O que é a universidade digital? Conheça as características que a tornam a melhor opção para instituições de ensino superior (IES) de ponta.

  1. Universidade digital: uma prioridade para o ensino superior
  2. O que realmente é uma universidade digital?
  3. Vantagens que só a universidade digital pode oferecer a você
    3.1. Permite a migrantes e nativos digitais que interajam em harmonia
    3.2. Reduz os efeitos negativos da universidade virtual
  4. 3 elementos-chave para construir uma universidade digital
    4.1. Capacitar professores 4.0
    4.2.  Investir em equipamentos digitais
    4.3. Criar um ambiente sociodigital de acordo com as novas gerações

Para a maioria das instituições de ensino superior é essencial contar com uma universidade digital. Além de tendência, hoje ela representa a modalidade ideal para se manter à frente e desenvolver um perfil mais competitivo, entregas as melhores respostas às necessidades dos estudantes do futuro e se adaptar a uma geração definida pela tecnologia. 

Conheça as principais características de uma universidade digital: como ela se diferencia da modalidade virtual e quais são algumas das vantagens que só o ensino superior digital pode oferecer à sua instituição.

Universidade digital: uma prioridade para o ensino superior

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Desde o nascimento da internet, todas as instituições passaram por mudanças importantes em sua estrutura tecnológica, e o ensino superior não foi exceção. Podemos até assegurar que é nas universidades que se observam mais claramente os efeitos da transformação digital na educação

Para entender a importância da universidade digital hoje, precisamos levar em conta como a aceleração dos avanços tecnológicos influenciou a educação: no século passado, as mudanças no ambiente educacional costumavam levar anos, e seus resultados podiam ser vistos lentamente de uma geração para outra.  

No entanto, no século XXI isso mudou radicalmente: a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) acelerou essas alterações de tal forma que, em muitos casos, seus resultados podem ser vistos imediatamente. 

Muito antes de a pandemia global influenciar a transformação digital nas universidades, já havia uma preocupação crescente em reduzir a evidente lacuna digital entre a escola tradicional e a inovação educacional. 

Neste mundo em mudança, a universidade precisa renovar seus ensinamentos para se adaptar aos novos alunos e às demandas sociais. É a parte em que estamos mais atrasados”, reconheceu em 2014 Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo¹. 

Oito anos depois, essa preocupação ainda é válida – embora hoje tenhamos a vantagem de possuir melhores ferramentas tecnológicas que estão ajudando professores e alunos universitários a melhorar o próprio processo de ensino-aprendizagem

transformacao digital no ensino superior

O que realmente é uma universidade digital?

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Em uma sociedade em que proliferam os termos tecnológicos, é normal que ainda haja alguma confusão sobre o que são as universidades digitais. Em muitos casos, tendemos a pensar que elas têm as mesmas características de uma universidade virtual, mas não é bem assim.  

Para esclarecer essas dúvidas, vamos começar apontando algumas diferenças entre a universidade digital e outras modalidades. 

TIPOS DE UNIVERSIDADE 

Tradicional  Virtual – on-line  Digital 
Aulas estritamente presenciais  Aulas a distância  Aulas híbridas: podem ser presenciais ou remotas 
Os recursos de aprendizagem são principalmente físicos. Por exemplo: livros ou material de laboratório.  Os recursos são arquivos multimídia: livros digitais, além de arquivos de áudio e vídeo.  Usa os dois recursos, tanto físicos quanto digitais. 
A sala de aula é o principal ambiente de aprendizagem.  O bate-papo por vídeo por meio de uma plataforma educacional é o principal ambiente de aprendizado.  Ambiente híbrido: vai depender das necessidades de aprendizagem. Pode ser presencial, virtual ou ambos. 
O aluno depende de um local e tempo específicos para aprender.  O aluno pode aprender de qualquer lugar por meio de um dispositivo. Nas aulas síncronas, vai depender do horário das aulas.  O aluno tem acesso a um plano de aprendizagem flexível, que será adaptado a suas necessidades. 
A administração escolar é principalmente manual: as informações são protegidas por bancos de dados, mas a logística delas precisa ser gerenciada pelo pessoal administrativo.  A administração costuma ser automatizada: a gestão é feita por meio de uma plataforma LMS (Learning Management System), LCMS (Learning Content MS), e CMS (Content MS).  A administração é semelhante à da modalidade virtual: também recorre a plataformas educacionais do tipo LMS, LCMS e CMS, mas também tem suporte para gerenciar as informações por meio da equipe administrativa. 

