Saiba como tornar a sala de aula virtual um ambiente acolhedor, que estimule a motivação e o engajamento dos estudantes do Ensino Superior!


  1. Utilize uma plataforma de aprendizagem eficiente!
  2. Adote as metodologias ativas de aprendizagem
  3. Disponibilize materiais de múltiplos formatos
  4. Mantenha a sala de aula virtual organizada
  5. Estimule a colaboração na sala de aula virtual
  6. Personalize a experiência de aprendizado do aluno!
  7. Gestão do aprendizado individual 

Quando se trata da personalização no ambiente de aprendizado, os professores lançam mão de muitas técnicas inovadoras. No entanto, existem alguns desafios para a implementação em sala de aula virtual.

O ensino a distância possui muitas particularidades. Não permite um acolhimento e acompanhamento próximo. Mas é possível tornar a experiência mais interativa e eficiente.

Aliás, quando um docente consegue fazer isso, os encontros são muito mais produtivos. Os alunos querem se envolver, participar e estudar.

Reunimos algumas dicas para ajudar a transformar o ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição de Ensino Superior. Acompanhe!

Utilize uma plataforma de aprendizagem eficiente!

sala de aula virtual como trazer melhor experiencia aos alunos

Nada desanima mais os alunos do que uma sala de aula virtual que apresenta problemas técnicos: tem um layout confuso, trava com frequência, apresenta erros ou sai do ar inesperadamente.

Quando a IES busca por uma plataforma de aprendizagem para auxiliar nos processos e estratégias metodológicas, precisa priorizar funcionalidades que permitam o uso de várias mídias, desde a criação de aulas ao vivo até questionários e estudos em grupo.

Mas também é preciso se atentar ao básico: a ferramenta é robusta o suficiente para todos os acessos que vai receber diariamente? Funciona de forma responsiva, ou seja, em qualquer dispositivo? É intuitiva para manter os alunos engajados?

Por fim, ao contratar uma plataforma educacional, a instituição deve pensar no suporte oferecido pelos desenvolvedores.

Se os estudantes tiverem dificuldades, podem encontrar vídeos, FAQs ou treinamentos? E se os próprios professores encontrarem problemas, têm como reportar facilmente?

Leia também: 👉 Plataforma digital de aprendizagem: 7 benefícios para o Ensino Superior remoto

Adote as metodologias ativas de aprendizagem

Em um AVA – Ambiente virtual de aprendizagem, é muito mais difícil aplicar os métodos de ensino tradicionais. Afinal, não é um espaço físico, em que o professor pode ficar à frente dos alunos.

Mesmo em aulas ao vivo, essas metodologias não geram bons resultados. Isso porque, estando a distância, é muito fácil para os discentes se distraírem enquanto o docente aplica temas complexos.

Logo, o ideal é que as disciplinas não sejam grandes monólogos, em que os alunos só fazem anotações e provas. Elas precisam ser dinâmicas.

As metodologias ativas entregam exatamente isso: o estudante como protagonista da aprendizagem. Crie tarefas interativas, que o estimulem a estudar por conta.

Mostre como, por meio da iniciativa, ele pode mudar o rumo do aprendizado e se destacar.

Complemente a sua leitura!

👉 5 estratégias metodológicas para aulas remotas para colocar em prática

👉 6 estratégias para modernizar o ensino na sua IES

👉​ Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace

Disponibilize materiais de múltiplos formatos

Aproveite todos os recursos que a sala de aula virtual disponibiliza!

Por meio dela, você pode enviar questionários, fóruns, vídeos, áudios e muito mais para os alunos. Além disso, pode tornar a experiência muito mais divertida, ágil e eficiente.

Sabemos que cada estudante tem seu jeito de aprender. Para alguns, apenas ler e anotar conceitos não será o suficiente.

Ao oferecer múltiplos formatos de conteúdo, você atende a todos os estilos de aprendizagem. Assim, os alunos se sentem mais motivados a estudar.

Acima de tudo, eles sabem que terão em mãos o que é necessário para isso.

Mantenha a sala de aula virtual organizada

Um espaço desorganizado é prejudicial tanto para professores quanto para estudantes.

Isso também não pode acontecer no virtual. Se os alunos se deparam com pastas de arquivos desorganizados, sentem falta de materiais ou não conseguem encontrar o que procuram, podem se sentir frustrados e desmotivados.

Portanto, mantenha a sala organizada, dos materiais às provas, dos fóruns de discussão aos questionários.

Uma boa dica é agrupar os arquivos por categorias. Outra é mover o que não será mais usado. Por exemplo, depois que o tópico de um fórum deixou de ser discutido, você pode arquivá-lo.

Leia também: 👉 Biblioteca Virtual Universitária: 5 razões para obter o acervo digital

Estimule a colaboração na sala de aula virtual

Sem dúvida, um dos grandes desafios que os professores enfrentam no ensino remoto é a falta de colaboração em grupo.

Por não estarem no mesmo ambiente físico que docentes e colegas, a maioria dos alunos frequentam as aulas somente para entregar as atividades e não interagem.

A participação no ensino remoto, no entanto, traz diversos benefícios para a aprendizagem. Os estudantes ficam mais envolvidos com as disciplinas e desenvolvem o senso crítico, analítico e de argumentação.

Debates podem gerar ideias e desencadear mudanças. Por isso, é preciso que o professor estimule essas interações, as quais os alunos têm a chance de opinar.

O fórum é uma ferramenta que ajuda muito. Peça aos alunos que criem tópicos e respondam aos dos colegas. Isso vai motivá-los a participar de conversas importantes.

Personalize a experiência de aprendizado do aluno!

Principalmente em um ambiente virtual de aprendizagem, a personalidade de cada aluno ou grupo deve ter espaço. Sendo assim, é preciso implementar estratégias metodológicas com foco nas necessidades e objetivos individuais.

A personalização na experiência das turmas já se tornou uma tendência de ensino superior. Traga materiais especiais, que façam sentido para aquele grupo. Notícias e debates recentes também agregam muito valor.

Assim, mesmo que um estudante acabe refazendo uma disciplina, ele vai notar a diferença. Isso mostra que os professores estão engajados e que se preocupam com a experiência positiva do aluno.

banner tecnologias educacionais para ensino superior

Acompanhe os alunos individualmente

A sala de aula virtual criada em uma boa plataforma de ensino não é eficiente apenas para os alunos. Docentes e gestores também podem aproveitar seus recursos para a melhor condução das aulas e gestão da aprendizagem.

Um desses recursos é a possibilidade de acompanhar os estudantes individualmente. Com relatórios de desempenho, dá para saber muito sobre o desenvolvimento de cada um.

Dispondo desse conhecimento, o professor oferece o que o aluno necessita para continuar a crescer. Logo, eles não precisam se ater somente ao que o grupo inteiro estuda.

Com essas dicas, é possível tornar a sala de aula virtual um ambiente muito mais acolhedor. Além disso, ela se torna um fator de motivação e engajamento para que os estudantes se dediquem aos estudos.

Agora que você já sabe como transformar o ambiente virtual em aulas mais produtivas, conheça 6 tendências do Ensino Superior que permanecerão no pós-pandemia!

 

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!  icone do facebook  icone do linkedin

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados