Você conhece a real importância da educação digital no ensino superior? Conheça três benefícios que traz para sua universidade.


  1. Educação digital: como será feita a universidade do futuro?
    1.1 Como posso integrar a educação digital em minha universidade?
  2. 3 benefícios que só a educação digital oferece às IES
    2.1 Adaptação e flexibilidade
    2.2 Otimização de recursos
    2.3 Aprendizagem imersiva

A educação digital surgiu como resposta ao crescimento exponencial da tecnologia nos últimos 30 anos. Isso trouxe enormes benefícios, mas também grandes desafios, pois as universidades do futuro não poderão prescindir de sua presença na sala de aula.

Mas será que realmente sabemos quantos benefícios ela pode trazer para nossas Instituições de ensino superior? Neste momento, compartilhamos três benefícios reais que a educação digital pode oferecer à sua universidade. Continue a leitura!

Educação digital: como será feita a universidade do futuro?

beneficios educacao digital na universidade do futuro

Fatores como a pandemia da Covid-19 funcionaram como potencializadores das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em pouco mais de um ano, as IES tiveram que acelerar seu processo de atualização e incorporar novos recursos para lecionar na era digital.

Mas como se estrutura a educação virtual? Podemos assegurar que, em termos gerais, para educar na era digital, devemos ter em conta estes três elementos essenciais:

Suporte técnico: estamos falando da infraestrutura digital que permite que tanto as instituições icone-metricasquanto a comunidade acadêmica acessem os recursos digitais. Isso inclui desde o acesso à Internet até a integração de programas e dispositivos móveis utilizados para tal propósito.

Ambiente virtual: é o ambiente digital responsável pela gestão dos recursos e conteúdos, bem icone-educacao-virtualcomo pela administração dos usuários (alunos, professores, equipe de apoio etc.). Tecnicamente, é o universo onde ocorre o processo de aprendizagem, e sua eficiência dependerá em grande parte da qualidade do suporte técnico.

Conteúdo digitalizado: o material disponível nas plataformas de gestão deve ser otimizado para icone-aprendizagem-rapidaseu uso, ou seja, deve obedecer aos formatos exigidos por uma instituição. Além disso, deve ser coerente com os temas e as disciplinas a serem ensinadas.

Como posso integrar a educação digital em minha universidade?

A integração da tecnologia a favor da educação deve estar sempre em constante desenvolvimento. Embora a maioria das IES esteja comprometida em adquirir ferramentas digitais para modernizar seu processo de aprendizagem, é necessário analisar a quais necessidades sua instituição precisa sanar.

Sem dúvida, ter muitos recursos tecnológicos é uma ótima ideia, mas será muito mais eficiente determinar quais deles são realmente focados em suas necessidades particulares para personalizar o uso.

Se levarmos em consideração os três componentes essenciais da educação digital (suporte técnico, ambiente virtual e conteúdo digitalizado), poderemos analisar com mais precisão quais recursos podemos priorizar para serem integrados a nossa universidade, por exemplo:

  1. Plataforma LMS: sistema de gestão desenvolvido especificamente para criar, distribuir e gerenciar conteúdo educacional, que possui alta capacidade de customização e desempenho para muitos usuários conectados simultaneamente, seja em modo virtual, presencial ou híbrido.
  2. Biblioteca Virtual: um acervo virtual completo que permite aos docentes e estudantes que tenham os materiais disponíveis a qualquer hora e no mesmo local, de modo online ou offline.
  3. Disciplinas Pearson: as disciplinas permitem inovação com cursos online completos. Além disso, podem ser integradas nos próprios Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). São mais de 300 disciplinas, elaboradas para atender o currículo de 17 cursos de graduação, tecnólogos e de extensão.
  4. Software de provas online: sabemos que aplicar provas online é um desafio para os docentes. Por isso, contar com uma solução de inteligência artificial completa pode ajudar nesse processo, além de promover mais segurança e confiabilidade para as provas a distância.
  5. Modelo de treinamento de soft skills: tenha em sua instituição um modelo de treinamento, avaliação e validação das soft skills, que são as mais importantes para o mercado de trabalho atual e futuro.

Com apenas esses recursos é possível determinar a relevância da tecnologia no ensino superior e ampliar gradualmente o catálogo de recursos de maneira escalonada para enriquecer o processo de aprendizagem.

Sem dúvida, a era digital na educação deixou claro que o futuro das IES será totalmente digital, interligando os alunos de uma forma nunca vista na escola tradicional.

Hoje em dia, falar em big data, metaverso, inteligência artificial e modelos de aprendizagem do tipo STEM permite-nos visualizar o alcance da inovação tecnológica na educação no presente e no futuro imediato.

[Pílula de conhecimento] 👉 4 dicas rápidas para montar um plano de aula no ensino híbrido

3 benefícios que só a educação digital oferece às IES

beneficios educacao digital nas universidades

Nos últimos anos, a educação digital assumiu um papel preponderante, uma vez que oferece aos estudantes universitários a possibilidade de adquirir conhecimento utilizando melhores ferramentas e recursos pedagógicos. Além disso, é apresentada a oportunidade de desenvolver novas competências que serão muito valorizadas pelas empresas no mercado de trabalho.

Mas uma coisa é ter suporte digital, e outra bem diferente é saber quais são os benefícios que obtemos ao implementar um novo modelo de ensino.