Fazendo uma análise simples do quadro anterior, podemos ver que a universidade digital tem maiores vantagens, pois combina o melhor das outras modalidades (presencial e a distância), e as utiliza de maneira equilibrada, para oferecer à comunidade universitária a maior quantidade de recursos digitais disponíveis.  

Em suma: uma universidade digital pode ser reconhecida porque possui as ferramentas, os recursos e a infraestrutura certos para proporcionar uma experiência de aprendizagem abrangente que permite aos alunos do ensino superior aproveitar todos os benefícios da educação presencial e virtual a qualquer momento e em todos os lugares.  

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Vantagens que só a universidade digital pode oferecer a você

É fato que a universidade digital oferece muitos benefícios para os estudantes do ensino superior, mas nem sempre são tão óbvios à primeira vista. Como mencionamos, a logística de aprendizagem da universidade muitas vezes é confundida com educação virtual ou a distância, e é por isso que vamos apontar duas vantagens que só podem ser obtidas por meio da modalidade digital.

1. Permite a migrantes e nativos digitais que interajam em harmonia

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Ninguém duvida das enormes vantagens oferecidas pela universidade virtual sobre a universidade tradicional: poder estudar a distância, interagir com professores e colegas on-line e acessar um mundo de informações multimídia são apenas alguns de seus benefícios.  

Mas não podemos ignorar que essa transição da educação analógica para a digital não tem sido fácil para muitas pessoas. Estamos falando de professores, alunos, funcionários administrativos e pais que estudaram e trabalharam em um ambiente tradicional ao longo de suas vidas. 

Nas últimas décadas, as IES têm implementado campanhas de atualização, para que a comunidade universitária possa se familiarizar com o ambiente virtual. 

Uma das características mais notáveis da universidade digital é que, por ser um modelo de ensino híbrido, facilita muito essa transição, aproveitando ao máximo os recursos físicos, em perfeito equilíbrio com os recursos virtuais. 

Leia também: 👉 O que é educação híbrida e as vantagens para ensino superior

2. Reduz os efeitos negativos da universidade virtual

Agora sabemos que a educação virtual também tem certas desvantagens que ainda causam polêmica; por exemplo, o fato de ser necessário ter alguma experiência na utilização de plataformas, redes e dispositivos para serem integrados em uma aula on-line.  

Alguns pedagogos também apontam que a superexposição a uma tela pode gerar certos inconvenientes, como fadiga crônica, fadiga mental, além de deficiência visual. 

No caso de alguns professores e alunos acostumados à modalidade presencial, a falta de um espaço especificamente dedicado à aprendizagem tem causado problemas para retomarem o ritmo de suas rotinas, afetando o nível de aproveitamento deles. 

A universidade digital está atenta a essas situações, e é por isso que em sua modalidade híbrida permite aos alunos que tenham alternativas para escolherem o ambiente de aprendizagem que melhor se adapte às suas necessidades. 

ambientes virtuais de aprendizagem pearson para ensino superior

3 elementos-chave para construir uma universidade digital  

Na nova era digital, a inovação educacional está diretamente relacionada aos elementos tecnológicos que já fazem parte de nosso dia a dia: inteligência artificial, robótica, TI, big data e tudo o que representa a educação STEM como um todo. 

As novas gerações estão cientes de que a educação não pode mais se limitar a ouvir um professor dando uma aula em sala. Hoje exigem uma educação que se ajuste à dinâmica de interação em que todos nos desenvolvemos. 

A transformação digital no ensino superior tem atualmente a enorme responsabilidade de dotar seus alunos dos recursos necessários para alcançarem uma formação profissional competitiva, de acordo com competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. 

Mas por onde começar? Compartilhamos três passos essenciais para transformar sua IES em uma universidade digital de sucesso.

1. Capacitar professores 4.0

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O conceito de Educação 4.0 refere-se a uma nova forma de produzir conhecimento por meio de processos de aprendizagem que envolvem interconectividade, realidade virtual, inteligência artificial, a chamada Internet das Coisas (IoT), robótica e gestão do tempo da informação. 

O professor 4.0 é aquele educador que está totalmente familiarizado com esses conceitos, superando a barreira tecnológica para conseguir se adaptar às novas tecnologias de maneira orgânica, seja como nativo digital, seja como um migrante digital com larga experiência na tecnologia na Quarta Revolução Industrial. 

Leia também: 👉 5 fatores que não podem faltar na capacitação de professores universitários

2. Investir em equipamentos digitais

Os recursos tecnológicos são um investimento essencial para construir uma universidade digital. Até algumas décadas atrás, os equipamentos digitais representavam um grande esforço econômico para as instituições, mas hoje as ferramentas são muito mais acessíveis.

icone-internetPlataforma de aprendizagem digital: são programas projetados especificamente para gerenciar tudo aquilo relacionado ao processo de ensino-aprendizagem (seja virtual ou presencial) e com foco na distribuição de conteúdo, ambiente de aprendizagem, interação aluno-professor, bem como acompanhamento e avaliação do desempenho acadêmico.

icone-audioRecursos multimídia: a digitalização de conteúdo é uma das maiores vantagens da universidade digital, pois oferece a alunos e professores a possibilidade de consultarem bibliotecas e laboratórios virtuais para acessarem imediatamente uma enorme quantidade de informações de seus dispositivos.

Leia também: 👉 Pedagogia de Bits e a inovação tecnológica na educação

3. Criar um ambiente sociodigital de acordo com as novas gerações

Como aponta Helen Hester, filósofa e especialista em tecnologia digital: “Atualmente a tecnologia é social e a sociedade é tecnológica”. Isso vale também para a educação. Então, não podemos mais separar o ambiente escolar da vida sociodigital. 

Para os jovens das gerações passadas, havia duas realidades: o mundo off-line cotidiano e o mundo virtual na internet. Mas hoje essa divisão não existe mais: para os jovens de hoje o mundo das redes sociais faz parte do cotidiano deles. A interconexão 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a interação constante com o mundo por meio de seus dispositivos faz parte de suas vidas e, portanto, de seu ambiente de aprendizagem

Uma universidade digital deve entrar no mundo virtual e criar um vínculo com o aluno e a comunidade acadêmica dentro de seu próprio ambiente tecnológico de várias maneiras:

  1. Criação de espaços virtuais de interação entre professores e alunos.
  2. Participação do diálogo coletivo dentro dos fóruns das plataformas de aprendizagem.
  3. Escuta ativa de todas as vozes da população estudantil por meio das redes sociais digitais.
  4. Geração de uma identidade virtual, fomentando entre professores e alunos o orgulho de pertencer a uma universidade que se adapta a seus hábitos de convívio social.

Adaptar-se aos benefícios oferecidos pela universidade digital é olhar para o futuro da inovação no ensino superior. São muitas as vantagens oferecidas por esse tipo de aprendizado a fim de proporcionar aos jovens universitários as ferramentas necessárias para serem mais profissionais e competitivos. 

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Referências

Area Moreira, M. (2018). Hacia la universidad digital: ¿dónde estamos ya dónde vamos? RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. 

1, Janeiro, R. G. M. |. de. (2014, 29 julio). Universidad digital para todos. La Vanguardia. Recuperado 29 de septiembre de 2022, de https://www.lavanguardia.com/vida/20140729/54413305539/universidad-digital-para-todos.html 

Espluga, E. (2021). No seas tú mismo: Apuntes sobre una generación fatigada. Ediciones Paidós. 

García-Peñalvo, F. J. (2011). La universidad de la próxima década: la universidad digital. 

¿Qué es ser realmente una universidad digital? (s. f.). Recuperado 30 de septiembre de 2022, de https://enfoque.upc.edu.pe/innovacion_tendencias/que-es-ser-realmente-una-universidad-digital/#:%7E:text=Una%20universidad%20digital%20no%20solo,poder%20tener%20todo%20el%20historial  

Salinas Ibáñez, J. M., & Marín Juarros, V. I. (2018). Las diferentes concepciones de la universidad digital en Iberoamérica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. 

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