. Em outras palavras, fortalecer nossa capacidade de administrar o tempo também promove um ciclo virtuoso emocional.  

Leia também: 👉 7 fatores que afetam a saúde mental dos estudantes universitários

4. Aumentar as oportunidades dos indivíduos e melhorar a reputação das organizações

Tanto no ambiente acadêmico quanto no de trabalho, existem algumas graduações ou cargos que exigem um desempenho muito alto dos candidatos. Por exemplo, os estudantes muitas vezes precisam competir com centenas de candidatos para conseguir uma vaga em uma pós-graduação internacional ou entrar em uma empresa reconhecida. 

Uma boa gestão do tempo aumenta as chances de o indivíduo alcançar mais sucesso e objetivos pessoais ou profissionais, mas isso também tem impacto na reputação e na competitividade da universidade na qual ele se forma, por isso não só oferece benefícios individuais, mas fortalece a comunidade acadêmica como um todo.  

5. Melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ser mais eficiente com nosso tempo não significa que o usamos todo para o trabalho ou para atividades produtivas, uma vez que o lazer, a recreação e o fortalecimento de nossos laços interpessoais é uma dimensão humana tão ou mais relevante.  

Por exemplo, um empreendedor que está trabalhando no lançamento de sua startup requer muitas horas de dedicação para colocar seu novo negócio em funcionamento, mas focar totalmente no trabalho significaria sacrificar o tempo investido em sua família, em se exercitar e em relaxar, o que, no final, ainda o impediria de desfrutar plenamente dos benefícios que obtém com seu empreendimento.  

Ao se comprometer com uma gestão equilibrada do tempo, você pode bloquear horários específicos do dia a ser dedicados a atividades familiares, exercícios e hobbies. Essa abordagem permite a você avançar em seu projeto de negócio e, ao mesmo tempo, manter uma dimensão pessoal saudável e ativa, o que também é essencial para a plenitude e a qualidade de vida.  

Como você pode ver, a gestão do tempo é uma habilidade complexa que envolve uma série de habilidades mais básicas, como definir metas claras, priorizar tarefas, planejar com antecedência, estabelecer limites e fazer pausas adequadas para manter a produtividade, mas também para proteger o bem-estar e a saúde.  

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Gestão adequada do tempo, desempenho acadêmico e empregabilidade na era digital

Por que é tão importante dar importância à gestão do tempo como uma habilidade transversal que deve ser permanentemente fortalecida em toda a sua instituição? A resposta é que hoje, mais do que nunca, a gestão eficiente do tempo tornou-se uma habilidade crucial para o sucesso acadêmico, profissional e social.  

Com a inegável evolução para um paradigma de aprendizagem autônoma e contínua, os alunos devem assumir um papel cada vez mais ativo na própria formação, o que requer mais planejamento estratégico e organização do tempo para evitar o estresse e maximizar o desempenho. A capacidade de gerenciar o tempo também é vital no local de trabalho, onde uma boa organização pode aumentar a produtividade e incentivar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.  

A transição para o trabalho remoto e híbrido, acelerada pela pandemia global, evidenciou ainda mais a importância de uma gestão eficaz do tempo. Para muitos, o trabalho remoto apresenta desafios como a dificuldade de separar o espaço de trabalho da equipe, o que pode levar ao aumento do esgotamento, inclusive do burnout.  

A tudo isso, devemos acrescentar o fato de a era digital ter trazido mais distrações diárias do que nunca, como as redes sociais e hiperestímulos constantes, diante dos quais desenvolver a habilidade de proteger nosso tempo e nossa capacidade de atenção e foco deixou de ser opcional.  

Por tudo isso, é essencial que a formação profissional não englobe apenas habilidades e conhecimentos técnicos, mas também uma boa bagagem de soft skills e habilidades interpessoais, dentre as quais se destaca a gestão do tempo.

5 estratégias para conseguir uma melhor gestão do tempo em sua universidade

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Para alcançar uma gestão do tempo mais eficiente na universidade, é fundamental adotar estratégias que se ajustem à realidade de cada aluno e educador ou pesquisador. Embora a “teoria dos três 8” sugira um equilíbrio ideal de oito horas entre sono, trabalho produtivo e lazer, na prática, alcançar esse equilíbrio pode ser um desafio. Vejamos algumas estratégias e recomendações para otimizar a gestão do tempo no ambiente universitário:

1. Incentivar a autoavaliação da gestão e oferecer flexibilidade

É importante que seus alunos se acostumem a pensar, analisar e assumir a responsabilidade de como gastam o próprio tempo. Saber quantas horas dedicam a estudar e aprender a avaliar a real qualidade desse tempo é um ponto de partida muito importante para que possam começar a otimizar a própria gestão. Nem todas as horas de estudo são igualmente produtivas, portanto, identificar seus padrões e hábitos individuais pode ajudá-los a fazer ajustes significativos. 

Por exemplo, ensinar sua comunidade acadêmica a conhecer seus biorritmos e identificar seus picos de produtividade ao longo do dia, além de abrir opções para realizar atividades em diferentes horários, permite a todos que se autogerenciem da melhor maneira e que, a partir das estratégias que funcionam melhor para cada um, os resultados gerais de toda a instituição em termos de notas, projetos realizados, metas cumpridas etc. sejam elevados.

2. Esboçar seus planos curriculares com metas e prioridades claras

Incentive os professores a definir metas específicas e alcançáveis para cada aula ou módulo, garantindo que os alunos entendam o que é esperado deles. Também é importante que eles saibam como instruir os alunos sobre como priorizar as tarefas em cada módulo de aprendizagem com base na importância e na urgência delas.  

Isso pode incluir a criação de sequências de tarefas que são contextualizadas em projetos maiores ou o uso de ferramentas digitais para organizar e lembrar datas de entregas e exames.

3. Adotar ferramentas digitais que possibilitem produtividade e automação

Certifique-se de que todos estejam familiarizados com plataformas digitais e ferramentas on-line que podem facilitar o aprendizado e o ensino. Por exemplo, plataformas de gerenciamento de aprendizagem ou LMS que permitem aos alunos acessar instantaneamente os materiais do curso, enviar tarefas e receber feedback, e aos professores obter resultados de avaliações de múltipla escolha sem precisar avaliar um por um.  

Gerenciadores de tarefas, calendários e aplicativos de produtividade também podem ser muito úteis, mas você precisa ter certeza de que alunos e professores estão realmente aproveitando ao máximo essas ferramentas para organizar seu tempo e seus recursos.

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4. Compartilhar técnicas de estudo eficazes

Treine os alunos em técnicas como a pomodoro, o mapeamento mental ou a aprendizagem baseada em problemas para aumentar a eficiência e a retenção de informações deles. Para determinados cursos, aprender metodologias ágeis ou SCRUM também pode oferecer muito valor agregado na entrada no mundo do trabalho. Essas atividades de treinamento de gerenciamento de tempo podem ser feitas em grupo e podem ser muito divertidas e enriquecedoras por si só.  

Não se esqueça de incentivar a criação de grupos de estudo e discussão para promover a aprendizagem colaborativa e ativa, aproveitando a diversidade de perspectivas e conhecimentos.

5. Promover o equilíbrio entre o estudo e o descanso

Eduque sobre a relevância de fazer pausas regulares para manter a mente fresca e evitar o esgotamento. Isso pode incluir a promoção de técnicas de relaxamento ou a implementação de espaços de descanso na universidade. Além disso, nunca é demais incentivar os alunos a participarem de atividades fora da sala de aula que complementem a formação acadêmica deles e permitam que se desconectem e recarreguem energias, como esportes, clubes de interesse e, acima de tudo, o voluntariado em sua comunidade. 

Ao implementar essas estratégias, sua universidade pode ajudar estudantes e educadores a gerenciar o tempo de modo mais eficaz, levando a uma experiência educacional mais rica e equilibrada.

Pearson: ferramentas profissionais que promovem uma melhor gestão do tempo em sua faculdade  

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Na Pearson Higher Education, entendemos a importância de uma gestão eficiente do tempo para o sucesso acadêmico e profissional. É por isso que oferecemos uma ampla gama de ferramentas e recursos projetados para ajudar alunos e educadores a otimizar o próprio tempo, melhorar o desempenho e fortalecer as soft skills e as habilidades interpessoais relacionadas à produtividade, tomadas de decisão, liderança e bem-estar.  

Nossas soluções usam tecnologia de ponta para se adaptar ao ritmo e ao estilo de aprendizagem de cada um, permitindo um estudo mais eficiente e personalizado que ajuda os alunos a se concentrarem em áreas que precisam de mais atenção. 

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Referências

PEREZ, Carlos Alberto et al. The formation of self-management teams in higher education institutions. Satisfaction and Effectiveness. 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/action/showCitFormats?doi=10.1080%2F03075079.2023.2172565. Acesso em: 13 dez. 2023. 

CHEN L. et al. Self-directed learning: Alternative for traditional classroom learning. 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10116121/. Acesso em: 13 dez. 2023. 

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