1. Adaptação e flexibilidade

A graduação é uma das fases mais interessantes da vida acadêmica. Representa a reta final de um longo processo de formação, no qual temos que tomar decisões que influenciarão o resto de nossas vidas.

Porém, a vida universitária também envolve fazer um grande esforço para atender às demandas de atividades como trabalhos de casa e projetos, e, em muitos casos, os universitários precisam dividir seu tempo entre a vida escolar e a vida profissional.

Um estudo da Revista Iberoamericana indica que, na América Latina, cerca de 37% dos adolescentes entre 15 e 19 anos abandonam a escola, e o principal motivo é que eles não têm tempo e recursos para continuar sua educação.

A educação digital é uma das melhores alternativas para combater a evasão escolar: oferecendo aos alunos a possibilidade de fazer aulas virtuais e eliminando o tempo gasto com mobilidade, além de acessar materiais didáticos de qualquer dispositivo e no horário que melhor lhes convenha. Essa acessibilidade ampliou muito as possibilidades de retenção e de ajudá-los a continuar em suas carreiras.

Nova call to action

2. Otimização de recursos

Quando falamos de otimização, nos referimos à implementação de métodos para melhorar a eficiência dos processos e, consequentemente, aumentar a produtividade. Nesse caso, a educação digital funciona como um potencializador acadêmico, otimizando quatro recursos fundamentais para as IES:

  1. Tempo: o recurso mais valioso para toda a comunidade acadêmica. Poder aproveitar melhor o tempo é uma prioridade para os estudantes universitários, e ter um sistema educacional que lhes permita redistribuir o próprio dia para se organizar de maneira mais eficiente é um dos melhores benefícios de que podem desfrutar.
  2. Materiais e conteúdos: a digitalização dos recursos didáticos é outro benefício dessa otimização. O uso de arquivos multimídia em vez de livros físicos permite que o aluno acesse material relevante a todo momento, sem precisar se deslocar de um lugar para outro ou perder tempo procurando informações.
  3. Recurso econômico: quando uma instituição decide investir em educação digital, o primeiro benefício a ser obtido a curto prazo é o econômico. Basta destacar a economia de espaços físicos para salas de aula, escritórios e bibliotecas, entre outros, bem como a enorme economia de material didático então convertido em arquivos digitais.
  4. Processos acadêmicos e administrativos: a sistematização de tarefas padronizadas oferecerá a toda a comunidade estudantil a possibilidade de reduzir o tempo gasto em atividades repetitivas, como matrícula de alunos, avaliações, monitoramento e análise estatística. Tudo isso pode ser feito em questão de minutos com as ferramentas oferecidas pela tecnologia digital, e – o melhor de tudo – pode ser concentrado em uma única plataforma.
Leitura complementar: 👉 Educação virtual é o melhor investimento para o ensino superior

3. Aprendizagem imersiva

Já sabemos que a educação digital chegou para enriquecer as aulas no ensino superior. No entanto, há um aspecto que devemos destacar pela forma como está revolucionando a dinâmica das aulas: trata-se da aprendizagem imersiva.

O termo “imersivo” refere-se à forma como determinados recursos tecnológicos desenvolvidos para a realidade virtual são utilizados na educação: desde óculos virtuais, gamificação até o redesenho de ambientes virtuais para adaptação ao que hoje é conhecido como metaverso.

O principal objetivo da aprendizagem imersiva é gerar ambientes que simultaneamente estimulem nossos sentidos, levando o estudante universitário a viver uma experiência de aprendizagem integral, não deixando de ouvir, observar e tocar o conteúdo didático trazido para uma expressão mais realista.

A dinâmica imersiva fortalece a cooperação, a criatividade e a motivação entre os alunos, pois as aulas se tornam muito mais propositivas e interessantes, sem perder de vista o objetivo principal: que os estudantes possam construir suas trilhas de aprendizagem com esses recursos inovadores.

Na Pearson Higher Education, estamos convencidos de que a educação digital não é mais apenas uma alternativa: ela representa atualmente o recurso mais importante para aumentar o desempenho acadêmico dos alunos de nível superior. De fato, a prioridade das universidades, hoje, está focada em adaptar seus conteúdos e suas dinâmicas de aprendizagem a uma tecnologia eficiente e queremos fazer parte dessa transformação digital.

Se você quer conhecer o que há de mais avançado em tecnologia para educar na era digital, conheça as nossas Soluções para o Ensino Superior e confira em detalhes nossas propostas e objetivos para oferecer em sua instituição uma experiência de aprendizagem exclusiva para essa nova era digital na educação de universitários. 👇

banner solucoes educacionais pearson

 

Referências

Ayala Pezzutti, R. J., Laurente Cárdenas, C. M., Escuza Mesías, C. D., Núñez Lira, L. A., & Díaz Dumont, J. R. (2020). Mundos virtuales y el aprendizaje inmersivo en educación superior. Propósitos y representaciones, 8(1).

Espíndola, E., & León, A. (2002). La deserción escolar en América Latina: un tema prioritario para la agenda regional. Revista Iberoamericana de educación.

Trujano Ruiz, P., Tovilla Quesada, V., & Dorantes Segura, J. (2008). Educación Digital: los retos del nuevo siglo. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 11(3).

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados