O mindset digital é uma das principais competências que seus alunos precisarão na era da informação. Como promovê-lo adequadamente
- O que é o mindset digital?
- Mindset digital e cidadania global: características transversais para o sucesso
- Por que a alfabetização digital é tão importante e o que ela envolve?
- 7 Competências-chave para desenvolver o mindset digital
4.1 Aprender a aprender
4.2 Pesquisa e gestão da informação
4.3 Pensamento crítico
4.4 Orientação para o desenvolvimento humano
4.5 Segurança informática
4.6 Trabalho colaborativo
4.7 Visão estratégica e liderança
As necessidades dos indivíduos, da sociedade e dos mercados de trabalho na era da informação estão evoluindo com tanta rapidez que, por vezes, é difícil acompanhá-las. O mindset digital é precisamente a principal competência que permite aos alunos se adaptarem em um mundo bastante mutável.
Hoje, vamos analisar em detalhes o que é o mindset digital e por que deve representar uma área de interesse transversal para sua instituição na formação profissional dos alunos, independentemente do curso que estiverem fazendo.
O que é o mindset digital?
O mindset digital, também chamado de “mentalidade digital”, engloba aquelas habilidades, competências ou atitudes que nos possibilitam usar adequadamente dispositivos, redes e softwares digitais para acessar informações, comunicar, gerenciar, criar e compartilhar conteúdo, aprender e até mesmo empreender com vistas ao desenvolvimento pessoal e/ou comunitário.
No entanto, a mentalidade digital vai além do uso generalizado de ferramentas tecnológicas que já fazem parte de nosso cotidiano, como os celulares e a internet, englobando a vontade de aprender novas habilidades em tempo real e se adaptar à mudança acelerada, que tem se mostrado a única constante.
O mindset digital também está ousando explorar, entender e interpretar criticamente as mudanças geradas pela tecnologia em nós como indivíduos, comunidades e sociedades, além de se envolver ativa e responsavelmente no rumo que essas mudanças vão tomar.
Em outras palavras, mindset digital é entender que a mudança é inevitável e precisamos estar preparados, mas também que temos influência sobre a forma e as consequências dessas mudanças, como elas afetarão nossas vidas e como orientá-las para o bem comum em vez de sob à luz de fins meramente individualistas.
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Mindset digital e cidadania global: duas características transversais para o sucesso das novas gerações
Quando falamos de mindset digital, é difícil não entrar nessa conversa outra das características mais importantes da adaptação pessoal e do trabalho na modernidade: a mentalidade da cidadania global.
Além de viver em um mundo altamente tecnológico e em crescente automação graças a tecnologias como inteligência artificial e ciência de dados, as novas gerações também ingressarão em um contexto profissional e social mais globalizado do que nunca.
Graças às tecnologias da informação e da comunicação, os talentos de um continente podem ter um impacto profundo na economia de uma região do outro lado do oceano, mesmo que nunca tenham estado lá pessoalmente, mesmo que os horários não coincidam e mesmo que não falem a mesma língua.
As novas tecnologias e a conectividade expandida também têm tornado possível que mais e mais pessoas trabalhem de qualquer lugar do mundo, o que resulta em uma população globalmente distribuída e cada vez maior de “nômades digitais”.
No entanto, para além das oportunidades de emprego e de mercado promovidas pela globalização e pela tecnologia, não podemos perder de vista o fato de que elas também são responsáveis por nos oferecer uma visão mais ampla e holística do mundo que nos rodeia.
À medida que expandimos nossos horizontes, também começamos a fazer perguntas mais profundas sobre nosso próprio papel como agentes de mudança no mundo, sobre as semelhanças que nos unem a outras pessoas, acima de nossas diferenças; sobre os direitos e a qualidade de vida que todos devemos ter, sobre os fatores que afetam esses direitos e como os promovemos ou amortizamos com nossas ações.
Ter mindset digital geralmente não é suficiente se ele não estiver de mãos dadas com o desenvolvimento de um espírito de cidadania global, uma vez que um fomenta o outro para formar líderes capazes de criar redes de desenvolvimento, crescimento econômico e inovação em nível internacional.
Por que a alfabetização digital é tão importante e o que ela envolve?
O minset digital é alcançado por meio da literacia digital, que no caso de muitas pessoas é uma formação autodidata, embora cada vez mais instituições de ensino estejam conscientes da necessidade de promovê-la de modo transversal e consciente ao longo do planejamento curricular.
Costuma-se dizer que as novas gerações de nativos digitais “nascem com um tablet debaixo do braço”. Eventualmente, essa ideia se converteu na ideia errônea de que as crianças não precisavam mais ser ensinadas sobre coisas como ciência da computação e informática, como ocorria nas gerações de transição que presenciaram o nascimento do computador pessoal e a democratização da Internet.
No entanto, o grande número de analfabetos digitais que ainda existem e o fato comprovado de que, pela primeira vez, as novas gerações são menos inteligentes do que as anteriores, mostram-nos que o simples fato de nascer na era da informação não é suficiente para se ter mindset digital.
O paradoxo surge da questão de que a tecnologia não é apenas uma ferramenta para aprender ou facilitar nossas vidas; são muitas outras coisas que, longe de promover o desenvolvimento, a impedem: uma distração, um método de alienação social, um replicador de preconceitos ou informações tendenciosas e, acima de tudo, um desencadeador de dependência.
Quando perdemos a capacidade de nos orientarmos no mundo que nos rodeia se não tivermos um dispositivo móvel na mão, isso não é mindset digital; é o contrário, porque a tecnologia, em vez de nos ajudar a ser mais eficientes, convenceu-nos de que não precisamos reforçar certas competências básicas, com todos os perigos que isso implica.
Quando levamos em conta os riscos do uso indevido ou meramente superficial da tecnologia, fica claro que a alfabetização digital vai muito além das habilidades puramente digitais e se estende ao campo das humanidades, do pensamento crítico, do desenvolvimento de habilidades interpessoais e até mesmo da sobrevivência diante de imprevistos.
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7 Competências-chave para desenvolver o mindset digital
Como já vimos, as habilidades que formam o mindset digital genuíno servem, em poucas palavras, para nos desenvolvermos no ambiente digital e aproveitarmos suas ferramentas para que sejamos mais produtivos no trabalho, formando uma espécie de “canivete suíço” que nos permite uma adaptação a muitas situações.
1. Aprender a aprender
A disposição e a abertura à aprendizagem contínua são talvez as características mais importantes do mindset digital, porque estamos ansiosos para integrar novos conhecimentos, habilidades e ferramentas a nosso saber, mesmo que isso signifique desistir daqueles que já estão se tornando obsoletos.
2. Pesquisa e gestão da informação
Isso vai muito além de procurar informações sobre determinados tópicos na Internet, recorrendo a certos termos-chave: significa a capacidade de discernir quais informações são confiáveis, se elas têm uma base epistemológica válida e como podemos organizá-las de uma maneira que não apenas repita conceitos, mas gere novos conhecimentos.
3. Pensamento crítico
O pensamento crítico nos ajuda a ver “além do óbvio”, isto é, a colocar o que nossos sentidos ou nossa compreensão literal da linguagem experimentam em um contexto mais amplo, para que possamos entender causas, intenções, oportunidades e riscos potenciais.
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4. Orientação para o desenvolvimento humano
Essa competência tem a ver com saber como alcançar realização, saúde e bem-estar para si mesmo, e, quanto mais permeada for nossa realidade pela virtualidade, mais importante será dentro das competências do mindset digital integral.
A orientação para o desenvolvimento humano é o que nos permite fazer a nós mesmos uma pergunta vital: a maneira como estou usando as ferramentas digitais é consistente com meu plano de vida e com o bem-estar que quero alcançar?
5. Segurança informática
Infelizmente, hoje, quando nossa segurança digital é violada, podemos ficar em uma posição muito vulnerável e ver todas as esferas da nossa vida e até mesmo nossa reputação afetadas. Saber quais são os riscos da virtualidade e como nos proteger deles é uma parte muito importante de um bom mindset digital.
6. Trabalho colaborativo
Trabalhar em equipe é e sempre foi uma habilidade de alto valor social e profissional. No campo digital, vai um passo além em termos de complexidade graças ao trabalho remoto, à assincronia, à interculturalidade e ao fato de que as expectativas de produtividade, tanto individual quanto em equipe, aumentaram significativamente.
7. Visão estratégica e liderança
Se a capacidade de aprender a aprender é o início do mindset digital, a visão de liderança é a “cereja no bolo”. Com as competências interpessoais, a visão digital estratégica é o que nos permite colocar tudo o que aprendemos a serviço de objetivos cada vez mais ambiciosos, bem como convencer os outros a juntarem-se a nossos esforços.
Na Pearson Higher Education, sabemos que desenvolver e fortalecer o mindset digital é uma das prioridades da sua instituição de ensino superior e dos estudantes. Por isso, continuamos trabalhando para que as instituições de ensino superior da América Latina tenham acesso a mais e melhores ferramentas de competitividade tecnológica.
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REFERÊNCIAS
BANGA, K.; TE VELDE, D. W. Preparar os países em desenvolvimento para o futuro do trabalho: compreender o ecossistema de competências numa era digital. A Comissão de Caminhos para a Prosperidade em Tecnologia e Desenvolvimento Inclusivo. Oxford, 2019.
DE LA FUENTE, M. F.; MORALES, L. D. G.; MONTOYA, M. S. R. M-Learning y desarrollo de habilidades digitales en educación superior a distancia. Revista Ensayos Pedagógicos, v. 13, n. 2, p. 97-118, 2018.
PROGRAMA DE EDUCACIÓN DIGITAL UNAM, C. D. T. Matriz de competências digitais. México: Coordenação do Programa de h@ bitat puma-DGTIC-UNAM, 2014.
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