A educação a distância claramente chegou para ficar. Sua instituição precisa oferecer as soluções mais competitivas. Você sabe quais são?


  1. Quais são as características gerais da educação a distância?
    1.1 Ambientes de aprendizagem virtuais ou remotos
    1.2 Onipresença e flexibilidade
    1.3 Automatização
  2. Características e tendências das melhores plataformas de ensino a distância
    2.1 Tutores humanos
    2.2 Participação e projetos colaborativos
    2.3 Design thinking
    2.4 Tecnologias de aprendizagem adaptativa
    2.5 Gamificação e microaprendizagem
  3. Soft skills para a educação a distância no ensino superior

Nos últimos anos, a educação a distância (EAD) passou de uma alternativa às salas de aula presenciais para se tornar a principal modalidade aplicada na aprendizagem.

Instituições, professores e estudantes tiveram que se familiarizar rapidamente com esse modelo que, embora existisse há muitos anos, não possuía a infraestrutura exigida para uma adoção generalizada.

Até mesmo no Brasil, o país com mais usuários de Internet na América Latina, a necessidade de ensinar online significava um desafio sem precedentes.

Atualmente, todos conhecemos as características e os requisitos básicos do EAD. Entretanto, na Pearson Higher Education, damos um passo além, focando não apenas nos principais recursos da educação a distância, como também naqueles que são mais desejáveis para otimizar o processo de ensino lado a lado com a inovação e as melhores práticas. Acompanhe!

Quais são as características gerais da educação a distância?

caracteristicas da educacao a distancia

Antes de mergulhar nas melhores e mais modernas práticas de ensino a distância, vamos rever brevemente os elementos básicos desse modelo, em que os estudantes e professores geograficamente distantes se reúnem, por meio de um ou vários canais de comunicação:

1. Ambientes de aprendizagem virtuais ou remotos que substituem a sala de aula física

Atualmente, quando pensamos em educação a distância, nos vêm à mente modernas plataformas que integram salas de aula virtuais, bibliotecas digitais, recursos multimídia, simuladores e gestores de projetos acadêmicos para professores, tutores e alunos.

Muito antes, a educação a distância era realizada graças aos outros meios de comunicação, em sua maioria unidirecionais, como o correio. De fato, durante a pandemia, muitos países da América Latina implementaram estratégias de educação básica a intermediária, por meio de rádio e televisão, pensando na grande parte da população sem acesso a uma conexão estável de internet e a dispositivos móveis.

2. Onipresença e flexibilidade

O principal objetivo da educação a distância é gerar mais e melhores possibilidades para que as pessoas estudem, independentemente de onde moram, suas condições socioeconômicas ou se possuem alguma deficiência.

Por isso, sua onipresença, ou seja, sua disponibilidade em qualquer lugar, desde que haja acesso a um dispositivo inteligente conectado à internet, e a flexibilidade que oferece ao aluno para que ele determine os próprios horários de estudos, ou a maioria deles, são benefícios fundamentais para esse modelo de aprendizagem.

3. Automatização

Os graus de automação da educação a distância podem variar muito entre si. Enquanto algumas instituições estão apenas começando a aplicar os testes de autoavaliação online, outras já utilizam plataformas muito sofisticadas que acompanham e avaliam os alunos em todas as etapas, por meio da inteligência artificial.

A automação é um ponto fundamental da educação a distância, pois permite aos alunos e professores que se concentrem em atividades que são realmente significativas para o ensino.

Leia também: 👉 Metodologias ativas na avaliação com estudantes do ensino superior

Características e tendências das melhores plataformas de ensino a distância

tendencias da educacao a distancia

Nem todas as plataformas de educação virtual proporcionam as mesmas vantagens. As instituições que buscam melhores opções para oferecer serviços de educação a distância precisam priorizar aspectos-chave como inovação, aprendizagem adaptativa e ênfase no desenvolvimento de soft skills, mesmo em um contexto 100% digital.

No nível do ensino superior é muito importante que a educação a distância prepare os estudantes para os desafios da vida real e do mercado de trabalho que irão enfrentar por meio de boas práticas como:

  • Tutorias personalizadas.
  • Projetos colaborativos.
  • Design thinking.
  • Aprendizagem adaptativa.
  • Gamificação e microaprendizagem.
Vamos ver cada uma delas em detalhes:

Leia também: 👉 Tendências educacionais: aprendizagem adaptativa para universidades

1. Tutores humanos

Por mais confiável que seja a automação de uma plataforma de ensino a distância, o papel de um professor de carne e osso não pode ser subestimado, muito menos quando falamos no ensino superior.

O ideal é oferecer modelos virtuais em que o aluno tenha tudo aquilo de que precisa para se familiarizar com as partes teóricas e práticas da aprendizagem de maneira assíncrona, mas também aulas on-line que lhe permitam consolidar uma aprendizagem significativa sob a supervisão de um professor com grande experiência nessa área de estudo.

2. Incentivar a participação e os projetos colaborativos

Estudar remotamente não significa que o estudo aconteça de forma isolada. Na verdade, deve-se sempre ter em mente que a aprendizagem é, em grande parte, um processo colaborativo, que adquire significado e relevância definitiva no contexto da interação com os outros.

Dito de outra forma: um modelo de educação a distância deve estimular os estudantes a compartilhar ideias, desafios e preocupações uns com os outros, além de trabalhar em equipe para atingir as metas e os objetivos estabelecidos.

Apostar em um modelo de educação a distância que realmente envolva os alunos uns com os outros oferece a enorme vantagem de fortalecer as soft skills que serão essenciais para a vida adulta.

3. Design thinking

Design thinking é uma filosofia metodológica que busca acelerar, otimizar e ampliar o processo de aprendizagem, por meio de projetos de inovação focados na vida real, que são desenvolvidos com uma sucessão de protótipos experimentais, com tentativa e erro – geralmente, no contexto do trabalho em equipe.

O design thinking provou ser bastante eficaz em salas de aula físicas, e muitas instituições estão tentando adaptá-lo à nova realidade das salas de aula virtuais. Com alguns ajustes estratégicos, todos os benefícios do design thinking também podem ser aproveitados em ambientes virtuais de aprendizagem.

ambientes virtuais de aprendizagem pearson para ensino superior

4. Aproveitar as tecnologias de aprendizagem adaptativa

Hoje, uma das maiores tendências na educação em institutos bem-conceituados é a aprendizagem adaptativa. Trata-se de um modelo pedagógico que, graças aos avanços da era digital, pode oferecer uma aprendizagem personalizada a cada aluno, pois coleta dados do usuário e exibe um tipo de feedback que se adapta ao ritmo e às necessidades de cada um.

Por meio de tecnologias como machine learning, conteúdos padronizados e automatizados em cursos on-line podem ser transmitidos em estreita sintonia com os conhecimentos prévios, os estilos de aprendizagem e até mesmo o estado emocional atual do usuário.

Leia também: 👉 Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

5. Gamificação e microaprendizagem

Graças aos avanços da pedagogia e da neurociência, sabemos há várias décadas que nem todas as pessoas aprendem da mesma maneira. Para alguns, o aprendizado visual é muito mais fácil de ser integrado do que outros tipos de estímulos; para outros, é a experiência cinestésica que pode consolidar melhor o aprendizado de novas habilidades.

No entanto, as pesquisas parecem concordar que, independentemente do estilo de aprendizagem, todos aprendemos mais rápido e consolidamos melhor o conhecimento quando ele é “gamificado”, ou seja, quando se torna um jogo.

Por sua vez, as premissas da microaprendizagem indicam que, para aproveitar ao máximo os ciclos de atenção do cérebro humano, a melhor forma de apresentar a informação é por meio de “pílulas de conhecimento” que se complementam.

Obviamente, essa é uma explicação muito geral de como funcionam algumas das estratégias e tendências de ensino mais avançadas que continuam a ganhar popularidade em todo o mundo por sua alta eficácia. O que realmente importa é que você as considere para levar a educação a distância de sua instituição ao próximo nível.

Nova call to action

Soft skills para a educação a distância no ensino superior

Algo que não podemos perder de vista é que as novas gerações que cursam o ensino superior são pioneiras na educação a distância e, portanto, demandam o desenvolvimento precoce de novas habilidades que talvez não fossem tão necessárias no passado.

Muitos elementos do modelo de educação a distância se estenderão além do campo acadêmico e acompanharão os estudantes ao longo de seu desenvolvimento profissional. Portanto, qualquer plataforma de aprendizagem on-line deve incentivar direta ou indiretamente o aluno a:

  1. Estar ciente e assumir a responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem.
  2. Aprender a se autogerenciar e administrar o próprio tempo de estudo.
  3. Saber se comunicar de maneira adequada e clara em meios digitais.
  4. Ser integrado harmoniosamente em projetos colaborativos virtuais e assíncronos.
  5. Familiarizar-se com as habilidades tecnológicas de alta demanda (STEM).

Na Pearson Higher Education, levamos a sério a inovação e as melhores práticas em cada uma de nossas soluções de ensino a distância. Oferecer a melhor tecnologia para a aprendizagem em sua instituição não só garante competitividade, como também confirma seu compromisso com a excelência, por mais que a forma de ensinar mude.

Conheça nossas soluções tecnológicas para o ensino superior que são essenciais e que se complementam para uma educação a distância de excelência.

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Referências

S. Joseph. (ed.) (2005) Making distance education work: understanding learning and learners at a distance.

Michigan: Learner Associates.net.

 

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