Descubra como promover a criatividade e a inovação em sua universidade com técnicas e ferramentas avançadas, como Personabilities. 

  1. O que queremos dizer com inovação ou capacidade de inovar hoje?
  2. Em quais áreas a capacidade de uma pessoa de inovar é importante?
  3. Quais são as competências e/ou aptidões relacionadas com a inovação?
    3.1. Pensamento divergente e convergente
    3.2. Visão estratégica
    3.3. Colaboração radical e pensamento em rede
    3.4. Responsabilidade social
  4. Técnicas e metodologias para conceber, prototipar, avaliar e testar
    4.1. Startbursting
    4.2. Design Thinking
    4.3. SCAMPER
    4.4. Storytelling
  5. Personabilities: fortalecendo as principais soft skills da inovação

Educar para a inovação e aplicar métodos de criatividade na sala de aula não é apenas uma tendência; é uma necessidade em um mundo globalizado e em constante evolução. Aqueles que priorizam o desenvolvimento da criatividade e da inovação não apenas conseguem se adaptar rapidamente às mudanças, mas também lideram transformações no setor de atuação, impulsionando o crescimento econômico e o progresso. 

As universidades que conseguem formar graduados verdadeiramente inovadores não são apenas mais competitivas, mas também se tornam elementos de mudança ativa e positiva para a sociedade. Principalmente para os coordenadores de curso, é muito importante promover a criatividade e a inovação entre alunos e professores. Vamos conferir?

O que queremos dizer com inovação ou capacidade de inovar hoje?

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Hoje, a inovação é entendida como a capacidade de gerar soluções originais, disruptivas e eficazes, tanto em projetos e produtos quanto em metodologias e processos. Não se limitando apenas aos avanços tecnológicos, engloba também o desenvolvimento de novas ideias e modelos capazes de otimizar resultados em diferentes setores. 

A inovação envolve a adaptação às mudanças constantes, antecipando tendências emergentes e promovendo a melhoria contínua em qualquer contexto, desde a educação até os negócios e a ciência. 

No contexto educacional, inovação significa transformar as metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem por meio da incorporação de novas ferramentas tecnológicas e abordagens pedagógicas. Por exemplo, embora já seja uma tendência generalizada, a implementação de modelos híbridos de aprendizagem foi uma inovação importante que permitiu responder melhor às necessidades dos alunos. O mesmo aconteceu com a digitalização de conteúdos acadêmicos, com conteúdos multimídia e até com a própria imprensa: na época, eles representaram um divisor de águas na forma de aprender e ensinar. 

A capacidade de inovar implica ter uma mentalidade aberta, resiliente e colaborativa. Instituições educacionais, como universidades, podem promover a inovação oferecendo ambientes que promovam a experimentação, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo. Não se trata apenas de ter ideias criativas, trata-se de colocá-las em prática com uma abordagem estratégica e orientada para resultados

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Em quais áreas a capacidade de uma pessoa de inovar é importante?

A capacidade de inovar tem um impacto que vai muito além de desenvolver avanços tecnológicos ou fazer bons negócios. A inovação é uma habilidade complexa e transversal, que oferece vantagens não só profissionalmente, mas também a nível individual, uma vez que atravessa praticamente todas as áreas da vida e pode melhorar muitos aspectos para a comunidade e o ambiente. Vejamos algumas áreas-chave em que a inovação é essencial:

  • Ambiente de trabalho: A inovação no campo profissional é essencial para impulsionar o crescimento e a competitividade de uma empresa. Pessoas que têm uma mentalidade inovadora são capazes de identificar oportunidades de melhoria, otimizar processos e desenvolver novos produtos ou serviços. Além disso, os inovadores são essenciais para acompanhar a transformação digital e se adaptar às mudanças nas demandas do mercado.
  • Educação: Na educação, a inovação se reflete na adoção de novas metodologias e tecnologias que melhoram o ensino e a aprendizagem. Os educadores que inovam são capazes de criar ambientes mais dinâmicos, participativos e inclusivos, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades mais abrangentes e aplicáveis a problemas do mundo real, como pensamento criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento científico e sustentabilidade: Aqui, a capacidade de inovar está diretamente relacionada à habilidade de fazer descobertas importantes e gerar conhecimento e soluções mais eficientes e acessíveis que beneficiem a sociedade em geral, como tratamentos médicos e tecnologias limpas.
  • Empreendedorismo e negócios: A inovação é fundamental para a criação de modelos de negócios disruptivos que desafiam as normas tradicionais. Os empreendedores que inovam geralmente têm a capacidade de detectar soluções ineficientes ou parciais no mercado de bens e serviços e propor soluções muito melhores que são rapidamente adotadas como parte do estilo de vida dos consumidores.
  • Cultura e arte: No âmbito cultural e criativo, a inovação permite a criação de novas formas de arte, design e mídia. Inovar nessa esfera não envolve apenas a criação de conteúdo original, mas também encontrar novas aplicações com ferramentas digitais e novas formas de interagir com o público.
  • Desenvolvimento pessoal: Inovar na vida diária permite que as pessoas resolvam problemas cotidianos mais rapidamente, se adaptem a mudanças inesperadas e encontrem maneiras criativas de superar obstáculos. Alguém que inova na sua vida pessoal pode, por exemplo, desenvolver uma rotina de trabalho mais eficiente ou encontrar formas sustentáveis de reduzir o impacto ambiental na sua casa.

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Quais são as competências e/ou aptidões relacionadas com a inovação?

Como já mencionamos, a capacidade de inovar é uma habilidade complexa ou integrada, formada pela combinação de uma série de competências e aptidões essenciais que permitem que novas ideias sejam desenvolvidas e implementadas de modo eficaz. Criatividade e inovação obviamente andam de mãos dadas, mas também são sustentadas pelas seguintes características:

Pensamento divergente e convergente

O pensamento divergente envolve a geração de uma ampla gama de ideias ou soluções criativas, muitas vezes explorando novas possibilidades sem restrições. Está associado à criatividade e à exploração de abordagens não convencionais. O pensamento convergente, por outro lado, se concentra em avaliar, selecionar e refinar essas ideias, buscando a melhor solução possível para um problema. É um pensamento mais analítico e crítico que permite que as ideias geradas pelo pensamento divergente sejam colocadas em prática. 

Ambos os tipos de pensamento são essenciais para a prototipagem, que envolve transformar ideias em modelos ou visualizações que podem ser rapidamente testadas, avaliadas e aprimoradas.  

Visão estratégica

A visão estratégica permite ver o quadro geral e antecipar tendências futuras. Essa habilidade inclui planejamento de longo prazo, identificação de oportunidades e avaliação de riscos, garantindo que as inovações sejam viáveis e alinhadas com os objetivos mais amplos da organização ou projeto. 

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Colaboração radical e pensamento em rede

A colaboração radical envolve trabalhar em equipe de maneira aberta e cooperativa, muitas vezes integrando perspectivas diversas e multidisciplinares. O pensamento em rede permite que os inovadores se conectem com uma ampla gama de ideias e experiências, aproveitando a inteligência coletiva e a permeabilidade do conhecimento de uma área para outra. 

Responsabilidade social

A criatividade e a inovação estão cada vez mais focadas em criar um impacto positivo na sociedade, desenhando soluções viáveis e sustentáveis que não só gerem valor econômico, mas também respondam de modo mais eficaz aos problemas sociais, ambientais ou comunitários.

Técnicas e metodologias para conceber, prototipar, avaliar e testar

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A criatividade e a inovação podem surgir por “geração espontânea”, mas a realidade é que isso não é tão frequente, e é muito mais eficaz criar ativamente as condições ideais para que elas floresçam. Felizmente, existem várias técnicas e metodologias amplamente reconhecidas para geração de ideias, prototipagem, avaliação e teste de soluções. Vejamos alguns dos mais populares, que também podem ser usados em ambientes universitários:

1. Starbursting

Esse método é usado para dividir um problema ou conceito em várias questões-chave que podem orientar o processo de inovação. Sua característica mais distintiva é que incentiva a geração de perguntas em vez de respostas, com o objetivo de cobrir todas as áreas necessárias para resolver o problema antes de passar para a fase de soluções. 

Starbursting usa um diagrama na forma de uma estrela de seis pontas (daí seu nome), no qual o problema está no centro, e cada ponta da estrela representa uma questão-chave: quem, o quê, onde, quando, por quê e como? Uma exploração detalhada de cada um gera perguntas adicionais que fornecem clareza e nos permitem focar melhor nas possíveis soluções. Essa abordagem é amplamente utilizada no desenvolvimento de novos produtos.  

2. Design Thinking

O Design Thinking é uma metodologia utilizada para abordar problemas complexos de maneira criativa e prática. Envolve uma abordagem iterativa que combina empatia para entender as necessidades do usuário, definindo o problema, idealizando uma ampla gama de soluções potenciais, prototipando versões rápidas e de baixo custo, testando com usuários reais e melhorando a solução com base no feedback. É comum encontrar a metodologia Design Thinking em contextos de design de soluções digitais, por exemplo.  

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3. SCAMPER

É uma técnica que ajuda a gerar versões mais inovadoras, modificando ou alterando um produto, serviço ou processo existente. SCAMPER é um acrônimo que significa sete abordagens distintas: substituir, combinar, adaptar, modificar/ampliar, finalidade/função, eliminar/minimizar, reorganizar/retroceder. Basicamente, você pega produtos ou ideias existentes e aplica as ações do SCAMPER a um ou mais de seus elementos ou recursos, a fim de gerar novas versões dele.  

4. Storytelling

Storytelling é uma técnica usada para comunicar ideias e conceitos de uma forma que ressoa em um nível emocional por meio de histórias. No contexto da inovação, o storytelling é uma excelente ferramenta para transmitir a visão, o propósito e o impacto de uma ideia, tornando-a compreensível e atrativa para os stakeholders, através de narrativas que respondem aos interesses de públicos específicos. Por esse motivo, é uma metodologia muito utilizada na apresentação de um novo projeto aos investidores.  

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Personabilities: fortalecendo as principais soft skills da inovação  

Você trabalha na coordenação universitária e quer incentivar a criatividade e a inovação em seus alunos? Além das metodologias que já exploramos neste artigo, Personabilities, da Pearson Higher Education, é uma solução especializada projetada para desenvolver e certificar a capacidade de seus graduados de gerar ideias disruptivas, adaptar-se a mudanças e liderar processos em contextos altamente exigentes. 

Por meio de simulações de cenários do mundo real e cenários práticos, focados nas 7 principais Soft Skills como: pensamento crítico, criatividade e inovação, liderança, autogestão, trabalho em equipe, responsabilidade social e comunicação, nossa plataforma contribui de maneira sistematizada para o fortalecimento de competências que impulsionam a capacidade inovadora em ambientes acadêmicos, profissionais, sociais e pessoais. Além disso, essas competências são validadas por microcertificados (badges da Credly) que os alunos podem usar para aprimorar seu perfil profissional. 

Obtenha aqui Personabilities para sua instituição. 

 

Pearson Higher Education
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