Existem muitas plataformas virtuais de aprendizagem que levam a educação para o próximo nível. Conheça as 5 principais que trazem diferencial para a IES!


  1. O que é uma plataforma educacional virtual e quais tipos existem?
  2. 5 vantagens das plataformas virtuais educacionais para o processo de ensino-aprendizagem
    2.1 Modelo de aprendizagem híbrido 360°
    2.2 Desenvolve habilidades sociais na Indústria 4.0
    2.3 Desenvolve competências digitais transversais 
    2.4 Aprendizagem adaptativa e a gamificação
    2.5 Infraestrutura necessária para aproveitar a realidade virtual

Não faltam exemplos de plataformas educacionais virtuais: desde antes da pandemia já era um recurso que ganhava mais popularidade a cada dia, porém durante o período de isolamento se tornaram uma das ferramentas mais importantes para se continuar aprendendo em todo o mundo.

Contudo, embora as plataformas educacionais virtuais já sejam uma realidade diária para milhares de professores, estudantes e instituições de ensino, em muitos casos elas têm sido adotadas exclusivamente para suprir a necessidade do ensino a distância, mas o seu potencial não é totalmente explorado.

Para se manterem competitivas, as instituições de ensino superior precisam garantir que o investimento em tempo e recursos de uma plataforma digital esteja realmente melhorando o ensino em relação às metodologias tradicionais. Acompanhe!

O que é uma plataforma educacional virtual e quais tipos existem?

plataformas digitais educacionais para ensino superior

Uma plataforma educacional ou Learning Management System (LMS) é um ambiente de aprendizagem on-line que combina diferentes ferramentas estratégicas, como uma sala de aula virtual, uma biblioteca digital, vários recursos multimídia, trilhas de aprendizagem específicas para diferentes disciplinas, ferramentas automatizadas de avaliação etc.

Tanto professores quanto alunos podem acessar o sistema remotamente, abrindo a possibilidade de ensino assíncrono e a distância. Essa é a principal vantagem das plataformas educacionais, mas hoje veremos que seus benefícios e suas aplicações vão muito além.

Existem muitos tipos de plataformas educacionais, e todas elas possuem funcionalidades diferentes. Em linhas gerais, podemos dividi-las entre gratuitas e pagas, e as últimas em generalizadas e personalizadas.

Muitas instituições optam por adquirir plataformas virtuais de aprendizagem mais intuitivas ou especializadas, com trilhas de aprendizagem sob medida ou que permitam aos professores criar facilmente os próprios cursos. Tudo depende do orçamento, das necessidades e perfil da instituição, sem deixar de lado o perfil dos estudantes.

banner plataformas de aprendizagem

5 vantagens das plataformas virtuais educacionais para o processo de ensino-aprendizagem

Como as plataformas educacionais virtuais podem fazer uma diferença real para as novas gerações do ensino superior? Não devemos nos esquecer de que o potencial dessas ferramentas digitais é praticamente infinito, embora muitas vezes só as utilizemos para resolver as necessidades mais prementes e ficamos em “nossa zona de conforto”.

Leia os pontos a seguir e pergunte-se se sua universidade está realmente aproveitando ao máximo a plataforma educacional e se atualmente possui um sistema que permite escalar para funcionalidades de ensino cada vez mais sofisticadas. Conheça as 5 principais vantagens!

Leitura complementar: 👉 Ferramentas digitais: aliadas da gestão do tempo no ensino superior

1. Permite criar um modelo de aprendizagem híbrido 360°

Por um lado, temos o modelo presencial, em que os alunos frequentam fisicamente as salas de aula. Por outro lado, temos o modo remoto síncrono, ou seja, quando os alunos se conectam remotamente por meio de uma sala de aula virtual.

Saltar de um modelo para o outro de acordo com as necessidades do aluno é uma solução que funcionou parcialmente, mas a experiência educacional pode melhorar muito quando ambos os modelos são combinados e evoluem para uma aprendizagem híbrida integral.

Por exemplo, ao invés de ter dois cursos separados, um presencial e outro com aulas remotas, você pode combinar os dois graças a uma sala de aula inteligente, ou seja, um espaço físico para ministrar aulas, mas adaptado com a tecnologia necessária, com o intuito de que os estudantes remotos também possam acompanhar a aula e interagir com os colegas como se estivessem ali.

O modelo de ensino híbrido permite aos professores e ao corpo acadêmico que fiquem livres de toda a carga administrativa e de horas extras que a divisão entre aulas presenciais e aulas virtuais representa, além de estimular maior integração e o uso de recursos entre os alunos.

Se ainda há diferenças entre cursos presenciais e cursos on-line em sua instituição de ensino, é hora de investir em ferramentas que permitam padronizá-los o quanto antes.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

2. Ajuda a desenvolver as principais habilidades sociais na Indústria 4.0

As soft skills são um dos critérios mais importantes para a empregabilidade após a formação no ensino superior. Durante décadas, as melhores universidades se preocuparam em fortalecer em seus alunos as soft skills essenciais para suas carreiras profissionais.

A educação, por meio de plataformas educativas virtuais não isenta de continuar a promoção das soft skills necessárias à liderança, e sobretudo das que serão fundamentais para os modelos de trabalho híbridos e remotos, como:

  • autogestão
  • iniciativa
  • adaptabilidade
  • trabalho em equipe
  • inovação

A melhor maneira de atingir esse objetivo é que uma educação universitária on-line apresente desafios semelhantes àqueles que os alunos enfrentarão ao entrar no mercado de trabalho, de modo que se tornem profissionais mais competitivos. Por exemplo, resolver um problema hipotético em um tempo limitado e trabalhar remotamente em equipe ou fazer pesquisas para selecionar o tipo de software mais atualizado.

Leitura complementar: 👉 Soft skills no ensino superior é estratégia para a competitividade

3. Desenvolve competências digitais transversais necessárias para a empregabilidade

As competências digitais estão a meio caminho entre as soft skills e as hard skills, uma vez que combinam conhecimentos técnicos e competências atitudinais no mundo da informação e da tecnologia.

O que mais chama a atenção nas competências digitais para a nova era é que elas são absolutamente transversais: ou seja, atualmente são necessárias quase independentemente do cargo ou da área de especialidade.

Um dos melhores exemplos de plataformas educacionais mudando o processo de aprendizagem é que elas exigem intrinsecamente o desenvolvimento de habilidades digitais no estudante (por exemplo, a capacidade de interagir de modo assíncrono com uma equipe remota usando software de trabalho colaborativo, com o propósito de gerenciar informações de várias fontes e resolver problemas técnicos simples).

Entretanto, podemos ir muito além e aproveitar nossa plataforma para que os estudantes aprendam habilidades altamente competitivas no mesmo contexto de suas disciplinas, graças aos projetos integrais. Por exemplo, se pedirmos aos alunos que criem um curso on-line derivado de uma pesquisa de nicho digital em sua área, ao mesmo tempo eles podem aprender fundamentos de programação, edição de conteúdo multimídia, análise de big data, visão digital estratégica etc.

transformacao digital no ensino superior

4. Permite aproveitar ao máximo a aprendizagem adaptativa e a gamificação

As plataformas virtuais educacionais são o contexto ideal para duas das metodologias de aprendizagem mais eficientes que existem: aprendizagem adaptativa e gamificação.

A aprendizagem adaptativa é baseada na premissa de que os ritmos e os interesses de cada aluno são diferentes, e que o melhor ensino é o personalizado.

No entanto, nem sempre um professor pode se dividir entre todos os seus alunos para oferecer a cada vez uma experiência e um feedback adaptados às necessidades de cada um, mas um software com inteligência artificial pode fazer isso. Por sua vez, a gamificação mostrou que pode maximizar os níveis de motivação e comprometimento dos alunos com as atividades acadêmicas.

A possibilidade de combinar as duas metodologias em um só lugar é um dos exemplos mais claros de plataformas educacionais que mudam radicalmente a forma de aprender.

As plataformas de educação virtual mais avançadas permitem a criação de caminhos de aprendizagem interconectados, bem como dinâmicas de jogos que tornam o aluno um agente da própria educação, e não apenas um receptor.

Se sua instituição está utilizando sua ferramenta LMS apenas para ministrar cursos tradicionais remotamente, sem atividades gamificadas ou trilhas interativas, é hora de investir na criação de experiências e materiais mais dinâmicos.

[COLUNA INSIDE HED]: 👉 Metodologias ativas na avaliação com estudantes do ensino superior

5. Infraestrutura necessária para aproveitar a realidade virtual

Considera-se que, assim como as plataformas virtuais de aprendizagem são a ferramenta atual mais importante na educação, em um futuro não muito distante elas serão substituídas por sistemas que envolvem realidade virtual e realidade aumentada.

Ter uma poderosa plataforma virtual educacional é o primeiro passo para começar a aproveitar a realidade virtual em sua instituição. Graças a ela, seus estudantes podem aprender com simulações muito realistas para praticar suas habilidades em ambientes controlados.

Algumas instituições de ensino superior (IES) estão até apostando na “construção” de campi virtuais que simulam instalações universitárias reais, nas quais os estudantes remotos podem circular, interagir, assistir as suas aulas e até mesmo realizar procedimentos administrativos.

Como pudemos perceber, as plataformas educacionais virtuais são ferramentas a serem aproveitadas muito mais quando se conhece todo o potencial delas em detalhes.

Na Pearson Higher Education, queremos ajudar a sua IES a permanecer competitiva em um mercado educacional em constante volatilidade, e é por isso que oferecemos as melhores soluções para educação universitária on-line. Aproveite para conhecer nossas soluções digitais e vamos transformar a experiência de aprendizagem dos estudantes! 👇

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados